Almas Seladas

Almas Seladas M. L. Pontes

Resenhas - Almas Seladas

Robson 26/09/2012

Resenha mais Promoção de Almas Seladas
Pela primeira vez em muito tempo eu fui surpreendido por um autor brasileiro, e não, não foi Eduardo Spohr ou Raphael Draccon. Depois de algumas decepções com as literaturas nacionais que havia lido, eu comecei a pensar que talvez o Brasil realmente fosse um caso quase perdido. Isso até conhecer Marcelo pontes e Algoritmos Sagrados.

“Layla há muitos anos não sabia o que era rir. Seu sofrimento petrificou seu coração e, depois de muitos anos sentia o ódio em ver o sorriso nas bocas de outras pessoas.”

O enredo do livro é simples e de fácil compreensão, com uma estória cheia de mistérios a cerca de dois jovens nascidos no mesmo ano e no mesmo dia. A esses dois jovens são dados os nomes Layla e Victor. Layla é uma garota pobre e sofrida, e o seu oposto é Victor, um garoto que nunca soube o que era perder algo ou alguém, podre de rico.

Logo de inicio já da para perceber que toda uma “profecia” será feita em cima desses dois jovens, que desde o inicio de suas vidas carregam um dom. Layla com o uma má sorte imensa e Victor com a maior sorte do mundo. Dentro disso o autor com maestria incluiu a mitologia do mundo Maya dentre varias outras coisas que, a meu ver deram um baita diferencial dentro do livro.

O livro é de um desenvolvimento bem interessante, de modo natural deixando as coisas acontecerem no tempo certo. O interessante é que o autor no tentou “americanizar” o livro e acabou deixando algo bem natural e bem brasileiro. Os personagens passam bem essa ideia de um livro bem natura, alguns com aquele jeitinho brasileiro de ser, o que acabou me cativando mais ainda.

Os dois personagens foco do livro são ótimos, apesar de no inicio Layla me irritar um pouco com suas atitudes eu acabei gostando dela, pois conforme a leitura vai avançando é possível compreender o porquê de sua rebeldia e tudo mais. Victor é um personagem digno de palmas, carismático, encantador e apesar de rico é muito humilde. Minha paixão por ele foi de primeira “lida”, logo que foi descrito ele já entrou na minha cabeça.

Além dos dois principais, os personagens secundários Carol e Carlão também tem seu charme. Apesar de Carlão aquele típico estereotipo carioca eu acabei gostando deles, apenas a sua linguagem me irritou um pouco. A melhor amiga de Layla, Carol, é amor sem fim, uma garotinha carismática e realmente uma boa amiga.

O livro tem um romance bem gostoso desenvolvido entre Victor e Layla, eu não gosto muito de romances, mas o romance entre eles foi muito bem escrito e acabou por me cativar. Não foi aquela coisa que acontece do inicio ao fim do livro, e por isso acabou sendo bem feito e sem encher o livro de coisas desnecessárias.

O fim do livro foi uma coisa extremamente impactante para mim, chegou a me deixar em choque com tanta emoção e ação juntos. Com uma bela narração o autor conseguiu colocar a improvável reviravolta nas ultimas paginas e me deixar com queixo caído mais uma vez, recolhendo as lagrimas que ele mesmo havia tirado de mim.

Eu mal vejo a hora de ler o segundo volume da saga e descobrir mais sobre essa estória de Victor e Layla, me apeguei totalmente a esses personagens maravilhosos.

E pam pam, gostaram da resenha? Então vocês podem concorrer a um exemplar dessa obra, para concorrer é facíl, basta seguir os passos indicados no Rafflecopter aqui no final do post. A promoção vai de hoje até o dia 17 de Outubro.

Para participar da promoção acesse o link:

Cristiano Rosa 12/09/2012

Diário CT: Almas Seladas
Um livro instigante, envolvente e perturbador. Assim eu defino Almas Seladas, o volume 1 da série Algoritmos Sagrados, do escritor M. L. Pontes. A obra, lançada recentemente pela Editora Modo, possui uma capa bonita e diagramação contextualizada pelo seu conteúdo. Ao longo das 228 páginas, os 25 capítulos nos apresentam uma história que mescla mistério, drama, ação, romance e suspense.

A narrativa em 3ª pessoa conta três tramas paralelas, que de início nada têm a ver uma com a outra, mas ao longo do enredo elas, aos poucos, se cruzam. De um lado temos Layla, uma paulista humilde, criada pela avó que nunca a amou. De outro, Victor, um carioca bonito, inteligente e rico. E à margem disso, Rogério, um estudioso cercado por nomes, números, cálculos e fórmulas.

