Chama Negra

Chama Negra Alyson Noël

Resenhas - Chama Negra

Iny 27/01/2013

É um livro bastante sombrio. Ever faz um feitiço sem obedecer bem as regras e acaba se prendendo a Roman. Toda fez que ele estar por perto ela o deseja. No terceiro volume, Roman novamente faz com que Ever tenha que tomar uma difícil decisão: dessa vez Ever tem que escolher entre ver sua melhor amiga Haven morta ou imortal. Ever prefere a imortalidade.

Por isso Ever tenta ajudar amiga em sua transição para a vida imortal, mas ela parece dar mais ouvidos a Roman, seu amor. Mal sabe Ever que as mudanças de Haven serão extremamente perigosas.

Ever ainda precisa no antidoto para livrar Damen da maldição, por isso se envolve mais com Jude, com magia negra e com Roman. Mas em uma tentativa de ajudar, Jude acaba fazendo com que Ever perca para sempre o antidoto. Também acaba acertando no chacra de Roman e o mata.

Achei esse volume da série o menos empolgante (nem a capa do livro é uma das mais bonitas). o clímax só veio no final. Mesmo assim é um livro importante pra os próximos volumes que serão mais agitados e reveladores.

dani 01/02/2013

Chama negra
Série: Os imortais – volume 4
Alyson Noël
Editora Intrínseca, 2011
239 páginas
Enquanto tenta ajudar Haven na transição para a vida imortal e libertar Damen do feitiço que não a permite tocar nele, Ever se aprofunda mais e mais nos mistérios da magia negra. O feitiço, porém, vira contra a feiticeira, e ela se vê presa a seu maior inimigo: Roman. A força estranha e poderosa que toma conta de seu corpo impede que Ever consiga parar de pensar nele e de desejá-lo. Ela quer resistir à atração incontrolável que a está consumindo. Ele quer se aproveitar desse momento de fraqueza. A ponto de se render, Ever procura a ajuda de Jude, arriscando tudo e todos para salvar a própria vida e seu futuro com Damen…

Não quero soltar spoiler sobre os três primeiros livros pra vocês, por isso vou me ater unicamente à minha opinião sobre o livro e sobre alguns acontecimentos mais marcantes.

Achei que esse livro está mais maduro. Ever me pareceu mais madura, mais decidida sobre o que quer, e está pensando mais antes de agir e fazer algumas coisas. Mas calma! Ela ainda é muito irracional sobre algumas coisas e a chata de sempre, mas, a meu ver, até o fim do livro ela parou de ser aquela menina cabeça dura que sempre foi.

As confusões continuam, não se iludam. Na metade do livro, Ever fez uma coisa (pela terceira vez) que acreditou que, com certeza, salvaria e colocaria tudo nos eixos. Eu acreditei que sim, daquela vez, pelo menos a metade dos problemas seriam solucionados, deixando de ser uma bola de neve tão gigantesca. Mas nem tudo sai como planejado, e a deusa pra quem ela estava apelando não ouviu o seu chamado. Nesse momento, acho que o que Ever sentiu de desapontamento e pânico, eu senti de raiva!

Porém, ela não desiste e quer saber porque tudo o que fez certo deu tão errado. Uma pessoa que a ajudou nos livros anteriores volta e é quem diz a Ever como solucionar o que está acontecendo. Está tudo na cabeça da Ever, que fica imaginando coisas ao invés de fazer o que realmente precisa. O melhor que achei nesse livro, então, foi que a solução é mais simples do que o esperado. Isso me deixou com os pés no chão e mais confiante de que a protagonista pode vir a se tornar uma pessoa mais racional.
Só há uma coisa a reclamar: a história, apesar de EU tê-la achado boa, não prende tanto. Parece que a autora enrolou, enrolou até conseguir escrever os seis livros que disse que faria. Porque não pode dar tudo tããão errado sempre!

Enfim, achei o final do livro e a resolução de alguns problemas mais humano (se é que uma história tão sobrenatural pode ser chamada de “humana”). Os amigos estão mais envolvidos do que nunca (embora não do jeito como costumavam estar) e parece que o segredo de ser imortal está se espalhando cada vez mais. Ainda há muitos problemas a serem resolvidos, mas será que Ever consegue dar conta de tudo e ainda proteger seus amigos e sua tia de seu segredo?

Paulinha 09/02/2013

Lá vamos nós pra mais um livro da série Imortais, da Alyson Noël. Já li três e tenho comprado os outros três, então vou terminar essa série e me ver livre de Ever, Damen e todo o resto. Principalmente da Haven, que se transformou numa gótica-megera.

Porque será que a Ever tem essa séria dificuldade em ouvir outras pessoas? Mesmo quando ela sabe qual a atitude certa a tomar, ela prefere tomar a errada! Que tipo de personagem é essa que a Alyson quis criar?

