Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

livestrivo 22/06/2021

Quem é você, Alasca? ?
A primeira vez que li esse livro foi em 2016, acho que eu era muito nova para entender todas as mensagens que esse livro trás, lembro que fiquei irritada porque queria que as coisas fossem diferentes, mas hoje vejo que não faria sentido algum se nada tivesse acontecido e eles só continuassem sendo pegos pelo Águia enquanto faziam alguma besteira.
Sim, o que aconteceu destruiu tanto os personagens quanto os leitores, mas também deixou questionamentos importantes, todos estamos em busca de um Grande Talvez e ninguém sabe ao certo como sair do labirinto, mas como o Coronel eu prefiro continuar no labirinto do que ir direto e rápido.
Um livro emocionante que eu indico demais! ?

Ana lê 17/12/2022

?Se as pessoas fossem chuva, eu seria uma garoa e ela um furacão? nunca me esqueço dessa frase é o tanto que esse livro me ensinou não tá escrito, doi meu coração lembrar da biblioteca da vida da Alasca ou do ?vocês fumam por diversão, eu fumo pra morrer?ninguém conseguiu salvar ela nesse sentido e até hoje ninguém sabe o que aconteceu com ela ,até hoje mas uma coisa que eu sei, ela foi amada e ela passou por momentos incríveis ,o jeito que o miles olhava pra ela ,quando ela entrou naquele carro o mundo parou ,esse livro me ensinou a aproveitar minha adolescência,aproveitar minha vida com pessoas importantes e que me fazem bem porque não sabemos o futuro ,não sabemos se vamos conseguir terminar a biblioteca da nossa vida ,não sabemos que vamos conseguir falar eu te amo pra alguém ,por isso devemos viver cada segundo ,falar tudo que a gnt tem vontade e lembrar de todas que estão do seu lado?

giu 14/07/2022

O fato deu não ter gostando tanto desse livro talvez tenha sido pq interrompi o ciclo de leitura várias vezes, e assim não tive um boa experiência. A narrativa é bem interessante e divertida, os acontecimentos no internato são incríveis! Eu tive vontade de sair daquele labirinto junto com bujão no final do livro, e espero que assim como ele, eu encontre meu grande talvez.
Calata 14/07/2022minha estante
Como sairei deste labirinto? Nossa no final saber o que essa pergunta significava....

Bruno @viagempelomundodoslivros 18/06/2021

"Se as pessoas fossem chuva, eu seria uma garoa e ela um furacão."
Lançado em 2005, foi o livro de estréia de John Green e não poderia deixar de trazê-lo para vocês. A edição que tenho é a comemorativa pelos 10 anos de sua publicação e traz um interessantíssimo bate papo com o autor em seu final. Nesta obra acompanhamos a história de Miles Halter, um jovem da Flórida que tem fascinação pelas últimas palavras de grandes personalidades, poucos amigos e o desafio de começar a estudar na renomada escola Culver Creek no Alabama. Inspirado pelas últimas palavras de François Rabelais "Vou em busca de um Grande Talvez", Miles começa o ano letivo em busca de respostas para a sua vida. Na escola faz amizade com Chip (Coronel), Takashi, Lara e a misteriosa e problemática Alasca. Logo Alasca se torna o amor platônico de Miles (chamado pelos amigos de Bujão), porém sabe que Alasca é seu oposto e praticamente incompreensível, tanto que em certo momento ele afirma: "Se as pessoas fossem chuva, eu seria uma garoa e ela um furacão". Trata-se de um romance bastante fora dos padrões e cheio de polêmicos, trazendo questionamentos interessantíssimos sobre a adolescência, sexualidade, valores, fé e religião. A partir da última frase de Simón Bolívar "Como vou sair desse labirinto?" o autor nos faz mergulhar numa história que nos faz questionar sobre o que realmente vale em nossas vidas e como lidar com os sofrimentos, as perdas e tudo aquilo que a vida nos reserva. O ano letivo de Bujão e a sua paixão por Alasca, em meio à todo desenrolar da história, nos leva a uma grande aventura de autoconhecimento escrita com brilhantismo por Green. Um livro que, sem dúvidas, vale a pena ser lido e refletido com todas os seus profundos questionamentos.