Nascidos no mesmo dia, 29 de fevereiro de 1992, os dois protagonistas são mostrados ao leitor pelas suas diferenças. Enquanto ele tem uma vida com luxo, ela convive permanentemente com perdas. Como coadjuvantes, estão seus amigos Carlão e Carol, que os ajudam e incentivam em muitas atitudes importantes no enredo.

Curiosidades, sofrimentos, hipóteses, símbolos, crenças, encontros, romantismos, descobertas, mortes e surpresas prendem o leitor na história, pelos seus capítulos curtos e sempre iniciados com um pensamento filosófico. A língua, os rituais e a cultura Maia também estão presentes no livro, sempre de maneira misteriosa.

Layla possui muitas cicatrizes em seu corpo e alma, que marcam sua vida pela morte de pessoas queridas suas. Já Victor vive o dilema de estar cursando Medicina apenas para satisfazer um desejo dos pais em ter um filho médico. O encontro de ambos acontece 16 anos após seus nascimentos, por conta de uma viagem a um mesmo destino.

Além de serem nomes de capítulos da obra, algumas palavras definem a trama e a essência dos protagonistas, como lembranças, dores, confissões, reflexões, mudanças, lágrimas, reencontros e perseguições. Eles vivem um romance em meio a desejos e tumultos, negações e aceitações, e assim acabam construindo uma relação já iniciada antes mesmo de se conhecerem e mais forte do que pensam.

Acredito que muitos segredos ainda serão revelados e explicações interessantes serão dadas ao leitores nos próximos volumes da série Algoritmos Sagrados. O final da trama é trágico, indica vingança e apresenta terror. A linguagem simples deixa a leitura rápida, as páginas voam e, quando nos damos por conta, já estamos no desfecho. Um livro que não é completo, mas fala por si e desperta a busca pelo conhecimento e sabedoria dos Algoritmos Sagrados.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=18545

Fran 31/03/2013

Almas Seladas - Um dos melhores romances de 2012.
Cara ou corou, essa é a nossa definição de sorte ou azar, um simples lançar da moeda para saber quem será o escolhido. Assim é a obra “Almas Seladas” do autor Marcelo Pontes, que transformou essa simples ideia em uma aventura arrepiante através do sobrenatural.
Rogério, chefe do departamento do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) é uma das mentes brilhantes que, junto a outros pesquisadores espalhados pelo mundo, resolvem criar um programa que gera números aleatórios. O projeto de pesquisa é um sucesso, seus programas são baixados pela internet e em poucos meses, milhares de computadores executavam sua função: gerar números aleatórios. Os dados foram colhidos e para surpresa de todos, havia uma anormalidade, um mesmo sorteio era repetido milhares de vezes. Essas aberrações poderiam ser comparadas ao lançar de uma moeda: era como se a cara ou coroa de uma moeda em sorteio repetisse milhares de vezes o mesmo resultado. As aberrações estatísticas, assim foram denominadas essas anomalias, ocorriam em períodos, o que intrigava os cientistas. Rogério tabulou os dados com as datas dos eventos tentando assim encontrar um padrão, mas pareciam apenas resultados aleatórios. Entretanto, no dia 11 de setembro de 2001, para sua surpresa, ocorreu uma grande variação. Um frio subiu através de sua espinha. Conferindo os dados do passado e uma rápida consulta na internet constatou que as aberrações ocorriam no mesmo período que grandes catástrofes no mundo. Nesse momento confirmou suas pesquisas do passado e, seu entendimento sobre o que é sorte e azar, seria atualizado por um novo conceito assombroso.
Entre as mentes brilhantes de cientista há um misterioso homem, Olavo Hermes, responsável por patrocinar o “Oráculo de Delfos” uma organização com intuito de descobrir os segredos por traz dos Algoritmos Sagrados.
Rogério trabalha para Olavo, seu objetivo: encontrar as peças do jogo, as almas que correspondiam à cara e coroa destas possibilidades, a tristeza e a felicidade, a dor e o regozijo.
A busca teve seu início no ano de 1992, em uma das mais bizarras descobertas do “Oráculo de Delfos”. O tempo decorria, e o destino do mundo poderia mudar, eles sabiam que encontrar as peças era fundamental, pois nunca na história elas haviam nascidas em períodos próximos, muito menos no mesmo dia: 29 de fevereiro.
Entretanto, eles não imaginavam que as forças ocultas tentariam impedir seus progressos de forma tão brutal. A morte espreitava, e de forma silenciosa, os Algoritmos Sagrados eram executados.
Os protagonistas desta intensa história continuarão buscando seu final feliz. A dor será intensa, mistérios em um mundo caótico serão revelados e por fim, assim como é a vida, o destino será incógnito.