Um personagem mais artificial que o outro! Será que a Ever não pode conviver com alguém normal, só pra variar?

Não tenho mais nada para falar sobre o livro. Continuo a minha saga até o final, só para terminar mesmo, mas acho difícil me conquistar novamente...

Stefani G. 14/02/2013

Chama Negra - Alyson Noël (Blog iSteh)
Resenha do blog iSteh: http://isteh.blogspot.com.br/2013/02/resenha-chama-negra-os-imortais-vol4.html

Enfim, Alyson respondeu as minhas inúmeras dúvidas que ficaram pendentes desde o volume anterior Terra de Sombras e deu um desenrolar digno para mais um volume da série Os Imortais. Amei Chama negra, pois a escritora soube conduzir muito bem os fatos e dar um fim inesperado, pelo menos pra mim, ao livro. A leitura fluiu tão bem, que me deixou sem palavras pra escrever essa resenha.

Ever finalmente deixou de ser tão ignorante e "burrinha", e finalmente fez escolhas certas, mesmo que essas tenham sido arruinadas por terceiros, o que, em parte, não foi culpa dela. Acho que o maior motivo para todos odiarem a Ever, é que ela sempre fazia a coisa errada, sempre se precipitava demais e acabava tomando o rumo errado, até que finalmente em "Chama negra", Ever parou de olhar pro seu próprio umbigo e começou a pensar mais nos outros, no verdadeiro motivo dos outros agirem do modo como agiam.

E foi desse modo que ela chegou quase lá, quase conseguindo o que ela tem buscado conseguir em todos os livros da série. Enfim, Alyson deu uma inteligência para Ever, e esta soube usá-la da maneira correta, sem tomar atitudes erradas e confiar nas pessoas erradas. Ever enfim, obteve meu respeito.

Confesso que depois que li Terra de sombras, fiquei bem desanimada para ler o restante da série, mas está me surpreendeu. Apesar do início do livro ter sido um pouco lento e passando da metade continuava na mesma monotonia, o final, enfim, teve um desfecho relevante.

Jane 24/02/2013

Hm... dá pro gasto!
Demorei muito tempo pra conseguir ler esse livro, porque fiquei frustradíssima com o livro anterior, o Terra de Sombras, em que o livro todo não acontece nada, nenhuma mudança, melhora etc.

O Chama Negra é diferente porque muitas coisas melhoram e muito. Ever percebe o que tem feito de errado, e ainda que boa parte (quase metade) do livro seja ela indo e vindo de Summerland e tentando não se render a Roman, novamente ela não consegue o antídoto que precisa pra ela e Damen ficarem junto. O que muda positivamente é que Jude agora tem acesso a Summerland e descobre que há 400 anos vem perdendo a batalha amorosa para Damen, e agora quer lutar por Ever. Esse livro, diferente do Lua Azul e Terra de Sombras dá ao leitor uma pequena vontade de ler o próximo livro e saber o que acontecerá entre Haven e Ever, que agora estão em uma briga mortal.

ntampinha 31/07/2015

Sem palavras...
Sobre o enredo, confesso que não estava esperando ABSOLUTAMENTE NADA deste livro, mas de todos os livros até o momento, considero este o MELHOR.

Caramba! Que emocionante, que contagiante... Logo no início os ânimos se exaltam entre Ever e sua “amiga” Haven, e francamente, fiquei me perguntando porque essa protagonista estúpida salvou essa amiga da onça. Eita garota chata, mesquinha e egoísta, logo no início do livro torci para alguém acertar o chacra dela e dar fim nessa personagem tão ridícula #desabafo (kkkk).

E como se não bastasse a Haven, logo depois os ânimos se exaltam com Roman, com Jude e a partir daí, eu simplesmente engoli o livro. Pela primeira vez nesta série, não consegui parar de ler!

Os acontecimentos citados na sinopse se iniciam logo no princípio do livro e vão tomando uma proporção tão grande no decorrer do enredo, que pude ver Ever realmente afundar no caos e no desespero devido a sua obsessão por Roman. A evolução da personagem no decorrer da história é notável, a tão esperada evolução que esperei chegar em todos os três livros anteriores. Aqui, ela realmente evolui, amadurece, tenta melhorar e lidar com a burrada que tinha feito e no final... Nossa!!!!! O que dizer do final? Depois de um seguimento espetacular da história, cheia de pontos altos em seu clímax, só posso dizer que o final foi de tirar o fôlego.

Os livros anteriores me deixaram tão desgostosa que foi estranho até mesmo para mim, abrir este livro e gostar tanto de seu conteúdo. E apesar de Chama Negra não conseguir salvar a série como um todo, ouso dizer que é o melhor até o momento.