Sophis 31/07/2021

"Como sair desse labirinto da vida?"
Quem é você Alasca é romântico, engraçado, irônico, poético e trágico

Se você quer um românce adoleçente engraçado e sarcástico para descansar a mente de leituras pesadas mas ao mesmo tempo pensar e refletir sobre quem somos e porque estamos aqui, com certeza esse livro é pra você!

Miles se muda da cidade chata, com uma vida chata e poucos amigos para um internato onde seu pai estudou, já ouviu várias histórias de seu pai de altas aventuras, bebidas, cigarros e garotas...

Chegando lá encontra Alaska Young, a garota de seus sonhos, inteligente, bonita, engraçada e super sexy. Miles sem nem ter tempo de pensar já se apaixona por Alasca Young

Ri e chorei muito com esse livro, recomendo demaaaiiiiss, é do mesmo autor de "A culpa é das estrelas" e com certeza é um dos meus livros favoritos até agora Alasca Young tem TODO o meu coração e juro que vocês não vão se arrepender de ler

Tamirez | @resenhandosonhos 13/09/2018

Quem é você, Alasca?
“Somos capazes de sobreviver a coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser. Quando os adultos dizem: “Os adolescentes se acham invencíveis”, com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem o quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e de fracassar. Mas essa parte que é maior que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar.”

Me surpreendi bastante com esse livro. Vi muita gente falando que não conseguia passar dos primeiros capítulos porque o livro era pesado e não cativava, mas não foi assim comigo. Até posso me atrever a dizer que achei Quem é você, Alasca? melhor que A Culpa é das Estrelas, e já explico porque.

A Culpa é das Estrelas é um livro sobre como o câncer e o amor mudam a vida das pessoas. E todo mundo sabe que as pessoas morrem de câncer a todo momento e que tudo isso é muito triste. Quem é você, Alasca? é um livro sobre o amor e sobre a descoberta, que, apesar de no livro retratar adolescentes, traz muito dos conflitos que lidamos mesmo depois de adultos, em como buscamos nos sentir realizados e parte de algo maior.

O livro conta a história de Miles Halter, um adolescente que vive na Flórida, não tem amigos e é fissurado pelas últimas palavras de personalidades conhecidas. Um dia Miles decide que quer ir para o mesmo colégio interno que seu pai estudou, no Alabama, Culver Creek, buscando o seu “Grande Talvez”. O que ele encontra lá porém são amigos que ele nunca teve e uma garota que vai mudar a sua vida. Inseparáveis Miles, Chip (seu colega de quarto) e Alasca passam por trotes, noites de porre e muitas caixas de cigarro.

“Por que você fuma tão depressa?” perguntei. […] Ela sorriu com todo o encantamento de uma criança numa noite de natal e disse: “Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer”.

O livro tem muitos diálogos e a forma como eles são apresentados não é a minha favorita, mas isso não chegou nem perto de ser um impecilho. Ele é dividido em duas partes, o “antes” e o “depois”. Contar o que divide os momentos é impossível sem entregar o livro e, portanto, não o farei. Mas conforme você lê, as páginas te conduzem a descobrir o mistério sozinha, sem precisar chegar até a página que divide o livro. E depois nada faz você para até desvendar o mistério revelado (se é que isso faz sentido?).

Gosto da forma como John Green construiu o personagem de Miles e me identifiquei muito com ele. Consegui enxergar nele pedaços de mim. A mesma coisa com a Alasca, ela é tão radiante e sombria ao mesmo tempo. Misteriosa e espontânea. Ela é um enigma no livro e se você conseguir compreende-la, percebe que ela é uma representação dos conflitos existentes na nossa vida.