Marcelo Pontes criou um universo único e místico em sua obra. Acompanhando a saga e, tendo a exclusividade de ler os três volumes de cinco, posso dizer que a saga promete. A leitura é agradável e, a cada capítulo, você se vê cada vez mais presa a história. O mais interessante na obra é que, apesar da carga sobrenatural, o autor remete o leitor ao panorama físico, tangível a realidade histórica do Brasil. Na trama, o leitor muitas vezes não saberá distinguir ficção e realidade e, os eventos descritos no decorrer da história, terão uma íntima ligação com um universo desconhecido.
Recomendo a Saga Algoritmos Sagrados, uma história intrigante que, talvez o único defeito, é deixa-lo viciado, desesperada para ler o próximo livro.

TamiresCipriano 20/05/2013

Algoritmos Sagrados
O que pode se dizer da história?....fantástica,prende o leitor de inicio ao fim,mas no final deixa lágrimas nos olhos(pelo menos no meu sim).
Algoritmos Sagrados conta história de duas crianças que são predestinadas e que nascem no dia 19 de fevereiro.
Layla sofre de inicio ao fim,com perdas de parentes,pessoas próximas que a ama,mas muda quando conhece Victor.

Victor é um garoto que tem tudo,inclusive sorte.É rico,tem uma super família,amigos,consegue coisas em base de sorte e cursa medicina(isto com apenas 16 anos).
Victor queria conhecer garotas diferentes,marca encontro com uma,mas o destino muda e acaba encontrando Layla.

Layla tem sua amiga Carol,que da apoio de inicio ao fim,que fala muito,que gosta de seu jeito e não liga para seu coração"fechado".
Layla após conhecer Victor,passa um dos melhores dias de sua vida,tendo no rosto de novo um sorriso.Victor,finalmente conhece o verdadeiro amor e encontra a pessoa certa de sua vida.

Desde pequena Layla foi odiada por sua avó por quem é criada,pois,sua mãe morre no parto.O pai é morto quando faz viagem de avião e a tia morre na casa nova no aniversário de Layla.

Do inicio ao fim,você sofre,chora e fica feliz junto com a personagem. Layla sofre mais do que fica feliz,mas o livro mostra o quanto devemos dar valor as pequenas coisas da vida.
Layla é o personagem marcante da história e no fim chorei muito,acho que o autor poderia fazer continuação do livro.
Eu indico,mas para quem ler não pare porque a história vai ficando cada vez melhor e sei que para muitos vai ter a mesma reação que tive...desespero,choro,alegria e tristeza.

O livro possui em todos capítulos frases de pensadores super legais,e sempre falando o dia,mês ou ano em que ocorre certo capítulo.Linguagem muito fácil e a obra muito boa.Somente ao final eu consegui entender o título e a capa,que inclusive ficou show e tem tudo a ver.

Super indico.
Saiba mais em:http://www.de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2013/05/algoritmos-sagrados-almas-seladas.html
Nana 04/08/2013minha estante
Eu fiquei com vontade de ler, mas como você disse que chorou muito fiquei um pouco apreensiva. sou uma manteiga derretida rs

Will 19/06/2013

Uma saga perturbadora
Resenha de João Gabriel

O que dizer da obra Algoritmos Sagrados? Simplesmente a coisa mais perturbadora que já li nos últimos anos. Não digo isso da boca para fora, mais quem já conseguiu acompanhar a saga e ter em mãos os três exemplares da saga: Almas Seladas, Máscaras Reveladas e Símbolo Oculto em 2011 pelo Clube de Autores sabem o que eu estou falando. No começo eu pensei: legal um romance diferente, mas com o passar dos volumes, voltei a ler novamente a sequência e, para minha surpresa levei tijoladas na nuca: “como não tinha lido isso antes?” Do que eu estou falando? Simples, a linguagem apesar de simples apresenta fragmentos que passam despercebidos e, quando você encontra-os ‘BAM’ fica chocado. Não sei quantas camadas, símbolos, figuras a obra possui, pois tenho medo de me aprofundar, mas posso afirmar que, existe simbologia em tudo, cada frase boba, cada número, cada data e não duvidaria dizer em cada linha, página e capítulo. É um ótimo livro para quem não gosta de ler (sua leitura é inebriante, rápida e prazerosa) e também para quem gosta de se aprofundar, assim como eu, no contexto filosófico da obra.
Digo que o livro não é para qualquer um, acho que as meninas fãs de crepúsculo poderiam sofrer de enurese noturna lendo Máscaras Reveladas. Por que eu digo isso? Ao contrário dos livros atuais, que mistificam anjos e demônios, dando toques purpurinados aos personagens, a saga AS leva em consideração a naturezas destes seres em sua origem, digo, a visão que está não somente na Bíblia, mas nos livros mais antigos da nossa humanidade.
Outro ponto interessante e o que me chamou à atenção são as coincidências - Fiquei de boca aberta em muitos momentos da leitura dizendo para mim mesmo “que foda!”. Não sei como e onde o escritor tirou a ideia, pois não encontrei nada parecido na internet, mas toda a teoria é surpreendente. Algo que devo adiantar é que o livro não fala sobre o final do mundo em 2012 e sim, ressalta que a humanidade passa por ciclos, e hoje, estamos passando por esta mudança que afeta a todos.
Eu recomendo o livro, não apenas para ajudar um autor nacional, eu recomendo porque o livro é realmente bom, digo, na verdade a saga toda, pois depois que li os outros livros achei Almas Seladas morno, não porque ele não seja bom e sim porque os outros são na minha humilde opinião muito FODA!

