Gone - Desaparecer

Gone - Desaparecer Lisa McMann

Resenhas - Gone - Desaparecer

@_leandropaixao 01/12/2022

"Simplesmente não há felizes para sempre"
Na conclusão da série temos uma trama um pouco mais elaborada e um tanto quanto obscura, se assim posso dizer, Janie mais uma vez vai depender da ajuda de Cabel que por sua vez é um cara incrível e sabe lidar com Janie como ninguém, mesmo em momentos de fúria quando acaba machucando Janie um pouco, foi apenas dizendo a verdade mas estando o tempo todo ao seu lado para extender lhe a mão, também com a ajuda do Capitão que é um personagem que não faria tanta falta se não existisse nesse volume.
Janie irá descobrir nesse volume algo que jamais pensou que descobriria, mas que sempre quis! Sua mãe extremamente desnecessária como sempre, aqui não é diferente e por várias vezes quis falar uma boas a ela. Além dessa descoberta Janie se vê numa situação de muita indecisão onde pode afetar definitivamente o seu relacionamento com a única pessoa que a entende e que pode contar integralmente. Na reta final dá uma certa angústia por ver as únicas possibilidades que existem a ela, mas que eu acredito que ela toma sim, a melhor decisão "um dia de cada vez".

arthurnumeriano 04/11/2011

Um final meia-boca
O único motivo que me levou a comprar Gone foi que eu já tenho Wake e Fade, os dois livros anteriores da trilogia, e porque eu não gosto de ter coleções incompletas. Eu só ouvia comentários de que Gone não termina bem a série. De fato, não é um dos melhores finais. Mas não fiquei tão decepcionado quanto achei que ficaria.

Janie achou que já sabia o que o futuro lhe reservava. E pensou que estava em paz com isto. Mas não suportava ver Cabel afundando com ela. Não importa os sonhos dele, Janie sabe que Cabel ficará com ela. Ele é incrível. E ela um desatre total. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece - ela precisa desaparecer. Mas isto destruirá os dois. Então, um estranho entra em sua vida - e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terrívevis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando.

Em Gone, descobrimos a origem (ou parte dela) dos poderes de Janie. Esse é um dos pontos negativos da história, na minha opinião, porque você sente que é uma explicação boba e sem aprofundamento. O ponto alto do livro é a escolha que, desde Fade, Janie tem de fazer: isolar-se e continuar enxergando e ter o controle de suas mãos até o fim da vida ou conviver com as pessoas e ficar cega, aleijada e moribunda na faixa dos 30 anos de idade. Mas aí voltamos para mais um ponto negativo: quase no fim do livro, Janie descobre que há uma terceira escolha. Não quero contar qual é, apesar de ser bem óbvia. A sensação que você tem ao ler a parte em que Janie encontra uma saída (uma espécie de saída, eu diria, porque também vem com desvantagens) é a seguinte: "todo esse drama para isso?!"

E é com essa sensação que eu termino de ler a série Wake: três livros para isso? Além de serem pequenos, Wake, Fade e Gone são mais como início, meio e fim de uma história que cairia muito bem se publicada em um livro só.

Malu 06/08/2023

Que trilogia boa de ler. Todos os três livros tiveram uma leitura muito fluida, que prende do começo ao fim.

Gone mostra um final real, você precisa viver um dia após o outro. Sem um clichê de final feliz para sempre e, sem um fim trágico.

Janie e Cabe, melhor casal possível.

Fran 10/01/2011

5 estrelas pq eu amo a série. Esse é o último livro, infelizmente. Gosto tanto de Janie e Cabe que eu vou sentir falta. Senti uma melhora absurda na estrutura do texto e na edição. Muito menos erros. Isso foi ótimo.

Bom, a série é ótima e realmente 3 livros foram suficientes pra gente entender o dilema de Janie. Enquanto os 2 livros anteriores são mais ação, Gone é mais reflexão. Tudo bem que achei Janie meio lentinha pra entender as coisas, mas o final da trilogia não podia ser mais sensato e real.

É isso ou isso. E ponto. (Merda VS Bosta, como diz a própria Janers)

p.S.: Queria um livrinho de Cabel agora. *_*
Ligia 19/07/2011minha estante
Adorei a resenha. Outra coisa que gostei muito nesse livro foi toda a parte da relação da Janie com a mãe... não sei, tornou a história muito mais real, alem de ser a parte "palpável" da história. Adorei muito o livro. :)

Cristina.Pansarelli 19/03/2021

Gone
eu queria estar gone da face da terra isso sim. melhor do que o segundo livro da trilogia mas ainda sim tão fraco....

