Mil dias na Toscana

Mil dias na Toscana Marlena de Blasi

Resenhas - Mil dias na Toscana

Renata Céli 08/09/2012

Gosto muito do casal Marlena e Fernando.

No livro “Mil dias na Toscana”, o que mais me chamou atenção e me fez refletir muito foi a constante busca pela felicidade dos dois. Marlena e Fernando possuem valores admiráveis. Para eles, a vida é feita para ser feliz e eles buscam essa felicidade nas coisas simples da vida, num dia a dia repleto de natureza, de humildade, de amizade, de experiências novas. Uma vida sem aquela rotina chata em que as pessoas geralmente reclamam, sem aquela receita de bolo que todo mundo acha que a vida deve seguir. Não, não e não. A vida pode ser muito melhor do que essa receita de bolo. É possível realizar sonhos. É possível viver sem as obviedades e superficialidades que conhecemos. É possível fazer diferente daquilo que fomos ensinados/condicionados a acreditar que a vida deve ser. E Marlena e Fernando representam o exemplo real de que é possível viver uma vida plena, feliz e diferente do que estamos acostumados. Marlena e Fernando representam o pensamento “fora da caixa”, eles não só conseguem enxergar além, como vivenciam esse pensamento. Todo mundo tem sonhos e muitos acabam colocando os sonhos numa gaveta e deixam de realizá-los. Marlena e Fernando não fizeram isso. Eles realizaram. Admiro muito esse casal. Eles vivem a vida em sua plenitude.

Recomendo este livro para todos aqueles que buscam novas experiências e uma vida feliz e plena.
Ed 14/09/2015minha estante
Caso você ainda não tenha lido, te recomendo Um Certo Verão na Sicília.. É muito lindo.

Renata Céli 14/09/2015minha estante
Eu tenho esse livro, mas ainda não li. Está na fila de leitura. Mas com essa indicação, acho que vou pular a fila e ler logo... :)

Gabriel Baliza 06/04/2021

Leve
Um livro leve, ótimo para descansar e desacelerar dessa correria do dia a dia entrando nesse "mundo, vida" descritos pela autora.

Ana Paula 08/12/2017

Mil alegrias
Sabe daqueles livros que você começa a ler sem esperar muita coisa, somente por pura diversão e por ser uma história que se passa em um lugar que você ama muito? Foi assim que iniciei a leitura de #mildiasnatoscana de Marlena de Blasi. Aí fui me encantando tanto que passei a desejar que ele nunca acabasse...
Há personagens apaixonantes, mas sem dúvida um velho toscano chamado Barlozzo ficará na minha memória pela sabedoria e simplicidade que vive e vê as coisas que acontecem. Isso sem contar com a minha queda pelos idosos!
Um livro que me remete ao que é do passado, do tempo muito distante onde tudo era ainda rudimentar e simples, mas tão querido que no fundo do meu coração guardo como um possível futuro. Me faz parar e pensar na minha casa física e principalmente na casa que é o meu coração... em como ser pobre é bom! Pobre no sentido de simples, de humilde, de pequena, de criança.
Jesus já prometeu no sermão da montanha: "felizes os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus".

Raquel 05/01/2022

Gastronomia, beleza e história
terminei de acompanhar a vida de Marlena e Fernando na pequena vila de San Casciano dei Bagni. Uma viagem gastronômica e a convivência com um estilo de viver quase parado no tempo. Uma leitura bem agradável e um tiquinho a mais de emoção já nas últimas páginas.

14/02/2023

Mil dias na Toscana
Como apaixonada pela Toscana, quis ler este livro por causa do título.

É uma "desacelerada geral" e dependendo do ritmo que estamos na leitura, pode tornar-se até cansativo e desestimulante. Mas... conforme avançamos, somos invadidos pela "vida propriamente dita".
A princípio parece um festival gastronômico, pois tudo gira em torno da comida. Mas ao participarmos deste mundo, o que fica evidente são as relações, o companheirismo, a convivência...
Acredito que há um resgate neste sentido. Algo que nos faz parar e analisar o que é realmente a vida e o que fazemos dela?