Adriane Rod 09/09/2013

SINOPSE: No ano de 1992, no dia 29 de fevereiro, duas crianças predestinadas nascem: Layla e Victor. Layla passa por todo tipo de sofrimento, pessoas queridas morrem em acidentes bizarros e, a cada morte, uma nova cicatriz aparece em seu corpo. Victor ao contrário, tem uma vida perfeita, um garoto que nasceu incapaz de sofrer. Victor e Layla se encontram e se apaixonam, um amor sem limites. O romance tinha um destino certo, à felicidade, mas eles não sabiam que eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal chamado: Algoritmos Sagrados.

Hoje trago a resenha de mais um livro nacional que amei e que quero muito ler a continuação. O livro Almas Seladas é o primeiro de uma trilogia chamada Algoritmos Sagrados, do escritor Marcelo Pontes (leia mais sobre ele). O livro me surpreendeu positivamente, a história é fantástica, vale muito à pena ser lida e é só mais uma prova de que há talentos fantásticos e que merecem ser conhecidos, no Brasil.

No enredo é possível encontrar três histórias paralelas: Layla é uma pessoa completamente infeliz e a pessoa mais azarada do mundo; ela leva uma vida simples, cheia de tristeza e carregada de tragédias. Vive com sua avó que a odeia e também perdeu todas as pessoas queridas, para a morte. Já Victor é rico, sempre teve tudo e é muito sortudo, muito sortudo mesmo. Sua vida é tranquila, fácil e nunca conheceu o fracasso nem o azar. Rogério é outro personagem; um senhor já de idade e chefe do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), que vive envolvido em seus estudos carregados de códigos, números e segredos.

A narrativa é desenvolvida na terceira pessoa, a história é bastante envolvente e é um daqueles livros que te faz querer ler de uma vez só. Os capítulos não são muito grandes o que não cansa o leitor e no início de cada capítulo (25 ao todo) é encontrado uma frase de algum pensador, uns conhecidos, outros nem tanto.

“O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos. (Pitágoras)”

Um fato bastante interessante é que o leitor acompanha os acontecimentos em um período que vai de 1992 até 2008. Você vê o trabalho de Rogério se desenvolver e começa a entender sua importância, enquanto Layla e Victor têm suas vidas em cidades diferentes acontecendo. Ela em São Paulo. Ele no Rio de Janeiro.

O romance dos dois surge em São Paulo, quando Layla vai à uma excursão junto com sua escola, onde acaba conhecendo Victor. Juntos vão viver uma aventura amorosa completamente fora no normal.

“Em nanquim estava escrito: Códices 7, 9 e 10. 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012. Anos bissextos.”

O enredo é carregado de probabilidades, estatísticas, códigos, números e mistérios que estão relacionados com anos bissextos, profecias do povo Maia e a relação disso tudo com as catástrofes ocorridas no mundo. O livro tem um excelente conteúdo que faz jus aos 20 anos de pesquisa do autor (leia a entrevista concedida ao blog). É um dos poucos livros que li com um excelente embasamento.

“Alguns acreditam que sua civilização tenha sido afetada por culturas avançadas fora do planeta.”

SE RECOMENDO???

Uma história que parecia ser um “e viveram felizes para sempre” se transforma em uma ação de tirar o fôlego diante de seus olhos. E eu nem falei do final do livro. Meu queixo caiu – literalmente. A curiosidade reina em mim desde que terminei o livro e preciso urgentemente do próximo.

É claro que recomendo!! A história é boa, o autor é nacional. Vale muitíssimo a pena.

Cinco estrelinhas.

