Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

Etiene 14/12/2010

Em busca de um grande talvez
Existem livros que te fazem ver que a vida é engraçada e você morre de rir de situações imprevisíveis e hilárias.

Existem livros que vão te fazer morrer de amores por um garoto ou por uma garota e ver que a vida é uma eterna busca pelo grande talvez, aquela possibilidade intrinseca de ver que a vida valhe a pena, que você tem amigos, familia e pessoas que você ama e que te amam.

Existem livros que vão fazer você se debulhar em lágrimas, vão fazê-lo ficar horas se perguntando qual é o real sentido da vida, se existe esperança e qual o objetivo em continuar vivendo.

Existem livros que vão te encher de duvidas em relação a tudo em que você tinha convicções fortes e formadas e te deixarão perplexo diante da sua incapacidade de compreender tudo.

Existem livros que não vão te dar uma resposta mas vão te mostrar um caminho para ela, um caminho de esperança em construir um sentido e não se sentir tão perdido assim no labirinto da vida.

Existem livros que vão te encher de esperança na possibilidade de não se desesperar para sair do labirinto rápido e diretamente e sim fazer com que você lute pela busca de um grande talvez e a partir dele encontre sua saída do labirinto.

Existem livros, vários livros. Este livro do John Green foi o que melhor me mostrou tudo isso e muito mais.

Então, ignore o fato de achar a capa ou o nome feios ou incompativéis, a beleza da história está a partir da primeira página, quando você é convidado para juntamente com Miles ir em busca do grande talvez, e acaba indo para Culver Creek, um internato onde conhece seus melhores amigos - Coronel, Takumi, Lara - e o amor da sua vida - Alaska.

Então amigos, o que estão esperando? Corram, corram, corram.
Juh Sutti 13/12/2010minha estante
Nossa, amei a resenha, super intensa, já estava doida para ler, agora então!!!

KariVegas 14/12/2010minha estante
Run run run run run! Excelente Eti! Obrigada! Obrigada!

Gabi Wegner 31/01/2013minha estante
Renha linda! Amei!

Lívia 05/03/2013minha estante
Nossa, amei a resenha, super intensa, já estava doida para ler, agora então!!!²

Driih (@dinbookerland) 07/03/2013minha estante
Nossa, amei a resenha, super intensa, já estava doida para ler, agora então!!!³

Biula 02/06/2013minha estante
É exatamente este tipo de resenha que nos incentiva a ler o livro, pequena mas gigante no impacto. Gostei :)

Nanah 06/06/2013minha estante
Gente para quem ainda não comprou, compra lá no site do extra : http://www.extra.com.br/livros/LivrodeLiteraturaEstrangeira/LivrosdeLiteraturaEstrangeiraRomance/Quem-e-Voce-Alasca-o-Primeiro-Amigo-a-Primeira-Garota-as-Ultimas-Palavras-280808.html?IdSku=280808
tá em promoção *--* esse livro em qualquer lugar é 39,90 e lá tá por 22,41 :)

Jeanne 06/08/2013minha estante
Esta resenha, me deixou muito animada para ler o livro.

Klara 12/01/2014minha estante
acabei agora o livro, e simplesmente, você colocou todo o meu sentimento junto a sua resenha

15/01/2014minha estante
Esse livro é bem simples de ler, mas não achei lá essas coisas, eu esperava muito mais.

Amanda 17/01/2014minha estante
Eu amei o livro! Só fiquei meio irritada porque alguns acontecimentos não foram o que eu esperava haha e sempre acontece isso quando eu me envolvo demais com algum livro. No mais, o livro é sensacional tal como John Green. E é impossível não se apaixonar pela Alasca.

Maria Janir Pir 15/02/2014minha estante
Gente, descobri que a Casas Bahia vende livros pelo site e também bem baratinho "Quem é você Alasca" esta por R$ 17,91, ja comprei ouros livros la e eles entregam rapidinho em 2 dias.

