Peter Pan J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan

Ka Souza | @brevidadeliteraria 28/06/2020

EU ACREDITO EM FADAS?
"E assim continuará sendo, enquanto as crianças forem alegres, inocentes e desalmadas."

Ler Peter Pan agora aos 25 anos de idade foi surpreendente porque a óptica que tive dos personagens foi completamente diferente do que eu esperava. Até então eu só tive o contato com algumas adaptações e o livro infantil da Disney que nem de longe mostram tantas carácteristivas e o modo de pensar e agir dos personagens quanto a obra em seu texto integral.
A obra é bem mais complexa (o que é um ponto positivo), Peter Pan não é um menino tão inocente e fofo (ele chega a ser egocêntrico), na verdade vi que nenhum dos personagens tinha somente o lado tão doce como eu me recordava das adaptações.
Foi uma leitura valida em muitos aspectos, e ainda vou repensar para saber qual o meu novo novo sentimento sobre essa história que eu sempre gostei tanto.
É um livro que se você leu quando criança vale muito reler ou assim como eu, ler pela primeira vez ao se tornar adulto.
E será que então você acreditará em fadas?

Dry 28/06/2020

Bom, recomendo!
Um clássico da literatura infantil! Recomendo! Peter Pan é ao mesmo tempo uma criança incomum, em um mundo fantástico, e também apresenta manhas e birras de uma criança comum.

Pedro Rodrigues 26/06/2020

Peter Pan
Peter Pan foi meio estranho de ler haha
Uma historia triste e feliz ao mesmo tempo.
Simples e fantastica ao mesmo tempo.
Narrativa estranha e bonita ao mesmo tempo.
Não consigo gostar do Peter, mas foi uma aventura bacana.
E a narração é bem diferente dos outros livros que já li.

innerchild 22/06/2020

I do believe in fairies! I do, I do!
É comum afirmar que os contos de fadas ajudam no amadurecimento das crianças por meio de uma linguagem que elas estão familiarizadas. Podemos dizer que é com essas histórias que elas começam a distinguir o bem e o mal. É curioso que em Peter Pan, no entanto, a dicotomia se confunda. Imagino que a confusão se manifeste porque são crianças sendo crianças.

Tradicionalmente, os adultos tendem a desprezar a inteligência das crianças com a estranha filosofia de que elas não são desenvolvidas o suficiente para serem levadas a sério. Deve ser por isso que elas se sentem tão realizadas na Terra do Nunca: lá há a liberdade de imaginar e sentir. O mito da “infância feliz” que leva os adultos a identificarem esta fase como “a melhor da vida” (associando sempre à ideia de irresponsabilidade) é chocante, não? É uma fantasia que assegura conforto, mas dificulta a compreensão do que é ser criança. Torna-se difícil, por exemplo, acreditar que a criança, assim como qualquer outra pessoa, também sente emoções destrutivas como raiva, inveja, ciúme e angustia. De qualquer modo, crianças na Terra do Nunca são crianças sendo crianças.

Ok, a ideia de matar sem remorso continua sendo bem bizarra e esquecer logo em seguida é tão bizarro quanto... É muito sangue para um típico livro infantil. Mas, caso você decida ler de coração aberto, perceberá que a história é um tesouro que o século XX nos deu. Você entenderá, por exemplo, que a imortalidade da história de Peter Pan é pertinente e ele, mesmo sendo uma criança mimada, egocêntrica e arrogante, até que merece os títulos que tem, enquanto que o Capitão Gancho... Ele certamente merece mais títulos.

gabo 21/06/2020

Peten Pan? A eu não sei
Posso começar dizendo que, Peter Pan, não é uma das minhas histórias favoritas da Disney, entretanto ler esse livro foi uma grande incógnita pra mim até agora não sei muito bem se li o que li, ou estava imaginando coisas como na Terra do nunca. Tem vários momentos que me fizeram tentar saber quem realmente era Peter Pan, e por mais que falassem até agora acho um personagem um tanto complexo, e nem de perto algo que me remeteria a Histórias para crianças. No geral o livro é bom, gosto muito da Terra do nunca ser um refúgio na mente para poder se imaginar o que quiser. Fiquei com muitas dúvidas, do que achei desse livro e do personagem principal, assim que terminei não achei que ele iria me causar esse sentimento

Lineee.oliver 18/06/2020

Clássico
Para quem conheceu Peter Pan através da animação da Disney ou de outros filmes já lançados, ler essa história acaba surpreendendo em vários pontos. Peter consegue ser um garoto bem irritante e ainda assim cativar as pessoas. E, através dessa leitura, é possível pensar muito sobre os valores da infância, a família, o ciclo da vida. Recomendo a leitura.

