Incendiário

Incendiário Chris Cleave

Resenhas - Incendiário

Denize.Dias 23/05/2019

Wow!
De novo: wow! Falta pontuação na narrativa mas isto não impede e nem dificulta o entendimento. Li rápido em menos de uma semana ou uns cinco dias...Terrorismo. Desespero. Sexo. Loucura. Pancadão....

Roberta.Mariz 12/10/2018

Gostei e não gostei
O livro começa muito bem, você consegue até sentir o desespero da protagonista na pele. A tristeza dela parece real...
Mas depois, o livro desenrola uma história um pouco mirabolante, uma coisa nada a ver do que tinha inicialmente proposto o livro...
É um livro pesado e denso; se estiver de baixo astral, não o Leia!
Mas por incrível que pareça, Vale a pena dar uma conferida, até porque é um livro curto, dá pra ler rapidinho e tirar suas próprias conclusões sobre a natureza torpe do ser humano...

Caverna 02/11/2013

É a história de uma mulher, cujo nome não é revelado em momento algum, que perde o filho de quatro anos e o marido em um atentado terrorista, organizado por Osama Bin Laden, a um jogo de futebol, que deixa mais de mil mortos. A narração é em primeira pessoa, em forma de uma carta que ela escreve para Bin Laden, nela a moça vai contando como era a vida dela antes e o aconteceu.
Não achei um livro fácil de ler; não sei se é bastante realista ou não, pois nunca passei por nenhum a situação assim, mas foi a sensação que passou. O clima durante o livro inteiro era bastante sombrio. A personagem principal é bem interessante, não é uma personagem nem um pouco perfeita, para ter ideia ela estava traindo o marido com Jasper Black, um dos poucos personagens recorrentes, quando a tragédia aconteceu, mas senti que ela era um pouco... vazia. Durante a maior parte do livro, senti que ela estava sendo passiva demais aos acontecimentos, mas talvez fosse exatamente esse o objetivo do autor. Não tinha muito o que ela pudesse fazer. Nós acompanhamos enquanto a vida da personagem vai sendo destruída e sua saúde mental vai se deteriorando, a personagem parecia ter Transtorno de Estresse Pós-Traumático, com alguns sintomas psicóticos.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2013/10/incendiario.html

Flávia C. 06/08/2013

Apesar de ser um livro curtinho (apenas 240 páginas), levei mais de uma semana para conseguir terminar de lê-lo. O motivo principal foram os erros de pontuação que, por mais que propositais, me incomodaram bastante. Entendi o propósito do autor, achei interessante, mas me dava agonia cada vez que ela colocava vocativos sem vírgula nenhuma, entre outros erros. O outro motivo foi simplesmente que achei o livro pesado.
Não achei um livro fácil de ler; não sei se é bastante realista ou não, pois nunca passei por nenhum a situação assim, mas foi a sensação que passou. O clima durante o livro inteiro era bastante sombrio. A personagem principal é bem interessante, não é uma personagem nem um pouco perfeita, para ter ideia ela estava traindo o marido com Jasper Black, um dos poucos personagens recorrentes, quando a tragédia aconteceu, mas senti que ela era um pouco... vazia. Durante a maior parte do livro, senti que ela estava sendo passiva demais aos acontecimentos, mas talvez fosse exatamente esse o objetivo do autor. Não tinha muito o que ela pudesse fazer. Nós acompanhamos enquanto a vida da personagem vai sendo destruída e sua saúde mental vai se deteriorando, a personagem parecia ter Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Eu amei os outros livros do Chris Cleave (Pequena Abelha e Ouro) e, talvez por isso, tenha ficado um pouco decepcionada. Incendiário foi o primeiro livro dele e, em geral, os primeiros livros nunca são os melhores, mas foi bom eu já conhecê-lo, pois já estava preparada para o nível de tragédia que viria a seguir.
De qualquer forma, é um bom livro, muito bem escrito e a história é interessante, apesar de bastante controversa. Eu só gostaria que fosse um pouco mais feliz, por mais que ele quisesse ser realista, eu acabei o livro me sentindo muito deprimida, e não de um jeito bom, o que faz sentido já que conta a história de alguém que perde sua família, mas mesmo assim.
Descobri que tem um filme, de mesmo nome, baseado no livro e estrelando a Michelle Williams, ainda não assisti, mas pretendo.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/

Paola 02/06/2011

Resenha aqui:

claudioschamis 14/02/2009

Um livro com um formato diferente (acredito eu), mas que não consegue tirar a empolgação em nenhum momento. Desde o começo é possível sentir que estamos diante de um livro com uma narrativa envolvente que consegue passar um pouco do drama vivido pela protagonista, uma mulher simples que vê sua vida desmoronar de uma hora para a outra. A narrative em forma de uma carta é mais um desabafo, como se fosse uma consulta terapêutica. É possível sentir a emoção, o medo, a tristeza, a raiva, a incerteza. Um livro que me surpreendeu bastante e que se consegue ler quase de uma tacada só. Um livro verdadeiro na mensagem que tenta nos passar.

vsc bibliotecária 10/09/2009minha estante
Gostei da sua resenha, me convenceu!!! :)