Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Moya2 11/02/2024

Brilhante!
Já tinha lido duas obras do autor, mas este livro é incansavelmente brilhante.

No começo achei muito confuso e arrastado, mas creio que seja pela minha infamiliaridade com um vocabulário tão rico, extenso e único.

Não é uma leitura fácil, mas eu fiquei preso e embasbacado com a qualidade da história, com a variedade de personagens, bem como as características e a profundidade deles, com os desatinos e a corrupção das normas sociais e familiares, as relações intempestivas e impensáveis.

O realismo hiperdetalhado e a fantasia mágica, se enroscam, se repelem, desaparecem e retornam ciclicamente e sem avisos, regados com uma eloquência naturalmente sublime e incomparável.

Uma obra única.

E posso dizer: este é um livro essencial para todo e qualquer leitor.

Di3gao 10/02/2024

Patrimônio latino
Muitos anos depois, diante da nostalgia, eu haverei de recordar aquele livro remoto que me marcou muito pelo universo mágico e mensagens profundas. Cem anos de Solidão é o livro em questão, uma obra grandiosa que transporta o leitor para a então aldeia fictícia de Macondo marcada por traços da realidade e o guia pela história solitária dos Buendias.

A trama acompanha uma estripe da família Buendia fadada a viver em um ciclo vicioso de desgraça e melancolia; na qual a linhagem avança e não só os nomes se repetem, mas também as mesmas ações são tomadas, as lutas diárias nunca mudam e o destino de cada um acaba sendo o mesmo: crescer e morrer na solidão.

Visto isso, percebe-se no decorrer do livro que ao longo de cada geração tem um membro que se afunda nas pesquisas irresolutas de Melquíades ou se isola do núcleo familiar, outro que é um bastardo com suas origens apagadas ou aquele que é consumido pela guerra. Esse ciclo é tão forte que Pilar Ternera não precisava mais ler cartas para prever o futuro da família, pois já conhecia as engrenagens familiares e a roda giratória que dá voltas por toda eternidade. Entretanto, a conclusão entregou um final muito belo e impactante quando Aureliano compreende a origem da família, resolve as pendências e quebra os antigos costumes, assim, permite os Buendias começarem uma nova estripe liberta desse ciclo vicioso.

O enredo foi construído encima de três pilares, três palavras que aparecem diversas vezes e carregam um forte significado no enredo: solidão, guerra e nostalgia.

A solidão que envolve todos os membros da família apresenta diversas facetas ao longo da história, por exemplo, Macondo era uma aldeia solitária tanto quando não tinha contato com o exterior quanto era nas épocas de guerra; o Coronel Aureliano se tornou solitário quando se isolou no seu desejo insaciável de fazer guerra; José Arcádio e Rebeca se tornaram solitários por terem sido excluídos da família ao serem mal compreendidos e Arcádio se tornou solitário de sua própria história por terem mentido sobre suas origens. Por sua vez, a guerra possui diferentes nomes, mas uma única faceta, sempre eram conflitos travados que trazem consequências drásticas a população, favorecem apenas as elites, tem seus valores distorcidos e nunca levam a resoluções ou mudanças drásticas que beneficiam as camadas populares. Já o terceiro pilar, o sentimento de nostalgia, assim como a solidão e a guerra, faz parte da vida dos Buendía e colabora para manutenção do ciclo vicioso, pois eles se agarram em uma falsa memória de um passado que era bom e prospera e tentam manter esses costumes pelas próximas gerações, mesmo o passado ter sido sofrido como o presente e serem essas tradições a causa dos problemas familiares enfrentados.

Além de ter várias camadas e mensagens que tocam o leitor, o livro também apresenta dois ângulos distintos que permitem analisar e compreender a obra, isto é, podemos a ver como um cosmo ou um microcosmo.

Diante disso, o núcleo da família Buendía pode ser vista como um cosmo onde cada personagem é um planeta que gira em torno de um único Sol que aquece e estabiliza esse cosmo, a matriarca Úrsula. Pode-se fazer essa comparação porque a estrutura familiar é complexa e bem estabelecida, cada personagem é muito distinto do outro e possuem suas próprias características, assim como planetas possuem formações diferentes, as relações familiares foram muito bem trabalhadas e a Úrsula está no centro de todo o enredo.

