Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Ana Lícia 23/03/2024

Gostinho de infância
Leitura apaixonante e cativante.
Fiquei presa a Peter Pan, Sininho, Wendy e seus irmãos. Sua doce e perfeita mãe, seu pai dramático e amoroso, sua cachorra Naná, fiel e inteligente.
O que falar de Capitão Gancho? Vilão muito bem escrito, malvado, charmoso e cheio de nuances. Não deixando de lado os outros piratas e os meninos perdidos, que também são maravilhosos. Peter Pan é uma aventura que mexe com o imaginário, com fadas, piratas e sereias. Personagens agradáveis de acompanhar e um narrador divertidíssimo.

lolaa 22/03/2024

PETER PAN
Já li e reli esse livro muitas vezes quando era pequena. Achei ele jogado em um canto do meu armário de livros e decidi relembrar da minha infância.
Pequenos detalhes que eu nem me lembrava e que aqueceram meu coração.
Reler um livro que fez parte da minha infância é um sentimento incrível e único.

Isabela1215 19/03/2024

Que delícia foi fazer essa leitura. Tinha muito receio de ter uma má experiência mas foi absolutamente o contrário. Apesar de, com os olhos de hoje entender que a história pode ser questionada em muitos pontos, principalmente no que tange os papeis de gênero, continuo admirando a história, seu poder e atemporalidade. Na verdade, acho que é uma grande oportunidade de se debater essas questões em cima desse enredo tão magnífico, ao mesmo tempo tão simples. Por fim, acho que o que mais me cativou, que não lembro se é representado no filme ou não, é a voz do narrador, que faz com que a experiência de leitura seja ainda mais divertida.

jessyroux 06/03/2024

"Voei na Terra do Nunca com Peter Pan."
"Peter Pan" sempre foi uma história que me fascinou desde a infância. A ideia de um lugar onde as crianças podem voar, lutar contra piratas e viver aventuras sem fim sempre despertou minha imaginação. A mensagem sobre a importância da amizade e da imaginação é algo que ressoa profundamente comigo, e cada vez que revisito a história, me sinto transportado para um mundo de magia e possibilidades infinitas.

No entanto, ao mesmo tempo, também reconheço que a história pode levantar algumas questões, como a representação de Peter Pan como um símbolo da recusa em crescer. Às vezes, me pergunto se isso pode ser interpretado como uma fuga das responsabilidades da vida adulta. Além disso, a dinâmica entre Peter e Wendy pode ser vista de diferentes maneiras, levantando questões sobre gênero e o papel das mulheres na narrativa.

Apesar dessas reflexões, para mim, "Peter Pan" continua sendo uma história mágica e atemporal que captura a essência da infância e nos lembra da importância de manter viva a chama da imaginação e da aventura em nossos corações, não importa a idade que tenhamos. É uma obra que eu sempre guardarei com carinho em meu coração.

Hannabianca0 01/03/2024

Que livrinho precioso, foi um aconchego no meu coração, mas eu queria ter lido mais devagar pra aproveitar um pouco mais a leitura. É uma história muito simples, aquela que todo mundo conhece de cor. ?Todas as crianças crescem, menos uma?, Peter. Eu amo a mitologia desse livro, todos os que vivem na terra do nunca, a mitologia das fadas, as diferentes personalidades dos meninos perdidos e como isso influencia diretamente no conflito que inicia algumas aventuras. Amo a caracterização do Gancho, é simplesmente um vilão icônico. O Peter Pan é uma figura instigante, ele me dava muita raiva às vezes, mas acho que podemos tirar muitas reflexões de seu comportamento. Queria saber o que realmente aconteceu naquela noite em que ele voltou pra casa, assim como também queria saber mais sobre o passado do gancho antes de virar pirata. O último capítulo: ?Quando Wendy cresceu? me deixou muito triste, o fato de que o Miguel foi o último dos meninos que ainda acreditava no Peter junto da Wendy, foi como um soco na minha infância.
Mas com certeza a coisa que mais me encantou foi a narração. Acho que cinquenta por cento do charme desse livro é graças a essa escrita que conecta a gente com o narrador como se ele fosse um amigo próximo, que conta a história de um modo mágico mas que não deixa de opinar sobre os acontecimentos. Que história linda, mágica, claro que é um clássico.
Pode parecer besteira mas eu gostaria de não saber o que ia acontecer. Resolvi reassistir o filme live action de 2003 umas semanas antes de ler o livro, o que talvez tenha maneirando um pouco o deslumbre da minha experiência. Tipo, a surpresa com os acontecimentos e etc.
Mas eu recomendo esse livro para todo mundo, de todas as idades, é uma história narrada de maneira simples, cativante, mas muito rica, e com um final que me deixou com lágrimas nos olhos. Fora que essa edição de luxo da Zahar é linda demais.

