Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Mi Vichi 28/01/2024

Uma história escrita para um menino que nunca cresceu, pois não teve a chance de crescer - entender a inspiração para a história me quebra demais ?

sofi 28/01/2024

Peter pan
É muito interessante ver a obra original e como ela foi mudando e se adaptando ao tempo atual mas sempre mantendo sua essência

_carolthome 26/01/2024

Um dos livros mais mágicos que eu já li na minha vida
Preciso começar dizendo que eu nunca fui muito fã de nenhum filme específico de Peter Pan, mas sempre fui fã de absolutamente todos os filmes da Tinker Bell. Talvez por isso o livro tenha me pegado tão de surpresa. A Terra do Nunca, muito mais do que um lugar onde os sonhos são reais e as crianças nunca crescem, para mim ela representa esperança. Esperança de sonhar, de realizar e de ser livre. Crescer é difícil, mas talvez a parte mais difícil seja deixar de acreditar que coisas boas ainda podem acontecer e que sonhos são para ser realizados.
A narrativa flui muito bem, o narrador é de longe uma das melhores coisas do livro, sempre conversando com o leitor e deixando claro suas opiniões sobre o que acontece. Peter Pan é o personagem mais irritante e é impossível não querer guardar Wendy em um potinho. O subtexto sobre mulheres, meninas e mães, junto com os péssimos estereótipos sobre povos originários foram os únicos elementos que me fizeram não amar totalmente essa obra e transformá-la em um dos livros da minha vida. De resto, acredito que seja uma fantasia que vale a leitura

kirtemis 24/01/2024

Todas as crianças crescem, menos uma.
Acho que esse é um ótimo título, afinal, todas as crianças crescem, eu cresci. Pra ser bem sincera, mesmo crescida, me senti extremamente infantil ao ler as resenhas de outras pessoas... Pois pra mim, ler Peter Pan foi uma aventura e tanto, me sentia eufórica a cada página, e foi nessa de "só mais um capítulo" que terminei o livro no mesmo dia em que comecei, e agora clamo por uma versão física dele. Sou apaixonada por livros assim, livros mágicos! Amo tudo que tem fada, tudo que tem sereia, tudo que têm piratas, tudo que tem beijo de amor verdadeiro. Eu amo Peter Pan... Já tinha um enorme carinho pela animação e pelo live action de 2003, e agora meu amor vai ser direcionado ao livro também.
Acabei de terminar o livro, ainda tô bastante emocionada e sensível... Caso eu fosse a Wendy, seria egoísmo demais eu deixar tudo e viver pra sempre na Terra do Nunca com o Peter? Eu realmente faria isso! Mesmo o Peter sendo meio sádico, e às vezes realmente irritante e arrogante, fiquei completamente apaixonada por ele. Algo no fundo do meu inconsciente diz que gostaria que ele junto com a Wendy pra sempre.
É realmente um livro lindo, lindo demais. É mágico! Tenha pra mim que esse livro seja muito adequado a adolescentes de 16 anos que, como eu, são apaixonadas por fantasia

P.S: A seguir, um trecho que achei engraçado:

"Wendy se casou de branco, com uma faixa rosa na cintura. É estranho pensar que Peter não tenha invadido a igreja para estragar a cerimônia."

Kelly 24/01/2024

Peter Pan
História do menino que não queria crescer.
Apesar de gostar da história achei essa versão um pouco confusa.

Tai 21/01/2024

Peter Pan
A Terra do Nunca é o lugar onde as crianças não crescem, os piratas são vilões e os índios se tornam aliados.
Gostei de algumas partes próximas do final, como o plano dos piratas e principalmente do gancho para cercar as crianças, saber mais sobre como o Peter tenta voltar para casa mas ele ?já havia sido esquecido?.
Não sei se é um livro que eu leria para meus filhos com as idades que eles tem agora ( 8 e 7 anos ) por causa da narrativa, que achei confusa em muitos momentos, mas recomendo para crianças maiores (11 anos ou mais), e obviamente outros jovens e adultos que gostem de fantasia e de Peter Pan.
A história é 4/5 e foi minha primeira leitura iniciada e finalizada em 2024.

Lora Pontes 18/01/2024

Entregue-se à imaginação
Pra quem conhece o desenho da Disney, não vai notar grandes diferenças no livro. É uma história bem mais infantil do que eu imaginava ( mas eu queria o quê, né!?) E uma viagem deliciosa à terra do nunca e à imaginação das crianças.

Ivonete 15/01/2024

Todas as crianças crescem, menos uma
Já comecei o livro amando essa frase.
Eu gostei bastante da leitura, e das crianças, e de Peter.

Lendo algumas resenhas por aqui vi que muitos não gostam do Peter Pan, por seu jeito arrogante e inconsequente.

Eu acho que ele é como deveria ser, sendo um órfão criado sem regras e disciplina, sem supervisão de adultos para ensinar-lhe limites e tudo mais.

Ele é um garoto livre, que não tem passado por não se lembrar dele, que vive suas aventuras apenas no presente, sem se importar com o amanhã, assim como as crianças são.