Em contrapartida, o ângulo que permite ver a obra como um microcosmo é obtido se colocarmos a aldeia de Macondo como o objeto de análise, pois ela cria um paralelo com a Colômbia e toda a América Latina, já que a história dos países latinos e a de Macondo compartilham origens sangrentas, violência, ditaduras e rebeliões, conflitos internos, a exploração estrangeira e de uma vontade para batalhar e uma esperança muito forte que um dia trarão um futuro melhor livre desses tormentos. Ademais, a história de Macondo foi um pano de fundo excelente para contar a trama principal e recebeu uma conclusão para o seu arco, já que acompanhamos desde a sua criação à modernização que ela teve até o seu final trágico e também solitário.

Nem só de uma trama incrível e bem construída se vive um livro, outro fator muito importante que contribui para torná-lo grandioso é a escrita dele. No caso de Cem Anos de Solidão o livro não só tem uma escrita excelente como foi ela que criou uma identidade à obra e a deixou imersiva. Gabriel Garcia Marquez é sem sombra de dúvidas um dos maiores contadores de história da literatura, pois a forma dele de narrar o livro como se estivesse na sua frente contando a vida dos Buendía faz parecer que são acontecimentos reais e foram vívidos pelo próprio Gabriel, além dele conseguir transpor em palavras uma cultura muito rica e criar personagens palpáveis. As críticas abordadas por meio dos paralelos entre Macondo e a América Latina foram muito ácidas e certeiras, ele revolucionou a literatura e trouxe fortes mensagens sobre os laços familiares, as linhagens, as tradições e a solidão.

Portanto, Cem Anos de Solidão é uma obra primorosa sem igual, tudo escrito nele é "irrepetivel desde sempre e para sempre, porque as estripes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra".

Fred.Braga 09/02/2024

Cem anos de solidão
Ultimamente tenho lido muitas obras que põe o leitor em uma espécie de reflexão simultânea, e Cem Anos De Solidão é uma dessas obras. A política e as guerras decorrente a essa política, os milagres e as desgraças em Macondo, a vida e a morte, o encanto e a maldição, o amor cheio de avidez no coração dos apaixonados e a solidão carregada na intimidade cada personagem, é um pouco do que a gente vai ler nesse livro.
Acredito que a gente não precisa entender uma obra, mas sim senti-la, e aqui eu tive um êxtase maior que muitas outras obras.
"Ele realmente tinha passado pela morte, mas retornou porque não suportou a solidão."
É uma obra que não põe censura nas veracidades e consequências das condições humanas. Lendo as últimas 200 páginas do livro a gente passa a entender o significado do título, não é preciso que chova pétalas de rosas, ou centenas de milhares de borboletas amarelas apareçam do nada, mas é preciso entender que cada um vive a solidão que merece viver.

Lucax:D 09/02/2024

Que livro INCRÍVEL, ESPETACULAR, MUITO BOM, MEU DEUS, LEIAM!
Esse livro é absolutamente tudo de melhor que já li na história da literatura - me fez ficar pertubado, me fez ficar muito triste, e me fez dar MUITAS RISADAS. O melhor que já li na minha vida. Só depois de lê-lo percebi porque é tão aclamado e porque tem uma nota TÃO ALTA. Como Latino-Americanos devemos ter muito orgulho de sermos tão bem representados como somos por tal livro, que funciona como uma mistura muito gostosa dos elementos principais da América Latina, que é tão especial tanto pelas suas lutas contra a opressão como pela cultura e pelas tradições que perduram aqui e fazem de nós seres tão privilegiados de viver em um continente tão diverso e tão batalhador. Nunca me esquecei de Úrsula, José Arcádio Buendia, e de outros vários personagens dessa estirpe que nunca sairá dos corações daqueles que algum dia tiveram a sorte de se deparar com a boa literatura; a aqueles que não tiveram ainda, devemos lutar para que tenham. Esse livro é guerra, é emoção, é adultério, é amor, é ódio, é raiva, mas é sobretudo "Cem Anos de Solidão", de Gabriel Garcia Marquez, o melhor livro e o mais marcante da América Latina na história.
Leia na praia, leia na escola, leia na igreja, leia em qualquer lugar - mas leia Cem anos de Solidão.

Luana.Yumi 09/02/2024

O melhor livro que já li
Um livro muito profundo e ao mesmo tempo muito coridiano, além de ser cíclico, real e identificável, retrata bem a America Latina sem nem mesmo citá-la nenhuma vez. Se tornou meu livro preferido.

Tori 08/02/2024

A América Latina é mágica!
Em cem anos de solidão, acompanhamos a trajetória dos Buendía, caótica, triste, com traços de felicidade e nojo.

É uma história marcante demais para todos que a leem, mas especialmente para os latinos, justamente pelos elementos presentes no livro que fazem sentido à nossa cultura/forma que fomos colonizados.