Alasca não tem nada da Hazel (A Culpa é das Estrelas), que é uma menina retraída e tímida, mas vi alguns traços da Margo (Cidades de Papel) nela, como a coragem e audácia. O livro pode ser encontrado com duas capas aqui no brasil, a mais popular nas livrarias é a preta que abre o post. Mas existe outra com meio rosto, que seria da Alasca. Conhecer essa capa foi legal, pois pude dar um rosto de verdade a ela.

Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.

Passamos por tantas coisas na vida, sejam ruins ou boas e acabamos por carregar farelos desse eventos, influenciando nossas decisões e visões do mundo, mesmo que imperceptivelmente. E em algum momento alcançamos um ponto que não há mais volta, o ponto em que desabamos. E, então, se possível, nos levantamos e seguimos em frente. O tempo entre os acontecimentos e o desabe é o tempo em que ficamos presos nesse labirinto. Infelizmente, é um ciclo repetitivo, e algumas pessoas nem chegam a sair dele, uma vez sequer.

E pensando nas charadas que a vida nos apresenta, deixo pra vocês o questionamento que Alasca deixa no livro:

“Como sairemos desse labirinto de sofrimento? – A.Y.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-quem-e-voce-alasca/
@luareisescritora @sempredoramando 13/09/2018minha estante
Sua resenha está maravilhosa e assim como você, amei este livro.

isabellabraglia 14/09/2018minha estante
Livro que marcou minha adolescência, amo demais ?

Isabelli111 02/10/2023

??
Simplesmente john green esse livro.
Muitooo bom, peguei de indicação do tiktok e também de uma amiga minha que já tinha lido ele, o final desse livro acabou comigo, muito triste mas promete bastante.

gimoura_ 21/01/2022

chorei.
chorei muito. essa é a resenha.
gostei muito da forma que foram descritos e detalhados os personagens

evy! 09/06/2021

MEU DEUS!!
que livro meus amigos, que livro!! eu amei muito vcs não têm noção, chorei horrores e fiquei destruída, 5 estrelas.

Emilly 22/09/2022

O Miles sou eu, e isso é um defeito
A primeira coisa que eu tenho que falar sobre "quem é você Alasca?", é que esse livro tem o protagonista mais sem graça da historia, ele é tão sem sal que parecia até comigo e eu sou um porre. Se eu quisesse um personagem tão real assim eu lia minha própria vida.
Brincadeira essa parte. O livro é destinado ao publico adolescente, então tudo é muito lucido e adolescente kkk. Acho que se eu tivesse lido mais jovem, eu gostaria mais.
Mas apesar disso tem um ótimo enredo e boas lições de vida.
A escrita é boa, como tudo que John Green escreve. A historia tem um ritmo que te faz querer ler ate o final, sem larga.
Eu senti varias emoções lendo esse livro, tristeza, raiva, excitação
Embora Miles não seja meu protagonista favorito, tiveram personagens espirituosos e cheios de peculiaridades individuais.
Eu gostei muito mais do antes do que do depois, e essa contagem regressiva ajudou a construir o suspense muito bem.
O que me fez gostar mais ainda desse livro foi o romance de amadurecimento que não precisou recorrer a um final “felizes para sempre”, o como os personagens eram reais, defeituosos e inidentificáveis e a amizade que eles tiveram, é claro

Flavy 18/03/2023

Quem é você Alaska?
No começo do livro eu pensei "certeza que eu amaria esse se tivesse 12 anos". Esperei ser uma história sobre adolescentes fazendo loucuras e trotes, ganhei sofrimento, choro, reflexão sobre a vida e a morte.
Tudo que eu queria saber era Quem é você Alaska?

Julia 22/01/2023

Looking for Alaska
Muito bom, depois do depois dá uma pequena enrolada mas continua sendo bom.
A visão do Bujão da Alasca é bem desconfortável às vezes mas acho que era a intenção.
Pra quem viu a série, achei que é bem diferente mesmo sendo igual se é que isso faz sentido. Tem coisa na série que não tem no livro e vice-versa.
Recomendo ler, no geral é muito divertido

Raquel448 05/09/2021

Achei a história muito foda, mas o John podia ter encurtado a parte ?depois? da história, fica muito triste. Chorei HORRORES.