Ana Claudia Car 05/03/2014minha estante

Ana Claudia Car 05/03/2014minha estante
Quem é você Alasca?
eu vou te dizer: é muito fácil reconhecer na alasca. traços de uma depressão.
aquela auto confiança toda,a sua melancolia, hoje estou bem, hoje estou mal.
estava na cara só não viu quem não quis, como os amigos dela, poe exemplo, e o garoto, com a sua paixonite infantil.
ficaram tão preocupados em fazer trotes ridiculos, que , nem perceberam o que estava por vir.
depois ficou aquela , lenga, lenga... deles tentando descobrir o que tinha acontecido, que era tão óbvio!
mas quem poderia saber, afinal, ninguém conhecia a alasca realmente.

Mi 12/04/2014minha estante
Gostei do livro , porém não é aquilo que eu esperava.Leva você pensar um pouco sobre sua vida e o labrinto que as vezes vivemos.

re 21/06/2014minha estante
Exatamente isso!!!! Foi o 2 melhor livro que eu ja li, isso que voce escreveu define extamente o que eu sinto a respeito desse livro!

Marina Viana 04/01/2015minha estante
Meu Deus, já estava super ansiosa para ler este livro agora fiquei mais ainda!!!

Nica 27/02/2015minha estante
Eu entrei na página desse livro anteontem e li sua resenha. Eu pensei exatamente seguinte: "que escolha aleatória de frases de impacto, mas legal, lerei o livro" comecei a ler e ontem quando cheguei na metade, fiquei muito chateada e pensei em abandonar! Terminei o livro agora pouco e é incrível sua resenha, obrigada!

Dany.Sousa 21/05/2015minha estante
achei o começo meio chatinho, acho que é pq a vida do miles tbm era, mais depois a história vai transbordando de um jeito, que tudo fica lindo demais! é um livro que faz a gente pensar o quanto a vida é imprevisível, amei!

Nati 29/06/2015minha estante
Uau, amei a resenha! Ansiosa para ler!

Di 01/07/2015minha estante
Não sentia vontade de ler , mas depois dessa resenha , me deu muita vontade.
Parece ser daqueles livros que nos deixam tristes qdo acabamos de ler

DiegovMedeiros 30/04/2016minha estante
Melhor resenha

Mah corazza 19/12/2018minha estante
outro livro com história chata e personagens insuportaveis e descepcionantes.

Keizy.Mirelly 15/01/2020minha estante
Apaixonada pela resenha, parabéns! esse livro é incrivel!

Jacque.Santos 08/05/2020minha estante
Como faz pra ler?

Kari 13/06/2020minha estante
Um dos piores livros q já li. O primeiro livro de John Green q li e me decepcionei logo no início. Nem Alasca é boa, personagens sem carisma, narrativa ridícula. Aí péssimo, nem consegui terminar.

Beatriz.Silva 29/06/2020minha estante
Gente sou nova por aqui e queria saber como Fasso para ler algum livro

ray 19/01/2021minha estante
Livro maravilhoso!!!

Eliane443 09/03/2021minha estante
Que resenha intensa e visceral. Putz! Parabéns.
O livro já estava na minha meta de leitura para esse ano.
É pra já...corri e voei pra começar a leitura.
Gratidão.

Alanis 18/03/2021minha estante
É exatamente isso,esse livro me tocou de uma forma que eu não esperava,um dos meus favoritos há ANOS

Maria 27/06/2021minha estante
Alg me ajuda pfvrr!!! Não sei como entrar no livro pra começa a ler

Kari 27/06/2021minha estante
Vc tá tentando ler por onde? @Maria. Se for pelo skoob, n vai pq aqui é só pra registrar suas leituras

Stefany.Querino 19/07/2021minha estante
Gostei mto da sua resenha.

Italo 03/08/2021minha estante
Arrasou na resenha(???)

Deeh 04/10/2021minha estante
Amei a resenha, mas ao ler tudo não consegui sentir tudo isso, achei a forma de Miles contar os fatos bem desinteressante ,por isso não consegui terminar de ler. Porém, eu gostei da série que é baseada no livro, e gostei bastante da história.

Augusto 16/10/2021minha estante
Exatamente. Amei a resenha!

Italo 16/10/2021minha estante
@Maria, não dá, o app é só para organizar livros e fazer anotações...