O livro é foda demais, mas esse foi meu primeiro contato com a categoria realismo mágico e ainda estou processando se gostei kkkk

Indico para todos que quiserem ler algo diferente, confortável por passar essa proximidade cultural, mas ao mesmo tempo desconfortável por trazer tantos assuntos e problemas que nos fazem questionar muitas coisas. Leitura incrível, fascinante e inesquecível.

Mariana Cunha 08/02/2024

Cem anos de solidão
É uma leitura difícil, mas, ao mesmo tempo prazerosa.
Como o título mesmo diz, a história se enreda em uma solidão que é perpassa pela gerações dos Buedias.
Na leitura é complicado seguir os personagens, já que a maioria levam o mesmo nome, o que acaba nos confundindo.
Mas é um leitura muito boa, a qual recomendo.

Bianca 07/02/2024

Pretendo ler novamente
Foi um livro que eu me senti muito perdida, mas apesar de dificil, foi uma leitura muito prazerosa (e solitaria tbm kk??)

Paula.Costa 07/02/2024

Uma história maravilhosa e que te deixa com aquela sensação de que tem mais a ser compreendida! Fala de família, de estranhezas, de amor, de solidão.
Logo eu que não sou adepta de ler livros pela segunda vez, coloco esse num seleto grupo de livros que quarto ler de novo, e de novo e tenho a impressão de que a cada nova leitura um novo livro se revelará! Indico muito

Davi.Dallariva 07/02/2024

"Cem anos de solidão" é um livro incrivelmente estranho, da melhor maneira possível. Uma experiência viva, colorida, melancólica, épica. Não é difícil perceber o porquê deste romance ter se tornado um grande clássico latino-americano da literatura mundial.

Como o título sugere, o livro trata da solidão. Uma solidão contínua que perpassa várias gerações e da qual não se pode escapar. É a solidão do ser humano. Mesmo em uma casa grande, habitada por várias pessoas, cada um está sozinho com a própria solidão.

Confesso que demorei um pouco a gostar do livro, mas terminei absolutamente fascinado pela escrita, por todo esse realismo fantástico, delicadeza e brutalidade. Com tantos personagens, ficava difícil lembrar quem era quem, mas isso também faz parte da experiência, já que a história da família é cheia de repetições.

Como escritor, o realismo fantástico abriu meus olhos para o que a literatura pode ser, me mostrando possibilidades que não são exatamente novas, mas que eu não tinha percebido antes. Passei tanto tempo na mansão dos Buendía que terminei o livro sentindo que eu também tinha o meu cantinho ali, talvez na varanda das begônias.

?? É verdade ? disse ela. ? Só estou esperando a chuva passar para morrer.?

natgn 06/02/2024

Se chorei ou se sorri o importante é que emoções eu vivi
Essa experiência foi uma montanha russa de emoções. Sinto que deveria ter feito algumas anotações conforme ia lendo, pois acompanhar o desenrolar de quatro gerações de uma família que tem o costume de reciclar nomes não foi nada fácil. Confesso que alguns personagens receberam mais espaço na minha memória do que outros, mas todos foram marcantes de maneiras particulares, apesar dos nomes repetidos. Algumas sensações que ficaram comigo foram: A admiração por matriarcas (salve Úrsula), a vontade de ver um peixinho de ouro (vou pesquisar imagens), a piadinha infame de Gabriel chamando o livro de "Cem anos de confusão" toda vez que eu relatava não me lembrar o que diabos aconteceu com Aureliano José, a frase icônica repetida pelos Buendía nerds: "Tudo se sabe", e a certeza de que reencontrarei essa obra em outra fase da vida (e quando isso acontecer, prometo levar um bloco de anotações comigo). Valeu, Gabo!

Weslley 05/02/2024

Obra incrível!
"[...] as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda chance sobre a terra".

Demorei para iniciar essa leitura, mas comecei no momento certo. Consegui me conectar com o livro de uma forma incrível. Gabo e seu "realismo mágico" nos prende bastante.

A obra fala, sobretudo, a cerca do tempo, das permanências e mudanças. A morte é um tema que está sempre presente no texto, de forma explícita ou nas entrelinhas. Conhecemos ao longo desses cem anos a família Buendía, da sua ascensão a sua queda. No início é difícil compreender a árvore genealógica, pela repetição dos nomes, mas depois pegamos o ritmo.

Há muitos ensinamentos neste texto, diferente do que muitos ocidentais pensam, passa longe de um livro com teor humorísticos. Nós, enquanto latino-americanos, compreendemos bem as mensagens que Gabo quer passar.

