Tchau

Tchau Lygia Bojunga

Resenhas - Tchau

1 | 2 | 3 | 4 | 5

vimeneghels 21/02/2024

Mais uma releitura após mais de uma década!

Esse livro foi muito importante durante o início da minha jornada como leitor, acredito que tenha sido o 2 livro que li.

Tratando de forma simples de assuntos como saudade, ciúme, desigualdade, amor, abandono, o livro nos faz refletir sobre quem somos, nossas vidas e ações do passado e futuro.

Os 4 contos são postos de formas desconexas, porém se ligam sutilmente por um detalhe aqui, outro ali.

Fico sempre impressionado com a história da escritora, seguido muito próximo dos sentimentos mistos com a história da pipoca.

Tchau é um livro curto, simples, direto ao ponto.
Mas com uma profundidade sem tamanho.

Quase 20 anos depois da minha primeira leitura, ainda me emociona.

Recomendei, recomendo e continuarei recomendando sempre.

The Poe Toaster 20/02/2024

Lygia, você é a maior
São 4 contos curtos, mas profundos, melancólicos e lindos, e que vão reverberar na minha mente e vida por um bom tempo. Não sei dizer qual me emocionou mais. Lygia Bojunga é uma mestre na arte de escrever temas pesados de maneira leve e despretensiosa.

Lari 14/02/2024

Lindo demais e com muito significado!
Li esse livro por indicação do meu homi amei demais! Foi um dos livros que mexeu muito com ele na época de infância e ele sempre quis que eu lesse.
O início, com a autora contando sua história e o significado da capa do livro é sensacional.
Fiquei encantada com os dois últimos contos e com o cuidado que a autora teve ao colocar imagens lúdicas, páginas escritas a mão pelos personagens e pela criatividade em ligar todos os contos de um modo tão imperceptível. Amei!
Leiam Tchau!

Laura 08/02/2024

De longe minha autora favorita!
Lygia se mascara com histórias aparentemente infantis mas que na verdade carregam um peso e uma profundidade absurda! Nesse livro de contos não foi diferente. Recomendo demais!

Laissa31 12/01/2024

Eu tentei ler outra coisa que não fosse Lygia, mas meu segundo livro do ano foi da minha autora preferida! Em 4 contos (Tchau, O bife e a pipoca, A troca e a tarefa e Lá no mar), Lygia escreve sobre despedida, amor, diferenças, resiliência e mudanças de formas a nos tocar, como quem diz em poucas palavras ?todos esses sentimentos são humanos?. Esta edição também conta com um trecho inicial ?Pra você que me lê? em que a autora dirige-se a nós justificando, também, a escolha da arte da capa, o quadro de Edvard Munch, A Solitária.
aclinu 14/01/2024minha estante
obg agora quero ler

Laura.Julia 28/12/2023

Da querida Lygia
A Lygia tem um jeito muito bom de escrever que dá vontade da gente ler o livro do começo ao fim sem parar. É um jeitinho coloquial bem brasileiro, faz o livro ficar mais divertido, mais engraçado e mais gostoso de ler. Sem contar que ela tem uma criatividade imensa pra criar suas histórias, uma mais maravilhosa que a outra. Os personagens são tão legais que dá vontade de chamar eles para sair passear e virar amigo.

agabrielacrepaldi 03/12/2023

Não tão infanto
Ótimos contos, a narrativa é atrativa para os jovens, mas são histórias que eu vejo muitas interpretações, até pra vida adulta.

Gabriela Gonçalves 10/11/2023

Que livro de conto incrível! Estou apaixonada por as histórias que tem aqui nesse livro. O primeiro conto, que é o titulo do livro, achei que tem uma vibe muito parecida com com A filha perdida da Ferrante. Da perspectiva da criança, vendo sua mãe "abandonar". O primeiro conto já dá pra tirar discussões super atuais sobre maternidade, família etc. O segundo conto apresenta duas crianças e suas diferenças de classe e raça. Achei super interessante e que seria um ótimo conto para trabalhar em sala com crianças. O terceiro conto é o mais emocionante e fala sobre o poder da escrita de transformar sentimentos e sobre o próprio ofício de ser escritora. Lindo Lindo! E o último é bem bonito também. Interpretei pela perspectiva de que apesar dos traumas, precisamos nos colocar à disposição da vida novamente. Podemos conhecer tantas histórias e alegrias pelo caminho... Se puderem, leiam esse livro. Os contos são super fáceis de ler, visto que o público da leitura é infanto-juvenil, mas vocês irão se surpreender com a potência de cada história ressoar um pouco nos nossos sentimentos.