deniseayres 09/03/2011

Janie descobriu que seu "dom" de capturar sonhos tem por conseqüência efeitos devastadores em seu corpo, aos poucos ela tende e perder a visão e sofrer atrofia em membros do seu corpo, se não parar de usá-lo.
Estressada com o ritmo da sua vida, sua mãe continua depressiva e alcoolizada por todo o tempo, as preocupações de ficar cega e atrofiada, Janie e Cabel resolvem tirar umas férias.
Janie descobre que apesar de Cabel não falar sobre as preocupações que atingem ambos, ele sonha constantemente com isso, sempre angustiado com o que o futuro reservará para Janie e conseqüentemente para ele também.
Esse fato somando no peso que Janie carrega, ela se questiona se é justo dar esse futuro a Cabel que ela tanto ama.
No meio de suas férias, Janie recebe uma ligação da sua amiga Carrie informando que sua mãe está doente.
Eles correm de volta para casa e descobrem que o pai de Janie, que ela não conhecia, ressurgiu com uma doença terminal.
Tomar conhecimento da existência decadente de seu pai e pior, que seu pai assim como ela, é um apanhador de sonhos, coloca a cabeça de nossa protagonista em colapso.
Ela faz o percurso de seu pai e descobre que ainda há uma alternativa para os males que ela está padecendo.
Nenhum dos dois caminhos que se abrem para Janie é bom, mas ela terá que escolher antes que o tempo se esgote.
A autora finaliza a trilogia seguindo o mesmo padrão de narrativa, escrevendo como em um diário, com data e hora dos fatos.
Quem acompanha meu blog e leu minhas resenhas anteriores sabe que não sou fã dessa série.
Como eu tinha lido o primeiro e sido instigada a ler o segundo, achei que deveria finalizar com o terceiro, era uma questão de honra! haha
Infelizmente não me surpreendi com o que li.
Continua aquela narrativa chata, Janie é irritante, egoísta e infantil.
Cabel, apesar de ser o herói da história, também não me conquistou, talvez por uma falta de descrição melhor da personagem.
A história de Wake é ingênua e infantil.
A idéia da autora foi original e tinha tudo para trazer uma grande narrativa, mas ela simplesmente não soube desenvolver.
Nesse terceiro volume, a mocinha está depressiva, confusa e introspectiva.
Seus pensamentos são intensos e as soluções que ela busca para seus problemas são perturbadores. Fiquei muito irritada.
Gosto de romance sobrenatural, mas esse de fato me deixou frustrada.

Rachel 30/05/2011minha estante
Falou tudo que pensei sobre a série. Uma ótima idéia com uma péssima execução.

Rê Lima 22/10/2011minha estante
Pois é, concordo com quase tudo. Muito decepcionante.

Lily 20/03/2012minha estante
Continuo dizendo que quem lê e não gosta é porque espera coisas comuns e romances clichÊs, quem não está preparado para o original e o diferente simplesmente não deve ler essa série, ela é para leitores de mente aberta.

deniseayres 20/03/2012minha estante
Opinião é uma coisa bastante pessoal, respeito a sua, Lily.
Mas por discordar de ti e te respeitar plenamente, discordo de ti sobre 'mente aberta'.
As pessoas não gostam pq não gostam e ponto!
Achei o livro mal executado e essa é minha opinião.

Bell 03/07/2013minha estante
Vish... realmente a série não é das melhores, e não é por não ter o tipico clichê como a menina disse nos comentário, é por ter sido mal feito mesmo e o final não foi satisfatório. A série tinha tudo para ser Perfeita e ganhar muito em originalidade, mas a autora não soube desenvolver bem, infelizmente.

Hosana 19/09/2021

Fim de um ciclo
Demorei muito pra concluir essa trilogia, por razões pessoais. Sensação de "dever" cumprido.
Certamente eu teria gostado bem mais na época que conheci a triologia.
A narração não é muito profunda, tem um estilo mais dinâmico que me lembra muito algumas fanfics. Uma ideia boa com um desenvolver raso, porém eu gostei.
Taynara Lima / @taaynaralima 19/09/2021minha estante
Eu li na adolescência, na época eu gostei muito. Mas desde aquela época eu senti que a trilogia perdeu a força do segundo para o terceiro livro. Mas apesar de tudo, tenho mt carinho por essa história. Inclusive, to lendo outra trilogia dessa autora rs

Hosana 19/09/2021minha estante
Exatamente! Tem um valor emocional maior que a obra. O terceiro livro é mais fraco que os demais apesar de ter um bom dilema. Qual a triologia você está lendo?

Taynara Lima / @taaynaralima 19/09/2021minha estante
É uma trilogia chamada ?Visions?, o primeiro livro se chama ?Crash?.

"Ana Paula" 29/02/2012

Gostei demais deste ultimo livro. Aprendi muito com ele, e mesmo agora que terminei de ler, ja sinto saudades de Janie.

Neste livro, Janie descobre que tem um pai, e que sua habilidade é hereditaria. Mas Janie esta disposta a não correr o risco de ficar cega e torta, mesmo amando Cabe de uma maneira unica, ela resolve que vai se ilsolar do mundo, para não ter que viver sempre com medo de perder Cabe. Mas o que ela não sabe é que não existe saida, se se isolar ou não, as consequencias serão sempre uma "merda", como ela mesma diz.

Cabe não sabe o que fazer, não tem noção dos sonhos que tem e que compartilha com Janie quando ela esta perto, mas sabe do fundo de sua alma que a ama mais que tudo. Ele é tão doce, trata ela tão bem que dá vontade de ter um Cabe.

