O mendigo

O mendigo Edson Santos

Resenhas - O Mendigo

Bells - @brumbells 17/02/2013

Resenha de "O mendigo", de Edson Jose da Silva Santos
O livro conta a história de Herbert, um mendigo que apesar de sua condição não se deixa abalar, e um grupo de amigos, moradores de uma vila de classe média, que tem suas vidas mudadas após conhecer Herbert.
Num dia comum, enquanto os jovens amigos conversavam, um grupo de crianças jogava bola no mesmo local, e nesse momento Herbert vinha passando pela rua e é atingido pela bola dos meninos. Marcos, um dos jovens amigos, vê a cena e corre a ajudar o mendigo, e é a partir de então que a vida do rapaz e de seus amigos mudará para sempre.
Algum tempo depois, Marcos encontra Herbert novamente e este então lhe conta que mora com outras pessoas em uma comunidade que vive de donativos arrecadados pelos próprios moradores. Ouvindo isso, Marcos reúne seus amigos para que possam recolher doações de roupas, brinquedos e alimentos e levar para a comunidade de Herbert.
Dai em diante, os caminhos dos amigos e de Herbert se cruzarão diversas vezes, sendo Herbert diversas vezes uma espécie de conselheiro para os jovens, com sábias palavras e lições que mostram o que realmente importa na vida: amor, família, felicidade e afins.

"[...]Ninguém pode se isolar achando que é autossuficiente, e, como o moço bem sabe, ninguém é tão rico que possa comprar o mundo todo nem tão pobre que não possa compartilhar um sorriso, não é verdade?"
(Edson José da Silva Santos, p.14)

Tielle | @raposaleitora 26/01/2013

Surpreendente e emocionante!
Recebi esse livro pelo Booktour que foi organizado pela Camila do blog No Limite da Leitura, mas fui convidada pela querida Aline do Leituras, Vida e Paixões. Obrigada meninas por me darem essa oportunidade e claro, agradeço também ao autor por disponibilizar esse exemplar.

Em O Mendigo, conhecemos um grupo de jovens que são grandes amigos, mas cada um tem sua personalidade em particular. São eles: Marcos, Simone, Sandra, Marcelo, Carlos e Márcia, todos tem muita importância na história, mas alguns me encantaram e marcaram a minha leitura mais do que outros.

E tem também, é claro, o mendigo Herbert que é de suma importância para todas as reviravoltas que acontecem com esse grupo de amigos e também na vila onde moram. Eles se conhecem de forma abrupta - pelos menos para o Herbert foi..rs - quando o grupo estava na rua e um grupo de crianças jogava bola, que por acidente foi jogada em sua direção e foi parar na cabeça do coitado.

Marcos é o primeiro que faz contato por sua preocupação com o estado do homem e se torna uma espécie de mentor entre essa amizade.

"Quer conhecer o verdadeiro caráter de um homem? Dê poder a ele."

Ninguém poderia imaginar o quanto um mendigo tinha para ensinar e o quão observador e inteligente ele é, todos se surpreendem então quando os problemas deles começam a parecer mais fáceis de se resolver com os seus conselhos. O próprio leitor - pelo menos foi assim comigo - se vê querendo ter uma conversinha com ele para esclarecer algumas dúvidas sobre a vida.

O personagem que mais marcou, tirando o Herbert, foi com certeza a Sandra. No ínicio ela é do tipo mesquinha, irritante e que nos faz querer esganar a cada página, mas conforme lemos a respeito de sua vida e com os conselhos de Herbert sobre não julgar antes de realmente conhecer as pessoas. Quase no final ela se tornou minha personagem favorita.

" E quem não sabe ser grande diante das pequenas coisas, será pequeno diante das grandes, porque uma árvore não aparece da noite para o dia, ela começa com uma pequena semente."

Um livro que nos faz refletir e que consegue atingir bem lá no fundo, trazendo a tona questões sobre como estamos levando nossa vida e se estamos aproveitando nossas oportunidades com inteligência. Gostei muito de que tenha muita ênfase no lado espiritual e em Deus também.

Um livro super recomendado, é ótimo para sair um pouco da comodidade dos livros fantasia e romances que normalmente eu leio.

Dani 12/01/2013

O Mendigo
'' O Mendigo é um livro que acabei de ler através do Book Tour do blog da minha linda amiga blogueira Aline Coelho Cury, no blog Leituras, vida e paixões - http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/ - e confesso que gostei muito. O livro conta a história de Hebert, um mendigo que acaba tendo uma grande interação com Marcos e seus amigos, e fala da influência que ele passa a ter no caráter deles. O livro fala de amizade, valores e preconceito, o que eu achei bem legal. O livro é bem psicológico e tem que ser lido com persistência, porque tem um bom uso de vocabulário complicado. Sandra é uma personagem horripilante, cheia de preconceito, ganancia e vaidade que eu... adorei! rs No começo eu a odiei mas o simples fato de ela ser odiada me fez gostar dela... no entanto não se preocupem, no final das contas ela ... leiam e verão rs.