Clara.Souza 22/10/2023

Livro muito bom pra refletir e tals
Me fez pensa bastante e eu li ele rapidinho.
são 4 contos muito bonitos. O primeiro é ?Tchau? que dá nome ao livro. Uma mãe que se apaixona por um estrangeiro e decidi ir viver com ele na Grécia, deixando o marido e os dois filhos para trás. A história é contada pelos olhos da menina mais velha e é triste, porém a gente percebe como se choca com isso quando é a mãe que vai, mas se for o pai a gente acha normal. É pra refletir. O Segundo conto, ?Bife e Pipoca? também é pra gerar bastante reflexão e conta a história de um menino da favela que ganha bolsa de estudos em uma escola privada de classe alta. Ele faz amizade com um garoto rico e as discrepâncias entre as duas vidas é de trazer lágrimas aos olhos. O terceiro conto, ?A Troca e a Tarefa? é um conto lindo sobre a vida de uma escritora e o último conto, ?Lá no Mar?, é a história de uma amizade entre um barco velho e um menino. A narrativa da Lygia é encantadora e eu li o livro de uma vez, a única coisa q eu não gostei muito foi q os finais de casa conto é meio inacabado

Cauan 20/10/2023

Ótimo
Todos os quatro contos são bom mas se fosse pra rankealos eu ia assim
1- 3° Conto
2- 4° Conto
3- 2° Conto
4- 1° Conto

Todos estão bons e bem construídos, mas alguns me interessaram mais

Raissa.Oliveira 24/09/2023

Tchau
Tchau foi minha primeira leitura pra faculdade e, uau, o que foi isso? A primeira leitura que fix durou uma hora e meia e eu nem senti o tempo passar. Claro, com foco no público infanto-juvenil, as histórias realmente não poderiam ser muito complexas, mas é incrível como são envolventes. Os contos são maravilhosos, fáceis de entender e profundos na mesma proporção. Senti uma vibe absurda de O Pequeno Príncipe; crianças leem de um jeito, adultos de outro. Esse livro me fez sentir como se eu tivesse encontrado um diamante, juro. Muito bom, muito mesmo. Foi de deixar o coração quentinho.

Jules 20/09/2023

Como um livro de contos deve ser
Curtos mas cheios de metáforas e lindas/reais falas sobre a vida e algumas de suas especificidades. Adorei o conto da escritora, te trás toda uma agonia e no tem um desfecho sensacional para alguém que também escreve. Muito legal. Para todas as idades também!

Julia1929 15/08/2023

Leve, mas pesado
Tão profundo, tão belo, assuntos tão importantes retratados em palavras tão sutis, uma leitura levíssima, com temas pesados. Terminei esse livro em duas horas, e olha que minha leitura é meio lenta!! Pena que eu não tenho esse livro em casa,peguei da biblioteca da escola, mas se eu tivesse, o tornaria uma prática diária!!

Julia1929 15/08/2023

M e u d e u s
Eu já tinha lido esse livro, mas não lembrava do quão perfeito ele é. Terminei em três horas, posso arriscar dizer- melhores três horas do meu mês! Os assuntos e a forma que eles são abordados, simplesmente perfeito, infelizmente não posso ler ele todo dia,por que é da biblioteca da escola, mas se eu pudesse, ele se tornaria uma prática diária.

Maria12857 30/06/2023

Obg professora taila
Esse livro é inexplicável! Eu li ele por indicação da escola, e confesso que achava que seria muito chato. A autora fala sobre muitas questões sociais, questões que são importantes e sérias para serem passadas em livros, mas ela passa isso de uma forma sutil que não torna o livro cansativo

1 | 2 | 3 | 4 | 5