Os personagens principais se encontraram na simplicidade, no dia-a-dia, realmente agradecidos por "tudo" que tinham, valorizando cada momento.

Me identifico muito com Marlena, afinal de contas, não há nada errado em escolhermos uma vida simples, envolta por pessoas que realmente sabem o significado de "comunidade", divisão, respeito e amor uns pelos outros (algo totalmente diferente da distorção vivida atualmente)...

Recomendo apenas para os que têm paciência para leituras tranquilas e descritivas.

Liy 04/02/2011

Que história linda. Me tornei fã de Marlena por sua sutileza quando escreve. Mais uma história gostosa, de linguagem simples, relatos encantadores e de abrir o apetite. A forma como ela descreve lugares, sua vida, seu romance é muito sutil, muito bonita.

Quem ama a Itália, vai amar as histórias de Marlena.

Ricardo 27/09/2017

ah...! Ah!, a Toscana...
Terminei de reler esse livro ontem enquanto voltava de ônibus do trabalho. Foi aquele vazio de novo, depois de novamente me enamorar pela Toscana de Marlena de Blasi. O livro é cheio de riqueza gastronômica regional e de vinhos... e claro, de amizade. Barlozzo, o "duque" é uma figura controversa e rica, o tipo de amigo que eu adoraria ter. É gostoso ver como Marlena descreve San Casciano dei Bagni, como ela fala dos costumes da cidade e da região, como o passado se torna presente e como eles bebem vinhos... tudo isso muito gostoso.

site: https://noiteadentro.blogspot.com.br/2017/09/marlena-de-blasi-e-julie-powell.html

Lais.Sales 22/02/2023

Vim trazer a resenha desse livro pra vocês. E assim, no começo eu senti que tava com uma certa dificuldade de me apegar a história, demorei um pouco pra deixar fluir, porém conforme tudo foi acontecendo dentro da história acabou que fluiu bem.
O livro conta a história de Marlena e Fernando, ela é uma mulher americana, chef de cozinha e crítica gastronômica, ele é Veneziano, um ex Bancário que largou tudo para viver uma vida pacata. São um casal de apaixonados que decide passar um tempo na Toscana, em primeiro momento eles planejam ficar um tempo e depois conhecer outros lugares, no entanto se apaixonam pelo lugar e pelas pessoas, em especial por Barlozzo.
O livro tem muitas menções de lugares Toscanos, muitos vinhedos, montanhas, cultura gastronômica, todo um costume da vida no campo e daquele vilarejo habitado por apenas 200 pessoas.
Gente, em muitos momentos da história consegui imaginar o lugar, a comida, o ambiente e aquelas pessoas. A escritora foi extremamente detalhista, e também colocou receitas típicas do lugar, inclusive com o modo de preparo. ?? Além de TUDO isso, ela escreveu muitas partes em italiano (com tradução logo em seguida), achei isso incrível, pra mim deu credibilidade pra história, deixou mais real de imaginar os acontecimentos e as conversas entre os personagens.
Temos aí o personagem do Barlozzo como já mencionei acima, que é rico em cultura e conhecimento, ele é misterioso e carrega dores e feridas profundas, juntamente com um segredo que vai sendo revelado aos poucos.
Enfim gente, é um leitura que vale sim a pena, e eu espero que tenha despertado em vocês um pouco de curiosidade. ???

Até o próximo! ?

isabelle 01/05/2022

Não sei o que deu em mim pra acabar lendo, no mesmo ano, dois livros sobre mulheres americanas que decidiram morar em vilarejos da Itália. Comparado a "Sob o Sol da Toscana" esse é melhor, mais romântico, com menos drama sobre reforma. A personagem realmente convive com os moradores da região, entende sobre a vida deles e se torna parte de um todo. Não é o tipo de livro que você lê rápido, mas é bem fofo e profundo. Recomendo pra quem curte essa vibe.

Tonks71 20/01/2011

Sequência do livro Mil dias em Veneza que conta a história de amor de Marlena e Fernando.

