Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

NatiGobbi 24/02/2024

Expectativas foram frustradas
Talvez por eu ter visto o filme antes de ler o livro, fiquei com a impressão de que eu me apaixonaria pelos personagens e também me comoveria bem mais do que foi ao ler o livro. Por vezes eu senti uma distância entre a personagem Emma e as características que a descreviam no livro, parecia que faltava liga, parecia que alguém de fora a estava descrevendo sem conhecê-la muito bem. E aconteceu o mesmo com Dex, não da forma desconexa como foi com a Emma, mas soava como se tivesse que fazer um esforço pra separar os sentimentos, como se por vezes ele deixasse a complexidade e vivesse na realidade rasa o que me faz crer que faltou. Impossível alguém como o Dex, com uma bagagem familiar somada a intensidade da relação com a Emma, ter seus pensamentos e emoções reduzidos a alguém raso. Eu queria poder odiar amá-lo e amar odiá-lo como foi no filme, mas só sobrou uma comiseração sem profundidade. Talvez seja por isso que eu demorei tanto pra ler esse livro. De qualquer forma, foi uma boa experiência.
Sua amiga 24/02/2024minha estante
Seria este um daqueles casos em q o filme é melhor???????

NatiGobbi 24/02/2024minha estante
Por incrível que pareça, seria sim kkkk

Byhellens 23/02/2024

Depois da serie da Netflix
Resolvi comprar o livro. Eu ja amava o filme mas a serie eu amei muito mais! Bom vamos falar do livro. A escrita dele é inteligente, muito interessante, sensível, os diálogos sao estruturados. Emma é uma mulher forte e de opinião, Dex é intenso e arrogante. Adorei ler sobre os dois e gostei muito das interações deles. Ah serie é igualzinha ao livro, só pra constar

Taianny.Dornelas 22/02/2024

Perfeito Em&Dex ??
Já havia assistido ao filme, então conhecia bem a história.
Mas a leitura foi super válida, e mesmo assim conseguir ter outras perspectivas, e me conectar com a história!
Dexter tão sortudo e privilegiado, mas ao mesmo tempo tão imaturo e pobre de espírito. Escolheu os prazeres superficiais que a vida nos oferece, ao invés de priorizar amor, lealdade e família.
Emma tão inteligente e profunda nos seus sentimentos, mas faltou fé em si mesma!
O que sobrava em um falta no outro, e vice versa.
Uma história de um amor genuíno, mas que
perdeu tanto tempo, pq fazemos isso com nossas vidas, adiamos nossa felicidade? Será que ainda teremos tempo ?
dedag 23/02/2024minha estante
que resenha lindaaaa

dedag 23/02/2024minha estante
é bem isso mesmo ???

glwrix 22/02/2024

Sensível, romântico e muito real.

eu me apaixonei pela história na primeira vez que assisti o filme, mas o livro conseguiu tornar minha experiência ainda melhor.

os personagens são humanos, controversos e extremamente apaixonantes. sem dúvidas a emma se tornou uma das minhas personagens favoritas.

apesar de ser um romance, ele é crítico e tem um tom de humor ácido, o que me agradou muito.

uma história sobre amor, amizade e amadurecimento. inesquecível.

Dex e Em, Em e Dex.

Ana 21/02/2024

A dificuldade de falar desse livro se equivale ao tempo que eu enrolei para terminar a história. O enredo tem um quê de identificação para qualquer pessoa que já viveu uma relação de altos e baixos, ou seja, qualquer ser humano.
Em e Dex são irritantes na mesma medida que cativam o leitor com sua relação confusa e humana ao nível mais extremo que se pode achar. É sofrido e ao mesmo tempo reconfortante assistir o desenrolar do relacionamento dos dois.
O final é arrasador, embora absolutamente necessário. Seguir em frente é uma obrigação para Dex e todos nós que precisamos terminar a leitura.

Kaio 21/02/2024

É bom
Boy, quase que eu não termino esse livro, mas pera,peeera não é pq ele é ruim. Ele é muito bom, bem escrito com uma historia complexas, mas boa. Uma intrigante visão da vida, mas triste,melancolico.
Só sei que n me arrependi da leitura?