Confesso que o estilo da escrita não se encaixa no padrão dos meus favoritos mas vejo isso como algo positivo, porque diversificar e ver o lado bom de diferentes tipos de livros é bem legal. O personagem Hebert me passou ser um cara super hippie rs e senti o livro todo que ele e a história em si tem muito do autor, da mensagem que ele queria passar e de alguma forma da sua experiência de vida, parecia que eu podia sentir a alma por trás das palavras. Destaque para o final, a história do passado do Hebert, nota 10! Também adorei o Carlos, apesar dele ser bem tapadinho :) O Mendigo é um bom livro, diferente do que se está acostumado a ler, mas totalmente provido de sensibilidade e sentido. Gostei.''

Aline 12/12/2012

Um exemplo!!!
Tive a oportunidade de ler esse livro porque participei do booktour. Apesar de ter uma capa e diagramação simples o que chama atenção nele é seu conteúdo. Muito interessante poder acompanhar todo crescimento dos personagens ao longo da história e inspirador poder observar os caminhos que a vida dá para nos ensinar lições.
Confesso que a primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi imaginar o que o autor escreveria sobre as pessoas que vivem nas ruas, cada uma com seus motivos e histórias. Fiquei ansiosa porque sempre olhei para essas pessoas com um olhar curioso e além disso sei que em qualquer lugar do mundo tem pessoas ruins e boas então não podemos julgar seu caráter pelo lugar onde vivem.
Nesse livro acompanhamos o desenrolar da vida cotidiana de um grupo de amigos que vive em uma vila de classe média de uma cidade grande, e depois de um pequeno acidente envolvendo um mendigo que ia passando por lá, percebemos que suas vidas nunca mais serão as mesmas.
Os caminhos desse grupo e do mendigo irão se cruzar em vários momentos ao longo da história e com isso eles acabam criando laços de afetos e começam a fazer campanhas e projetos para ajudar a comunidade onde o Herbert (o morador de rua) vive.
O mais impressionante na história é como a vida desse grupo muda para melhor depois que eles ficam mais próximos do Herbert, isso porque ele compartilha um pouco da sua experiência de vida e acaba dando conselhos e o exemplo. Então chego a conclusão que na vida muitas vezes a ajuda vem de onde menos esperamos e quem aparenta ter tão pouco pode ter muito mais do que imaginamos.
O livro também nos passa a linda mensagem de que cada pessoa precisa descobrir qual é sua missão de vida porque só assim poderemos viver felizes e realizados.

Paula 25/11/2012

Tive a feliz oportunidade de ler O Mendigo, de Edson José da Silva Santos, através do Book Tour realizado pela Camila do Blog No Limite da Leitura (http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br) em parceria com o autor.

O Mendigo foi um livro que me emocionou e me surpreendeu, pois tenho o incrível "dom" de adivinhar o final das coisas, mas acho que isso se aplica apenas a filmes agora, rs.

Com uma narrativa suave, simples e delicada, Edson nos torna alunos de Herbert, o mendigo.

"Pode ser que ninguém melhore da noite para o dia, mas, paulatinamente, com bons exemplos, boas conversas e boas atitudes, as pessoas chegam ao patamar de verdadeiros seres humanos. Eu aprendi e ainda estou aprendendo muito com a simplicidade dos amigos da comunidade, com a bondade dos amigos da vila e adjacências e a sabedoria de tantos outros seres humanos que já passaram aqui na Terra. Hoje eu sei que o ser humano não é medido pelo tamanho, cor da pele, religião ou posição social, e sim pela grandeza dos seus atos." (p. 167)

O livro passa longe de ser clichê ou de tentar dar uma "lição de moral". Herbert é um filósofo da vida e não impõe seus pensamentos ou suas opiniões: ele fala, dialoga e faz com que o outro chegue à sua própria conclusão.

Herbert entra na vida de alguns jovens que vivem em uma vila quando alguns deles estão jogando futebol e a bola atinge um senhor. Marcos, um dos garotos, vai ajudá-lo e volta para a sua turma.

Os garotos começam a falar sobre o futuro de cada um, as faculdades que estão cursando e Sandra entra no meio:

"- Ideal que eu saiba não enche barriga, nem compra roupas boas.
- Mas sem ele você não vive.
- Sem dinheiro é que não se vive.
- Deixa de falar besteira, Sandra - retruca Carlos, o artista da turma. - As pessoas têm que ter ideais para poder ter uma profissão e viver pela qualidade do seu trabalho.
- Vocês homens é que têm que trabalhar, eu sou mulher... É só achar um homem rico, casar e pronto. E tenho certeza que não vai ser com nenhum de vocês, que só pensam em ideal, ao invés de pensar numa forma de ganhar dinheiro." (p. 12)

Sandra realmente é irritante e é estranho vê-la fazer parte de um grupo tão diferente, com formas de pensar completamente contrárias as dela. Sim, dá para odiar a Sandra no começo, dar um apertão no seu braço e dizer que as coisas simplesmente não funcionam assim e que sua cabecinha está tão vazia quanto um isqueiro sem gás, ou pior, um isqueiro repleto de gás capaz de explodir e cometer as maiores besteiras.