Resenha publicada originalmente no blog Pseudônimo Literário.

site: http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/2013/09/resenha-almas-seladas.html

Joe Silva 24/08/2012

Almas Seladas

Coincidência ou predestinação? Tudo acontece por acaso ou seguimos uma linha de ações já pré-definidas antes de sequer pensarmos em existirmos? Esse livro tem como pano de fundo explicações sobre valiosos Códices Maias que conseguiam prever acontecimentos catastróficos e/ou mudanças significativas para o mundo através dos números e probabilidades.

Em 1992, num ano bissexto, dois partos acontecem justamente no dia 29 de fevereiro e duas crianças vem ao mundo carregando consigo algo completamente inusitado. A primeira, Layla, atrai para si toda sorte de desgraça que se possa pensar. Ao longo de sua vida acidentes, mortes e perdas faz com que sua existência seja miserável a ponto de sentir uma estranha no mundo. Do outro lado nasce uma criança completamente o inverso de Layla. Para Victor, sua existência tem sido próspera e desde criança tudo ao seu redor é perfeito, tornando assim um rapaz livre de qualquer sofrimento.

E duas forças tão fortes assim não conseguiriam ficar separadas por tanto tempo. Por um grande acaso eles se encontram e, apesar da tentativa falha de Layla para ficar longe dele, se apaixonam sentindo como se um completasse o outro.

Mas o que para eles pareciam ser só uma coincidência, algo do acaso, se torna um verdadeiro emaranhado de perigos por involuntariamente estarem ligados aos Algorítimos Sagrados, que podem trazer para ambos um final trágico e cruel.

Um história complexa contada de uma forma simples e arrebatadora. Não há como não gostar do livro e se envolver intensamente com os personagens e a trama cheia de suspense com uma dose de romance (na medida certa). Quando o autor entrou em contato comigo propondo parceria fiquei bastante animado, pois sinceramente queria ler todos os livros da Modo Editora. E o recebi tão rápido que parei tudo que estava lendo e dei atenção somente a ele e fiz minha leitura com apenas um dia. Não preciso dizer que é um livro bastante recomendado por mim e se tiverem a oportunidade comprem e prestigie mais uma ótima obra nacional.

May 09/04/2021

A história realmente me surpreendeu, você acaba conhecendo fatos que ocorreram com Layla que realmente posso dizer que foi bem sofrido, apesar de eu achar que a garota poderia agir de uma maneira diferente em determinadas situações. Layla e Victor em minha opinião carregam algo com eles que devo admitir que me chamou bastante atenção, como foi dito na sinopse eles ?eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal...?. Além do fato de no começo do livro falar um pouco sobre uma das antigas civilizações Maias.
Posso dizer que recomendo o livro sim, você vai começar a ler o livro e não vai conseguir parar até enfim chegar a ultima palavra que tem na história.

Carol 17/10/2012

Matematicamente bem construído
É engraçado pensar em como uma cadeia de fatos, aparentemente aleatórios podem vir a interagir em um futuro, transformando esses acontecimentos pequenos em algo grande e de um valor imensurável.

Almas Seladas tem um pouco dos escritos de Dan Brown... Aquelas estruturas de capítulos que se reversam entra os personagens principais e alguém que nem os conhece, mas que no futuro será de grande valia para a história.

É certo que esse livro é repleto de ganchos, tantos que ficava louca da vida esperando pela explicação do autor, quando ele me surpreendia e jogava outro gancho. Terminei o livro louca da vida buscando o resto das páginas que ainda serão publicadas. Os ganchos são os melhores pontos desse livro.

Devo comunicar a vocês que a parte científica/histórica dele não nos deixa confusos; o que acostumava a acontecer com frequência com os livros do Brown. O Marcelo escreve de uma forma que se consegue captar a essência de tudo, e não é apelativo; pelo contrário, é matematicamente plausível e real.

Os cálculos sempre me deram medo. E nesse livro começo a enxergar a grandiosidade das estatísticas e probabilidades, e então fiquei com raiva porque nunca entrou na minha cabeça a quantidade de vezes que caras e coroas nos mostrava a face quando jogados em dez tentativas ao alto.

Não gente, não é um livro sobre matemática em si. É um livro que mostra o quanto de matemático tem no nosso cotidiano e o quanto ele revela do nosso destino. E é simplesmente transparente para quem, como eu, vive rodeada de poesia e literatura inglesa. Como consegui ser cega até agora?

Devo dizer que o tema central do livro me apavora por completo. Como falei no post anterior do blog, inspirado totalmente nesse livro, eu me apavorei duas vezes na vida em expectativas de fim de mundo. E esse livro me apavorou mais ainda pelo fato de eu não conseguir visualiza onde Victor e Layla se encaixam nisso, e sei que eles têm papeis fundamentais.

