Chama Negra

Chama Negra
Título Original : Dark Flame
Alyson Noel
Editora Intrínseca

" E, apesar de tudo o que sei sobre bem e mal, certo e errado, imortais bons e imortais perigosos, dou um passo à frente. Dou um pequeno passo rumo à derrota, rapidamente seguido de outro. E mais um. Meu olhar está fico em Roman. Ele é tudo o que consigo ver. Tudo de que preciso. Apenas vagamente a par do que realmente sou, ainda em algum lugar lá dentro...lutando, gritando, exigindo ser ouvida...mas é impossível competir."

Chama Negra é o quarto volume da série Os Imortais. Você pode ler as resenhas dos livros anteriores aqui.

Ever, a exemplo dos outros livros, paga um preço alto por sua impulsividade. A nossa protagonista na ânsia de resolver as coisas, acaba sempre piorando a situação. Em Chama Negra, Ever ainda não consegue o antídoto para que ela possa voltar a ter contato físico com Damen e ainda precisa contar a Raven que num impulso para salvá-la, ela a transformou em imortal.
Raven contrariando as idéias iniciais de Ever, se encanta com sua nova condição. Maravilhada pela nova vida, se entrega aos impulsos e nem liga para os alertas da amiga correndo assim, em linha reta para o perigoso Roman.

Dá para piorar ?
Ever sempre dá um jeitinho. Não se preocupem com isso rsrs

Angustiada por suas ações e pela distância obrigatória de Damen, Ever acaba por atropelar as coisas mais uma vez e piora bastante a situação. Um feitiço de magia negra que teoricamente resolveria os problemas de Ever, acaba por afastá-la ainda mais de Damen e o pior, aproximá-la de Roman.

Amarrada a Roman por um feitiço caseiro e mal feito, Ever envergonada não conta nada a Damen e só conta com a ajuda do misterioso surfista zen - Jude. O relacionamento Ever/Damen mais uma vez é abalado por mera falta de confiança.

Apesar de Jude e as gêmeas continuarem na trama, o grande ápice não acontece mais uma vez.
Ever, é desequilibrada, atrapalhada e se perde no enredo.
Quem roubou a cena foi Roman. Um vilão ácido e com personalidade.

Mais uma vez quando tudo está tão perto de se resolver, mais uma reviravolta acontece e a esperança passa novamente para o próximo livro da série chamado Estrela da Noite.

Termino essa resenha repetindo a frase que já usei em Terra de Sombras :
Alyson Noel tem uma dívida comigo !

Patrícia Diniz 16/06/2011minha estante
"Damen, para alguém que ama através dos séculos é um tanto quanto passivo nesse livro. Falta emoção ! Falta luta ! Falta vontade !
Ever, é desequilibrada, atrapalhada e se perde no enredo.
Quem roubou a cena foi Roman. Um vilão ácido e com personalidade."

Concordo. Como foi dito já foi dito por alguém acima, Damen está totalmete apagado, Ever continua quebrando a cara e Roman, sem dúvida, foi quem mais se destacou nesse livro.

Blog MVL - Nina 30/03/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.blogspot.com

Chama Negra é o quarto volume da série Os Imortais, nessa seqüência o leitor embarca exatamente onde o livro anterior termina. Ever, a protagonista, está ligada ao sombrio Roman e ao tentar modificar fato piorando as coisas, sua melhor amiga Haven está começando a desenvolver seus poderes imortais.

As personagens masculinas em Chama Negra parecem ficar sob cortinas, você os vê, entretanto as duas amigas e recentes inimigas protagonizam a maior parte do livro. Ninguém pode acusar Alyson Noël de machismo, sua protagonista está quase sempre resolvendo (e complicando) seus problemas por si mesma.

O grande aspecto positivo de Chama Negra é que a autora consegue (de forma oposta aos dois livros anteriores) ter coesão na formação de seus personagens. Talvez eu tenha essa sensação apenas porque já sei o que esperar de cada um. Entretanto afirmo que o ponto central da série O Imortais está na trama e não em seus personagens. Noel é obviamente uma pessoa original e isso se reflete em sua estória, como o conceito de auras por exemplo. Todavia estes aspectos não atenuam a falta de profundidade e realidade em seus personagens.

