História da Filosofia Grega e Romana Vol. I

História da Filosofia Grega e Romana Vol. I Giovanni Reale

Resenhas - História da Filosofia Grega e Romana - Vol. I

Edu 18/05/2022

Concluída a leitura do Primeiro Volume da coleção História da Filosofia Grega e Romana de Giovanni Reale. O volume em questão trata da gênese da filosofia, de todo o processo de transição do mito ao logos, bem como da influência da região de mistério(Orfismos), na reflexão filosófica de alguns dos precursores do pensamento ocidental.

Esta fase da história filosófica é chamada de Pré-Socratica, mesmo que alguns dos pensadores deste período sejam contemporâneos de Sócrates. A divisão em antes e depois de Sócrates é uma questão didática, por conta da abordagem filosófica, pois os chamados pré-socraticos tinham como objetivo pensar sobre o principio de todas as coisas, sobre a Aché e a partir de Sócrates foi pensado a respeito do homem e sua relação com a Polis.

Os pensadores chamados de filósofos da physis ou naturalistas, deram como origem do mundo as mais diversas causas: Água, Apeiron( que seria a única causa fora do mundo que poderia ter dado origem a tudo, mas é uma substância desconhecida), ar, fogo e etc.
O livro trata um pouco da biografia dos filósofos e de sua reflexão. De Tales de Mileto até Arquelau de Atenas, este último mentor de Sócrates.

Marcella 15/06/2021

Excelente livro introdutório sobre a filosofia grega. Reale é o melhor autor, em termos didáticos, para explicar as teses dos filósofos, principalmente da filosofia primária, que às vezes pode ser um pouco confusa (como as teses de Parmênides).
Neste livro temos uma análise sobre o Orfismo, movimento “religioso” contra a mitologia homérica tradicional naquele época, e sua influência nos filósofos tanto do período como posteriores.
As teses analisadas são as de Tales, considerado o primeiro filósofo, até os atomistas Leucipo e Demócrito, a última escola considerada pré-socrática.
Para quem quer entrar na área de estudos da filosofia, Reale é indispensável.

Renata.Thati 25/11/2020

Como estou aprendendo com este autor. Leitura fácil, instigante. Trata de maneira acessível, gostosa, sem deixar de ser substancial. Cada dia mais apaixonada em filosofia grega. Já iniciei o II Volume. :D

Caio Cézar 23/07/2020

Uma das melhores coleções existentes sobre o assunto
Indispensável para quem deseja adquirir o background necessário sobre história da filosofia grega. O autor reúne as diversas orientações acadêmicas em temas divergentes e explica porque uma ou outra orientação deve prevalecer, e o faz com uma escrita fluida e agradável, em tom levemente poético. A parte sobre os pré-socráticos e a cosmogonia grega não conta com a mesma profundidade que a obra de Kirk, Raven e Schofield, mas certamente não deixa a desejar.

Rhuan Maciel 19/07/2020

A importância desses primeiro filósofos para a humanidade é inimaginável!
Estou maravilhado com a qualidade desse livro, Giovane Reale explica magistralmente cada conceito filosófico dos primeiros filósofos. É indispensável entender como a filosofia começou, como ela seguiu, o que foi questionado e o que foi estruturado para entender o mundo no qual vivemos. Os filósofos da physis questionaram coisas como: do que advém nossa existência? Do que somos formados? Como existimos? Somos partes de um só? Somos múltiplos? Existe mudança? Existe imobilidade? O que causam os fenômenos que experienciamos? Os nosso sentidos são meio confiáveis de obter conhecimento? O que é o cosmos? O que é a alma? Viemos do que? Se o ser é como pode vir do não ser? Por meio dessas perguntas e inúmeras outras, que começa-se a filosofia. A filosofia é uma tentativa de explicar o mundo de forma racional, com o objetivo puramente de entender, amar o saber, saber por saber, entender a totalidade das coisas através do raciocínio lógico. O nascimento da filosofia possibilita o surgimento da ciência. A matemática teórica, a física, a química, a biologia e a cosmologia começam a partir das questões filosóficas. Os filósofos naturalistas são geniais. Tales com suas primeiras proposições e a arché sendo a água, Anaximandro com o ápeiron, o ar de Anaxímenes se condensando e formando todas as coisas, os contrários harmônicos e completamente móveis de Heráclito, os números como princípios e a ciência como meio de purificação dos pitagóricos, o deus cosmo e eterno de Xenófanes, o começo do imobilismo e a eternidade do ser de Parmênides, a dialética e a explicitação do insano múltiplo de Zenão, a sistematização e dedução de conceitos do eleatismo com Melisso, as raízes e as forças cósmicas de Empédocles, as sementes e a inteligência divina de Anaxágoras e o atomismo de Leucipo e Demócrito. As proposições deduzidas e afirmadas são simplesmente incríveis. Fiquei horas pensando sobre coisas que não temos o costume de pensar. Essa leitura me proporcionou diversos encantos com a filosofia, e muitos raciocínios incríveis. O começo da história da filosofia é espetacular, recomendo fortemente a leitura para qualquer que tiver o interesse. Estou ansiosíssimo para ler os 8 volumes restantes que explicam toda a sequência da filosofia greco-romana.