Quando encontram Herbert novamente ele comenta sobre a comunidade em que vive, onde quando um pega comida, roupa usada ou até mesmo brinquedo usado, dividem uns com os outros. Todos ficam felizes com a possibilidade de ajudar a comunidade e, com exceção de Sandra, reúnem-se e com empenho conseguem brinquedos, roupas, remédios, enlatados etc. Além disso, organizam um mutirão naquela área com o apoio das faculdades, já que cada um realiza um curso diferente e assim Marcos, como estudante de Direito, ajuda com documentações; Márcia, estudante de Medicina, arruma algumas consultas; Simone, que faz Psicologia, ajuda nas relações pessoais; Carlos, estudante de Arquitetura, pretende fazer um movimento artístico e; Marcelo, estudante de Educação Física, organiza gincanas esportivas.

"O lugar era realmente feio e de odor desagradável; ela se compadeceu e seus olhos ficaram úmidos. Herbert, vendo a situação de Márcia, se aproxima dela.

- Eu sei no que a menina Márcia está pensando - Herbert abre um leve sorriso -, mas eu lhe peço que tire essa tristeza do seu coração. Olhe a sua volta e me diga se vê algum morador deprimido. As pessoas aqui têm poucos recursos, mas muita coragem e vontade de viver, a criatividade supera algumas das nossas necessidades, e aqui também sobra algo que em muitos lugares abastados as pessoas desconhecem: solidariedade." (p. 48)

A ida dos jovens à comunidade acabou sendo muito agradável e feliz tanto para os moradores quanto para os jovens. Herbert transbordava alegria.

Alguns dias depois Sandra é abordada e só não é atacada por dois jovens pois Herbert a salva, apesar disso ela grita na delegacia que ele é um tarado e que deve ser morto. Felizmente um dos jovens é capturado e confessa o que aconteceu, delatando seu comparsa. Apesar de tudo, Herbert não sente raiva ou guarda rancor de Sandra.

Após o incidente a mãe de Sandra resolve se reunir com os pais de todos os jovens o que surte um grande efeito. A mãe de Sandra possui grande repúdio por Herbert, mas o restante dos pais quer conhecer o mendigo que agora tornou-se amigo de seus filhos. Neste momento observamos as características de pais e filhos, jovens que refletem o comportamento que observam e absorvem em casa e ao conhecerem Herbert todos os pais ficam mais tranquilos.

É claro que a mãe de Sandra não concorda com nada disso, coloca a filha de castigo, não a deixando ver seus amigos e tentando convencê-la, como sempre o fez, de quê Sandra é uma garota bonita e que merece as melhores coisas da vida.

O pai de Sandra, sempre ausente, tem uma conversa franca com Herbert e se assusta com a possibilidade com o que a filha pode se tornar. Nunca parou para cogitar a idéia de conversar com a filha e perguntar sobre seus sonhos e neste momento frágil, em uma depressão profunda, Sandra se abre com o pai.

Herbert tinha razão.

"Nós conhecemos as atitudes das pessoas, mas nem sempre os motivos que levam a essas atitudes." (p. 135)

Todos os jovens, desde o início, estavam curiosos para saber sobre a história de Herbert. Ele havia comentado que nem sempre havia sido mendigo e que um dia chegaria a hora de contar a sua história. Quando este dia chega é uma surpresa e tanto, para os jovens e para o leitor. Um relato, um desabafo, uma despedida.

"Eis aqui um mendigo que distribui as maiores riquezas que o ser humano pode possuir, que é o amor, o respeito, a simplicidade e a paz." (p. 165)

O Mendigo é um livro lindo, encantador e verdadeiro, emociona e ensina, é cheio de dor mas também regado de amor.

Silvia 16/01/2013minha estante
Este livro parace ser muito bom, um dia vou lê-lo.

Flavia 03/11/2012

Dispensável pra mim...
Em "O Mendigo", somos apresentados a um grupo de adolescentes que moram numa vila de classe média e que estavam reunidos batendo um papo descontraído enquanto algumas crianças jogavam bola. Acidentalmente a bola atinge um homem que passava por ali e o derruba no chão, e Marcos, o mais sensato da turma, vai ajudá-lo na maior boa vontade. E assim, os jovens conhecem Herbert que apesar de ser um mendigo, é um homem muito inteligente, sábio, bondoso, gentil e com muita experiência de vida. Ele consegue enxergar além do que as pessoas são ou demonstram ser e sempre tem uma explicação ou conselho pra todas as coisas e atitudes erradas que os outros fazem. E através dele, os jovens ficam tocados e resolvem ajudar a comunidade a que ele pertence. Todos ficam impressionados ao saberem como funciona a distribuição dos donativos e a organização entre o pessoal da favela caindo aos pedaços, com exceção de Sandra, a patricinha da turma, que o repudia por ele ser um mendigo pobre e imundo. Mesmo sendo admirado pela sua atitude e forma de pensar por alguns, Herbert também é criticado por quem se acha superior a ele, mas mesmo assim, não carrega raiva no coração, perdoa essas pessoas por mais maltratado que seja, e segue a vida continuando sua jornada de mendicância e ajudando os outros através de sua sabedoria. Ele também desperta a curiosidade desses jovens a respeito de sua origem e o que o levou às ruas já que é tão inteligente.