Sobre os aspectos negativos começo com a maior contradição de toda a relação entre Ever e Damen. Para uma estória que prega o verdadeiro amor a autora acaba se contradizendo ao colocar sua protagonista constantemente atraída por outros homens que não sua alma gêmea, Damen.

O que me irrita é o descaso com que a autora trata o verdadeiro amor. Algo que deveria ser claro e cristalino e sou extremamente rígida neste aspecto. O amor é preto e branco, simples, não é apenas sexo e paixão. Ever e Damen são maus exemplos do que é amor, especialmente porque não existe amor nenhum! Eu não consigo senti-lo, me envolver com ele.

Ever é a protagonista mais desequilibrada e atrapalhada que já li. Ela julga sem conhecer os fatos, se precipita quando deveria apenas observar e acaba sempre cometendo os erros mais estúpidos. O que a longo prazo se torna cansativo para o leitor.

Damen é passivo. As coisas acontecem a sua volta e suas reações são sempre retardadas, como se ele não possuísse uma real energia. Como já afirmei anteriormente, falta verdade nas personagens de Alyson Noel. Falta a carne e osso, o sangue, a dor, a paixão... A intensidade que se desdobra entre os personages e o leitor consegue sentir e experimentar por tabela.

Em contrapartida aos péssimos personagens, a trama central é interessante. O conceito dos imortais, do Mundo das Sombras e dos Perigosos é intrigante e faz o leitor permanecer na leitura mesmo após seu interesse pelos personagens ter diminuído consideravelmente.

Chama Negra, volume quatro da série Os Imortais, pode ser avaliado com um bom livro para se ler sem compromisso e sem envolvimento, alguns leitores estarão motivados a ler sua continuação, outros permanecerão na defensiva com a estória. Assim como eu. A despeito do que penso sobre a série é inegável a habilidade que a autora possui para tecer temas como intriga, ciúme e inveja. No mais, leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

Vanessa Vieira 29/07/2011

Chama Negra_Alyson Noel
Em Chama Negra, quarto volume da série Os Imortais, de Alyson Noel, Ever continua atrás do antídoto para que consiga tocar Damen novamente sem ferir a ambos. Depois dela ter feito um feitiço contra Roman, as coisas não sairam como o planejado, e o feitiço se virou contra a feiticeira: agora, ela se sente profundamente atraída por Roman, mesmo estando cada vez mais próxima de Jude.

Haven é transformada em imortal por Ever, desde o volume anterior da saga, Terra de Sombras, como única forma de salvar a sua vida. Mas Haven, mesmo sendo melhor amiga de Ever, não ouve os seus conselhos e se torna cada vez mais imprudente, principalmente com os seus novos dons. Ela se junta a Roman, e junto com ele, atrapalhará ainda mais a vida de Damen e Ever.

Os personagens da trama evoluíram um pouco mais do que nos volumes anteriores. Damen quase não aparece na estória, mas continua com a sua importância. Um triângulo amoroso se inicia com Damen, Ever e Jude, e isso dá um tempero a mais no livro.

Apesar de não ter gostado muito dos volumes anteriores (Para Sempre, Lua Azul e Terra de Sombras), me admirei com Chama Negra. Não vou afirmar que é um livro excelente e tal, mas a estória amadureceu um pouco mais e a narrativa cresceu bastante. Vale a pena conferir!