Eis o problema... Marcelo nos mostra os dados históricos, científicos e um romance pra lá de fofo e depois tem uma parada brusca, daquelas de nos deixar sem ar, e ficamos sem saber mais. Fico para morrer com livros em série!

O livro trabalha com um lance de sorte e azar de uma forma muito extremista. Victor é um menino de 16 anos que tem sorte em todos os aspectos de sua vida, e quando digo todos, é todos mesmo! Ele nunca pega semáforo fechado, ganhou dinheiro em ações porque esbarrou no teclado do computador, chutou a prova do vestibular e passou em primeiro lugar em medicina. Enfim... O cara é tão sortudo que chega a ser ilógico! Quer dizer... É aquela coisa de dizer que em cem vezes que você jogar a moeda, ela vai cair com o mesmo lado para cima.

Já a coitada da Layla, meu Deus... Dá pena! É o total oposto de Victor. Azarada em demasia. Acontece que o azar de Layla afeta mais as pessoas ao redor do que ela, digo fisicamente. Psicologicamente, ela é a única afetada por ele. E bote afetada nisso! A garota acha que é a criatura mais horrível do mundo. Amor próprio? Ela não tem noção do que é isso. A ideia de construção de Layla é incrível! O autor simplesmente não tem pena de deixa-la sozinha e triste. Juntos eles moldam um equilíbrio bem mágico.

O livro tem alguns problemas? Tem! Como todos!
Acho que Victor, por ser um adolescente rico e que sempre teve tudo, poderia ser um pouco mais “babaca”, é isso mesmo! Ele é um menino de 16 anos com a cabeça do meu cunhado que tem 30. Sei que tem pessoas com um desenvolvimento mental enorme para a idade, mas acho que ele precisaria de uma pitada de juventude.

Tive problemas com a diagramação do livro. Ele quase não tem margem inferior, o que deixa estranha a visualização dele. Encontrei também alguns erros de revisão. Mas nada que não te permita ler. Além de quem, o livro compensa nos desenhos de viradas de capítulo e numeração de página.

Enfim... O livro de Marcelo é o primeiro de uma série, e não sei ainda quantos são. Sei que a teoria do livro é fabulosa e altamente contagiante. As últimas páginas do livro são de um frenesi incrível!

Se você acredita em destino e probabilidade numérica influenciando a vida das pessoas, então você precisa ler esse livro! E se você não acredita em nada disso, precisa ler ele mesmo assim. Só o prefácio do livro já ganha qualquer leitor!

rsip22 19/01/2013

Apenas o primeiro dos Algoritmos Sagrados...
Desde o começo do livro, Marcelo Lacerda Pontes prendeu minha atenção com um enredo que tem chances de ser repetitivo, mas não é. Interpretações do calendário Maia e eventos que se encadeiam de forma a ser impossível se tratar de uma coincidência mantém o leitor atento a ponto de ser possível relevar as faltas em uma revisão que poderia ter sido mais diligente. O final surpreende em originalidade e desperta no leitor a curiosidade pelos próximos livros da série.

Way to Happines 11/03/2014

Algoritmos Sagrados - Almas Seladas (por Lígia Colares)
Pessoas de várias partes do mundo pesquisam sobre coincidências e probabilidades. Coincidências param de ser chamadas assim, quando um padrão numérico é observado para cada desastre. Enquanto isso, duas pessoas de mundos completamente diferentes quebram todas as leis de probabilidade. Layla vive um carma em que tudo vai contra sua felicidade, pessoas a quem ama morrem, pessoas que a amam morrem, e se algo puder dar errado, definitivamente dará errado. Enquanto isso Victor possui um anjo da guarda forte, fazendo com que tudo que toque dê bons frutos. Nunca falhou, nunca cometeu nenhum erro, a sorte sempre esteve a seu favor. E, extrapolando todas as expectativas, eles se encontram e se apaixonam.

Antes de começar essa Semana, eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, e nem sobre o Marcelo. Porém, para poder criar os posts, comecei uma pesquisa, e a história do livro acabou me cativando! Tanto é que quando realmente sentei para ler o livro, li em um dia! Afinal, eu sempre fui da teoria de que coincidências não existem. Estou formanda em exatas, e quanto mais nos aprofundamos nos números e na ciência, mais os fatos se tornam inimagináveis, improváveis, e mesmo assim, constantes... Então quando percebi que a abordagem do livro seguia essa mesma linha de raciocínio, já me senti ansiosa por lê-lo!