Italo 16/10/2021minha estante
@Jacque.Santos, pelo App n dá... O Skoob é só pra organização e anotações dos livros

DavyLM 19/10/2021minha estante
Excelente sua resenha!!!

maria 28/10/2021minha estante
Chorei, chorei muito, quase morri lendo. Acho que mais por experiências de sempre ter lido livros infantis. Dei nota três pois não era exatamente o que eu esperava. A história é interessante, mas depois de um tempo foi ficando sem sentido :/.

Vivi 04/11/2021minha estante
Esse livro tem um lugar especial no meu coração, adoro quando a drama é desenvolvida a partir de um plot bem detalhado e não tem preço o tanto que aprendi com esse livro!!

Lela 10/12/2021minha estante
Simplesmente um dos melhores livros que já li!

Santos 12/12/2021minha estante
Como façopra ler nn to conseguindo ???

Santos 12/12/2021minha estante
Como façopra ler nn to conseguindo ???

Leh 25/12/2021minha estante
Esse livro é meu ponto fraco ,sempre releio , principalmente quando estou me sentindo sozinha, passando por momentos difíceis, quando lemos paramos para pensar que nem nós leitor , pudemos conhecer a verdadeira Alaska ,oque é triste .
Seria maravilhoso tem uma parte com o ponto de vista dela ,assim como na série , e mostrar mais a relação que ela tinha com o Jake,já que eles se conheceram no data de aniversário da mãe dela ,mas em si o livro é incrível ?

Moni1 28/12/2021minha estante
É exatamente isso q eu estou sentindo lendo ele

Babi 24/01/2022minha estante
A pessoa simplesmente entrega tudo na resenha e ameiiiii

ElisandraSR 03/02/2022minha estante
Amei a sua resenha e concordo, ele desperta diferentes emoções e reflexões sobre a vida.

readsdani 24/03/2022minha estante
essa resenha define muito bem esse livro, meu livro favorito da vida, simplesmente perfeito

aivil. 10/05/2022minha estante
Nossa melhor resenha que já vi incrível é descreve super bem o livro amei

Lívia 11/05/2022minha estante
Imperador

Mariana113 14/05/2022minha estante
Amei a sua resenha ?

hellwsbitch 19/05/2022minha estante
meu deus, a referência do final!!!!

Twtyzinha 20/05/2022minha estante
Alguém pode me ajudar? Sou nova no app e quero ler esse, mas não sei como.

Vandelma.Nasciment 26/06/2022minha estante
Amei a resenha! O livro é isso tudo mesmo, um misto de sentimentos e reflexões. Ótima leitura!

Lucas 05/07/2022minha estante

Me convenceu

Lisa 08/10/2022minha estante
Chorei muito nesse livro

Isabela 14/10/2022minha estante
Já li esse livro não gostei li a resenha e mesmo assim li

Laryssa 27/10/2022minha estante

Isabela 05/11/2022minha estante
Resenha ótima!?,mas esse livro tem muitos gatilhos então abandonei ele

Andreia.Manuel 09/12/2022minha estante
Como posso abrir os livros para ler

Eliane443 11/12/2022minha estante
Andreia Manuel como vai?
Aqui é uma estante virtual onde os leitores organizam os livros que desejam ler, os livros já lidos e os que estão lendo.
Não é possível realizar a leitura dos livros por aqui.

06/01/2023minha estante
Espetacular!!!

Gio 09/01/2023minha estante
esse livro é meu fav da vida, me faz sentir coisas INEXPLICAVEIS

bru 17/01/2023minha estante
essa foi a melhor resenha que eu ja li na vida

bru 17/01/2023minha estante
essa foi a melhor resenha que eu ja li na vida

Cristina117 02/02/2023minha estante
Nessa resenha você pontuou maravilhosamente o encanto desse livro!!

@hras 09/02/2023minha estante
amor×ódio

Sofia_Granger 13/04/2023minha estante
Mdsssssss! Que perfeição de comentário, comecei a ler ontem, tá incrível, a professora substituta que indicou, e agora que eu li o comentário tô louca pra ler mais, pena que amanhã eu tenho escola

Sol 26/06/2023minha estante
"Quem é você, Alaska" foi o único lá livro que me prendeu de verdade e eu li em menos de um dia, de longe é um dos meus livros favoritos, mto bom super recomendo

Sol 26/06/2023minha estante

milena1046 21/07/2023minha estante
?Como sair desse labirinto de sofrimento??