Fernando larga seu emprego no banco, vende sua casa em Veneza e parte junto com Marlena para Toscana em busca de uma vida simples, uma vida que caminha num ritmo diferente, porém repleta de tradições desta cultura rural e antiga.

Texto:

Temos a esperança de que esse lugar nos lembre a vida de verdade, a vida de antigamente, com suas dificuldades e alegrias. Dolce e salata, doce e salgada. Como o jejum antes de um banquete, cada lado da vida engrandecendo o outro. Talvez seja possível viver com esse equilíbrio em qualquer lugar do mundo, mas é aqui, bem aqui, que viemos procurá-lo. Então, pegamos o imprevisível espaço de tempo e os raios de luz que ainda nos restam e corremos para cá. Viemos porque acreditamos que aqui poderemos aprender como funciona o progresso. Temos uma forte suspeita de que há paz no retrocesso.
Página 37

Marlena é uma chef de cozinha e escreve livros de receitas assim como de memórias, muitas vezes ela mistura as duas coisas. Receitas e prosa lírica. As descrições de alimentos, pratos e sabores são feitas de uma forma reverente e detalhada, devo confessar que em alguns momentos tive que ir à geladeira e fazer um pequeno lanchinho instigada basicamente pelo texto. Viver em Toscana e seguir suas tradições têm uma íntima relação com a boa mesa. Eles são introduzidos nessa nova vida por Barlozzo, um nativo que lembra Gary Cooper e lhes ensina os costumes e histórias da comunidade.

Trecho:

- Todos eles sabem a verdade: só existem três assuntos sobre os quais vale a pena falar. Pelo menos por aqui, por estas bandas - diz ele. - O clima, que, por eles serem fazendeiros, afeta todo o resto; mortes e nascimentos, tanto de pessoas quanto de animais; e o que comemos, o que envolve a refeição do dia anterior e o que estamos planejando comer no dia seguinte. E esses três assuntos principais englobam, de uma maneira ou de outra, filosofia, psicologia, sociologia, antropologia, ciências naturais, história, arte, literatura e religião. Discutimos sobre tudo o que é importante na vida, mas geralmente isso acontece enquanto estamos conversando sobre comida, um tema que não pode ser separado de todos os demais. Na vida, o que conta é a mesa e a cama. Todas as outras coisas que fazemos são apenas para podermos voltar à mesa e à cama.
Página 33

Participar do ritual da colheita de uvas para feitura de vinhos, colher azeitonas e castanhas e construir um fogão à lenha são experiências novas que Marlena compartilha com o leitor. Um livro belo e tranquilo, não tão focado no relacionamento entre Marlena e Fernando como em Mil dias em Veneza, mas sim sobre as maravilhas de um estilo de vida simples, sobre amizades e boa comida.

Airan 09/10/2011

Engraçado ler esse livro exatamente nesse momento. Trata-se de uma leitura bastante água com açúcar, mas ideal para um fim do dia de leituras técnicas e reflexões arquitetônicas, rs.

Para aqueles que amam a Itália e, obviamente a Toscana (como eu), as descrições feitas pela autora são incríveis. Se fosse um filme teria uma fotografia linda. Enfim, vale a pena ler, ainda que pelas descrições.

Partelli 03/11/2013

Um livro muito bom, que recomendo aos amentes da Itália, principalmente dessa bela região que é a Toscana, só me deixou com mais vontade ainda de conhecer este lugar.

José Eduardo 13/08/2014

A VIDA NA TOSCANA
Por ser chef de cozinha a autora enquanto narra sua vida na Toscana, desvenda a culinária do lugar, inclusive ensina algumas receitas deliciosas. Uma verdadeira viagem para a Itália.

Bea 09/04/2024

Boa leitura
Acabei de terminar a leitura e não consigo descrever o que sinto...
Acredito que alguns livros têm o tempo certo para que sejam lidos e, acho que não vonsegui aproveitá-lo como merecia.

É uma boa história, cheia de descrições de pratos deliciosos e com frases impactatantes sobre a vida.
Uma leitura leve mas que finalizei "por teimosia"!

Mas...valeu!