Janie conta com a ajuda da Capitã para decidir o que realmente vai fazer. Se vai se isolar ou se vai continuar apanhando sonhos... decisões dificeis serão tomadas e todos os envolvidos podem sofrer.

Jamie consegue entender tbm sua mãe, e eu passei tanto tempo odiando ela, que neste livro, fiquei até com pena dela, mas ainda acho que mesmo ela passando por tudo que passou, não deveria tratar Janie do jeito que ela trata.

Adorei o final do livro, bem do jeito que eu queria. Adorei a trilogia e claro que eu indico.

Mah510 15/12/2021

Gone - Sem Spoiler
Olha, sinceramente, eu esperava bem mais desse livro. Não gostei muito, talvez @seja pq eu adorei o 2° e coloquei muitas espectativas nesse, mas elas n foram cumpridas.

Basicamente eu não gostei pq no segundo livro é apresentado um problema que vai ser a principal trama do terceiro livro, e a Janie precisa tomar uma decisão que vai ser importante p resto da vida dela, mas o livro enrola enrola enrola, e no final parece que não saiu do lugar.

Existe uma outra trama com uma pessoa da família da Janie, e eu achei legal e tal, mas não achei muito interessante. Achei que focou muito nisso, como se fosse resolver o problema principal, mas no final foi meio "inútil".

Enfim com certeza foi o livro da trilogia que eu menos gostei, só tô dando 2,5? por causa do apego que eu tenho com a Janie e o Cabel, que se erraram foram tentando acertar.

Camila 17/01/2011

Bom.

Para falar a verdade, me desapontei um pouco com Gone.
Esperava um pouco mais desse livro, principalmente pelo final do livro anterior, FADE, ter sido tão bom. (para mim Fade continua sendo o melhor da trilogia)
Neste livro os conflitos em torno do futuro de Janie continuam a atormentá-la. Além disso, uma situação nada agradável faz com que ela conheça seu pai e descubra mais coisas horríveis sobre a vida dela.
A história de Gone se passa em torno das decisões de Jane: Será que ela vai conseguir lidar com as conseqüências do seu 'dom'? Será que ela e Cabel vão continuar juntos?
Essas são perguntas que ficam na cabeça de Janie até o final, durante o livro todo vemos ela tentando escolher o que fazer.
Isso torna o livro um tanto parado e repetitivo.
Para mim, Lisa Mcmann deixou o final muito aberto. E isso também me deixou um pouco incomodada.
Mesmo sendo inferior aos outros, Gone termina uma série de livros que, sem duvida alguma, me surpreendeu. A trilogia em si é muito legal. Me envolvi com a história de Janie e vou sentir saudade!

Outras resenhas: http://camilemos.blogspot.com
Lily 20/03/2012minha estante
Ele não é inferior, só que autora mostra desde o começo que é realista, e o final do sua série é realista, ela não fecha a vida de suas personagens, ela simplesmente as deixa viver.

Cintia 20/01/2022

Decepção
Premissa muito boa, mas desenvolvimento deixou muito a desejar.
Termino essa série com um grande gosto de decepção na boca. A história da trilogia é rasa, o desenvolvimento das tramas e dos personagens é fraco, os plots são corridos e sem profundidade alguma, os personagens não são carismáticos e o livro 3 é curtíssimo para um término de trilogia. Além disso, esse último livro em especial é cheio de referências datadas, muitas que só funcionam no contexto norte-americano.

Enfim, dei 3 estrelas ao invés de duas porque eu gosto muito da ideia dos livros, e porque já dei 2 estrelas para livros muito piores do que esse. Mas não recomendo essa série.

Fer 18/05/2011

Queria poder chegar e escrever maravilhas sobre Gone, porém infelizmente, na minha opinião, o livro foi uma decepção.

O terceiro livro da série 'wake' conta sobre Janie vivendo um momento conflituoso, tendo que decidir entre ficar e sofrer as consequências ou ir e viver uma vida isolada e sem pretensões. O aparecimento de um novo personagem acaba desestabilizando a vida de todos, e mudando muitos conceitos já estabelecidos, afunilando ainda mais a decisão de Janie.
A autora na realidade conseguiu ser muito sagaz ao deixar uma tensão no decorrer do livro, e no final simplesmente terminar de uma maneira que não é surpreendente, porém de um jeito que imaginávamos que não iria acontecer. Me sinto dividida entre gostar do final por não ser um clichê ou odiar o final e ser mais apegada aos finais felizes.

Mesmo acreditando que o romance de Caleb e Janie poderia ter sido mais elaborado, a série me agradou muito e sempre estará entre minhas favoritas.

Fernanda697 21/01/2024

No início Janie acreditava que já sabia o que o futuro lhe reservava e pensou que estava em paz com isto. Mas, o que Janie não suportou, foi ver Cabel afundando com ela. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece ? ela precisa desaparecer. Mas isto pode destruir os dois. Então, um estranho entra em sua vida ? e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando?

_bbrcam 08/01/2021

O último tiro no meu coração destruído
Mas é uma série sincera, coesa, coerente e muito real. Nada é lindo, nem mascarado e nem miraculosamente resolvido. Cada vez amo mais! Um fechamento necessário.