Tiago Henrique 03/01/2012

dark flame.
Depois do fracasso que foi "terra de sombras",Alyson consegui fazer uma ótima continuação.Ainda bem.Nesse quarto volume,as coisas estão indo de mal a pior.Haven virou imortal.O que é uma coisa boa.Uma diferente.Afinal,a garota era muito infeliz.Mas ela também agora esta mais tola do que nunca.Achando que Romam não faz nada de errado e que é apenas paranoia de Ever,ela prefere ficar do lado de legro.Com o feitiço de amarração que Ever tem,fica impossível resistir a Romam.De querer de estar como ele.Jude...Bem,ainda não sei o que pensar dele.Mas eu gosto muito mais dele do que de Damem.Acho ele ridículo.Em todos os sentidos.Mas o livro é surpreendente!Eu realmente gostei da leitura.Li ele em bem rápido.Estava demorando para acabar de ler.Mas não tinha motivos.A história foi uma das melhores até agora.Só espero que "estrela da noite" não seja tão patético como "terra de sombras".

Fernanda309 03/06/2012

Os Imortais - #4 - Chama Negra
Chama Negra é sem dúvida um dos melhores livros da série. Como eu esperava, Alyson se redimiu do fiasco que foi o anterior e terceiro da série, Terra de Sombras. Ela voltou a escrever maravilhosa e unicamente.
Esse foi o livro que eu mais esperei, e não me decepcionei, apesar de ter lido apenas 4 livros de 6.
Ever continua na busca para achar o antídoto para o antídoto: a salvação da burrada que cometeu no segundo, Lua Azul, ao tentar salvar Damen, mas ao invés disso, os condenou - não podem trocar DNA, ou o vírus que pode matá-lo será reativado.
Haven, até então sua melhor amiga, que sempre oscilava em sua lealdade a Ever, mostrou sua verdadeira face: egoísta, gananciosa e poderosa. Ever percebe tarde demais que cometeu um erro enorme ao transformar Haven em imortal, já que ela virou sua arquiinimiga.
Damen continua o mesmo: sempre amando Ever, sempre compreensível, sempre lindo e maravilhoso e sempre irritante, pelo menos pra mim.
Roman, perigoso e sexy, como sempre, mostra um lado vulnerável, a seu lado de humanidade, que acredito que todos achavam não existir. Até eu duvidava da existência.
Quando a busca parece ter terminado, um deslize faz com que o livro seja um dos mais inesperados possíveis.

Jullyane 17/03/2011

[contém spoillers]
Esse livro deu uma melhoradinha, mas só no final. Até porque enquanto ela tá correndo atrás do Roman (e ele só dispensando) é uó, dá vontade de bater nela. Sério, como é que o Damen é apaixonado incondicionalmente por esse menina? o.O

Tudo bem que ela parece estar aprendendo alguma coisa, está ouvindo o que Damen diz e está tentando absorver tudo o que ele sempre disse pra ela e ela nunca entendeu (nem prestava atenção).

Dessa vez chegou tão perto dela conseguir o antídoto, né? Agora foi a vez de Jude cagar tudo, nam!

Detalhe: o que será que quis dizer aquela história que o velhinho falou das gêmeas, confundindo-as, qdo Ever foi à casa delas em Summerland? E pq elas não instruíram a Ever corretamente para desfazer o feitiço? Será que as gêmeas são 'do mal'?

Mih! 18/03/2011minha estante
Concordo com a Sandra, os dois primeiros livros foram muito bons, com uma enredo que te prende a leitura, você não consegue parar até terminar o livro.. Mas no terceiro, levei uma década para ler, um enredo que caiu muito em relação aos primeiros... O quarto eu ainda não li, mas pelo que vi, não posso esperar muito... =/

mila 19/03/2011minha estante
Eu to no começo do livro pessoal!E logo de cara axei q o livro ia ser mt enrolaçao pra pouca historia!E pelo visto é verdade ne!Eu amei demais o primeiro livro... mais tb axo que foi decaindo! Mais msm assim to curiosa pra sabe o q vai acontece..vo terminar de ler e ai venho dar minha opniao :D

Mari 15/04/2012

Em Chama Negra Ever continua tentando encontrar o antídoto para fazer com que ela e Damen possam se tocar novamente, enquanto tem que ajudar Haven a se acostumar com as mudanças de uma vida normal, para uma vida imortal. Haven é cabeça dura, e para piorar, está gostando cada vez mais de Roman. Ever, como sempre, anda se enrolando mais e mais em busca do antídoto, ainda mais agora que ela tem um "monstro" habitando dentro dela que só é amansado com a presença de Roman.

