Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

JoiceCoutinho 07/01/2024

Depois que a gente cresce e lê histórias como essa, que nos foram contadas e transmitidas por filmes, a perspectiva muda bastante.
Não desmerecendo a história, mas alguns pontos são, no mínimo, estranhos. O Capitão Gancho que já teve sua mão arrancada e depois comida por um crocodilo, ainda vive com medo pq o animal simplesmente quer comer o resto do corpo. Wendy "ganha" a função de cuidar de todas as crianças da Terra do Nunca pq ela é menina, coitada. Peter super persuasivo... Bom, é uma aventura e tanto!!
Michela Wakami 08/01/2024minha estante
Eu fiquei frustrada com essa história, muita coisa estranha.

JoiceCoutinho 08/01/2024minha estante
Tbm fiquei, pior foi pensar que, quando criança, achava tudo lindo!

Verdade, Joice. ?

Michela Wakami 08/01/2024minha estante
Não prestávamos atenção nos detalhes. Ou contavam a história de uma forma diferente nos filmes e desenhos.

JoiceCoutinho 08/01/2024minha estante
Realmente. O negócio é tomar cuidado pra não fazermos isso com as crianças atuais ?

Drê 07/01/2024

Nostalgia
Com uma narrativa direta, um narrador bem humorado e uma exaltação da infância, foi fácil ficar presa na história logo nas primeiras páginas.

No início, somos apresentados à família Darling, composta pelo senhor e senhora Darling e seus filhos: Wendy, João e Miguel, que são cuidadas por Naná uma cachorra da raça terra-nova que é bastante exigente em relação aos cuidados e bem estar dos pequenos.
Em certa noite, quanto os pais dos três saem para jantar, Sininho e Peter Pan invadem o quarto em busca da sombra dele, capturada anteriormente por Naná. Após encontrá-la, Pan tenta recolocá-la, mas sem sucesso, levando-o a chorar; o choro acaba despertando Wendy. Depois de costurar a sombra nele e terem uma longa conversa, ela o convence a levá-la à Terra do Nunca. Antes de partir, Wendy acorda os irmãos, e juntos embarcam nessa aventura para a ilha mágica, construída e visitada em sonhos por crianças de todo o mundo. Adultos que já estiveram lá, podem apenas ouvir o som das ondas, pois, ao crescerem, nunca mais conseguem desembarcar na Terra do Nunca.

Apesar de ter amado o livro e considerá-lo um favorito, eu não recomendaria a leitura para crianças. Elas podem não ter o senso crítico necessário para perceber que "Peter Pan" é uma história criada em outra época, com ideias e concepções diferentes das atuais. O que eu quero dizer é que o autor J.M. Barrie retratou a figura feminina como servindo principalmente para cuidar do lar e das crianças, enquanto supervalorizou a imagem masculina através do protagonista e dos meninos perdidos.
Para exemplificar, na cena final, durante o confronto entre Peter e o Capitão Gancho (um vilão bem elaborado, diga-se de passagem), Wendy fica escondida, aparecendo apenas no final da luta para elogiar os meninos. Uma criança lendo o livro pode internalizar e perpetuar essa ideia de inferiorização feminina, algo que é bastante combatido nos dias de hoje.

Para encerrar, fiquei surpresa com o quanto o desenho clássico da Disney e uma Live Action de 2003 foram fiéis ao original, por vezes durante a leitura lembrei de cenas de ambos os filmes que são parecidas com as descritas na obra literária.

