Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Rafa 29/06/2023

Eu gostei, no começo eu estava mais empolgada com a leitura, mas do meio para o final eu fui desanimando um pouco. Eu tinha criado muitas expectativas, mas o livro é bom. Gostei muito do final, aqueceu meu coração!

Ewellin1 27/06/2023

Não tem jeito melhor de descrever essa leitura do que mágica. É tão bom de ler. O jeito que eles entram na casa, a forma que os ambientes são descritos, as fadas, as histórias.
Sabia que a luzinha da sininho é branca?Mas eu fiquei muito surpresa com a falta de importância que eles deram pras mortes no livro, de repente vários piratas foram mortos e os meninos só ficavam mais animados com o próprio sucesso. O livro chama as crianças de "alegres, inocentes e desalmadas", principalmente pelo fato de eles não terem nenhum remorso em abandonar seus pais para viver suas aventuras.
Sem dúvida o que mais me chamou atenção foi a falta de memória de Peter. Chega a assustar, você tem medo que ele esqueça definitivamente da Wendy ou de alguma coisa importante. A história é muito cativante, eu recomendo muitíssimo.

Lara Ulguim 23/06/2023

Um clássico é um clássico!
Conheço a história breve do Peter Pan, a partir dos filmes aos quais assistia quando era criança. Ao ler a obra, desbloqueou cada pedaço de memória a qual nem sabia que tinha ainda sobre os feitos cinematográficos. Das memórias de infância e da sensação de inocência percorrida pela Terra do Nunca. Pela sensação de finais felizes e a magia dos contos de fadas. Mas só agora lendo com um pouco mais de cabeça pra isso, entendo certos pontos os quais a inocência não permitia. Como por exemplo o final, que concerteza não foi de fato um final feliz, pelo menos para Peter Pan.
Além das atuais revelações e teorias, de que sim, Peter Pan é um personagem complexo, e um bom e velho anti-herói.
O que me trás um olhar com mais serenidade ao personagem, Capitão Gancho.

OBS: Entretanto, serão cenas dos próximos capítulos, através da mais nova adaptação feita pela Disney, relatando tais questões.

(Ou pra quem já viu "Once Upon a Time" já manja muito bem disso.)

Natália 20/06/2023

"Todas as crianças crescem, menos uma."
Em Peter Pan, acompanhamos as aventuras de Peter, Wendy, João, Miguel e os meninos perdidos da Terra do Nunca, um lugar mágico povoado por fadas, sereias, piratas, indígenas e onde as crianças nunca crescem. Assim como a maioria das pessoas que conheço, cresci assistindo ao filme da Disney. Mas posso te garantir que há grandes diferenças para o livro. No livro, há uma participação maior da Sininho e a personalidade do Peter é mais construída. O Peter Pan do livro tem uma personalidade que mescla inocência com frieza, valentia com egoísmo e até uma certa falta de empatia em algumas ocasiões. O livro até aborda que ele é uma criança que ainda "tem todos os dentes de leite", o que na minha visão é significativo para certas atitudes do personagem, pois vejo que ele não age por maldade, mas sim por falta de maturidade, como a criança que para sempre será. Achei interessante e brilhante a maneira como os personagens são construídos, como Wendy tão maternal e acolhedora com os meninos, que passam a tratá-la exatamente como uma mãe, figura essa que eles já não se lembram como era.
Não sei mensurar o que gosto mais, se do livro ou do filme, porque gosto muito de ambos.

Foi uma delícia ler esse livro e recomendo muito a leitura.

Heverson Santos 17/06/2023

Esperava mais
A história é infantil, já esperava isso, obviamente, mas deixa muito a desejar, falta ação, continuidade, tornar a magia palpável... Talvez eu tenha vindo com muita espectativa, mas não gostei de Peter Pan.

Iris.Kawane 13/06/2023

Eu gostei! E você, Bico?
Gente, uma gracinha de livro. Gostei muito de ler!
Cada vez que o Peter exclamava "Ah! Eu sou tão esperto!" eu sorria e queria que ele fosse real pra eu poder dar um abraço bem apertado nele.
Amei a parte com o Pássaro do Nunca, a parte do dedal, ri horrores.
Recomendo muito. Todos temos que ter um pouco de Peter Pan em nós, mesmo depois de adultos.

Priscila.Damiani 12/06/2023

@ler.terapia - (Esta resenha não contém spoiler)
?Quando a novidade chama, as crianças estão sempre prontas para desertar aqueles que mais amam."

Peter Pan, aquele clássico inesquecível.

Escrito há mais de um século, nos trás uma narrativa intrigante, reflexiva, mágica e melancólica.