>>> Opinião Final: Ótimo! Maravilhoso! Espetacular! Não consegue salvar a série como um todo, mas Chama Negra é o melhor livro até o momento.

Andre Gama 15/10/2015

Menos romance e mais ação e suspense
Ever é uma das personagens mais chata e sem noção que conheço. Está sempre tomando as decisões erradas e não confia nas pessoas que deveria. Isto fez com que eu não curtisse tanto os 3 primeiros livros da série Os Imortais, de Alyson Noël. Mas eu achei a idéia dos imortais e da magia negra interessante, por isso não larguei a série. Chama Negra é o 4º volume e o melhor até agora! Ever se envolve com a magia negra para pegar o antídoto que está em posse de Roman e salvar seu relacionamento com Damen, mas o feitiço não sai como esperado. Há menos romance (mas ele continua lá) e mais ação e suspense.

Geovanna291 18/10/2015

Decepcionante
Eu achei que finalmente a série ia melhorar um pouco, mas não. O livro não é horrível, gosto um pouco dessa séria embora não seja das minhas preferidas, para mim até agora o melhor livro sem dúvida foi o primeiro. Ever comete um erro atrás do outro, alguns por besteira já que é meio óbvio o certo a se fazer em determinadas situações. MAS NÃO, EVER TEM QUE FAZER A ESCOLHA ERRADA NÃO É ? Não a odeio, gosto da personagem apesar disso, embora há momentos em que ela devia confiar mais em Damen, talvez isso não a fizesse ter tantos problemas.

A estória teve seus momentos bons, um deles foi próximo ao final do livro, Ever realmente evoluiu nesse momento e me surpreendeu fazendo com que eu gostasse mais dela, agora sobre Roman (o vilão que muitos odeiam mas eu gosto apesar de tudo) senti muita pena dele no final, aqueles momentos apenas fizeram com que eu gostasse mais dele.

MAS QUANDO EVER NÃO FAZ CAGADA, ALGUÉM FAZ APENAS PARA NÃO PERDER O HÁBITO. Acho que não sou apenas eu que penso isso após ler o decepcionante final desse livro. No final eu apenas chorei e senti raiva, chorei e quem leu entenderá o porque mesmo que não tenha se emocionado nem um pouco: a estória de Roman me tocou um pouco apesar de clichê, mas o que me fez chorar foi o rumo que tudo seguiu.
(Não darei detalhes pois não gosto de spoilers)

Mas mesmo tendo chorado um pouco esse final me deixou com raiva, foi mais um motivo para dar 3 estrelas, poderia ter sido melhor se as coisas não tomassem esse rumo. Algumas pessoas podem se surpreender, mas esse livro me trouxe momentos de reflexão embora não sejam muitos, pretendo sim continuar a série e ver o rumo que tomara, quero dar mais uma chance pois acredito que essa séria pode melhorar.

marcio.oliveiradossantos.9 08/12/2015

Boa serie
uma boa série para acompanhar... tipo romances impossível.

Carol 19/01/2016

Chama Negra (Os Imortais - livro 4) - Deprimente
É impressionante como tudo dá errado nesse livro. Chega a acabar com a minha vontade de continuar lendo a saga. Ever agora tem que lidar com o fato de que Haven é uma imortal, e é claro que Haven não facilita as coisas nem um pouco com a sua extrema imaturidade. Como se isso não bastasse, ainda tem o problema que a Ever e o Damen estão enfrentando desde o final do segundo livro, cuja solução parece impossível, principalmente depois do final deste.

Em Chama Negra, tudo que podia acontecer pra atrapalhar os planos de Ever, acontece. Ela é dominada pelo desejo por Roman; sua tia descobre que ela anda mentindo; Haven se torna imortal; Jude tenta ajudar mas atrapalha; e Roman, por sua vez, faz da vida dela um verdadeiro inferno. Já o Damen me irritou muito com essa paciência infinita e esse amor infantil pela Ever, que nunca briga, nunca julga, e deixa ela fazer um monte de besteiras.

Embora a Ever seja uma personagem muito fraca e, como eu já disse em outra resenha, refém de sua boca grande, confesso que senti muita pena dela dessa vez. No lugar dela eu provavelmente teria me suicidado depois de tudo que aconteceu nesse livro, especialmente depois do final rs. Pra mim, o único saldo positivo é que Roman finalmente vai parar de encher o saco.

Agora é aguardar os próximos pra ver o que a Haven vai fazer, mas sinceramente, eu já tinha a sensação que ela ia se virar contra a Ever desde que li o primeiro livro. O caráter dela sempre me pareceu duvidoso. Vamos aguardar.

