A desobediência civil

A desobediência civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

Gessyka.Loyola 14/04/2024

Desobedecer com consciência!
Um livro muito revolucionário para sua época (que na realidade era um manifesto).
Confesso que estava quase abandonando por não entendê-lo mas uns vídeos no YouTube resolveram. Recomendo, pois abre nossa mente de como podemos ser resistência em meio as injustiças, e não sermos apenas baderneiros que só fazem barulho.

gatoviski 27/03/2024

"Aquilo que é benfeito uma vez está feito para sempre"
Na metade do século 19, os Estados Unidos passava por mudanças significativas. A guerra do México modificaria a geografia estadunidense, e a escravidão seria abolida ainda em 1865. A desobediência civil é um ensaio de Thoreau onde ele discorre sobre a sua oposição às atitudes do governo de James Knox Polk, presidente dos Estados Unidos na época.
O ensaio explana uma filosofia anarquista, que se opõe ao caráter de súdito em relação a governos injustos:
" Num governo que aprisiona qualquer pessoa injustamente, o verdadeiro lugar de um homem justo é também na prisão"
De fato, Thoreau foi preso uma vez, enquanto levava os sapatos para arrumar, por dívidas de impostos. Passou um dia na cadeia, no qual relata como a experiência ajudou-o a enxergar com mais clareza o Estado em que ele vivia.
É o primeiro texto que eu li do Thoreau. Achei a escrita dele bem honesta, e as reflexões de uma pessoa excepcional.
Nesta edição que eu li, existe um texto complementar extraído de Walden também, inclusive, ele elabora um trocadilho sobre a língua escrita e falada que eu adorei: Enquanto a língua falava é a língua materna, normalmente transitória, a linguagem escrita é a paterna, maturidade e a experiência da língua falada. Leitura super recomendada!

jojo 27/03/2024

Leiam leiam leiam
Esse livro foi escrito por Henry David Thoreau, qdo ele foi preso por um dia por não ter pago por 6 anos seus impostos. E ele não pagava pois não concordava que esse dinheiro seria usado para fins de escravidão. E esse livro-resistência inspirou pessoas importantes como Gandhi, Martin Luther King, Tolstoi.
Esse livro é bem interessante sobre política, sobre o estado e leis
E os textos de apoio tb são bem bacanas de ler e entender
"A lei jamais fez os homens mais justos, nem um pouco que fosse; e, por meio de seu respeito a ela, até os mais bem-intencionados se convertem diariamente, em agentes da injustiça"
Quem tem prime consegue ler pelo prime read

Josi 23/03/2024

Devemos obediência cega a todas as leis, mesmo àquelas injustas, que ferem nossos valores e crenças?

Nesse ensaio, o autor utiliza sua experiência pessoal para questionar a obediência a leis que ferem os princípios e valores pessoais dos cidadãos. Com uma crítica contundente à escravidão e à guerra dos Estados Unidos contra o México, Thoureau prega a desobediência passiva como forma de contestar a imposição de leis injustas, usando como exemplo a noite que passou na prisão por ficar seis anos sem pagar impostos, em protesto contra o financiamento desses dois eventos-chave a que se opunha.

Além da abordagem abolicionista, a defesa da resistência pacífica feita no texto influenciou o pensamento de diversas lideranças de movimentos de direitos civis, como Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr.

Esta edição ainda se destaca ao trazer três posfácios que contextualizam as ideias de Thoureau dentro da perspectiva brasileira, além de ressaltar a atemporalidade do texto.

Mais uma leitura interessante que recomendo para quem, como eu, também gosta de ler não-ficção.

Luciane.Gunji 12/03/2024

Posfácio é melhor do que a obra toda. Pra quem fugiu das aulas de história, saiba que os Estados Unidos não tem só a Disney.

Carol749 29/02/2024

Livro que foi pontapé inicial para alguns pensadores anárquicos dos século XX, A Desobediência Civil propõe um pensamento crítico do ser humano e sua obediência passiva, sugerindo autonomia do indivíduo em seu pensamento civil, repensando o papel das instituições sociais e também seus direitos individuais.
Propõe um pensamento que parte do indivíduo, e que segundo o autor dessa forma tem poder de atingir o todo, quando cada um tiver a consciência de se revoltar aí sim a revolução terá início.
Um ponto bônus dessa edição são os ensaios que colocam o texto através de um ponto de vista de vivências brasileiras, fora do contexto estadunidense.
Porém um ponto negativo ao meu ver nessa edição é o excesso de imagens entre o texto principal que quebra o ritmo da leitura.

Vieira 14/02/2024

A desobediência civil
O ensaio escrito por Thoreau revela sua indignação contra a opressão sofrida por parte do Estado.
O livro representa uma crítica política sobre a relação do Estado com o indivíduo.

Felipe1503 12/02/2024

Vamos pensar
A maravilhosa característica do homem é pensar, refletir, ponderar, questionar... Somos diferentes dos animais, não somos robôs, enfim podemos pensar.
O autor traz uma pérola para nossa reflexão: Devemos obediência às ordens, leis, mesmo que elas firam os direitos mais dignos do homem?

hugomedina 04/02/2024

Minha curiosidade sobre esse livro era enorme. Um autor que inspirou ícones de resistência como Martin Luther King Jr. e Gandhi só poderia ser incrível! E minhas expectativas estavam corretas. Em alguns momentos do livro, confesso que acabei divagando por não estar muito por dentro do contexto histórico que Henry se referia. Mas, então eu percebi, o livro é atemporal. Você não deve se apegar aos exemplos que ele cita, e sim às injustiças que (vi)vemos cotidianamente e temos o dever moral de lutar contra. Um ótimo livro pra despertar e fazer pensar no governo por uma outra ótica. Recomendo pra quem tem interesse.