Neste livro, o quarto volume da série, Ever finalmente dá uma dentro ao longo do livro e acaba aprendendo seu valor. Porém, tem o Jude. Ah. O Jude. O moreno surfista maravilhoso que descobre amar Ever a milhares de anos, e vamos admitir que o carma aqui é o dele. No livro anterior, Damen vive dizendo que tem um carma, mas depois de ler Chama Negra eu vi que o "injustiçado" é o Jude mesmo por amar a indecisa da Ever sem ser correspondido por milhares de anos.

Continue lendo em: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/04/chama-negra-alyson-noel.html

Joelma 20/12/2011

Mas que borra é essa?
Quem fez a resenha do livro?O livro inteiro e eu esperando um desfecho que aparece no final apenas,sabe quando se fca com palpitação quando uma pessoa é cabeça dura e burra e chata demais? É assim que eu fico lendo os livros dessa coleção imrotais quando aparece as partes da Ever,sinceramente,estou lendo pois me disseram que o infinito é legal,mas estou quase desistindo e indo direto para ele,pois sem brincadeira nem exagero,eu passo mal,literalmente de tão chata que a personagem é,ciumenta,egoísta,mimada,inconsequente e outros adjetivos mais se encaixam para a sua personalidade.Por várias vezes pulei páginas do livro para saber o que acontecia,principalmente procurando o desfecho que colocaram na chamada do livro no Skoob,para ver se melhorava um pouco,algo que só acontece no final,e que me deixou muito chateada,por contarem o final de um livro,isso não se faz.

14/10/2011

Ao menos melhor que o anterior!!!
O que dizer??? defini esta série como "odeio-ela-mais-não-consigo -parar-de-ler!!!"
Pelo menos foi melhor que o anterior.
Adoro Jude, e acho que Damen poderia ter mais perssonalidade.
Já Ever é a mesma pisicoinfantil e sem noção de sempre...
Ela me irrita muito.
Mais fazer oque???
Não consigo parar de ler!!!

Ruth 08/12/2011

"Todos carregam uma sombra, e quanto menos ela estiver incorporada na vida consciente do individuo mais negra e densa ela será"
Bom foi um Livro bem melhor que terra de sombras. Embora no começo me tenha deixado com uma dúvida enorme se iria gostar desse livro ou não. Eu nunca gostei de Haven em minha opinião ela sempre teve inveja, ódio de Ever e sempre quis tudo que ela tem. E todo aquele papo de amizade de sentimentalismo era tudo uma grande e absurda mentira e que foi revelado nesse livro e será provado no outro assim eu espero. Bom esse livro revela que todos nós temos um lado negro onde muitos escondem com medos de julgamentos e tal. Bom realmente tem muita gente que diz q o Damem virou um "SANTO" mais pense comigo em terra de sombras quem leu por favor lembre-se disso ele falou que vai tentar melhorar e que não é mais aquele Damen e mudou as roupas, o carro e iria mudar de casa se ás gêmeas não tivessem chegado. Estava preocupado se iria ter um destino frio e isolado do mundo que era em "Shadowland". Bom ele está cumprindo o que falou. Quanto as burrices de ever realmente tornam-se sua melhor amiga. Pq não pode alguém chegar ao ponto em que ela chegou. Mais verdade seja dita Alyson até agora soube criar Não um triangulo mais acho que um retângulo amoroso. Pq entre Damen, Jude, Roman ela sempre preferiu Damen. Gostei muito muito mesmo desse triangulo amoroso q ela fez com a qual nem se compara com os de outros autores. Bom quanto ao livro devo dizer que já estava para dizer 'AMÉM" quando ela estava perto de conseguir o antidoto dos antidotos e no fim.. acontece aquela barbaridade e aquele escandá-lo de Haven. Gostei muito muito mesmo desse livro espero gostar de estrela da noite que está prometendo ser bem melhor que chama negra. Então que venha!! =D

Celly Williams 06/05/2012

Enquanto tenta ajudar Haven na transição para a vida imortal e libertar Damen do feitiço que não a permite tocar nele, Ever se aprofunda mais e mais nos mistérios da magia negra. O feitiço, porém, vira contra a feiticeira, e ela se vê presa a seu maior inimigo: Roman. A força estranha e poderosa que toma conta de seu corpo impede que Ever consiga parar de pensar nele, parar de desejá-lo.