Myllena.Dvulhatka 27/02/2024

Clássico
Acredito que essa seja a versão original de Peter Pan, se não for, teve pouquíssimas alterações, pois a história é um pouco diferente dos filmes da disney.

Kot 24/02/2024

Mágico
Esse livro foi projeto de leitura na minha escola, numa fase em que eu detestava livros e julgava todo livro que eu lia, mas esse em especial eu lembro de cor, eu amei ele, cheguei a reler duas ou três vezes. Eu achei tão interessante que podemos ver a história mais detalhada, do que era contado nos desenhos e é um livro bem pequeno, da pra ler todo em uma tardinha. É uma história realmente maravilhosa, me traz a lembrança de quando eu lia ele, um conforto. Recomendo!

Melissa 21/02/2024

Levei um Susto
Eu já tinha lido muitos originais e já tinha me acostumado com as histórias macabras por trás das adaptações da Disney, mas confesso que demorei pra engatar na leitura e fiquei meio assustada com algumas atitudes meio pesadas do verdadeiro Peter Pan.

Pedro.Calderipe 19/02/2024

Peter pan
Maravilhoso, já se inicia com uma frase impactante que prende o leitor, "todas as crianças crescem menos uma". Peter é um personagem muito complexo e seu antagonista o capitão gancho não fica atrás.

Marina vitória 16/02/2024

Peter pan
Peter Pan ensina os  irmãos Darling, que a forma de chegar à Terra do Nunca é através do voo que só é possível através de pensamentos felizes.
A ilha onde está localizada a Terra do Nunca também abriga fadas,  sereias e seres estranhos.
Nessa aventura, as crianças precisam enfrentar juntos o malvado Capitão Gancho e seus piratas, além de muitos outros perigos.
Wendy a única menina do local acaba virando uma figura materna para os meninos perdidos. A história também aborda a recusa de Peter Pan a crescer, deixar se ser uma criança  e deixar para trás a Terra do nunca e sua vida cheia de aventuras e de magia.

Rafael1638 13/02/2024

Sem spoiler
Que história linda! É um prazer reler isso e me sentir como criança novamente! Um conto de fadas perfeito e com certeza consigo me ver lendo isso para meus filhos!

SocorroBaptista 12/02/2024

Lembrei tanto de minha infância, e da tradução de Monteiro Lobato que li ainda criança. Adorei finalmente ler o texto de Barrie, e me apaixonar mais uma vez pelo garoto que se recusa a crescer. Bom demais.

Jhol.ramos 11/02/2024

Um livro para todas as idades
O livro superou as minhas expectativas. A obra é de uma riqueza simbólica, tanto pela questão do próprio Peter Pan ser uma criança que procura desesperadamente por uma mãe, mas que age negando as idealizações em que os adultos põe nas crianças para vir a ser suas apostas narcisistas futuras, preferindo se manter criança para sempre, quanto pelo lado de Wendy, que o livro retrata desse lugar da mulher enquanto mãe e dona de casa (obviamente levando em consideração o contexto em que foi escrito). O livro também aborda outras questões como o fato dos adultos perderem a capacidade de irem para a terra do Nunca ou voarem, no qual podem ser interpretados pela perda da imaginação infantil.