Não é atoa que demorei pra terminar esse livro, lia as primeiras cinquenta páginas e parava, assim que me vi em um labirinto de sofrimento me deparei pegando esse livro, como não se identificar com Alaska? Como não se identificar com Bujão e seu luto? A dor de perder alguém que você se quer conhece realmente, sem sombra de duvidas esse é meu livro favorito, Alaska é uma garota intensa e profunda repleta de dores do passado, eu a amo, mesmo sem a conhecer.

Yumara0 17/10/2023minha estante

Daniel705 30/11/2023minha estante
13 anos depois e cá estou comentando na sua resenha! Não poderia descrever esse livro melhor do que você já fez, resumiu tudo!

Emille28 15/12/2023minha estante
Meu Deus esse é meu livro favorito da vida, já li mais de 10 vezes brincandoo

Yas 23/12/2023minha estante
Mais alguém iniciando a leitura deste livro?

Sabrina758 13/04/2024minha estante
Esse livro é o meu livro favorito do João Verde, ainda sou sensível ao escutar Alasca, não superei ainda, mas um dia eu supero

Sabrina758 13/04/2024minha estante

Beatriz 01/10/2013

Meu favorito
Há algum tempo eu li o melhor livro de todos, pra mim pelo menos, ele não tem 500pg, e não tem uma aventura sobrenatural. Mas me deixou uma lição que eu vou levar até meu ultimo folego de vida, ou mais alem, quem sabe. O livro é do John Green, meu autor preferido, Desculpe J. K. Rowling.
Mas esse infeliz fala de coisas que é impossível você não parar pra ficar matutando, quem já leu uma obra dele sabe muito bem do que eu estou falando.
Quem é você, Alasca? é um ouro que eu tive a oportunidade de ler, a historia no inicio não achei lá muito promissora, Mas depois...

mas no blog avante:

site: http://revistaavante.blogspot.com.br/2013/09/resenha-quem-e-voce-alasca.html
Diego VF 26/04/2021minha estante
Aparentemente sua opinião mudou, já que tem 3 estrelas, oque quer dizer bom, mas não favorito. Se bem que tem gente que coloca 2 estrelas nos favoritos.

isa 10/05/2021minha estante
Nossa Bia, nessa época teu autor favorito era o John Green (não julgo, tbm era o meu), da pra ver como vc mudou

lelesz 08/12/2022minha estante
Adoro te acompanhar hoje em dia e ver sua opinião de 9 anos atrás

rayssa b 03/06/2022

fiquei em dúvida em quantas estrelas dar para esse livro.
ele é um livro entediante, mas bom e emocionante, que me fez chorar e refletir em diversos momentos, e mesmo achando entediante, gostei bastante de acompanhar a amizade e momentos dos 5.
MAS ME ARREPENDO DE TER LIDO ELE, ESSE ACONTECIMENTO DO MEIO N FOI O QUE EU PEDI ?
Kira© 03/06/2022minha estante
Né amg. Eu tmb fiquei com uma impressão estranha. Não achei entediante, mas não foi uma escrita de tirar o ar dos pulmões

rayssa b 03/06/2022minha estante
exatamenteeeeee

ka mcd 06/03/2013

Quem É Você, Alasca?
Bom, esse é um livro difícil. Por que, não é aquele tipo de livro que te encanta pela história. Me atrevo até mesmo a dizer que ele é feito de sua... O que? Lição de vida? Filosofia alternativa? Inteligência sagaz? Ou de seu drama completamente real? É difícil dizer, mas esse é o tipo de história que vale mais por sua inteligência e sinceridade do que pela trama em si. Principalmente por que nem mesmo os personagens são apaixonantes como em outros livros que vemos por aí.

Alasca é inconstante, excessivamente impulsiva, um tanto egocêntrica e extremamente inteligente, o que faz dela alguém completamente irritante e impossível de amar. E o Miles (ou Gordo) não fica muito atrás. Ele também é egocêntrico, sente auto-piedade demais e não consegue viver sem criar uma fantasia para fingir que sua vida é mais interessante do que na verdade é. E, mesmo os dois sendo tão imperfeitos, é impossível não sentir certa simpatia por eles ou por qualquer outro personagem. Todos eles são completamente humanos com seus problemas, sonhos, medos e inseguranças. Exatamente como eu ou você. E é assim que vemos toda a grandeza do livro.