O livro conta a história de Peter Pan, um menino que vive na Terra do nunca, a terra da fantasia que tem um pouquinho da imaginação de cada criança.
Um mundo onde crianças não crescem, não gostam de regras ou responsabilidades. Mas mesmo assim, sentem falta delas.

Conhecemos também Wendy, uma menina boa, cheia de imaginação e criatividade. E seus dois irmãos, Miguel e João.

Fascinados pela Terra do Nunca e cheios de curiosidade, eles se sentem instigados a partir com Peter.

Sentem desejo de conhecer tudo que há de mágico naquela terra. Os meninos perdidos, sereias, fadas, índios e até mesmo os piratas. Não se intimidam ao ouvir falar do Capitão Gancho, o arqui inimigo de Peter Pan.

O livro trás a perspectivas de vários personagens. Contado em terceira pessoa, a narrativa e bem clara e objetiva. Nos dando a oportunidade de conhecer as fragilidades de vilões e as maldades dos mocinhos.

Gostei muito de ler sob a perspectiva da Sra. Darling, a mãe de Wendy, João e Miguel. O que é pouco retratado nas animações da Disney, é bem explorado no livro.

A narrativa nos trás algumas reflexões. Como por exemplo, não esquecermos a criança que existe dentro de nós. Ser leve, alegre e desalmado, rs.
"Deixar" existir um pouco de magia em nossos corações, mesmo depois de crescidos. Ser menos engessado e metódico. Lembrar de ser sua prioridade em meio a tanta pressão do dia a dia.

Por outro lado, trás alguns questionamentos sobre a imaturidade, egoísmo, frustrações e o abandono.

Mas essa parte deixo pra conversar com quem leu o livro e quiser falar sobre essas polêmicas sem medo de dar spoiler, hehehehehe...

Mas no fim, eu curti muito a magia da leitura, amo livros que me tiram do mundo real. Foi leve, divertida e fluida. E a reflexão mais forte que ficou no meu coração foi: Mães são necessárias e indispensáveis para a evolução e transformação de seus filhos. Sem elas, com certeza, o quebra cabeça não será completo. Faz parte da natureza.

Alerta de gatilhos: abandono

"Eu sou a juventude, eu sou a alegria...Sou um passarinho que furou a casca de ovo."

Zapoo 10/06/2023

O menino que não cresce !
É um conto engraçado pacas, ri várias vezes sozinho, parecendo um maluco esquizofrênico. O estilo da narração irônica, a ridicularização do Jorge, o pai; Gancho e todos os outros adultos com uma imagem a zelar foi o que mais se destacou pra mim.
Em relação ao Peter, é um menino muito confuso, cheio de si, realmente um moleque que nunca irá crescer, sempre imaturo, dá até pena das outras crianças por seguirem esse patife heroico, várias vezes a narração nos denuncia que os meninos têm medo dele. Ainda é revoltado com a mãe! Por isso o problema na cabeça. Porém é uma característica muito peculiar, deixa a história mais intrigante e divertida.

E como sempre, o livro é diferente do desenho da Disney, apenas alguns fragmentos foram tirados pra realizar o longa, então vale a leitura para uma nova experiência.

vwmpire 09/06/2023

Seu sorriso dizia: ?Morrer vai ser uma grande aventura.?
Primeira vez que leio esse clássico da literatura, embora não seja a primeira vez que tenho contato com o personagem. Acredito que a grande maioria, assim como eu, tenha conhecido Peter Pan através do live action de 2003 ou da animação da Disney.

Uma das coisas que mais me fez gostar do livro foi a narração. O próprio narrador de vez em quando nos dá spoiler do que vai acontecer no livro. Por ser onisciente ele já sabe de tudo que vai acontecer na história e parece não conseguir se conter de ansiedade e acaba nos contando o futuro. Inclusive há a quebra da quarta parede, pois o narrador em vários momentos se dirige diretamente aos leitores, além de que ele sabe que tudo não passa de uma história de fantasia em um livro.

Foi legal conhecer mais sobre Peter Pan, ele é mais arrogante do que as adaptações mostram, e não é aquele menino de todo bom que muitos pensam. Há vários que acreditam que ele é o verdadeiro vilão da história ? a série de televisão Once Upon a Time trouxe essa narrativa do Peter sendo o grande vilão da Terra do Nunca e o capitão Gancho sendo uma de suas vítimas ?, mas eu não penso assim. Ele, como toda criança, tem seus bons e maus momentos, e não acho que seus maus momentos façam dele um vilão.

