Ashes, Ashes

Ashes, Ashes Jo Treggiari

Resenhas - Ashes, Ashes

Blog MVL - Nina 16/08/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br | Marina Moura

Ashes,ashes é a obra de estreia da autora americana, Jo Treggiari. Com cenas de ação, um pouco de ficção científica e romance, o livro teria todo o potencial de ser o novo Jogos Vorazes. Contudo, algumas falhas de narrativa comprometeram seriamente este status.

O universo foi invadido por uma epidemia, um vírus que se espalha causando hemorragias e óbito. Logo depois vieram os tsunamis, os desastres naturais e o mundo como conhecemos deixou de existir. Neste ambiente hostil vive Lucy, uma jovem de dezessete anos que perdeu todos de sua família e sobrevive caçando no central park (ou o que sobrou dele). Lucy é boa em ficar sozinha, preferindo a solidão a se misturar com outros humanos. Primeiro por que ela sempre fora antissocial, e segundo por que os humanos se dividiram em grupos violentos, e não são exatamente confiáveis. É então que surge Aidan, um garoto da sua idade,atraente e que pertence a um grupo de humanos razoavelmente organizado.s Aidan quer que Lucy faça parte disso, e sem muitas perspectivas a garota é obrigada a pedir por ajuda. Mas Lucy não é como as outras pessoas, ela tem em si a cura para a doença que matou a tantos, e para conseguir capturá-la os temidos sweepers são capazes de qualquer coisa.

A proposta do livro é óbvia. Ação, romance e mistério(ficção científica misturada na receita). Recentemente o universo pós apocalíptico tem se tornado cada vez mais popular entre os leitores jovens, o que é completamente compreensível, já que todos sabemos que o mundo vai acabar, e nossa mórbida curiosidade em saber como seria depois é notável. Os filmes de catástrofe provam isso. São os queridinhos do cinema. E na literatura possuem o mesmo poder de atrair e repugnar, os extremos que o ser humano pode chegar na luta pela sobrevivencia r não é algo bonito ou socialmente aceitável,contudo,ao contrário de séries como Gone(onde até canibalismo é descrito) e Jogos Vorazes(onde crianças lutam até a morte), Ashes ashes não possui cenas de verdadeiro choque,ou assustadoras o suficiente para prender a atenção do leitor mais sanguinário.

A protagonista Lucy tem seus talentos, ela é independente e decidida,mas falta certa essência em seu caráter,o romance com Aidan é o grande centro dos acontecimentos. Aidan possui um envolvimento com outra garota, e rolam algumas faíscas por aqui, ciúmes,discussões. Mas senti falta da verdadeira ação, de descrições detalhadas. O enredo é interessante, contudo não posso julgar como original já que o tema em si não é novo no mercado. Faltou um pouco de objetivo no final da estória, eu esperava um fim mais revelador, não sei se a obra terá continuação. Mesmo assim faltou um cenário mais amplo, o leitor fica um pouco restrito tanto pelas personages, quanto pelo ambiente onde a trama se desenrola.

Ashes,ashes é uma boa leitura e eu me entretive o bastante,contudo não acho que o livro estivesse preparado para ser publicado. Talvez, se a editora trabalhasse um pouco mais em seu desenvolvimento... Fiquei com a sensação de estar lendo um rascunho, um livro ainda em preparação, eu mesma teria várias observações a fazer. Enfim, quem gosta de romance pode ter até ficar satisfeito com o livro. Mas faltou muito para “bancar” toda a publicidade que foi feita em cima dele. Faltou muito, muito mesmo para ser uma leitura arrebatadora.