Marcondes 21/02/2024

Emma & Dexter... Dex & Em
Ao invés de escrever sobre o livro em si, prefiro falar sobre a sensação que essa história me proporcionou. Primeiramente, é uma narrativa muito realista ao aproximar o leitor da obra. É como se reconhecessemos nossa própria vida amorosa nas páginas desse drama, pois foge da fórmula "e foram felizes para sempre" de todo romance clichê. "Um dia" é aquela obra de ficção crua assim como a vida fora dos livros é. Ao finalizar a leitura fiquei reflexivo em como nossas ações podem impactar nossa vida no futuro. E se o Dex e Em tivessem se resolvido antes, o quanto eles teriam aproveitado e construído uma vida longa e de qualidade juntos?

Carolinneg 20/02/2024

Eu me apaixonei pelo livro, mas o final deixa a gente meio assim?.

Você vai ser sempre bem-vinda para ficar um tempo, ou para sempre, se quiser.

Viim 18/02/2024

Emma e Dexter como o próprio autor descreve, cresceram juntos, e a história vai crescendo linda e bem no final se torna triste. Pra quem já sabe o que vai acontecer ela é linda e triste o tempo inteiro. Mas é basicamente uma história de muito amor e paciência. Aperfeiçoamento pra ser quem você precisa ser, pra ter a pessoa que ama.

Gabrielle450 18/02/2024

Me fez chorar, nota 10
Li o livro sem spoiler e não consigo superar esse final. Depois de quase 20 anos de amizade eu achei q eles teriam um final feliz e isso acontece????

PatyLendo2023 18/02/2024

Então... CONFIANÇA e DESPREZO?!?
Então.. não sei muito forma uma resenha sobre o livro. Gosto de livros com pontos de vista diferentes e do dia a dia dos personagens.. no caso desse do dia específico mas esse livro foi maçante pra mim. A vida do Dex só desgraça e a forma que a Emma tratava ele me quebrou. Durante a leitura deu pra ver como o ser humano, a gente é muito burro com relação as escolhas da vida, de nossas decisões e nosso modo de agir para ser "proteger" mas mano... Se vc espera um livro bonitinho nem comece a ler. E o plot do final ??? fiquei revoltada.
Mas acho que é isso. ???????????????
Silvia87 21/02/2024minha estante
Nossa, o que vc falou sobre como a Emma tratava o Dex foi bem o que eu senti. Quando acontece o que acontece naquele ponto lá, eu senti mais pela tristeza dele do que por ela.

Mariah221 17/02/2024

Incrível, não esperava nada e me entregou tudo, a forma de ver os personagens evoluindo ao longo do tempo é incrível e o final me abalou muito chorei horrores

dedeni 17/02/2024

Em relação a leitura achei que tem um ritmo um pouco lento em algumas partes, mas entendo que seja proposital também, justamente pra nós emergir na passagem de tantos anos, gostei da abordagem do autor e da escrita que vai sempre nos deixando mais e mais curiosos pros próximos acontecimentos.

Já em relação a história em si, achei um tanto pendente, mesmo que o livro tenha sido escrito a mais de uma década e que a história se passa muito anterior à isso, não da pra aceitar como romantismo tantos absurdos, não é como se eles estivessem nos anos 50.

Pra mim dexter foi um cara babaca em 99% do tempo, a típica vitma do mundo que sofre por ser rico de mais, bonito de mais, charmoso de mais e ninguém entende o peso disso rsrsrs o cara tá sempre se eximindo de qualquer responsabilidade e ainda tudo o que acontece é culpa do mundo, não é como se ele nao tivesse seus otimos momentos ou não tivesse suas questões como qualquer pessoa, mas o problema é a grande importância que ele se dá esquecendo que existe outras pessoas na face da terra.
Já a Emma é quase sempre adorável, tambem tem suas chatices, momentos sem nocao, seus erros e suas mancadas, mas percebe-se a evolução dela durante os anos, porém passou a vida se colocando no lugar de step do dex.

Mesmo que seja óbvio que ambos sempre estavam em momentos diferentes da vida, fiquei um bom tempo acreditando em uma real mudança e vontade genuina da parte do Dex, acabei terminando a história achando que a Em merecia muito muito mais em todos os sentidos.

Mas deixando de lado todas essas problemáticas que observamos depois que passamos dos 30, é um livro e uma história gostosa de acompanhar, ficamos com raiva, tristes e felizes em vários momentos e mesmo com tudo estamos sempre torcendo pelos personagens e pelo amor. E só o fato de fazer com que eu me envolva tanto, seja positivamente ou não, já merece boa nota.