Ele é tão real, tão honesto, com situações que podem estar acontecendo neste exato momento em algum lugar do mundo. Nenhuma escolha, nenhum personagem e nenhum acontecimento é perfeito. Exatamente como a vida é para todos nós. E, com isso, você sente como se fizesse parte daquele grupo de amigos que gostavam de fazer trotes, beber para se divertir e fumar escondido. Tanto que você se sente tão abalado quanto eles conforme os acontecimentos vão se desenrolando.

John Green escreveu uma história que deixa sua mente saturada dela mesmo depois de terminá-la. Ele conseguiu amarrar todas as pontas, mas deixa pequenos detalhes que incomodarão o leitor e os próprios personagens sempre que se lembrarem da história. E, para isso, ele usou a filosofia de ícones para criar sua própria filosofia que engloba lindamente todas as outras, te fazendo pensar nesse livro por muito tempo depois de terminá-lo.

Vih 12/12/2012minha estante
Puuuts! Agora deu mais vontade ainda de ler ! hahahaha

Lívia 05/03/2013minha estante
Ain...quero ler!

Douglas 15/03/2013minha estante
Ótima resenha :)

Aline Stechitti 16/04/2013minha estante
Muito boa sua resenha, mas ela aumentou a minha angústia pq eu não acho esse livro p comprar em canto algum :@

Babi 09/09/2013minha estante
Muito boa

Maria Júlia 23/01/2014minha estante
nossa muito boa a sua resenha, iria ler o livro só porque um amigo/amor estar lendo mas depois de sua resenha estou muito curiosa...

LivMessias 05/05/2015minha estante
Adorei sua resenha porque descreveu exatamente como me senti depois que li o livro. Bjs!

any!¡ 07/12/2021

As últimas palavras
? Looking for Alaska, 2005.
?As últimas palavras de Thomas Edison foram: ?É muito bonito aqui.? Não sei onde fica esse ?aqui?, mas acredito que seja em algum lugar, e espero que seja bonito.?

Eu realmente fiquei encantada por essa leitura, houveram diversos momentos, sejam eles frases ou lições que me deixaram muito emotiva, mas ainda assim é uma leitura fluída e tipicamente jovem, o que faz com que o livro não fique maçante.

Particularmente, amei a maneira na qual o John Green deixou para interpretação do leitor o que realmente aconteceu naquela noite. Além de ter dado um toque super realístico para a história, eu não conseguia parar de criar teorias e pensar mais sobre aquilo, mas na verdade, a graça é que nunca saberemos.

Bia 23/12/2021

Diferente! ??
Tenho que confessar que essa não é a obra mais audaciosa do John Green, é fato que a inconsistência dos personagens e o mistério acerca da Alascas são responsáveis, quase sempre, pelo descontentamento do leitor, (o que não aconteceu no meu caso) mas acredito, também, que esse é o motivo de algumas pessoas gostarem do livro.
A imperfeição explícita em cada página, em cada escolha ou ação inconsequente dos personagens trata com proximidade da vida real.
Não entender como as coisas acontecem ou como a nossa vida se enrrola e se perde é o ponto chave do livro, traspassando as barreiras da narração e despertando o lado mais irracional do ser humano. Mas tenho que admitir, não tive reconhecimento com nenhum dos personagens.
Sendo um dos meus autores preferidos, John Green tem um lugar especial na minha estante e boa parte do meu apego com essa obra se deve a isso, porém, me permitir sentir as nuances do livro foi essencial para uma boa leitura!
DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Bia 04/06/2022minha estante
Obrigada!!! ?

Brito 10/01/2022minha estante
Um dos meus fav da vida tbm, preciso muitooo reler

Júlia 10/01/2022minha estante
Linda resenha!! Amo o livro também!!

carolbpetry 10/01/2022minha estante
*Ah, um adendo com spoiler: esqueci de comentar na minha resenha que, coincidentemente, terminei a leitura no dia que a Alasca morreu, dia 10 de janeiro. Que coisa, não? Fico até arrepiada.