O livro é pequeno e inebriante! De início você acompanha histórias paralelas que parecem não ter nada a ver uma com a outra, mas com o decorrer da história é possível perceber que, afinal, realmente nada acontece por acaso! Mas além disso, também há uma história de amor! O que aconteceria se a pessoa com a maior sorte do mundo se encontrasse com a pessoa com o maior azar do mundo? Será que eles se anulariam, e se tornariam pessoas normais? Será que o amor poderia mudar tudo? Mas, mais que isso, por que pessoas assim existem?

Um detalhe que eu demorei para entender mas que achei muito legal, foi quando apareciam as falas dos pais de Victor. Eu passei umas páginas pensando o porque de o Marcelo ter deixado passar erros tão gritantes, quando finalmente percebi que eles eram portugueses! Hahahaha!

Em um momento você está com o casal apaixonado, e no instante seguinte está numa fuga descontrolada! A história passa muito rapidamente, e Marcelo, além de tudo, é fiel às descrições das paisagens do Rio de Janeiro (que continua lindo!). Marcelo também escreve de forma a você compreender não só um personagem, mas os dois, então a identificação com Victor e com Layla é muito grande!

O único detalhe que não me agradou muito foi como o foco foi mantido mais no casal do que na conspiração em si, mas depois, na entrevista, fiquei sabendo que haviam mais 4 volumes para serem lançados, então acredito que esse primeiro tenha sido só uma apresentação, uma introdução do que está por vir, e por conta disso, todos os outros volumes já estão na minha lista de desejados!

E ele ainda não está na minha lista de preferidos por 4 motivos: a não publicação dos outros 4 volumes! Haha! Estou ansiosíssima para ler os próximos, e indico Algoritmos Sagrados para todos vocês! Afinal, conspiração, aventura, e romance, não tem como resistir, não é? =D

A Garota do Livro 19/04/2014

É como eu disse quando fiz a divulgação inicial desse livro, ELE TEM TUDO PARA SER UM SUCESSO. (Espero que logo saia a continuação e o HQ).

De forma verdadeira eu me senti atraída por esse livro, as desgraças de Layla são ótimas - no mal sentido quero dizer.. Victor é aquele tipo de garoto que parece que não existe sabe, o cara é bonito, rico e carinhoso e sem falar na sorte incrível. Caaaaade??

A única falta de sorte que ele possui começa nos momentos que encontra com Layla (me lembrou o filme sorte no amor).
Eu adorei, é bem rápido de ler, muito gostosa a leitura, tem um romancinho e mas a ação mesmo começa nas últimas páginas. Adorei, as o que mais gostei mesmo foi a última frase (que não vou dizer se não estrago o suspense). Não tem muito o que se falar do livro, por ser pequeno qualquer detalhes é de suma importância para o leitor, mas analisando a classificação do genêro do livro, ele está em localizado no meu patamar de nota.

Como o meu foi a primeira edição ainda vinha com alguns erros que quase me fizeram ligar para o autor mas já foi lançada a segunda aposto que tais erros foram corrigidos.

Nota: 10 - esse é o tipo de parceria que eu não me arrependo de ter feito. Obrigada autores nacionais

site: http://a-meninadolivro.blogspot.com.br/2014/04/resenha-almas-seladas-marcelo-l-pontes.html#more

RLeitora 04/12/2012

Resenha RLeitora - Algoritmos Sagrados
Mais um livro muito bom!
Vamos começar pela capa – aquela ampulheta, dando a impressão de tempo, ficou muito bonita. Porém não denuncia do que se trata o livro – já que ele é fofo e romântico. Parece que não combinou muito, mas pode ser que faça sentido com as demais capas da série. Eu sei, estou divagando...
Em cada início de novo capítulo, Marcelo Pontes faz citações de outros autores – Shakespeare, por exemplo. Achei muito legal isso, já que toda a citação faz referência ao evento que virá. Ficou ousado.
A história começa com indícios de sabermos mais sobre a cultura maia e seu calendário. Acabou que foi somente uma leve pincelada, mas ficou interessante.

Quanto às personagens principais:
Layla: Gótica, é arisca, mal-humorada e bonita – apesar de se achar feia. Nasceu em 29/02/92. Atrai a morte e o sofrimento.
“Não passava em sua cabeça que alguém como Victor poderia ter bons pensamentos a seu respeito. Layla sempre teve momentos de dor, frustração e condenação, por isso, sempre ficou na defensiva, acreditando que as pessoas à sua volta estavam sempre a julgando mal.” p.135
Victor – Lindo, descolado, sortudo, rico. Procura por mudanças, por mulheres que valham a pena – atitude madura para alguém que tem apenas 16 anos. Nasceu em 29/02/92 – data significativa para o calendário Maia, já que se trata de ano bissexto.
Podemos dizer que estas duas personagens são 2 lados da mesma moeda – cara e coroa. Então podemos sugerir, também, que os dois juntos conseguem a harmonia, certo? É, certo!

Toda a história romântica se passa aqui no Brasil – muito legal! O encontro acontece em Campos do Jordão, em uma excursão da escola de Layla. De imediato ele quer aproximação enquanto ela recua. Aliás, ela não quer contato de ninguém – ok, ela tem seus motivos. Mas fiquei de birra com ela por muitas vezes!
Não posso deixar de citar a amiga da Layla, Carol, que é show. Divertida, cobre as costas da gótica – inclusive as cenas mais engraçadas são com ela. Gargalhei muitas vezes.
Tema diferenciado com narrativa ágil, traz o típico amor adolescente – rápido, intenso, sem pensar. Vivendo o momento, inconsequente. Não à toa, as personagens se apaixonam e declaram amor muito rapidamente. São adolescentes, afinal!
Como é uma série, tem algumas pontas soltas, mas não muitas. O final é surpreendente, deixando o leitor naquela expectativa enorme.

Pontos Positivos: Foram muitos pontos positivos! A trama diferenciada; o amor adolescente; as tiradas engraçadas (e ótimas) de Carol.
Pontos Negativos: A má revisão foi, realmente, o ponto fraco. Tanto pontuação quanto ortografia deveriam ter sido mais bem observadas e revisadas. Penso que a capa poderia ser mais romântica, também.

É um livro que vale muito a pena a leitura. Leve, dinâmico. Muito bom!

R.S.Merces 16/06/2013

Resenha - Algoritmos Sagrados - Almas Seladas
A nova cena da literatura nacional vem ganhando espaço entre os leitores. Nas redes sociais surgem campanhas em prol dos autores, obras conquistam seu cantinho nas prateleiras das livrarias e editoras empreendem para publicar e dar suporte às milhares de ideias.

Minha última leitura “Almas Seladas – algoritmos sagrados” do autor M.L.Pontes enquadra nesta descrição.

O enredo conta o contraste entre duas vidas separadas por questões sociais. Layla e Victor nasceram no dia 29 de fevereiro de 1992 e vivem realidades um tanto quanto BIZARRAS ( e a palavra deve mesmo ser destacada). A garota convive com a morte quase que diariamente, a mãe faleceu no seu nascimento, o pai a abandona na infância, um amigo morre e o autor começa pecando nas descrições. O playboy carioca, ao contrário, esta no paraíso. Ele tem tudo que um jovem clama nos dias de hoje e, além disso, consegue para si coisas impossíveis, aos 16 anos já cursa medicina, tem carteira de motorista e um Porsche. Sério?

Quando digo que o autor pecou nas descrições, em ambos os casos os fatos são postos ao leitor de forma tão natural que nem mesmo no mundo da fantasia teria explicação óbvia. Uma maldição persegue Layla e decorre em todas as mortes e a sorte do jovem é só sorte de família rica. Se por um mero momento, M.L.Pontes tentou levantar questões a respeito da diversidade no Brasil e no mundo, ele se esforçou demais e não deixa as coisas fluírem como deveria.

Durante toda a leitura causou-me náuseas ler as sequências repetidas e mal escritas. De um vocabulário muito pobre, o livro não consegue nem mesmo alcançar os textos para o público infanto-juvenil. Um dicionário de cabeceira teria feito toda a diferença durante a escrita.

Deixo, então, minhas considerações a respeito da edição. Publicado pela MODO Editora, temos a possibilidades de diversos autores para o livro. Na capa nos é apresentado como “M.L.Pontes”, na contracapa “Marcelo Pontes”, na ficha catalográfica Marcelo L. Pontes e na breve biografia para o orelha temos um tal de “Marcelo Lacerda Pontes”. Eu não conheço nenhuma regra quanto a isso, a não ser no caso da ficha catalográfica onde se faz necessário o uso do nome completo em casos de abreviações (o que é opcional, J.R.R.Tolkien, por exemplo, não apresenta seu nome completo). Se tudo não passou de uma brincadeira ou um mistério com o enredo do livro eu sou um péssimo observador.

Ainda na edição, a diagramação não é de se negar que está bonita, com desenhos introdutórios nos capítulos e na numeração das páginas. A revisão a editora volta a mostrar falhas e sinceramente pequenos erros desnecessários.

Para concluir, digo que as frases para introduzir os capítulos são o desperdício de grandes autores da literatura nacional e internacional.
Avaliação final: 1 estrela.