Napoleão: uma biografia literária

Napoleão: uma biografia literária Alexandre Dumas

Resenhas - Napoleão

Daniel Rolim 26/05/2010

Mesmo que retratado de forma parcial, mas também magistral, por Alexandre Dumas, não há como não deixar de admirar a figura de Napoleão Bonaparte, com toda a sua genialidade, sagacidade, fama e, sobretudo, importância. Afinal, assim como Alexandre fez ao espalhar a cultura helênica para outras civilizações, Napoleão conseguiu disseminar os ideais da Revolução Francesa aos quatro cantos do mundo, fornecendo subsídios para a derrocada completa do mundo medieval.
Livro obrigatório a todos que não entendem de história e que são levados a crer que Napoleão Bonaparte foi um tirano comparável a Hitler, Stalin e outros mais. Apesar de seus erros, que hão de ser julgados pelos valores de sua época e não da atual, a crítica ao imperador é fruto da mesquinharia e pequenez de alguns "historiadores" ingleses, mais preocupados com a fábula de Robin Hood do que com a verdade.
Raul 16/05/2011minha estante
Bueno! Pensei que só eu tinha lido esse livro! haha

Concordo com tudo o que disseste.

Ingrid 25/01/2021

A maioria das pessoas está acostumada aos romances de Dumas, ainda que eles tenham sempre um fundo histórico, mas aqui é possível se conhecer o biógrafo; e o autor não deixa nada a desejar. A curiosidade mais interessante é que o avô de Alexandre Dumas foi um general de Napoleão, e é bem possível que isso tenha sido um combustível maior para escrever a biografia do Imperador. Mas não espere fatos detalhados da infância ou do homem, já que Dumas focou nas memórias bélicas de Napoleão, até seu declínio. Diante disso, é uma leitura difícil para quem não está acostumado a biografias, e não porque a escrita seja ruim. Aliás, é impossível que Dumas não escreva bem; mas tão somente porque é preciso gostar de estratégias bélicas; já que o livro é quase que totalmente sobre isso. Mesmo assim, é muito curioso ver a genialidade de Napoleão, que deixa claro o motivo dele ter se tornado Imperador da França, e tenha sido, praticamente, o do dono do mundo em seu tempo.

Raul 05/01/2011

Napoleão
Dumas traça aqui um relato de vida tão fantástico que supera, para mim, muito de suas outras obras. O livro já nasce eterno, definitivamente.
A história de Napoleão, desde sua saída tímida da Córsega aos gloriosos campos de batalha como em Marengo, é de uma sutileza e detalhismo perfeito. Jamais poderia contemplar tão vividamente a imagem do Grande Corso se não fosse por essa obra. Vibra-se ao decorrer da história, surpreende-se, lamenta-se. Vemos aqui, talvez, a mais perfeita biografia escrita para reluzir a memória do homem mais fabuloso de toda a História. Não falo isso por ufanismo, unilateridades. Já li vários textos sobre Napoleão, cada qual com suas particularidades, mas o que difere daqueles outros, distantes e imparciais, é o Dumas: o autor de uma biografia gloriosa, escrita não mais do que vinte anos após a morte de Bonaparte e que permite, com furores românticos pelo seu líder, ou não, um relato belo.
Observamos também uma escrita de alguém que não escreve por motivos supérfluos: o encanto pelo Imperador está visivelmente presente em toda a obra. Aqui vemos o quão a França foi traída e o quão Bonaparte fez por seu império. Demonstra a estima que o mundo, o povo, lhe tinha, em todos os cantos. Verifica-se o endeusamento de um homem por mérito dele mas pela escolha de todos. Os documentos, aqui inseridos nessa obra, são de uma riqueza estonteante: relatos de soldados, cartas do Imperador para a população e seu exército - sempre, em todas, demonstrando satisfação e grande respeito-, mapas e ademais coisas.
Confesso que fico um tanto quanto nauseado ao pensar em como a figura de Bonaparte ainda passa despercebida em nosso mundo. Este não é um livro para ser meramente lido e absorvido. É um livro para ser lido e desfalecer de admiração, contemplando feitos supra-humanos. Com efeito que, escrito por um francês, filho de um general bonapartista, não lhe escapa certas coisas para se fazer certo "ufanismo" mesmo. Entretanto, o que há de errado nisso? Prefiro acreditar numa história escrita com amor, e quase contemporânea ao personagem principal, do que nas histórias que tentam nos impor o relato dos "vencedores", através desse "eurocentrismo" que esmagou heregicamente a figura de Napoleão. E sim, vencedores entre aspas, afinal quem é o Lord Wellington ou Blücher hoje em dia? Nada.
É como o próprio Imperador falou, e sem querer se definiu de maneira perfeita: "os homens de gênio são meteoros destinados a queimar para iluminar o seu século."