Isa 10/01/2022minha estante
Que resenha linda ??

Obrigada ??

Bru Samos 13/02/2022

"Como sairei desse labirinto ?"
Quem é você Alasca ?

Miles é um adolescente que vai para um colégio interno em busca de "Um grande Talvez"
Lá ele conhece a Alasca uma garota inteligente bonita e principalmente problemática.

Primeira coisa que eu gostaria de ressaltar e que eu admiro a escrita do John Green é leve e fluida.
Me incomodei um pouco com o fato do Miles sempre ficar correndo atrás da Alasca, sendo que era nítido que ela não queria um relacionamento sério com ele além da amizade. A amizade dos dois é uma coisa incrível. E eu acho que ela estava confusa dos seus sentimentos em relação a tudo.
Ela algumas vezes ficava dando expectativas para o Miles sendo que nunca acontecia nada.

Alasca é uma adolescente problemática por vários motivos, não estou falando que só ela é problemática nesse livro!!
Eles são adolescente, e eu acho que o autor trouxe muitas das coisas que acontecem na vida real com adolescentes.
E quando o livro vem com essa frase na capa
"O primeiro amigo
A primeira garota
As últimas palavras"
Descreve exatamente qual  é a história desse livro.
Os primeiros amigos reais do Miles
A primeira garota que ele beija e que se apaixona.
E as últimas palavras que ele tanto é fascinado.

Oque aconteceu no final acho que nunca vamos descobrir.
Creio que cada um vai tirar sua própria conclusão do que realmente aconteceu.

Isa.Noronha 07/01/2022

O que dizer de Alasca? Poderia ser tantas coisas como, uma jovem de muitos sonhos.
... "eu fumo para morrer", um problema social que diz tanto sobre os dias de hoje. John Green nos supreende durante a leitura, trazendo tematicas importantes para o aprendizado na adolescencia, emocionei com o decorrer da leitura, recomendo para quem estiver com um lenço na mão, pois, a historia é foda e muito bonita!
Raney 07/01/2022minha estante
Choro horrores

livrosqueli 07/01/2022minha estante
green sendo green! genial como sempre

Guilherme Braga Alves 29/06/2011

Alasca, quem sou eu?
Uma livraria, uma dúvida, um o que ler. Dei de cara com "Quem é Você, Alasca?" algumas vezes, buscando títulos sobre o 49º estado americano. Era só mais um livro bobo se intrometendo numa pesquisa séria. No entanto, um dia, sem saber o que comprar ou o que ler dei uma chance a Alasca. E dei uma chance a mim mesmo de ler um dos melhores livros da minha vida, o melhor quando se trata em livros juvenis.

Gordo é genial, Coronel é intrigante, Takumi é coadjuvante, Lara é "bonitééénha", e Alasca... bem, a pergunta do título mostra: Alasca é indefinível.

Não vou falar da história ou tentar definir Alasca, não vou tentar te convencer a ler o livro (na verdade imploro para que o faça), ou contar os motivos que fazem com que ele seja tão especial. A única coisa que tenho a dizer é: Toda pessoa, principalmente adolescentes devem ler "Quem é Você, Alasca?". Por favor, leiam. Eu tenho certeza que essas páginas vão mudar sua vida.

E se no fim o "The End" não seja do modo que você esperava, não fique chateado com o livro, como fiquei da primeira vez que o li. A vida é assim mesmo.
Helder 21/02/2014minha estante
Perfeito. A vida é assim mesmo!