O livro aborda o preconceito, a amizade verdadeira, o amor, a intolerância, a futilidade, o egoísmo, o mal julgamento, os bons valores, etc... Enfim, aponta vários pensamentos sobre atitudes erradas que as pessoas têm e que não vão levá-las a lugar nenhum, mas para ser bem sincera, apesar de concordar com o ponto de vista do que é certo e errado e o que a pessoa precisa fazer para ser alguém melhor, eu não gostei da forma como a proposta deste livro foi apresentada, pois não há uma história propriamente dita.
Senti que as situações e os personagens foram criados de forma muito forçada, só com a finalidade de demonstrar quem ou o que corresponde ao que é certo ou errado para logo em seguida vir a lição de moral do mendigo. A mensagem não está nas entrelinhas, mas sim escrachada, e isso me incomodou porque são ensinamentos e pontos de vista que pelo menos a maioria que tem senso está cansada de saber.

A personagem Sandra, por exemplo. Uma mocinha linda, loira e dos olhos azuis, super preconceituosa, antipática e esnobe, que detesta pobreza. Ela acredita que não tem que estudar pra ser alguém na vida, mas sim, encontrar um marido rico para sustentá-la e lhe proporcionar uma vida cheia de status e luxo, então, quando tem oportunidade, mesmo sendo menor de idade, se veste de forma provocante a fim de tentar fisgar o tal bom partido se jogando pra cima dele. É o tipo de pessoa que absorve o que lhe convém, e faz julgamentos precipitados, sem saber se correspondem a verdade ou não. Todas as características que resumem uma pessoa intragável, ridícula e pobre de espírito, estão em Sandra. Porém, o que acontece é que uma situação foi criada e ela faz algo errado, como um julgamento por exemplo, e logo em seguida aparece alguém para lhe dar lição de moral, falando que tal atitude não é certa. Muitas vezes a fala ultrapassa uma página inteira! Não é um diálogo, é um sermão inteiro!

Acho que todos sabem que pessoas fúteis e que têm o pensamento atrasado, até que caiam na real, não chegam em lugar nenhum, então, a lição de moral que é dada a cada atitude ou julgamento que Sandra (ou qualquer outro) faz pra apontar que esse tipo de comportamento é errado, é totalmente desnecessária. Mesmo que depois venha a explicação do motivo que levou Sandra a se comportar assim, achei forçado demais! Tão forçado, que até os adolescentes fazem faculdade de algum curso que de alguma forma tem a ver com a própria personalidade, como Marcos, que faz Direito e tem um grande senso de justiça... Inclusive todos os cursos que eles fazem na faculdade são "tops", como Medicina, Psicologia, etc...

Outra coisa é que tudo é narrado da forma mais informal e simples possível, talvez para nos aproximarmos das personagens e sentirmos que podem ser pessoas do nosso cotidiano que falam e se comportam como nós, mas uma coisa é a pessoa conversar casualmente, de forma descontraída e ao vivo, outra coisa é a pessoa colocar a conversa em forma de narrativa num livro. Por um lado até pode ser bacana se se tratasse de uma característica linguística de um personagem em particular, mas muitas vezes não senti que se tratava de uma narrativa de um livro, mas de alguém contando um caso qualquer, principalmente por causa do uso constante de artigos antes dos sujeitos, como por exemplo "O Carlos abraçou a Sandra". Isso pra mim empobrece completamente o texto ainda mais pelo fato de o artigo ser usado e outras vezes não, ainda que na mesma frase! Além de alguns erros ortográficos, palavras como "tô" e "tava" estão muito presentes nas falas. Termos como "pegou uma queda por causa da bola", "deu formiga na cama", "para de fazer vergonha", "que marmota é aquela lá dentro?" e "abestado" também aparecem muito e por mais que as pessoas entendam, acredito que são expressões regionais e nem todos estão acostumados ou por dentro do que significam... Senti que a narrativa foi feita com sotaque do próprio Nordeste!
Muitas vezes aparecem personagens que nem são apresentados direito. Quem são, de onde vem... Eles surgem do nada!

Enfim, gostei da capa desse livro e acho que a ideia de falar a respeito desses problemas da sociedade é válida, mas a forma como foi exposta em forma de livro, não me agradou.

Gabriela Amoroso 23/10/2012

O livro conta a história de Herbert, um mendigo que dedica sua vida para ajudar comunidades e pessoas necessitadas. Em uma de suas andanças ele conhece Marcos. O rapaz fica encantado com a inteligência do mendigo e resolve ajudá-lo, dando inicio a uma bela amizade. Quando Marcos apresenta Herbert aos seus amigos, todos apoiam a ideia de ajudar a comunidade arrecadando roupas, comida e brinquedos. A única pessoa que quer distância do mendigo fedorento é Sandra, que não se conforma com essa amizade de seus amigos.

Herbert é um personagem bem construído, que surpreende as pessoas por sua sabedoria e inteligência. Ele impressiona a todos que dedicam um tempo para conversar com ele e torna-se conselheiro de Marcos e seus amigos.