Ingridy Fontana 13/05/2016

Cuidado para não perder o controle da situação...
Fica difícil de conseguir seguir os desafios da Ever a cada parte de sua difícil jornada... Haven agora é imortal. Ela acha que é autossuficiente, pensando que Ever sempre andou com ela e Miles por se sentir insegura, e que sua amizade não é verdadeira, entrando para o grupo dos malignos, para pavor de Ever.
Desde a noite de lua negra na qual fez o encanto de amarração, Ever sente algo estranho dentro dela, crescendo... O que piora na noite em que ela escolhe para desfazer a amarração e só piora a situação, virando o feitiço contra ela mesma, despertando um monstro, uma chama negra e poderosa que a obriga a quase perder a sanidade quando está perto de Roman ou cara a cara, desejando estar com ele de todas as formas, passando por situações vergonhosas, difíceis de lidar e humilhantes.
Ela se afastou de Jude pensando que ele era um imortal maligno, atacando-o e pondo a vida dele em risco para provar sua teoria, o que não a leva a lugar algum, apenas fazendo com que fique responsável por ele, leve-o a Summerland, pedindo ajuda com seus problemas...
Quando vê sua vida novamente de cabeça para baixo, ela pensa em desistir, mas sempre lembra daquele que está esperando por ela a 400 anos, pedindo ajuda, voltando relutante a pedir ajuda para Ava, com que agora moram as gêmeas. Ava é a tia delas que morreu protegendo as meninas e que agora iria ajudar ao máximo, tentando redimir o erro que cometeu e mostrando o quando aprendeu desde então.
A tia de Ever Sabine descobre, por acaso, que a vidente que uma amiga visita em uma livraria, é Ever, deixando ela em maus lençóis. Sabine agora namora Munoz, professor de Ever, o qual aceita bem o segredo dela.
Após muita meditação e fortalecimento espiritual para se livrar da fera faminta, Ever faz uma última tentativa de conseguir o antídoto com Roman, mostrando para ele que o perdoa, com um tipo de amor do qual ele não é familiarizado, senão o físico. Perto de cada um conseguir o que quer fazendo um trato, tudo vai por água abaixo quando Roman é assassinado, com o segredo do antídoto indo com ele e Ever tendo de encarar uma Haven disposta a tudo para vingar a morte de seu amado.

Thais645 16/07/2016

Chama Negra - Os Imortais
O primeiro livro da série me conquistou. O segundo volume defino como "bom", continuou me prendendo a trama, ainda mais por envolver os mistérios sobre a vida de Damen. O terceiro livro já me decepcionou um pouco, o enredo ficou cansativo e cogitei até em parar de ler a série por ali. Porém, prossegui para o quarto livro curiosa sobre o que aconteceria ao casal que acabou me conquistando pela história.

"-Eu acho... eu acho que você é a pessoa mais incrível do mundo... e acho que tenho tanta sorte de conhecer e amar você... e acho... acho que não tenho ideia do que faria sem você... e também acho que estou muito agradecida por não ter desistido de mim. [...]
-Eu nunca desistiria de você. [...] -Nem por um segundo. [...] -Nem uma vez sequer." -Ever/Damen.

Em Chama Negra continuamos vendo Ever e Damen tentando uma forma de ficarem juntos e, como sempre, algum problema surge para o casal. Normalmente sendo culpa da Ever que, muito confusa, acaba se enrolando e prejudicando seu futuro. Dessa vez ela se vê presa á Roman, que adora o fato de vê-la (literalmente) enfeitiçada por ele.
Além desse personagem que odeio (Roman!) continuar atrapalhando seus caminhos, Ever ainda se vê envolvida de alguma forma por Jude (esse menino é fofo demais para amar a Ever, me desculpe! haha), que é quem tenta ajudá-la a reverter essa situação com o vilão. Em meio á isso, também tem as crises neuróticas de Haven, sua melhor amiga, que precisa de ajuda com sua nova fase. Gente, sério, da raiva dessa menina!
A escrita de Alyson nos prende, ela é uma escritora que admiro e recomendo a leitura! Porém, sim, os personagens as vezes te surpreendem de uma forma negativa e esperamos mais ação quando a maioria das cenas se prendem nas emoções confusas de Ever.

"Sim, eu sinto algo quando nos tocamos. Sim, ele é inegavelmente sexy, bonito e alguém com quem posso contar. Sim, eu mais de uma ocasião percebi que me sentia um pouquinho envolvida por ele. Mas, mesmo assim, não se iguala ao que sinto por Damen. Nunca se igualou. Damen é o único para mim." -Ever

Entretanto, como já li a série inteira, continuo a falar: mesmo tendo várias partes em que você pensa em desistir, vale a pena continuar a leitura para ver os desdobramentos que levarão os personagens até os acontecimentos do último livro (que eu adoro tanto quanto o primeiro). Não desista! A história de Ever e Damen merece ser lida até o "final".

site: http://rascunhosaraujo.blogspot.com.br/2016/07/resenha-chama-negra-os-imortais-alyson.html