Uma coisa que me decepcionou um pouco foi não ter tido tanto da Wendy como eu imaginava que teria. Gostaria que a personagem fosse mais explorada e participativa nas aventuras e não ficasse tanto presa naquele papel de mãe dos meninos. Mas apesar disso, foi uma ótima leitura, quem ainda não leu, leia, e se permitam conhecer um pouco mais da história do menino que se recusava a crescer.

Caio.DeMorais 07/06/2023

Para adultos que querem voltar a ser criança...
E para as crianças que querem crescer logo.

Eu já havia lido esse livro a muito tempo, que como o Peter e Wendy acabei esquecendo.

Eu já com os meus 26 anos, já adulto, voltar a ler Peter Pan, talvez para alguns pode não ser tão gratificante, e eu acreditava nisso.

Mas após começar a ler eu fiquei espantado o qual divertido e acolhedor é essa literatura, é uma das poucas leituras em que eu senti, um quentinho no coração logo no início, e isso é um ótimo sinal.

Admito que quando chegou do meio pra o final, fiquei apreensivo e queria que a acabasse logo, mas quando cheguei no último capítulo, eu desabei a chorar, pode ser pq eu seja uma manteiga derretida... Talvez.

Mas aquele final me quebrou.

Adorei a experiência de voltar a ler Peter Pan, e recomendo a todos que apreciam leitura clássica voltada para o público infantil.
Lucas1737 16/06/2023minha estante
Amo esse livro

Alessandro117 04/06/2023

O menino dos dentes de leite
Adoro quando o livro infantil consegue tocar nossos corações.
No livro, o querido Peter consegue encantar com sua juventude arrogante e seu mar de aventuras.
A criança que não quer crescer viverá eternamente na terra do nunca.
Não entendo por que algumas pessoas dizem que ele é o vilão da história, só consigo ver uma figura cheia de significados.
Os personagens são maravilhosos e a escrita é simplesmente linda.

Lazullitta 02/06/2023

Crescer é Doloroso
Mesmo conhecendo a história pelo clássico da Disney não esperava muito desse livro, Peter Pan nunca foi uma história que me cativava, mas a leitura foi muito gostosa. No começo é um pouco confuso pela forma como o narrador conta a história e volto sentir a mesma sensação no final, a quebra da "quarta parede" nesse caso não é necessariamente interessante.
O livro também tem um ar muito poético e em determinados momentos deixa confuso ou dá muita classe.
É uma leitura bem leve e divertida, mas não sei se consideraria para crianças, tem muita violência e vai que uma criança se joga de um lugar para saber se sabe voar, sei lá, pensei nessa possibilidade quando Wendy dizia do coração inocente e nobre, nunca deve ter acontecido, mas passou pela minha cabeça essa possibilidade. Fora que as crianças não foram punidas por fugirem e não traz uma lição para nenhuma delas, claro não é o intuito do livro, não é uma jornada do herói, mas uma punição deveria ter.
A história fala sobre crescer e o quanto isso pode ser doloroso, como as memórias vão esvaindo e nada é mais como antes e tudo vai acontecendo de forma tão sutil que quando percebemos é tão triste, Peter Pan quer fugir da realidade e ele consegue, mas nós infelizmente não.

jessica.clarissa.9 30/05/2023

Segunda à direita e depois direto até amanhã de manhã ?
Eu acho q normalmente a minha geração teve o primeiro contato com Peter Pan com clássico da Disney 1953 ou em outras tantas versões (a minha favorita é Hook 1991) e até a mais recente live action e finalmente lendo esse clássico me faz entender pq tantas versões.
Essa estória é sobre como é mágico ser criança a inocência e o acreditar nas brincadeiras no "faz de conta" o quão fascinante e o personagem Peter Pan que beira a vilania, porém tem uma inocência que faz retroceder da maldade.
J. M tem uma escrita profunda mesmo livro sendo fácil de ler, tem citações que quando a gente já tá grande e entende muito bem é um tiro certeiro e claro como homem branco tem muito perjorativo com os povos originários que, aliás que nos filmes só foram corrigir esse erro no live action 2023 da Disney.
Enfim, amei o livro e a mensagem final ?

Raposinha1 29/05/2023

Tried to change the ending Peter losing Wendy-Taylor swift
É uma delícia ler essa história, tudo bem que ela é dita com uma obra infantil (não sei se concorda, tem cenas bem violentas). Mas acho que acaba sendo uma boa leitura capaz de te transportar de volta para a infância ou Terra do nunca, como vc acha melhor.

Acho q toda criança já teve um pouco de Peter Pan e todo adulto já teve um pouco de capitão gancho, acho q o segredo mesmo é ser a Wendy.

Bom, eu indico a leitura e deixo claro que mesmo sendo um clássico ele é divertido de ler.