Anna226 02/02/2024

Dê a César o que é de César
?Todo homem reconhece o direito de se rebelar; isto é, o direito de negar lealdade e de resistir ao governo quando sua tirania ou sua ineficiência se tornam insuportáveis.?

Thoureau, ao expor as suas ideias e as ?rebeliões pacíficas? como ele mesmo chama, faz alusão a passagem bíblica em que diz ?dê a César o que é de César e dê a Deus o que é de Deus?, justamente pelo não pagamento de impostos como uma forma de insubordinação ou até mesmo uma desobediência civil. Também aborda (e muito) sobre o não seguimento de leis de estado as quais julga injustas. Enfim, muitas pessoas encararam essa leitura com princípios anarquistas. Eu também senti isso.

leazvd 30/01/2024

Escrita fácil de ser compreendida o que deixa a leitura mais leve de ser lida. Eu achei ele muito audacioso e isso me impressionou. Não concordo com algumas coisas, mas deixo claro que ele foi essencial.

"Se cada homem puder expressar qual tipo de governo ganharia seu respeito, avançaríamos um passo em direção a obtê-lo."

laiscunhaf 26/01/2024

Sejamos desobedientes
Este livro é um ensaio provocativo que defende a resistência pacífica e a desobediência civil como formas legítimas de protesto contra governos injustos ou leis injustas. Publicado pela primeira vez em 1849, o livro é uma resposta à experiência pessoal de Thoreau de se recusar a pagar impostos em protesto contra a Guerra Mexicano-Americana e a instituição da escravidão nos Estados Unidos.

Thoreau argumenta que os indivíduos têm o dever moral de desafiar leis que consideram injustas e que a obediência cega ao governo não é necessariamente virtuosa. Ele enfatiza a importância da consciência individual e da responsabilidade moral, defendendo a ideia de que as pessoas devem seguir suas próprias convicções éticas, mesmo que isso signifique desafiar a autoridade estabelecida.

O ensaio teve um impacto significativo e inspirou muitos ativistas ao longo dos anos, incluindo líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, como Martin Luther King Jr. e Mahatma Gandhi.

Desobediência Civil continua sendo uma leitura relevante e provocativa sobre questões de justiça, liberdade e responsabilidade cívica, e é uma obra essencial para aqueles interessados em filosofia política e movimentos sociais.

[2022]

rafa 26/01/2024

"Nunca haverá um Estado verdadeiramente livre e esclarecido até que ele reconheça o indivíduo como um poder mais elevado e independente, de quem emana todo o seu poder e autoridade, e que o trate da maneira adequada. Gosto de ficar imaginando um Estado que possa, enfim, permitir-se ser justo com todos os homens e tratar o indivíduo com respeito, como um igual; um Estado que não considere incompatível com sua própria paz a existência de uns poucos homens que vivam à sua margem, sem se misturarem com ele e que nem sejam por ele engolfados, mas que, mesmo assim, cumpram todos os seus deveres como homens e cidadãos. Um Estado capaz de produzir tal fruto, e que o deixasse cair assim que estivesse maduro, pavimentaria o caminho para um Estado ainda mais perfeito e glorioso ? que também já imaginei, porém ainda não encontrei em nenhum lugar"

malu 19/01/2024

O percursor do anarquismo
Esse livro foi uma ótima experiência quanto as leituras clássicas. Nunca li um clássico tão rápido quanto esse! A forma da escrita é ótima e bem didática.
Foi possível entender perfeitamente os pensamentos de Thoreau e como foram as influências em diversos ativistas que são mundialmente famosos hoje.
O livro foi escrito durante uma de suas prisões. Depois de passar um período morando em uma cabana no meio da floresta, Thoreau volta a viver em sociedade e se nega a pagar impostos de financiamento para a guerra e escravidão na América, foi preso por sonegação de imposto. Durante sua passagem na prisão escreveu esse livro em revolta aos recentes acontecimentos e a forma como o governo Americano funcionava.
De acordo com os pensamentos de Henry David, um péssimo governo era aquele que obrigava os seus súditos à fazer algo que era contra seus ideais.
O livro é muito interessante e eu recomendo bastante que aqueles que gostam de sociologia ler!
Uma citação que mostra exatamente uma parte dos pensamentos que ele transcreve no livro:
?Deixemos que cada homem faça saber que tipo de governo mereceria seu respeito e esse já seria um passo na direção de obtê-lo.?

antonia naiara 17/01/2024

Ótimo livro
Eu li esse livro porque em ?A biblioteca da meia noite? fala o tempo todo desse autor. Fiquei curiosa pra saber sobre o que ele fala e resolvi ler.
O livro é muito interessante, depois de algumas páginas fui perceber que o livro retrata o pensamento anarquista (me senti burra por não ter percebido logo) e depois fui pesquisar e vi que na verdade, algumas pessoas não o enxergam como anarquista (?) (me senti mais burra ainda), mas creio que ele tenha influenciado, sim, o anarquismo e não acho que essa seja uma questão.
Foi uma leitura muito fluida e gostei dos textos de apoio dessa edição. Recomendo!