Quem é você, Alasca?

Quem é você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

Rachel 24/04/2024

"Ela me olhou e abriu um sorriso largo, e um sorriso assim tão largo em seu rosto estreito talvez lhe desse um ar meio tolo não fosse a inquestionável elegância de seus olhos verdes. Ela sorriu com todo o encantamento de uma criança na noite de Natal."
- Miles Halter (Gordo) "Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
- Alasca Young

Olá pessoal
Hoje eu vim comentar sobre esse queridinho de @johngreenwritesbooks Quem é Você Alasca?

O livro "Quem É Você, Alasca?" conta a história de Miles Halter, um adolescente fissurado por últimas palavras ditas por pessoas célebres e que está a procura de uma mudança em sua vida, pois se cansa de sua vida pacata e insossa em casa. Em busca do "Grande Talvez", Miles vai estudar num colégio interno. Nesta nova vida ele conhece Alasca Young, uma garota inteligente, mas muito problemática que o levará para uma jornada inesperada.

Em suma, John Green não é só A Culpa das Estrelas. Esse livro e muito bom, mesmo com um final trágico.

Leitura recomendada!!

Amanda547 24/04/2024

Chaaaaaato?
Quem aqui ainda aguenta histórias de adolescentes rebeldes e super misteriosas que algum bobão fica apaixonado por toda sua rebeldia e mistério? PRE GUI ÇA

bibiribis 24/04/2024

8/10
"Sinto muito por tê-la deixado ir, mas você fez a sua escolha. Você me deixou carente de talvezes, preso à porcaria do seu labirinto."

Não dei nada pra esse livro no começo, não vi nada demais no Miles e na sua obsessão por últimas palavras, mas ver ele e seus relacionamentos mudando durante o livro é realmente satisfatório. Não deixo de achar que o John Green tem sim muitos personagens genéricos, mas ele sabe formar algumas personalidades muito boas! A Alasca é o maior exemplo daqui.

O plot quase me fez largar o livro, mas valeu a pena só de ver o Coronel e o Gordo tentando entender o que aconteceu, e ver o Miles filosofando e superando o que aconteceu é impagável.

Enfim, valeu a pena ler, MAS ESSA CAPA É MUITO CAPENGAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Juh 24/04/2024

?Só usamos o futuro para fugir do presente?
De um modo geral esse livro pode ser definido como um sentimento, a cada página você tem uma opinião e uma emoção diferente a respeito dos personagens, são adolescentes, são confusos, problematicos, inconsequentes, egoistas e imprevisíveis.
Miles, ou bujão, é um garoto que não sabia o que era se sentir vivo, e toda nova experiência que vivenciou atribuiu a Alasca, ela era o oposto de bujão ela sabia o que era estar viva mesmo que em alguns momentos não quisesse saber, ela sem dúvida era a personagem mais complexa, uma menina com traumas e fantasmas que ainda a assombravam, ela era intensa e explosiva ao mesmo tempo em que era calma e divertida, ninguém sabia qual dessas era a verdadeira Alasca, nem ela mesmo conseguia dizer quem ela era.
Alasca cometia erros, se auto sabotava e se sentia mal quando acontecia, bujão gostava dela, mas jamais conseguiu a compreender. Ele criou uma ideia sobre Alasca se apegou a uma parte dela e a colocou como verdadeira, como se só ele a enxergasse de verdade, como se ele fosse o único a conseguir decifrar Alasca, o único que poderia ajudar ela a entender o labirinto. O ponto é que Alasca não precisava ser decifrada, ela não queria isso, não queria um desfecho ela só queria uma saída.

Ellen343 24/04/2024

Li Quem é você Alasca a alguns anos, porém era muito jovem para entender a profundidade desta obra, Alasca era toda quebrada e não consegui ver isso naquela época. Me sinto feliz em reler esse livro após anos. Super recomendo a leitura.
Gosto da ideia dos capítulos já nos preparem para o fim e mesmo assim ainda ser um choque.

