História da Filosofia Grega e Romana Vol. I

História da Filosofia Grega e Romana Vol. I Giovanni Reale

Resenhas - História da Filosofia Grega e Romana - Vol. I

Renata.Thati 25/11/2020

Como estou aprendendo com este autor. Leitura fácil, instigante. Trata de maneira acessível, gostosa, sem deixar de ser substancial. Cada dia mais apaixonada em filosofia grega. Já iniciei o II Volume. :D

Caio Cézar 23/07/2020

Uma das melhores coleções existentes sobre o assunto
Indispensável para quem deseja adquirir o background necessário sobre história da filosofia grega. O autor reúne as diversas orientações acadêmicas em temas divergentes e explica porque uma ou outra orientação deve prevalecer, e o faz com uma escrita fluida e agradável, em tom levemente poético. A parte sobre os pré-socráticos e a cosmogonia grega não conta com a mesma profundidade que a obra de Kirk, Raven e Schofield, mas certamente não deixa a desejar.

Rhuan Maciel 19/07/2020

A importância desses primeiro filósofos para a humanidade é inimaginável!
Estou maravilhado com a qualidade desse livro, Giovane Reale explica magistralmente cada conceito filosófico dos primeiros filósofos. É indispensável entender como a filosofia começou, como ela seguiu, o que foi questionado e o que foi estruturado para entender o mundo no qual vivemos. Os filósofos da physis questionaram coisas como: do que advém nossa existência? Do que somos formados? Como existimos? Somos partes de um só? Somos múltiplos? Existe mudança? Existe imobilidade? O que causam os fenômenos que experienciamos? Os nosso sentidos são meio confiáveis de obter conhecimento? O que é o cosmos? O que é a alma? Viemos do que? Se o ser é como pode vir do não ser? Por meio dessas perguntas e inúmeras outras, que começa-se a filosofia. A filosofia é uma tentativa de explicar o mundo de forma racional, com o objetivo puramente de entender, amar o saber, saber por saber, entender a totalidade das coisas através do raciocínio lógico. O nascimento da filosofia possibilita o surgimento da ciência. A matemática teórica, a física, a química, a biologia e a cosmologia começam a partir das questões filosóficas. Os filósofos naturalistas são geniais. Tales com suas primeiras proposições e a arché sendo a água, Anaximandro com o ápeiron, o ar de Anaxímenes se condensando e formando todas as coisas, os contrários harmônicos e completamente móveis de Heráclito, os números como princípios e a ciência como meio de purificação dos pitagóricos, o deus cosmo e eterno de Xenófanes, o começo do imobilismo e a eternidade do ser de Parmênides, a dialética e a explicitação do insano múltiplo de Zenão, a sistematização e dedução de conceitos do eleatismo com Melisso, as raízes e as forças cósmicas de Empédocles, as sementes e a inteligência divina de Anaxágoras e o atomismo de Leucipo e Demócrito. As proposições deduzidas e afirmadas são simplesmente incríveis. Fiquei horas pensando sobre coisas que não temos o costume de pensar. Essa leitura me proporcionou diversos encantos com a filosofia, e muitos raciocínios incríveis. O começo da história da filosofia é espetacular, recomendo fortemente a leitura para qualquer que tiver o interesse. Estou ansiosíssimo para ler os 8 volumes restantes que explicam toda a sequência da filosofia greco-romana.