Victória Ferraz 29/12/2014minha estante
Puta merda! (desculpe a expressão... ou não). Posso dizer que estou em transe. Tenho escutado muito sobre ele livro, comentários como "Ele é perfeito!" ou "Você deveria ler", então resolvi ler. No começo pensei "como alguém pode conseguir ler uma história tão mas tão absurdamente chata como essa? e ainda por cima gostar?" Julguei-o superestimado de cara, tendo lido cerca de apenas 25% do livro, e rezando para que o final me surpreender, pra que não fosse tão... bleh. E continuei lendo. Terminei o livro. Não sabia/sei o que pensar. Na minha cabeça há uma linha tênue entre um livro bobo, um livro que tem se tornado modinha (apesar de eu amar algumas pequenas questões como o "Grande Talvez" ou o "Labirinto" ou as duas últimas páginas com as escritas do Gordo), ou um livro que traz uma mensagem escondida, ou não, e que faça parar e pensar "Meu Deus! Quanta perplexidade!", e espero, de coração que seja a segunda opção, pois já li outros livros do John Green (Eu realmente admiro o cara!), e ele é cheio de truques e lições que você pode nunca mais esquecer (meu caso). E não quero, não posso me desapontar. "A vida é assim mesmo" gostaria de dizer que você ferrou bastante minha cabeça com essa frase. Juro. Senti um pequeno choque, até adrenalina e ansiedade vieram à tona tentando desvendar o que acho desse livro e posso dizer que sua resenha foi a única que me 'tocou'.
Então Guilherme, após escrever tudo isso, já posso afirmar que ele é complexo (certo?), e te peço uma resposta: Quais são os motivos que fazem com que ele seja tão especial?

Ivan 23/05/2022

Afinal, como sair desse grande labirinto da vida?
John Green é um romancista e vlogger norte-americano, autor de livros para para adolescentes e jovens, como “A Culpa é das Estrelas” e "Quem é você Alasca".

O livro "Quem é você Alasca" conta a história de Miles Halter, um adolescente com poucos amigos e que tem como hobby aprender sobre as últimas palavras ditas por pessoas importantes. Ele mora com os pais, mas está cansado da sua vida chata e sem graça. Decide então mudar de escola e deixar a sua cidade, em busca de algo diferente, um sentido para a sua vida. Ele chama de “O grande talvez”, devido as últimas palavras de François Rabelais (“Saio em busca de um Grande Talvez”).

Miles encontra em Culver Creek, sua nova escola, um mundo novo e cheio de possibilidades. Faz amizade com seu colega de quarto Chip Martin, mais conhecido como Capitão, que logo lhe dá o apelido de "Bujão", uma ironia pelo fato dele ser muito magro. E, através do Capitão, Miles conhece Alasca Young, Takumi Hikohito e Lara Buterskaya. Alasca é a garota mais legal e descolada da escola. Takumi é um japonês que manda bem no Rap, viciado em investigações. Lara é uma imigrante romena, amiga de Alasca. Todos eles são jovens que estão em uma fase onde se julgam invencíveis e vivem em meio a dúvidas, dilemas, questionamentos e emoções a flor da pele.

Um ponto importante da história é a forte personalidade de Alasca, que vive tudo intensamente e, muitas vezes, de forma imprudente. Misteriosa e imprevisível, ela é tudo que Miles não é: espirituosa, destemida, engraçada, sarcástica, confusa, sensual e apaixonante. Alasca está em busca da resposta para as últimas palavras de Símon Bolívar: "Como sairei deste labirinto?".

Em meio a cigarros, bebidas e trotes , Miles se vê finalmente levando a vida empolgante que jamais havia conhecido, e Alasca parece aproximá-lo cada vez mais de seu “Grande Talvez”, até que um acontecimento muda completamente as vidas de todos em Culver Creek, e eles tem que aprender a lidar com as consequências de atos que nem ao menos haviam se dado conta serem relevantes.

Narrado em primeira pessoa pelo Miles, o livro é separado entre o antes e depois. O nome dos capítulos são a quantidade de dias relacionados ao acontecimento. O antes funciona como uma espécie de contagem regressiva. O depois reinicia a contagem a partir do acontecimento.

A sensação que fica para o leitor é de que voltou para a época do ensino médio, com acontecimentos que parecem ser o fim do mundo quando se é adolescente. Um livro é intenso e envolvente, cujo enredo nos mostra de uma forma bem particular o impacto que uma vida tem sobre a outra e nos leva a refletir sobre que tipo de marcas nós deixamos naqueles que passam pela nossa vida. Uma trama envolvente onde cada um pode encontrar a saída do seu próprio labirinto por si mesmo.