Tiago 19/11/2023

A história é pouco explicada, não tem como ter prazer de ler o livro por que o livro não dá contexto. Para quem não sabe nada das guerras napoleónicas esse livro é perda de tempo

romulorocha 01/12/2023

Napoleão: uma biografia literária, de Alexandre Dumas
Gênero: Biografia
País: França
Ano: 2004 / 240 páginas
Editora: Zahar

Não tive a oportunidade de ler as outras biografias de Napoleão, mas gostei bastante deste livro. Ainda que dê para sentir a parcialidade do autor a favor de Napoleão, o leitor consegue ter uma dimensão honesta da pessoa e do símbolo nacional e até mundial que este personagem tem na história. Com uma linguagem acessível e generosa, Napoleão: uma biografia literária remonta a história da ascensão e queda de Napoleão, com ênfase maior em algumas de suas maiores batalhas como as de Austerlitz e Waterloo.

Este é um livro bem descritivo e histórico, o autor, embora tenha sido uma testemunha ocular de napoleão, não traz muitos detalhes pessoais da personalidade do personagem, apenas uma descrição mais aprofundada dele e de suas conquistas quanto fracassos. As cenas de batalha são muito bem escritas, nos transportam para a cena. Esse mérito, acho que ninguém discute.

Para Napoleão: uma biografia literária, 8/10.

#resenhasdoromulo
#literaturafrancesa
#napoleao
#alexandredumas
#ridleyscott

Tatiane.Gieswein 26/10/2016

No geral achei o livro um tanto quanto chato.
Esperava saber mais detalhes da personalidade de Napoleão, detalhes de sua vida em geral, porém o autor de focou em narrar apenas sua vida com o foco nas batalhas. Salvo os últimos capítulos onde narra seu exílio na ilha de Elba e depois seu 2 exílio até sua morte em Santa Helena. Esses capítulos focaram mais em Napoleão apesar de trazer poucos detalhes.
Em geral a leitura não atendeu minhas expectativas. Mas segui firme até o final pois não sou de abandonar a leitura.
Porém vou buscar outros livros sobre Napoleão, pois crédito que devo encontrar obras que tragam mais da essência desse personagem tão ilustre que entrou para a história.

Tatiane
Setembro 2016

Lucas Rey 29/11/2017

Empolgante
O livro tem poucas páginas, mas é direto no que se propõe a narrar. Não é como aquelas biografias de mil páginas que conta detalhes tão minuciosos a ponto de tornar a leitura densa ou desinteressante.

Foca em manter uma narrativa da parte mais interessante da vida de Napoleão em três atos: 1º- ascensão ao poder, 2º- batalhas, e 3º- exílios e morte.

Saber como Napoleão chegou ao poder é surpreendente, um mix de sorte e competência que se misturam de tal forma que jamais saberemos até que ponto é uma coisa ou outra.

As batalhas são um show a parte. Narradas de forma empolgante, com detalhes; uma escrita quase que cinematográfica.

O exílio e morte são narrados com pesar. Sente-se o clima do ambiente, a atmosfera do fim de sua vida. O testamento de Napoleão, bem como outros documentos foram colocados em anexos no final do livro.

Recomendado para quem sempre teve curiosidade sobre a vida de Napoleão, mas não quer perder tempo lendo algo maçante e com detalhes que só interessam a um "fã" do ex-imperador.

Mopi 23/05/2022

Dumas bairrista
Livro bom, mas autor claramente bairrista, admirador de Napoleão e um tanto quanto exagerado nas palavras e na narrativa. Mas bom o livro.

Murilohlf 21/12/2023

Precisava de mais
Particularmente eu achei que pareceu que o Dumas escreveu na pressa, ele joga um milhão de informações em você mas tu fica perdidão, nomes e mais nomes, o napoleão em si, sua personalidade e tal a gente não fica sabendo, o que deu um up no livro foi a parte final onde tem as notas históricas e tudo mais, enfim, achei que precisava de mais