Outro personagem que se destaca é Sandra. Enquanto todos os seus amigos cursam a faculdade e querem ajudar o próximo, ela só pensa em dinheiro e futilidades. Sua maior ambição é casar com um homem rico, que possa sustentar todos os seus desejos. Durante o livro, é possível ver o amadurecimento de Sandra e o quanto ela foi influenciada por sua mãe, que projetou seus sonhos frustrados na filha.

“- Dr. Otávio, todo pai quer o melhor para o seu filho, mas poucos são os que se dão conta de que ele próprio pode e deve ser o melhor presente que um filho tem a receber para ter um futuro na retidão.
- E que presente é esse?
- O exemplo.” Página 80

No decorrer da história o autor cria certo mistério sobre como Herbert tornou-se mendigo, e só revela nas últimas páginas. Isso instigou minha curiosidade, e deixou a leitura ainda mais interessante. A capa é bem bacana, e totalmente condizente com o livro. Encontrei alguns errinhos de edição, mas nada que prejudicasse a leitura.

Em poucas páginas o autor conseguiu passar uma bela mensagem, e me fez refletir sobre a sociedade. É possível melhorar a vida de alguém com pequenas atitudes. Não adianta viver na ilusão de que um dia você irá acabar com todos os problemas do mundo. Comece devagar, faça alguém sorrir.

“Tenha sempre em mente que a vontade de ajudar é louvável, mas é a ajuda em si que verdadeiramente importa.” Página 50

Mylloka 17/10/2012

O mendigo conta a história de Herbert, um homem cheio de sabedoria. Logo no começo, ele conhece Marcos e sua turma. Tudo começa quando Marcos e seus amigos estão jogando futebol na rua e sem querer um deles acaba acertando o pobre mendigo.
Herbert faz amizade com os garotos, principalmente com o Marcos, que é uma espécie de líder do grupo. Outros jovens que fazem parte do núcleo de amigos são: Carlos, Sandra, Simone, Márcia e Marcelo. Todos acabam conhecendo o mendigo e passam a ajudá-lo, com exceção da Sandra, que torce o nariz para o homem.

Gostei do livro, pois ele é uma lição de vida. Herbert é uma pessoa muito astuta que dá conselhos e guia os garotos para o caminho certo e são conselhos que podem ser aderidos a nossa vida também.
Algo que eu gosto nos livros é a evolução dos personagens e nesse livro você percebe a evolução de cada um, principalmente da Sandra, que no começo é um personagem extremamente fútil e arrogante que com o passar do tempo fica mais amigável e toma jeito na vida.

De todos os personagens, o que eu mais gostei foi do Herbert ( é claro!). Vou levar os conselhos dele para o resto da vida. (uau! Profundo...).

Tify Baesso 20/09/2012

Uma lição de vida
Sinto-me muito satisfeita ao ver que a literatura nacional vêm conquistando seu espaço novamente... A qualidade dos livros que estão sendo lançados é surpreendente. Esse não foge a regra.
Realmente emocionante e uma verdadeira lição para todos...

O livro conta a história de Herbert, morador de rua há 25 anos.
A história tem início quando um grupo de adolescentes está jogando bola e um deles acaba acertando-a em um homem que passava pela rua. Marcos decide ir ajudar o homem que, ao ser atingido foi parar no chão, e descobre que se trata de um mendigo, mas mesmo assim oferece sua ajuda a ele.
Alguns dias após o ocorrido, os garotos estão sentados na calçada e o mendigo aparece novamente e Marcos se apresenta a ele, assim como o restante da turma, descobrindo que seu nome é Herbert.
O homem fala sobre o local onde mora, uma comunidade onde todos passam necessidades, mas sempre ajudam uns aos outros. Todos se comovem com a história, principalmente Marcos. A partir daí, surge uma grande amizade... Todos gostam de Herbert, menos Sandra, a garota fútil.
Herbert, menos não possuindo nenhuma riqueza material, possui a riqueza da sabedoria, do conhecimento.
Não posso me aprofundar muito, mas posso dizer que, no decorrer da história conhecemos melhor cada um dos personagens, até mesmo a emocionante história de Herbert.

Achei o livro maravilhoso. Realmente uma lição de vida.
O livro é escrito de forma leve, mesmo sendo uma história de vida, uma história muitas vezes até um pouco triste, não é maçante em momento algum, pelo contrário, você não vê o tempo passar enquanto o lê.
Herbert é um homem muito sábio, com uma visão diferente da vida. Ele tem a capacidade de influenciar de forma positiva todos os que estão a sua volta. Capaz de quebrar preconceitos e paradigmas da sociedade.
Se eu fosse resumir a história em algumas palavras seria: Realmente emocionante, uma lição de vida. Suas histórias e frases são maravilhosas e tocantes.
Recomendo a todos que leiam “O Mendigo”, vocês não irão se decepcionar e aprenderão muito com Herbert e seus amigos.