Sim, é um livro juvenil, mas que nos diverte e nos conduz para uma reflexão. O ritmo da leitura é ótimo, tudo acontece a todo momento ao redor dos personagens, a linguagem e as estruturas são muito boas e é repleto de passagens de bom humor, o que suaviza e equilibra os aspectos mais pesados do livro.
Iarlys 23/05/2022minha estante
Assisti a série, gostei muito. Ainda vou ler o livro.

Núbia Cortinhas 24/05/2022minha estante
Uauuuu! Adorei a resenha! ????????

Ivan 24/05/2022minha estante
Obrigado Núbia!

Emanuel.Sena 21/01/2022

"Invencíveis"
Livro muito bom, super recomendo.
Nos faz pensar como a vida é um sopro e que somos invencíveis!

Me identifiquei muito com a história e o estilo de vida deles, a cada página me dava mais vontade de ler e ao chegar no final uma pena enorme de terminar.
Fernanda309 21/01/2022minha estante
só verdades ??

Welliton.Moreira 07/01/2021

Minha primeira experiência com John Green - Simplesmente Incrível
GREEN, John. Quem é Você Alasca?. Ed. WMF Martins Fontes. 2010

A capa dele já me chamou muito a atenção, quando vejo o nome John Green automaticamente associava o mesmo com o seu sucesso A Culpa é das Estrelas, não li esse ainda e resolvi experimentar esse autor nesse livro com uma pegada bem adolescente onde os hormônios estão a flor da pele. O livro conta a história de Miles, um jovem magricela que tem o curioso hábito de sempre decorar as últimas palavras de algumas pessoas famosas, como presidentes, físicos, entre outros, e não tinha nenhum amigo em sua escola e decide entrar para o colégio interno de Culver Creek, onde conhece seu primeiro e melhor amigo "O Coronel" e o ás da história a jovem Alasca por quem ficou completamente apaixonado desde o momento em que a viu e como esperado dos alertas que recebi sobre esse autor sempre tem uma tragédia, porém não direi kk. A história aborda assuntos muitos interessantes, e mostra fielmente diversos tipos de problemas que todo adolescente passa. Os personagens me conquistaram de tal forma que eu não conseguia parar de ler, me lembra um pouco de minha época de escola, me vejo um pouco em Miles e pra mim foi fascinante, eu recomendo a todos por que é uma leitura prazerosa e pretendo ler muitas outras histórias de John Green.
Pom Pom 07/01/2021minha estante
Amo esse livro

Alice.Barbosa 15/01/2021minha estante
Do João verde eu super indico tartarugas até lá embaixo?

carol 04/08/2021

pior livro que eu já li [*****] merda só de pensar nele da vpntade de morrer viu depois da metade fica uma bosga mas dei uns pontinhos já q tem uns bglh legal
caroldamazio 04/08/2021minha estante
tbm n gostei mt n

lais.ycs 04/08/2021minha estante
omds LKKKKK
já eu gostei bastante, a lição que o livro passa...

amêndoa 04/08/2021minha estante
john green sempre dividindo opiniões hahahah

Giovanna.Martins 04/08/2021minha estante
Horrível

anicca 04/08/2021minha estante
dos dele, o segundo menos pior pra mim. o primeiro é a culpa das estrelas. e tartarugas até lá embaixo, que muito falam bem, não li ainda.

amêndoa 04/08/2021minha estante
@liz eu amo tartarugas até lá embaixo

anicca 04/08/2021minha estante
tô com ele pra ler faz anos já kkkkkkkk mas lembro das experiências ruins com o j. green (todos os livros) e fico com receio de perder tempo, mas dizem que ele é bem responsável ao falar sobre ansiedade e que a história é envolvente

bellanacul 06/04/2021

?????+?
Eu não esperava que ia gostar tanto desse livro quanto eu gostei. Livros que filosofam = perfeitos!!

"Eu sei que ela me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: 'O outro lado é muito bonito.' Eu não sei onde fica esse outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."

O modo como o livro passa a ideia que depois de uma perda você vive para aquilo até realmente aceitar que a pessoa se foi é muito bonito.

Fiquei muito triste com o plot twist :((
Bia 06/04/2021minha estante
esse plot twist me devastou de uma forma inexplicável ?

Helen Lima 06/04/2021minha estante
Tá aí um livro que não curti ;(

Roberta 06/04/2021minha estante
Fiquei curiosa ?