Os que julgam Peter ou os meninos perdidos se esqueceram que crianças são essencialmente egoístas e visam o brincar acima de tudo.

Por ser uma história infantil, o tema de crianças lutando me incomodou um pouco.
Mas reflitindo sobre a essência da Terra do Nunca, uma Terra de fantasia infantil, é preciso ter essas aventuras, e coragem, e cenas de batalhas, como acontece no imaginário, como são as brincadeiras no faz-de-conta.

Capitão Gancho é um personagem formidável, eternizado, obra prima da literatura.
Aquele vilão que a gente não sabe se teme ou ama. Ele tem sua densidade, esperteza, e uma certa melancolia que cativa.

A Disney é, para muitos de nós, a porta de entrada para muitas histórias de livros tidos como infantis, mas sabemos que ela suavisa as histórias verdadeiras.

Por isso devemos conhecer os originais.

Lia 12/01/2024

Um prazer conhecer este clássico
Não imaginei que seria uma leitura tão agradável. A história é contada de forma tão contínua e bem amarrada que senti como se estivesse num fluxo de consciência. É bem humorado, tem alguns pontos onde podemos ficar um pouco "bravos" com a visão colocada pelo autor do papel da Wendy e das mães mas a percepção que eu tive é que a intenção do autor foi, usando o bom humor e o absurdo, mostrar a importância da mãe na construção de caráter e de senso de certo e errado na vida de crianças, afinal como o narrador mesmo fala, para viver uma aventura na terra do nunca precisa ser um pouco desalmado.
Foi legal perceber que a adaptação da Disney (a animação) foi bem fiel em boa parte da história em si, minimizando apenas as características grosseiras, agressivas e egocêntricas dos personagens, principalmente do Peter. O Peter beira ao revoltante, totalmente egoísta e uma infantilidade grotescamente acentuada. Achei engraçado perceber a facilidade como os meninos perdidos têm atitudes totalmente reprováveis, mas sem um peso na consciência, não existe consciência.
Enfim, já me alonguei muito. Aproveitei bastante a leitura, me diverti, fiquei chocada em alguns momentos. Vale a pena a leitura.

Thainara 11/01/2024

A história como foi contada precisa de muita reflexão. Acredito que uma criança não iria absorver completamente às lições e metáforas e tudo mais.
Mas esse mundo de fantasia foi bem criativo. Prova que não existem só mocinhos ou só vilões.

Cecilia 10/01/2024

Estou desde a madrugada pensando o que posso ter achado deste livro e como me senti ao lê-lo. Então, fui atrás de outras resenhas e opiniões e percebo que me encontrei em algumas que diziam haver criado muita expectativa para esta leitura pois já estavam acondicionados a infantilização da história, suas magias e propósitos. Afinal quem nunca viu as adaptações cinematográficas desta obra, tanto as animações quanto o live action?
Apesar disso, superei da parte da expectativa e comecei a me colocar como uma recém descobridora deste clássico e sim, a momentos que ao ler você pensa que a história é estranha pela maneira que são utilizados alguns apelidos ou até como o horror é mais forte, sangrento e diabólico do que o esperado. Porém me transporto também para a época na qual foi escrita a peça que foi adaptada aqui e entendo às questões (que fique claro, entender como se passava na época não é concordar).
Sobre a leitura, foi leve, as vezes um pouco confusa. Talvez houvesse muito o que contar e poucas palavras, podendo ser isso o que algumas resenhas colocaram como confuso e embaralhado.

Anderson.Lucena 09/01/2024

Cocoricó
Eu comecei o livro achando Peter, Wendy, João e os meninos perdidos uns malas. Só Miguel se salvava. O passar da história é ok, mas o final desse livro me pegou desprevenido. Chorei um pouquinho aqui. Passei um tempo tentando lembrar quando foi a última vez que eu brinquei, quando foi que eu deixei de ser criança. Acho que é uma leitura necessária pra pais e crianças
natsukashiii 16/01/2024minha estante
uns malas ??? não tava esperando essaKJKKKJKKK

Anderson.Lucena 31/01/2024minha estante
Po, Peter é um fanfarrão, João também tem uns posicionamentos problemáticos, Wendy inicia bem, mas quando chegam na terra do nunca ela começa a mostrar uma personalidade problemática também, e todos eles, tirando o pequeno Miguel e eu arrisco dizer o Gancho, são bem problemáticos. Tudo bem que a terra do nunca causa os efeitos de esquecimento e são todos crianças, mas a má influência de Peter sobre eles não precisa trabalhar tanto pra desviar eles do certo kkkkk

lccs 09/01/2024

Peter pan- Barrie, J. adaptação de Paulo Mendes Campos.
Muito bom o livro, uma leitura muito simples e adequada mesmo à quem não costuma ler, pois é uma leitura leve e com acontecimentos rápidos.
Apesar de não ser a história original escrita por James Barrie, a adaptação de Paulo Mendes foi ainda melhor, com palavras fáceis e calmas.
Considero esse livro bom porque ele nos dá uma sensação de estar ainda em Londres no começo do séc. XX, por conta da linguagem dos personagens e etc.
Recomendo!

Gabriellerosam 08/01/2024minha estante