Ka Wozniak 04/09/2012

O Mendigo mostra a jornada de Hebert, morador de rua há 25 anos e que com sua boa vontade, atitudes e palavras de incentivo tenta sempre fazer o melhor para seus companheiros de moradia e pelas pessoas que ele sente que precisa ajudar. Em uma de suas andanças pelo bairro em que vive, ele conhece um grupo de adolescentes: Marcos, Carlos, Marcelo, Sandra, Simone e Márcia. Com exceção a Sandra, que só pensa em luxo e dinheiro, os outros do grupo ao conhecer Herbert, se unem para ajudar os mais da carentes da comunidade e formam uma grande amizade com ele. O livro nos mostra várias situações do dia-a-dia a respeito do amor ao próximo, preconceito, educação e conscientização. E apesar de ser um morador de rua, Herbert tem sempre uma palavra de apoio ou ensinamento sobre a vida, e podemos perceber que não importa a roupa que vestimos ou quanto dinheiro temos, e sim quem somos por dentro e o que fazemos com as nossas oportunidades e ações.

Edson narra alguns momentos na vida desses jovens, nos mostrando como aos poucos as pessoas podem sim mudar seu ponto de vista para melhor e que sem compreensão e sem amor não se chega a lugar nenhum. É uma leitura simples e gostosa. Pessoalmente, não larguei até terminar de ler ... alguns pontos são bem engraçados, dei boas risadas no decorrer das páginas, mas também chorei com certas partes que são bastante emocionantes.

Gostei muito de participar desse BT, é bom termos livros que não apenas influenciem nossa imaginação mas que também nos abra os olhos para as coisas da vida ao nosso redor. Com certeza é um livro que todos deveriam ler ao menos uma vez e passar adiante, não somente a leitura mas também os ensinamentos que podem ser tirados de suas páginas!

Resenha Originalmente escrita no Blog Cinco das Artes

Zilda Peixoto 08/08/2012

O Mendigo
Sempre estou em busca de novos autores nacionais e conheci o livro de Edson Santos através do blog da querida Cia do Leitor. Imediatamente, ao ler a sinopse do livro fiquei encantada e decidi ler o livro. O livro foi cedido pelo autor para ser resenhado e espero compartilhar a emoção de cada parágrafo lido. O Mendigo é um livro especial. Todos os adjetivos seriam poucos para exaltar sua perfeição.

O livro conta-nos a história de Herbert, um sábio mendigo que perambula pelas ruas da cidade como tantos outros pedintes. Só que Herbert tem algo de especial. Ele vive em condições difíceis como todo morador de rua, mas ele não age com revolta perante tal situação. Herbert convive com todas as adversidades que a vida lhe impôs e sempre procura tirar um aprendizado dessas situações.

Herbert conhece um grupo de amigos que moram numa vila. Os jovens terão suas vidas transformadas após conhecê-lo. O primeiro a se tornar amigo do mendigo é Marcos. Eles tornam-se grandes amigos.

Herbert mora numa comunidade e tudo o que ele arrecada nas ruas, ele ainda divide com os outros moradores. Apesar do pouco que arrecada, Herbert dá inúmeras lições de solidariedade. Os amigos de Marcos propõem ajuda através de uma ação social na comunidade, cada um contribuindo com sua especialidade acadêmica.

Marcos, Simone, Márcia, Carlos e Marcelo ficam amigos de Herbert. Somente Sandra, a única integrante do grupo não colabora com o projeto e repudia cruelmente Herbert por causa da sua aparência e condição social. Dessa maneira, Sandra se afasta cada vez mais de seus amigos. Com lições de solidariedade, amizade, justiça, amor e superação, Herbert vai colaborando e transformando indiretamente na vida de cada um do grupo estendendo seus ensinamentos para a família de cada um dos jovens.

Todos convivem com algum tipo de conflito, seja de cunho familiar, profissional ou até mesmo pessoal, mas Herbert sempre transmite sabedoria com seus conselhos e vai transformando a vida de todos.

Os personagens do livro são bem construídos conquistando o leitor, exceto Sandra e D. Evalina, sua mãe. As duas retratam o perfil de uma sociedade preconceituosa, hipócrita e arrogante, ou seja, é fácil reconhecer tal comportamento no nosso cotidiano.

Sandra é chata, metida, fútil e muito arrogante. E não poderia ser diferente já que sua mãe é muito pior. Ambas vivem num mundo de aparências e abominam pessoas que não tenham bens e uma boa conta bancária. O livro descreve o comportamento preconceituoso da nossa sociedade através de personagens como Evalina e Sandra. Muitas mensagens de paz, amor, gratidão, amizade, superação, fé, solidariedade e moral, entre tantas outras tornam a narrativa edificante.

A diagramação do livro é simples e todo escrito em folhas brancas. A capa do livro é linda contendo uma imagem singela e condizente a mensagem forte que o livro propõe. A leitura é viciante, sendo assim, o leitor devora as páginas do livro rapidamente. O Mendigo é um livro com uma narrativa linda e extremamente tocante.

Indico a leitura do livro a todos. O livro transmite lindas mensagens que nunca devemos esquecer e convida os leitores a refletir sobre sua conduta moral. O Mendigo é o retrato fiel de uma sociedade individualista e preconceituosa. Mas, nada é permanente. Tudo é mutável. E a esperança é a última que morre. Pelo menos é assim que deveríamos pensar. Após a leitura do livro, fatalmente, o leitor refletirá sobre seus atos e escolhas.