fahfah1998 05/01/2024

Ei, menino, por que você está chorando?
Tentei pensar no que escrever sobre um livro infantil que trata de um menino que não queria crescer. Não encontrei palavras. A verdade é que Peter Pan foi além da história do menino que não queria crescer.
As histórias que vemos nos diversos filmes baseados na obra, por melhores que sejam, nunca serão capazes de trazer-nos para dentro da mente de Peter e fazer-nos sentir como sentia-se o garoto.
"Alegre, indecente, desalmado", a criança - sim, uma criança de dentes de leite que vive na Terra do Nunca - em suas aventuras diárias consegue nos mostrar, em seus mais profundos sentimentos (os quais nem ele mesmo compreende) aquilo que ele deseja, almeja, merece: o amor de uma mãe.
E então surge Wendy, a típica menina iglesa bem educada, com seus refinamentos e, ao mesmo tempo, sua bravura. Mas Wendy não pode ser criança para sempre. Ela precisa crescer. Precisa crescer para seus pais, precisa crescer para seus irmãos...e para si. E ela o faz.
A reflexão final que a obra traz e as últimas linhas desse maravilhoso texto me tiraram boas lágrimas e me fizeram recomendar esse clássico para todas as pessoas que amo - aqueles que já cresceram e aqueles que estão por crescer.
E que nosso Peter Pan interior possa estar sempre vivo. Cuidemos dele. Pois precisamos dele, em cada sorriso e cada COCORICÓ que havemos de soltar.

"É claro que, no fim das contas, Wendy deixou que eles fossem embora juntos, voando. Vamos olhar para ela pela última vez e vê-la na janela, observando os dois se afastando no céu até virarem dois pontinhos que mais parecem estrelas."

Daniana.Bittencourt 31/12/2023

Todas as crianças crescem, menos uma...
Há tempos tinha vontade de ler esse clássico e acredito que eu tinha muitas expectativas que foram frustradas durante a leitura. Não gostei muito da escrita e da maneira que o autor se referiu a alguns personagens (patifes, safada...).
A leitura é interessante e até envolvente, mas Peter Pan é um menino arrogante e eu entendo Gancho não o suportar (rsrss).

HeloDf 31/12/2023

Peter Pan
A versão original do clássico é magnífica! E a adaptação da Disney muito parecida com o original. Recomendo muito a leitura!

Beth 31/12/2023

Acho sempre muito curioso ler esses clássicos das histórias infantis que ficaram tanto nas nossas memórias principalmente pelos animações da Disney. Gosto muito de visitá-los, ver comparações, no que se iguala e no que se diferencia.

Num geral, achei uma história de aventura com todos os elementos que o gênero pede: luta, ação, os mocinhos enfrentando os vilões e saindo vitoriosos, claro. Mas apesar de sempre tentar ver esses textos com os olhos da época, não consegui não me incomodar com o papel dado às personagens femininas da trama.

Claro que pessoas vão ter personalidades diferentes e tudo o mais, mas sabemos que esse não é bem o caso, é mais sobre o papel delegado às mulheres na época. Ver a Wendy sempre deixada pra trás, cuidando dos afazeres da casa é de partir o coração. Eu, como criança aventureira que fui, ficaria ofendidíssima se meus amigos partissem em uma aventura e me deixassem costurando meias.

Acho que valeu a leitura, e eu consegui ver uma camada de melancolia por trás de toda a ação, tratando, além de tudo, do processo de amadurecimento, do fim da infância, que é realmente tocante.

E que moleque chato esse Peter Pan, mds.

Ana.Jaeger 28/12/2023

Livro encantador, assim como nos filmes. É uma viagem até a Terra do Nunca, é ver as tocas nas árvores, é voar com eles até além da Lua.

Camila1495 16/12/2023

Peter Pan, o garoto que nunca cresce...
Todas as crianças crescem, menos uma...

Peter Pan representa o espírito da juventude, da aventura, da vivacidade. A medida que crescemos vamos deixando cada dia um pouquinho para trás....

É uma adaptação boa para as crianças, mas não segue a história original, até o nome da Fada Sininho é trocado por Tinker Bell...

Sama Vicky 10/12/2023

Me surpreendeu!
Achei que não ia gostar, já tinha lido um pouco há uns dois anos atrás e abandonei, mas dei mais uma chance e não podia ter tomado uma decisão melhor!