Ela quer resistir à atração incontrolável que a está consumindo. Ele quer se aproveitar desse momento de fraqueza. A ponto de se render, Ever procura a ajuda de Jude, arriscando tudo e todos para salvar a própria vida e seu futuro com Damen…

Patty Black 05/04/2012

Quando você acha que nada pode ficar pior... o destino te prova o contrário!
Depois de ter transformado sua melhor amiga, Haven, em uma imortal, e te-la condenado a terra de sombras, e feito um feitiço de amarração que deu muito errado, Ever tenta concertar as coisas. Mas ao invés de confiar e contar o que está acontecendo para aquele que sempre esteve ao seu lado, Damen, ela procura a ajuda de Jude.
Enquanto Ever tenta resistir a sua louca atração por Roman, resultado de seu feitiço de amarração, ela procura desesperadamente por soluções para todos os seus problemas, que sinceramente não são poucos. Com o decorrer da narrativa a história me surpreendeu. cada vez mais tentada e mais perto de se render as vontades de Roman, Ever se afunda na magia. Pessoas que a princípio eram inimigas, se mostram cada vez mais de confiança, e sua melhor amiga se mostra capaz de tudo para viver conforme suas próprias regras sem dar a menor importância ao que Ever tem a dizer.
Suas amizades por um fio, seu relacionamento com Damen perto do fim, sua vida e seus ideais, tudo pelo qual ela tanto lutou escapando por suas mãos como a mais pura água. Será que Ever vai conseguir fazer com que tudo volte a seu devido lugar? Ou será que está condenada por suas escolhas erradas?

Amanda 21/07/2012

Chama negra
Chama negra começa com os primeiros dias de imortalidade de Haven, eu gostaria muito que Haven continuasse
sendo amiga de ever ( se a haven amiga é chata , imagina inimiga ¬¬'), mais infelizmente ela se aliou a Roman,
eu também gostaria que o inimigo fosse só o roman mais com a haven sendo imortal o foco mudou para ela e as
disussõesinhas infantis de haven e ever me irritaram muito nesse livro.
A Ava voltou e Ever voltou a falar com ela, coisa que eu gostei porque eu adoro a Ava e que eu não gostei porque
afinal ela traiu a Ever, mais afinal das contas ava vai ter papel cruscial apartir de agora.
O livro se baseia nas burrices de Ever. Nesse volume Ever e Damen ainda não conseguiram o antídoto do antídoto
(o enrolação martirizante) e em uma tentativa de convencer a Roman a dar o antídoto ela tenta apelar para a magia
e faz um feitiço de amaração, como tudo que a Ever faz, o feitiço dá errado e amarra Roman a ela.
A partir dai ela não consegue mais ficar perto de Roman sem se sentir atraída e faz uma besteira atrás da outra e ao
tentar se dessamarrar se amarra mais ainda.
O inicio é meio monótono mais no decorrer da história fica muito legal e apesar de não ser o melhor da série, o final é
muito legal e ele n´os dá ótimas horas de leitura.
Quotes:" - Sempre soube que viria . Ele sorri,passando os olhos em mim enquanto enterra os dedos nos meus cabelos - Bem vinda
ao lado negro, Ever . Acho que vai ser bem feliz aqui ."
Frase inicial muito legal:
Contemplei o coitado...
o desgraçado monstro que eu havia criado
Mary Shelley - Frankstein ( a propósito, esse livro também é muito bom ")