“Pode ser que ninguém melhore da noite para o dia, mas, paulatinamente com bons exemplos, boas conversas e boas atitudes, as pessoas chegam ao patamar de verdadeiros seres humanos.” (pág.167)

Leitura recomendada!

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2012/08/resenha-o-mendigo-edson-santos.html

Katielle 06/08/2012

O Mendigo
Não sei exatamente o que escrever, pois tenho sentimentos controversos em relação a ele.
Eu gostei do livro, tem uma história bonita, mas não é uma coisa que tenha prendido a minha atenção.

Conta a história de um grupo de amigos, cada um com o seu jeito de ser e um mendigo.
O mendigo se chama Herbert, um dia ele está passando na rua e é atingido por uma bola, ele fica bem e logo começa uma amizade com os jovens.

O grupo de amigos simpatiza muito com Herbert apesar de ele ser um mendigo, mas sempre tem uma pessoa que é do contra. Sandra não aceita que o mendigo que o mendigo ande na sua vila e pior não aceita que os seus amigos tenham uma amizade com ele.

Sandra é o tipo de menina mimada, não trabalha, não estuda e acha que o mundo gira a seu redor, ela quer ser rica, mas não quer fazer nenhum esforço para trabalhar, pelo contrário ela quer e sua mãe também quer que ela case com um homem rico e tenha uma vida de rainha.

Um dia Sandra está andando na rua e é atacada por duas pessoas, mas Herbert passando pelo local bem na hora, a salva. Sandra não aceita que o mendigo tenha salvado a sua vida e se volta contra ele.

É aí que entra toda a sabedoria do mendigo. Os amigos de Sandra não aceitam as atitudes de Sandra, mas Herbert conversa com cada um deles, tentando que eles entendam que ele não está bravo com ela e com o tempo tudo vai mudar, Sandra irá mudar que ela irá entender que o mundo não gira em torno dela.

O grupo de amigos não entende como Herbert possa ter tantos ensinamentos a passar porque ele é um mendigo. De onde vem tanta sabedoria? De onde é Herbert? Qual é a sua verdadeira história? Porque ele vive nas ruas?
Isso, só lendo vocês irão descobrir.

O livro fala do verdadeiro valor da amizade, de quanto vale uma pessoa ajudar a outra que está necessitada. Têm passagens belíssimas, Edson escreveu com sentimento e coração. É quase um livro de filosofia, nos faz refletir em nossas vidas.

“- Sim bom moço, é assim que a vida é. Ninguém pode se isolar achando que é autossuficiente, e, como o moço bem sabe ninguém é tão rico que possa comprar o mundo todo e nem tão pobre que não possa compartilhar um sorriso, não é verdade?” (Pág. 14)

Mais em:http://www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

Camis 25/07/2012

Logo no início somos apresentados a um grupo de adolescentes que moram no mesmo bairro e estão sempre convivendo juntos: Marcos, Carlos, Marcelo, Márcia, Simone e Sandra (acho que não me esqueci de ninguém). Durante uma brincadeira inocente com uma bola, um dos jovens acaba acertando-a sem querer no mendigo que por ali passava.

É assim que os jovens conhecem Herbert, um mendigo com uma experiência de vida enorme, um coração maior ainda e uma inteligência e sabedoria de invejar qualquer um. A partir deste episódio todos começam a ajudar Herbert e a comunidade do mendigo da forma como podem: com doações, assistência médica gratuita, ajuda nos problemas sanitários e jurídicos do local onde os barracos estão instalados, enfim, começam a contribuir da forma que podem e em troca recebem do mendigo amor, gratidão, sabedoria e visão da vida.

Exceto por Sandra, a esnobe e interesseira da turma, todos têm grande afeição por Herbert, enquanto que a garota apenas o chama de forma pejorativa de ‘Fedorento’ e lhe falta com o respeito. Mas paralelo às lições de vida que o mendigo transmite e às mudanças que ele fará não só na forma de pensar, mas também na de agir dos personagens, também acompanhamos a turma com seus problemas rotineiros de adolescentes: pressão, amor, paquera, amizade e faculdade.

O Edson Santos soube ‘casar’ os problemas juvenis e a experiência de vida de Herbert de forma tão inteligente e convincente que eu até fiquei impressionada. A narrativa flui com facilidade e abraça o leitor de forma tão calorosa que não tem como não amar ler O Mendigo. Um dos livros mais lindos que já li, com mensagens transmitidas de forma sutil e nenhum pouco cansativa, além de situações engraçadas e outras emocionantes. Vale a pena ler O Mendigo. É uma leitura indispensável!