Estou numa vibe fantasia infantojuvenil e contos de fadas então, não tinha como não me apaixonar por essa história. Chego a achar melhor que a adaptação da Disney, e olha que eu, quando criança, amava o Peter Pan da Disney. Mas o Peter do livro é tão crianção, idiota, brincalhão, orgulhoso e inconsequente que não tem como não simpatizar com ele ou achar graça da forma de como ele age, afinal não passa de uma criança birrenta rs.
O maior ponto forte na minha opinião, foi a construção das crianças. Elas realmente parecem crianças, apesar de serem bravos guerreiros que lutam contra piratas, elas ainda vão agir de forma egoísta algumas vezes, chorar e fazer birra por pouca coisa.
Enfim, ótima leitura, gostei demais da narração também. Recomendadíssimo para todas as idades!

liviabitencourt 09/12/2023

Clássico Favorito
Peter Pan sempre foi o meu clássico favorito!! Assisti todas as versões de filmes inúmeras vezes, já tinha comprado o livro faz tempo, mas enrolava para ler, talvez com medo de não gosta tanto quanto os livros! Mas me surpreendi, eu simplesmente amei!!

Rafittha 30/11/2023

Peter Pan
Um livro que veio parar na minha estante por acaso e, depois de um tempo, decidi dar uma chance.

Leitura curta, fluida e de fácil entendimento. Ótimo para ler um um dia.

Clássico atemporal, dispensa explicações sobre o enredo. Mas me vejo na obrigação de mencionar o quão diferente é do filme da Disney.

O livro trata de forma seca, crua e até direta demais, assuntos perturbadores como: Abandono, traumas, solidão, arrependimentos, desvio de identidade (de caráter!?), dependência emocional e questões mal resolvidas.

Devido a época em que foi escrito é possível observar um comportamento sexista na menção dos papéis a serem exercidos por pai e mãe. O que não atrapa em nada na leitura, mas torna possível a reflexão crítica. Devo mencionar o comportamento agressivo e estranhamente psicopático da Sininho, uma personagem tão amada, mas com uma personalidade forte e destrutiva.

Synthia 30/11/2023

Outro clássico lido que gostei. Não consigo separar do desenho da Disney e é sempre interessante ver o que eles pegam da história e criam algo novo a partir disso. Devo dizer que achei bem tosco o pai enfiado na casinha do cachorro e ver o quanto Sininho é basicamente uma psicopata kkkk.

Pedro_henriquee 24/11/2023

Peter
É incrível como esse faz de conta é tão aconchegante e lindo, mesmo com tanta diferença da animação da Disney que foi meu primeiro contato com Peter Pan. Gostei bastante da leitura do começo ao fim. Achei muito legal o narrador contando a história para o leitor parecia que eu estava sentando e uma pssoa estava me contando uma história, me envolvendo em muitos momentos.Fiquei surpreso como o Peter é durante a história ele acaba esquecendo a Wendy, João e Miguel, se ele passar muito tempo se vê-los, mas é explicado durante a leitura. A leitura é filisofica deixa a gente refletindo sobre a vida e o passado e muitas angustias que tivemos na vida. Temos que sempre lembrar quando lembramos de Peter Pan, é que ele é uma criança e ele tem memória curta e muitas vezes sem noção do que está fazendo. Muitos dizem que ele é do mau, e que ele obriga as crianças a ficarem na terra do nunca mas lendo a verdadeira história começando por (pequeno pássaro branco). Você ver que não é o Peter que obriga e que mata crianças etc como muitas teorias tem por aí. Peter pra mim sempre será a melhor história de contos de fadas. J.M. Barrie fez uma obra prima o cara criou a terra do nunca o lugar mais maravilhoso de contos de fadas!

GB Books 21/11/2023

Muito fofo
Eu amei ler sobre Peter Pan, a forma que o autor fez a narrativa foi incrível, como se realmente estivesse conversando conosco, contando a história como se fosse uma história de um vô para sua neta. Ao mesmo tempo que Peter Pan é meu personagem favorito, Gancho nunca deixou de ser também, ainda mais depois de ler a teoria na qual Peter é o vilão.