Anna906 23/04/2024

"Como sairei deste labirinto?"
Comecei o livro muito confusa sobre onde a história estava me levando. Como esse é meu quarto livro do John Green, entrei no romance já esperando aquele liricismo e profundidade tão marcante na escrita dele (pelo menos nas obras que eu li) e fiquei bem desapontada quando não encontrei esses detalhes tão característicos logo de cara. O livro é dividido em duas partes e na primeira parte predominou o aspecto superficial da história e, pra ser bem franca, fiquei bem irritada com os personagens imaturos cujos únicos traços de personalidade, pelo menos os mais destacados, pareciam ser fumar, beber, pornografia e afins. Já tinha até aceitado que o livro seria sem graça quando cheguei na segunda parte.

Tudo que faltou na primeira, venho com gosto na segunda. O discurso levemente filosófico desabrochou, assim como minha simpatia pelos personagens. Aqui, ele (Green) resgata alguns pontos de discussão e reflexão que tinham sido só mencionados na primeira metade e vai a fundo neles. Um desses pontos é uma frase que a própria Alasca lê e adota e que serve quase de tema pro livro todo: "Como sairei deste labirinto?" Gostei também de como o autor deu abertura aqui à reflexão acerca dos relacionamentos entres os personagens, especialmente sobre o contraste entre conexões verdadeiras e aquelas que são simplesmente um fruto da fantasia/imaginação.

A segunda parte, como se pode imaginar, salvou o livro (pelo menos pra mim) e foi o que me levou a dar 3 estrelas, e não menos. Enfim, um começo frustrante, um meio passivamente interessante e um final tocante. Acho que valeu a pena.

P.S.: Tem algumas cenas sexuais bem desnecessárias em minha opinião, então *não* recomendo pra leitores mais jovens.

Lilaaa 22/04/2024

Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão
Comecei a ler esse livro só pra n ficar cm ressaca literária e n deixar minha preguiça me consumir, mas n tinha expectativa NENHUM sobre ele.
Sabia q ele era todo famosinha e hypado, mas não achava ele lá aqls coisas.
Foi um dos primeiros livros em mto tempo q eu li no escuro, sem saber d nada, sem nenhum spoiler, e só tenho a dizer q estou completamente maluca, doida, obcecada por ele.
QUE LIVRO BOM, MEU DEUS DO CÉU!!!!!
para todos que querem ler ele: leiam
para todos q querem provar um livro novo: leiam esse
e para todos cm o psicológico ferrad0: leiam esse livro, e dps procurem ajuda!

SPOILER!!

Eu já esperava q alguém fosse morrer, mas tirei essa conclusão pela capa ("últimas palavras"), mas quando aconteceu, eu entrei em transe.
O livro aborda mtos conteúdos sensíveis e profundos de uma forma muito bonita, me sinto uma nova pessoa

Gilda.Lima 22/04/2024

Foi legal acompanhar a trajetória de um garoto tímido que só quer fazer amigos e se encaixar em uma sociedade. Confesso que fazia um bom tempo que n lia uma leitura mais levinha, falando de dramas adolescentes, e gostei.

Lalasntts0 22/04/2024

Alasca, aquele contra qual o mar quebra
Esse livro definitivamente alugou um espaço na minha cabeça, não só pela forma de escrita do John Green, que particularmente gostei muito, mas também pela própria história, começando a falar da Alaska que muitas vezes me deixou totalmente reflexiva e sem falar das vezes que até me identifiquei com certas coisas que a personagem sentia, eu acho que consegui entender o que ela sentia, vendo que depois de tudo os amigos dela não pareciam entender muito bem, a forma como as vezes ela tinha energia pra ficar com os amigos, zoar e rir e outras vezes quando ela não tinha tanto essa energia e apenas se isolava.

a metáfora do labirinto também foi algo que alugou um espaço na minha cabeça, o que é o labirinto? Como vamos sair dele? O labirinto é o sofrimento e assim como nos labirintos nos perdemos nele, mas como sair?