"(...) ninguém é tão rico que possa comprar o mundo todo e nem tão pobre que não possa compartilhar um sorriso, não é verdade? (Página 14)"

"Às vezes queremos resolver um problema da forma mais espetacular possível, quando se pode simplesmente emprestar o ombro para o outro chorar ou os ouvidos para o outro desabafar. (Página 52)"

"- Se um amigo não se interessar pelo problema do outro, para que então vai servir a amizade? (Página 86)"

"Quer conhecer o verdadeiro caráter de um homem? Dê poder a ele. (Página 227)"

Beth 29/05/2013minha estante
ESTOU PRECISANDO DE UMA LEITURA ASSIM,CAPAZ DE PRENDER MINHA ATENÇÃO E DE ME IMPRESSIONAR.

Marie 01/06/2013minha estante
Sério eu vou adorar esse livro! Bem a minha cara isso. As mudanças que o "nosso" Mendigo fará na vida dessa garotada vais ser interessante! ;)

Beijocas adorei tua escrita.

Rodrigo Lessa 13/06/2013minha estante
De cara eu não gostei, e agora lendo não me despertou interesse em ler, creio que seria bom ler, nao é um livro que me parece chato, parece ser legalzinho, em vista dos temas que gosto de ler. Se for possivel, eu achar esse livro por ai, eu ate leio pra ver se eu estava certo ^^

DomDom 21/06/2013minha estante
Em todos os grupos, sempre tem que ter uma alma sebosa, e nesse caso é essa tal de Sandra. Rsrsrsrs
Me parece ser uma leitura mais densa das que geralmente leio. Se tiver oportunidade, lerei.

Paula Baia 24/06/2013minha estante
Esse livro pareçe ser otimo, adoro livro assim .. me despertou o interesse de ler, se tiver oportunidade lerei é claro (:

susimbd 24/06/2013minha estante
Olhando a capa assim ele não me agradou, mas diante da história esse é um livro que eu leria. Agora, acho que só o que me incomodaria seriam as diversas frases de efeito.

Kamila | Kamz 11/07/2012

O mendigo
Gostei muito do livro, ele mostra o verdadeiro valor da amizade, do dinheiro e etc, vale a pena ler.
O livro conta a história de Herbert um mendigo, ele é um homem muito bom, e muito inteligente. Um dia enquanto passava pela rua, ele encontra um grupo de amigos, e todos se dão bem com Herbert, menos Sandra, uma garota fútil, que quer se casar com um homem rico e ser famosa. Ela não suporta Herbert. E Herbert sendo um homem muito bom mesmo assim gosta dela, assim como de todos os outros amigos do grupo.
Com o tempo Herbert e o grupo acabam se tornando amigos, e eles ajudam bastante a comunidade de Hebert, doando coisas, e etc. Herbert é um verdadeiro exemplo, mesmo sendo pobre ele tenta ajudar as pessoas, e até chegou a ajudar Sandra e uma senhora de uns marginais. Mas mesmo assim Sandra não consegue gostar de Herbert, alias ela não faz esforço nenhum para isso. Eu sinceramente odiei a Sandra no começo do livro, mas depois ela tenta mudar, então...
Todos do grupo estão na faculdade, Marcos, Marcelo, Carlos, Márcia, Simone, menos Sandra. Como Herbert é muito inteligente ele sempre dá conselhos ao grupo. Ele ajuda a todos do grupo. A que ele mais ajuda é Sandra.
Como Herbert diz, ele não nasceu pobre foram algumas atitudes erradas que o levaram até ali. Mas que isso o fez uma pessoa melhor. Ele não tem lá um passado muito bom, ele foi uma pessoa que ele tem vergonha agora.

Lina DC 17/06/2012

O Mendigo
Nesse domingo, acordei cedo e bati o olho na minha mesa e vi o livro. Peguei o livro em mãos e ao olhar a capa, ao mesmo tempo tão simples e tão bela, não resisti e comecei a ler no mesmo instante. Foi uma surpresa deliciosa folhear essa estória e perceber alguns jovens retratados com tanta consciência social. Isso alegrou o meu coração, porque não é algo que eu vejo no meu cotidiano com tanta frequência. Herbert, um professor da vida, toca a todos que cruzam o seu caminho, e tocou a minha vida também. Sempre com exemplos e parábolas, ele consegue demonstrar a importância do amor ao próximo, da bondade e da compaixão. É claro que alguns personagens existem para te deixar bravo, e a Sandra foi o meu alvo nesse livro. Entendo que o objetivo dela; em minha opinião; era demonstrar algumas características que encontramos em pessoas conhecidas e algumas até em nós mesmos, e que o aprendizado dela torna-se o nosso aprendizado. Ainda sim, fiquei brava com ela em vários momentos rs. Cheguei até mesmo a discutir com ela em voz alta rs. Enquanto estava lendo, Herbert parecia cada vez mais como um anjo da guarda, ou melhor, como o grilo falante, aquela voz que nos diz a coisa certa na hora exata. O livro é uma lição de vida inestimável, a história é apaixonante e fez com que eu refletisse sobre a minha trajetória. A única coisa de que eu senti falta, foi um aprofundamento nas histórias pessoas dos personagens. Eu conheci tão pouco do Marcos, do Carlos, da Márcia, da Simone, e até mesmo dos demais moradores da comunidade. Gostaria de saber mais sobre seus sonhos, seus anseios, suas alegrias e tristezas.