É uma leitura espetacular, vale a pena dar uma chance!

Valéria 03/02/2024

A escrita do Gabo é uma coisa indescritível. Poucos escritores têm a capacidade de fazer você imergir num mundo fictício e se familiarizar com os personagens e suas histórias de maneira tão visceral, sincera e sensível.

Comecei a gostar desse gênero com o livro A casa dos espíritos, da Isabel Allende. Por influência disso e pela proporção que esse livro do Gabo tem, resolvi iniciar a leitura. Não vou falar das coisas que gostei pois complicado demais, por isso vou me ater a única coisa que fez com que eu tenha dado nota 4: a narrativa se estendeu demaaaais em algumas partes. Amo que o autor seja detalhista e tal, mas tiveram uns momentos que a leitura se tornou mt enfadonha por causa disso.

O final foi uma das coisas mais lindas e tristes que já li. Me emocionei muito. É daquele tipo que faz você ficar olhando pro nada pensando no desfecho por uns minutos meio que fora da realidade, pra quando retornar a si soltar um belo "🤬 #$%!& !!!!!"
Valéria 03/02/2024minha estante
o skoob cortou mas quis dizer "put@ que p@r1u"

Elton.Oliveira 03/02/2024

A saga de uma família castigada
Entendi perfeitamente o motivo de tanta reverência e merecidamente vencedora de um nobel de literatura! Gabriel Garcia Marquez o fantástico "GABO" nos presenteou com essa obra de arte!

O texto remonta a história de uma família que será castigada , como Gabo sacramentou , não terá uma segunda vez na terra !!! Putz ... Que frase marcante e arrepiante, a forma que ele nos joga no peito essa sentença!!

O romance familiar será o início de toda a desgraça anunciada dos Buendia , cada filho , cada nova família, trará na genética, a semente da solidão e do pecado inicial !

Os Buendias fundaram uma cidade, Macondo , que também brilhará nessa obra com suas fantasias faraônicas, desastres , maldições, tudo pode acontecer em Macondo....

Sinceramente, estou sem palavras.... Nunca havia lido um livro dessa magnitude ... Uma história tão bem amarrada que encerra não só o livro mas toda a estirpe dos Buendia e também uma cidade !!

Leiam Cem Anos de Solidão!!!! Gabriel Garcia Marquez.... Você é um gênio!
Ana Carol 03/02/2024minha estante
Adoro ler as resenhas pq elas dão outras dimensões aos livros além daquela que as editoras é o próprio autor "vendem". Tenho o livro em espanhol pq sempre que viajo para algum lugar compro um livro de um autor famoso local ou que tenha relação com a cidade. Este está na estante parado há anos esperando... Depois da resenha, acho que chegou a hora! ??

Elton.Oliveira 03/02/2024minha estante
????... Ana , eu ainda estou digerindo o final ! Geralmente nos decepcionamos com os desfechos dados mas o Gabo não estava pra brincadeira nesse livro .... É de cair o queixo da cara ! ??... Se vc domina bem o espanhol, leia o seu original pois a tradução tem algumas notas explicando algumas aproximações feita .. Que às vezes é até bom, pq tem um contexto específico do autor.

Elton.Oliveira 03/02/2024minha estante
Sim , Ana , fico feliz em te empolgar e despertar o interesse, obrigado ?...
Leia logo !!! ??

Fabio 03/02/2024minha estante
Elton, excelente resenha!
Muito bem sintetizada!

Obrigado Fábio !
Quando lemos uma obra dessa ,parece que temos que derramar todo sentimento e emoção nessas resenhas .... Algo tem que ser escrito para partilharmos essa euforia ! ?

Fabio 03/02/2024minha estante
Exato , Elton!?

João 29/03/2024minha estante
Estava há um tempo sem entrar no skoob por conta da correria do dia dia. Mas voltei, e fiz questão de procurar a sua avaliação sobre o livro. Que bom que ele te encantou também! Acho que agora você está sentindo a mesma vontade que eu sinto de ler outras obras do Gabo.?

Elton.Oliveira 29/03/2024minha estante
Obrigado João! Estou sim !!! Por coincidência, semana que vem , irei iniciar uma LC com uma amiga aqui do Skoob , de outro dele .... O Amor nos Tempos de Cólera. Já estamos ansiosos!!! ??

João 29/03/2024minha estante
Que maravilha!! Ouço falarem muito bem sobre esse livro. Acredito que vai ser o segundo do autor que eu vou ler também.