o protagonista Miles as vezes me irritava por ficar chamando a alaska de "vaca egoísta" sem ao menos pensar no que ela sentia, e na verdade ele só se importava com o romance que ele criou na cabeça dele, sendo ele o verdadeiro egoísta, o coronel e o Takumi não me irritaram até então, achei eles legais.

mas voltando a falar do livro apesar de muita gente falar que a história é ruim, eu achei legal e com certeza tive alguns choques de realidade lendo, porém não achei triste como muita gente fala.

manuzinha23 22/04/2024

QUEM É VOCÊ, ALASCA? !!
"Quem é você, Alasca?" de John Green é uma narrativa que mergulha nas dificuldades da juventude, explorando temas como amor, perda e autodescoberta.

No início, é compreensível sentir-se desconcertado pelo foco em temas mais adultos, como sexo, mas a trama se revela muito mais profunda do que isso.

A morte de Alasca desencadeou uma série de eventos que desafiam os personagens a confrontarem suas próprias limitações e a buscarem significado em suas vidas.

As cartas e o trote adicionam camadas à narrativa, tornando-a mais intrigante e reflexiva. Embora o livro possa não alcançar uma avaliação perfeita (na minha opinião) ele tem a capacidade de provocar reflexão e emoção o torna uma leitura verdadeiramente memorável.

sophzinhaz 21/04/2024

Eu amei esse livro demais
nunca um livro me prendeu tanto assim
porém, para mim, miles tinha "criado" uma alaska na cabeça dele e não amava realmente ela, amava a ideia que ele tinha dela
me irritava o fato que ele sempre achava que era o centro de tudo e o dono da coitadolandia depois que ela morreu pq foi a última pessoa a beija-lá (aí menino tá bommmm afffff, td mundo ficou triste como vc filhao)
mas eu estou apaixonada por esse livro e tudo que tenha a ver!!!!!

tirando isso, eu realmente fiquei mt reflexiva e me fez mudar a percepção de várias coisas, que livro lindo!!

Jaybiom 19/04/2024

O mistério alasca
Primariamente, essa foi minha primeira releitura deste exemplar do ano de 2014 ainda na minha adolescência. A leitura foi tão fluída quanto a primeira vez. No entanto, essa leitura me emocionou mais uma vez e desta vez muito mais profundo. Esse livro tem a capacidade reflexiva muito grande . O seu "grande talvez". O sua saída do " labirinto de sofrimento ". John green nos trás sob ótica dos adolescentes inúmeros traços de vitalidades. E nos deixa aprendizados que embora tenhamos coisas horríves na vida , da pra sobreviver com elas "porque somos indestrutíves quando acreditamos ser". Quem é você , Alasca ? Nunca saberemos , mas aprendemos que nem tudo na vida se retem uma reposta e que ta tudo bem nao termos respostas pra algumas perguntas . E uma última coisa " A maioria dos amores não dura . Mas alguns duram "

Marina.Weckwerth 19/04/2024

Muito bom... mas pesado!
Li esse livro num período tão caótico da minha vida que lembro vagamente de como é. Sabe aquela fase da adolescência que ta tudo dando errado dentro de vc?! Pois é. Talvez hoje não fizesse sentido se eu resolvesse ler de novo. Mas na época, gostei muito. É um livro muito bom, como é de se esperar desse autor, mas também aborda temas muito pesados. Eu diria que é um livro meio mórbido, uma pegada bem poética, pique Brás Cubas kkkkkk
Gostei!

nalu 19/04/2024

PERFEITO
O livro é escrito de uma forma muito inteligente, utilizando nosso tipo de cronologia ?ac e dc?, destacando o antes e o depois de um acontecimento na metade. Ele nos leva a conhecer o ambiente novo junto e com o ponto de vista do miles, e consequentemente a sentir as mesmas emoções que ele no decorrer do livro. Alasca é uma personagem que eu me identifico muito. John green foi muito gênio escrevendo esse livro.