Silvio 10/02/2011
Cinco razões para ler Marketing na Era Digital
O objetivo do livro é auxiliar o leitor a desenvolver estratégias de marketing englobando e usando adequadamente as plataformas de tecnologias digitais existentes e emergentes no cenário atual. Para tanto, o livro apresenta e discute três importantes aspectos que impactam profundamente as estratégias de marketing. O primeiro aspecto abordado são as transformações no macro e no microambiente de marketing causadas pela difusão das plataformas e tecnologias digitais na sociedade, mudando de forma sensível a cultura: como as pessoas compram, se divertem, se comunicam, trabalham, etc. O segundo aspecto abordado são as novas possibilidades de plataformas e tecnologias digitais que se apresentam como opções para o planejamento estratégico de marketing. O terceiro aspecto discutido é estratégico, o de como utilizar as plataformas e tecnologias digitais de forma adequada, em combinação com as tradicionais, para comporem planos de marketing bem-sucedidos.
Autora
Engenheira com pós-graduação em marketing e design gráfico, mestra doutoranda em artes pela ECA/USP, autora do livro SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca, Martha Gabriel (www.martha.com.br) é hoje uma das principais gurus do marketing digital no Brasil.
Conceito principal do livro
Marketing na Era Digital consegue abranger todo o panorama atual da tecnologia ao marketing digital, fazendo uma apresentação de cada uma, assim como as principais estratégias e táticas possíveis. É, portanto, uma fonte de consulta indispensável tanto para os profissionais da área quanto para empresários e empreendedores que querem conhecer e explorar o marketing digital em seus negócios.
5 motivos para ler
1. Da mesma forma que Philip Kotler consegue reunir todas a tendências e ações de marketing mundial em suas edições de Administração de Marketing, Martha Gabriel faz o mesmo em relação ao marketing digital, transformando seu novo livro na bíblia dos profissionais do setor. O livro abrange praticamente tudo; nos 15 capítulos do livro, são apresentados desde os conceitos essenciais do marketing à presença digital, passando por redes sociais, mobile marketing, realidade aumentada, e-mail marketing, SEO e SEM, sem contar as novas tendências como os displays digitais, branded experience e social commerce).
2. Apresenta conceitos, tecnologias e novas siglas (como SMO, SMM, WOMM) de forma clara e didática.
3. A cada apresentação Martha aborda também as principais estratégias de marketing que podem ser aplicadas a cada tecnologia e ou plataforma, com centenas de referências bibliográficas e da própria internet.
4. Há também centenas de exemplos para as ações sugeridas e explicadas, disponíveis em diversos links para consulta. A autora se preocupou também com a atualidade, assim podemos encontrar inclusive referência do fenômeno “Cala a Boca Galvão”.
5. Matha Gabriel também procura fazer o livro interagir com a internet. Além dos diversos links para outros conteúdos, os capítulos são permeados por QRcodes. Baixando um programa em um smartphone equipado com câmera e conectado à internet, é possível acessar conteúdos exclusivos, incluindo uma apresentação do livro em realidade aumentada.
Trecho
Martha foi muito feliz ao mencionar que os profissionais de marketing não tem conhecimento de tecnologia e os profissionais de tecnologia não tem conhecimento de marketing, o que é verdade. Por isso, reafirmo que esta é uma obra completa para quem deseja definitivamente fazer uma imersão em marketing digital, independentemente da formação. Muitas vezes tenho dificuldade em indicar bons livros que contemplem vários assuntos do universo do marketing digital, porém agora me sinto mais à vontade para indicar esta obra que agradará a todos os profissionais, estudantes e empreendedores que ambicionam iniciar seus conhcimentos na área mas também a quem já está atuando. (Prefácio de Romeo Busarello, diretor de ambientes digitais da Tecnisa e professor de pós-graduação da ESPM e Insper).
Serviço
Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias
Martha Gabriel
Editora Novatec
424 páginas
Ano: 2010
Preço: 83,00