História da Arte

História da Arte Graça Proença




Resenhas - História da Arte


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Karol 18/07/2012

Sintético e didático
Poucas obras conseguem apresentar de maneira tão didática a abrangente história da arte. Com um texto conciso e agradável o livro garante uma leitura plena para estudantes e também para o público em geral. As imagens que permeiam todas as páginas ilustram porque determinadas produções são significativas para a história e ajudam a treinar o olhar para os pequenos detalhes da proução. Uma boa pedida para quem deseja começar a mergulhar na história arte.
Gildo.Veras 27/07/2016minha estante
Me empresta????




Paola 26/10/2022

O Que Fazemos de Mais Verdadeiro
Para mim, a coisa mais verdadeira que podemos criar é a arte. A arte é filha do seu tempo, de um indivíduo singular, de uma ideia disseminada. Arte vem do planeta, do espaço e das estrelas. A arte vem das pessoas e tudo que elas podem perceber ao seu redor e dentro de si mesmas.

Esse livro esprime essa ideia muito bem. Começa da pré-história até a década de 80-90 (época em que foi escrito), com uma boa ênfase para a arte brasileira nas páginas finais.

Não é um livro acadêmico, não possui detalhes em demasia e é ideal para quem, como eu, quer começar a aprender sobre arte.

Toda informação é bem resumida, mas não de forma que tire o importante. Na verdade o livro explica conceitos muitas vezes complexos de maneira intendivel.

Uma ótima experiência.
comentários(0)comente



Ed Carvalho 17/07/2022

Incrível e necessário
O nome da brasileira Graça Proença é um dos que trago com carinho junto ao de Gombrich e Argan desde a época de faculdade. Foram leituras agradáveis, mas que refeitas agora, uma década depois, mostram-nos a delícia que é conhecer a História da Arte. Este livro em particular é incrível pelo modo simples, direto e poderoso como repassa séculos e séculos de arte e como aborda a arte nacional de forma sintética e objetiva. Ótima leitura, nota mil!
comentários(0)comente



kamylism 02/07/2023

Esse livro é um poço de conhecimento sobre a arte, mesmo sendo um resumo, pois falar de arte não caberia apenas em 200 páginas.

Recomendo a todos que tenham interesse no assunto. Tem ensinamentos desde os tempos antigos à atualidade.
comentários(0)comente



Giovanna1920 12/07/2023

Muito bom!
Explica a história da arte da pré história até o contemporâneo, trata de todos as áreas da arte: pinturas, esculturas, arquitetura e etc. As minhas partes favoritas foram as imagens ( onde conheci e pude apreciar muitas obras) e a página final (onde tem links para fazer visitas virtuais nos museus).
comentários(0)comente



Eduardo 31/12/2009

Um ótimo livro para se obter uma idéia geral da arte ocidental, do pré-histórico ao pós-moderno.
comentários(0)comente



Bia 18/07/2021

Um ótimo livro para quem deseja se introduzir na história da arte ocidental, além de um breve panorama da arte realizada no Brasil.
comentários(0)comente



VitAria295 12/02/2023

Amo esse livro ?? quero comprar um novo pq o meu ta caindo aos pedaços cheio de coisa que n foi eu quem escrevi mas ele é perfeito
comentários(0)comente



7aura 05/04/2024

Incrível
Completo, figurativo e explicativo, esse livro explica as principais manifestações e fases artísticas internacionais e nacionais
comentários(0)comente



Ana Bernhard 05/04/2024

O progresso da arte conforme a história do homem
Uma leitura obrigatória para todos os estudantes e apaixonados pelas artes!

Graça Proença é uma das minhas autoras favoritas. Amo a forma como ela conduz o livro e traz um foco especial para a arte brasileira, demonstrando com carinho a variedade indígena também. Considerando a grande quantidade de obras de arte, períodos, estilos, culturas e nações que temos, a autora consegue organizar de forma didática, a história da arte, fazendo com que possamos ter uma ideia do panorama geral.

Uma observação pessoal, e agora analisando sobre a arte em si produzida pela humanidade:
A impressão que tive é que a partir da "arte contemporânea" pra cá (segunda metade do século XX), as coisas foram ficando só mais doidas.

Muitos estilos variados e com pouca concordância entre os artistas. Artes cada vez mais voltadas para o abstracionismo (onde o objetivo não é retratar como algo é, mas sim gerar uma sensação sobre algo através de imagens abstratas), e eu diria que mais voltadas para o eu e o ego do próprio artista.

Através dos textos da autora, conseguimos perceber a necessidade que ela tem de "explicar mais no texto do que no mostrar a obra", e como as obras acabam demonstrando "menos significado". Isto em paralelo com as obras clássicas, renascentistas e até indígenas, retratando o que é o ideal e o belo na natureza e na humanidade, é assustador.

A Arte, talvez, acaba refletindo a confusão e a perdição da humanidade que vai seguindo em progresso até o fim dos tempos.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR