Ensaios

Ensaios Truman Capote

Resenhas - Ensaios

Yuri Capi 03/07/2017

São 42 ensaios dos mais variados assuntos
Foi prazeroso lê-los e participar um pouco da vida de Truman Capote. A seguir, um pouco de cada ensaio cujo título está em letras maiúsculas:
"VOLTAS NOTURNAS, é um diálogo com ele mesmo.
UMA BELA CRIANÇA, descreve uma passagem com Marilyn Monroe.
SR. JONES, o espião russo desmascarado em Moscou.
UMA LUZ EM UMA JANELA e o freezer cheio de gatos.
LEMBRANDO TENNESSE e LEMBRANDO VILLA CATHER são homenagens a dois amigos.
O TRABALHO DE UM DIA, é um relato suave e bem humorado de um dia de trabalho de uma diarista novaiorquina, sua origem, família e suas necessidades.
DESLUMBRE, uma descoberta do sexo, sem que isto seja o assunto principal do ensaio.
JARDINS OCULTOS: Sabe aquelas coisas que fizemos quando criança mas não contamos prá ninguém? Pois é, ele resolveu contar uma delas neste ensaio.
OLÁ ESTRANHO e seu amigo suspeito de pedofilia.
BRAVURA, tudo para não deletar a fonte.
AUTORRETRATO, uma entrevista bem realista, sem firulas.
ELIZABETH TAYLOR e um pouco da vida com Richard Burton.
MÚSICA PARA CAMALEÕES e uma pequena passagem pela Martinica.
O surpreendente e angustiante CAIXÕES FEITO À MÃO.
EXTREMA MAGIA, todo ator é mentiroso e todo capitão de navio, aspirante à ator, também é.
Talvez o mais esperado por todos (mas para mim não era), o ensaio FANTASMAS DO SOL relata algo que está estampado no filme Cold Blood, a presença do autor na alma do filme.
PARÁGRAFOS GREGOS traz um arrependimento que no fundo era uma enganação, "por que não comprei aquela casa da enseada azul?"
Em UMA VOZ UMA NUVEM, trouxe o autor de volta a New Orleans, que saudade daquela cidade!
ROSA BRANCA embutiu em Capote um vício caro, colecionar preciosidade que poucos reconhecem.
Ele, dois cachorros, um corvo, uma empregada, um pai, um noivo e duas tragédias. Dois anos vivendo na Sicília em meio a um povoado com práticas pagãs. A fuga para Roma e a fuga de LOLA, alguém que inicialmente não era querida mas que finalmente foi amada.
Em parceria com Richard Avedon, o ensaio OBSERVAÇÕES traz algumas peculiaridades da relação dos autores com algumas personalidades tais como: Pablo Picasso, Louis Armstrong, Charkie Chaplin, Coco Chanel e outros.
ESTILO: E OS JAPONESES, Uma interessante descrição sobre Marlon Brando, além da carreira e uma sútil e breve descrição da via em família enquanto jovem, o ensaio trata de uma pequena parte da filmagens de "Sayonara" em Kyoto.
OUVINDO AS MUSAS, Um único ensaio, dividido em duas partes. A primeira parte lida narrou a história de uma trupe de teatro norte-americana que viajou de Berlin Oriental para Leningrado, em tempos de União Soviética, para apresentar uma peça. Interessante foram os pontos de vista explorados. A segunda parte de um ensaio único, a estréia da ópera Porgy and Bess em Leningrado. Além de toda a descrição dos acontecimentos em torno da estréia, houveram relatos de "interessantes causos" paralelos. Ambos, sem nenhuma surpresa, considerando que tudo aconteceu em pela era Soviética."

traça 07/02/2013

Se lhe agradar...
É bom, mas eu não estou com paciência de ler histórias de viagens... se voce gosta do tema, é um prato cheio.