As Aventuras do Barão de Munchausen

As Aventuras do Barão de Munchausen Rudolf Erich Raspe

Resenhas - As aventuras do Barão de Munchausen

Rafa Janu 20/03/2023

90% dos livros são histórias inventadas, fictícias, mas esse tá de parabéns (só q nao). Eles nem tentaram disfarçar na hora de mentir. Uma gordura numa linha ia atravessar mais de 10 patos inteiros sem matar, uma raposa ia sair pra fora da sua pele. Mentiras absurdas e nojentas. Um cavalo cortado ao meio e as duas partes continuam andando normalmente.

Elo 28/09/2021

Eu fui beemm influenciado a ler esse livro, pelo meu pai. E me surpreendi muito, a história é realmente boa. As minhas preferidas de fato, são as marítimas,e conforme vai lendo, você tem que se lembrar que não é real, pois as histórias são muito bem formuladas e inteligentes( o capítulo XVII por exemplo)

Patrick 28/02/2021

O Barão de Munchausen
"As aventuras do Barão de Munchausen". Autor: Rudolf Erich Raspe.
País de origem:  Alemanha.

O livro é uma reunião de anedotas onde o protagonista, o intrépido Barão, narra as mais fantásticas e fantasiosas aventuras. Suas viagens se passam em diferentes partes do mundo. Chamaríamos o Barão de louco ou mentiroso? Ou apenas de exagerado após ler suas histórias??
O contexto do texto é interessante. Trata com ironia e humor o expansionismo europeu no século XVIII.

Andressa.Assis 21/01/2021

Surreal
Vocês já conheceram alguma pessoa que amava contar casos que aconteceu em sua vida e duvidavam da veracidade das histórias?
Bom, é isso que acontece com as histórias do Barão. São uma mais inacreditável que a outra, o que faz a história ser engraçada e empolgante. Agora se realmente é verdade, não posso dizer, mas que é surreal, é. Recomendo.

Liny Arguilera 09/12/2020

É um livro muito bom, e foi por conta desse barão que se deu o nome da Síndrome de Munchausen, pois para chamar a atenção para si, ele contava inúmeras mentiras de aventuras, mas para si elas eram verdades, mesmo para nós hoje sendo absurdos.

SoLuu 18/11/2020

Fiquei confusa, pq assim, o barão realmente existiu, mas essas histórias são impossíveis, alguém de fato acreditou nele escreveram pra rir da cara dele???
Mas eu amei

Adilson R 14/04/2020

Muito engraçado
É uma leitura muito divertida. As lorotas que o cara contou são de fazer inveja à qualquer pescador! hehehe...

Lucas Furlan | @valeugutenberg 15/02/2019

Resenha | As aventuras do Barão de Munchausen
Sabe aquelas típicas histórias de pescador? Substitua as pescarias por caçadas, batalhas e viagens, e as imagine sendo contadas por uma pessoa muito exagerada. Assim você já tem uma breve ideia das peripécias narradas no livro "As aventuras do Barão de Munchausen".

O Barão de Munchausen é um personagem muito popular na literatura e suas histórias foram reunidas num livro pela primeira vez em 1785, pelo alemão Rudolf Erich Raspe. Na obra, o próprio Barão narra para alguns convidados os acontecimentos fantásticos que viveu em suas viagens pelo mundo.

Por exemplo: ele cavalgou durante uma batalha em um cavalo cortado ao meio; foi lançado contra uma cidade sitiada montado em uma bala de canhão; e por aí vai. Obviamente, o texto é muito cômico e o livro fica ainda mais engraçado quando a gente descobre que o Barão de Munchausen existiu de verdade!

Seu nome era Karl Friedrich Hieronymus e ele nasceu em 1720, em Bodenwerder, na Alemanha. Ele teve uma carreira militar bem-sucedida e, depois de se aposentar, não perdia uma oportunidade de narrar suas façanhas — sempre com exagero e com a maior naturalidade.

Mas nem todas as histórias reunidas no livro foram contadas na vida real por seu protagonista. Rudolf Erich Raspe criou novas anedotas que atribuiu ao Barão, e diferentes autores adicionaram outros casos nas edições posteriores do livro.

Isso é perceptível nas mudanças de tons nas narrativas. A primeira metade do livro é mais pitoresca e engraçada; a segunda é mais imaginativa, quase surreal, com o personagem visitando uma ilha feita de queijo, conhecendo os moradores da lua, e encontrando deuses mitológicos como Vulcano e Vênus.

Isso torna o conjunto um pouco desigual, mas não compromete a leitura, que é sempre muito divertida!

A Iluminuras optou por lançar o livro na coleção infanto-juvenil Livros da Tribo, mas pessoas de todas as faixas-etárias vão dar muitas gargalhadas com as histórias do Barão. A edição é linda, com tamanho grande e diversas ilustrações de Gustave Doré.

Além de ser muito engraçado, "As aventuras do Barão de Munchausen" cativa pessoas há tanto tempo pois é, em sua essência, sobre um dos maiores prazeres da Humanidade: a arte de contar e ouvir boas histórias — sejam elas verdadeiras ou não.

site: www.valeugutenberg.wordpress.com

Nat 23/07/2017

Um livro pequeno e bem divertido. O tom que o autor utiliza para contar as diversas aventuras do barão é tão engraçado quanto irritantemente convencido, fica aparente o grau em que as mentiras entremeadas com os eventos reais aconteceram. Recomendo porque é uma leitura leve e com muita ação, a narrativa não diminui o ritmo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/07/as-aventuras-do-barao-de-munchausen.html

Wilton 18/04/2016

Será que era tudo mentira?
O Barão de Munchausen não era mentiroso. Ele apenas viajava em sua fantasia e de uma forma tão expressiva que cativava as pessoas que o ouviam. Foi um excepcional contador de histórias numa época em que as conversas informais eram importantes para o Homem. Sabedor disso, o Barão dava asas à sua inesgotável imaginação. As pessoas que o ouviam ficavam enlevadas e o incentivavam a falar sempre mais. É o tipo de personagem que não foi feita para ser levada a sério, mas, mesmo assim, merece respeito.

baby 09/09/2014

conta as aventuras do barão ele conta sua historia quando conheceu o seu cavalo,também sobre sua vida ,fala também que estava na frente de um leão e um crocodilo

Sávio 20/06/2014

Mentira, imaginação ou realidade fantástica?
O livro reúne muitas aventuras do Barão de Munchausen, que de fato existiu e a cada vez que voltava de viajem contava uma aventura incrível e difícil de acreditar. O livro até que é bem divertido e garante a você risos e diversão. O livro é narrado em primeira pessoa, no caso o próprio Barão, para ficar mais interessante a leitura.

Celia 12/01/2012

As aventuras do Barão de Munchausen
Um livro charmoso. Não o tinha lido, apesar de ter tido diversas oportunidades e acabei lendo numa noite. Cada uma das aventuras é mais divertida que a outra e eu adorei o livro, ri muito e muitas vezes.
Trata-se de uma pessoa real que teve suas histórias fantasiosas aumentadas ao grau máximo e se leva bastante a sério. Recomendo a leitura, especialmente em dias tristes.