Rayssa.Silva 17/06/2020

Peter Pan
Outro clássico, e que com certeza um dos livros que mais gosto, quem nunca ouviu falar da história do menino que não queria crescer. Peter Pan é um livro cheio de aventuras, é divertido e lindo. Uma história que com certeza marcou gerações, e continua. Leiam, recomendo é um clássico maravilhoso, vão se surpreender.

Mylena @gataleitora 17/06/2020

" Essas luzinhas que ficam acesas de noite são os olhos que uma mãe deixa para trás para cuidar dos filhos"
Livro escolhido para o clube de livro do mês, Peter Pan conta a história do menino que não cresce ,líder dos Meninos Perdidos e habitante da Terra do Nunca. Ao levar Wendy e seus irmãos para conhecer a ilha acabam vivendo muitas aventuras entre monstros, piratas, peles vermelhas e sereias.
Vi o desenho da Disney ainda criança e nunca foi uma história que achasse especialmente fascinante mas ao ler o livro me vi na pele dos personagens e consegui entrar página a dentro, entender o dilema de cada um e sua relação com Peter Pan. O desenho traz bem a marca de suavidade e perfeição da Disney enquanto o livro traz a ambiguidade e vulnerabilidade de cada personagem.

Dois detalhes achei realmente mais fortes no livro que no desenho:

- o fato de Sininho ser muito ciumenta e até malvada no livro
- o fato de matar ser algo corriqueiro e banal.

Mas o mais interessante é que mesmo com tanto "sangue nos zoi", o escritor escreve com uma linguagem muito envolvente, doce e simples; criando um narrador onipresente que vai apresentando toda a magia que reside na mente das crianças: desde ter a chance de voar, brincar de casinha e cuidar dos filhos até combater inimigos com a cara e a coragem.

Minha mãe sempre gostou de contar histórias para mim e me vi criança sentada num tapete colorido com um brilho nos olhos ouvindo e mergulhando neste mágico mundo de Faz-de- Conta.

Só um detalhe não me agradou muito que foi o comportamento de Peter Pan depois que derrota o Capitão Gancho.

A edição de bolso conta com uma mini apresentação de Flávia Lins falando sobre a obra e o autor, alem desta capa linda, ótima tradução e livro fácil de manusear.
4,5/5 estrelas

site: https://www.gataleitora,com,br

a pequena dani ð 15/06/2020

um dos melhores livros que eu já li!!! faz sua imaginação voar, te faz pensar sobre sua criança interior! É um livro escrito por um sonhador para leitores sonhadores. ?

Dan 15/06/2020

Eu acredito em fadas
Peter Pan é um dos meus filmes favoritos até hoje, poder mergulhar nessas páginas foi um ótimo escape para os dias atuais! Adorei a leitura.

Mariana 15/06/2020

Pura imaginação...
A forma como Barrie escreveu este livro é sensacional. É preciso compreender de fato a imaginação fértil das crianças para escrever uma obra assim, e ele o fez de forma perfeita. Ler Peter Pan é como voltar a der criança! Vale muito a pena!

Tiago Silva 11/06/2020

Me surpreendeu de uma forma negativa.
O personagem do Peter Pan me irritou tanto que quase abandonei o livro.

Ana 08/06/2020

Esse livro me trouxe um grande valor sentimental.

Ele tem um toque de fantasia, drama e realidade, até porque mostra como ninguém é totalmente bom ou mal.

Tania 07/06/2020

Adoro historias infantis, por incrível que pareça nunca tinha lido Peter Pan. Adorei o final do livro e a síndrome de Peter Pan, que é quando um adulto se comporta como adolescente , se negando a crescer e ter responsabilidades. Foi bem util!