A Universidade no Século XXI

A Universidade no Século XXI Boaventura de Sousa Santos

Resenhas - A Universidade no Século XXI

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 04/09/2022

É um livro escrito em 2004, que trata da necessidade de reformas na universidade tal qual era conhecida na época. O autor traz várias discussões importantes, algumas já superadas pelo tempo que passou, outras que situações a exemplo da Pandemia possam ter acelerado ainda mais. Enfim, vale a leitura.

* Lê * 14/02/2009

é bom
mais é otimista demais
Boaventura e Darcy Ribeiro se encaixam
mais pra mim a história é outra...
(rsrs = o buraco é mais embaixo =/)

Vânia 23/03/2009

Ecrã
Universidade pública ou privada? Até que ponto o Banco Mundial exige que seja débil a qualidade de nosso ensino? Quais os projetos que circundam as universidades? Vale a pena saber o quanto somos peões nas mãos hábeis dos poderosos.

Vinicius.Miranda 10/02/2020

Vale a leitura, melhor se articulada com o texto anterior.
Esse texto é claramente uma continuação do seu trabalho em "Universidades das ideias a ideia de universidade" publicado em "Pela mão de Alice".
Aqui o autor discute novamente suas ideias de crise de hegemonia e crise de legitimidade, comparando com o que tinha pensado no texto anterior.
Na segunda parte o autor apresenta um modelo para uma reforma da universidade como bem público de forma que consiga, em sua visão, se adaptar as novas pressões da globalização neoliberal.
Texto fácil de ler, linguagem simples e escrita fluída.