Levo você até lá

Levo você até lá Joyce Carol Oates

Resenhas - Levo Você Até Lá

Lucelia16 22/03/2023

Sobre querer se sentir amada
Essa foi minha primeira leitura de Joyce Carol Oates, e devo dizer que tive uma ótima primeira impressão. A escrita dela me agradou bastante, fluiu bem desde o primeiro momento.

Bom, o que dizer desse livro? Anellia é sem dúvida uma das personagens mais excêntricas e de trajetória até então mais triste que já li. Mas ainda assim, gostei muito de ter acompanhado seus anos de faculdade que se divide em 3 partes.

A primeira parte pra mim foi a mais interessante, nela conhecemos a Anellia e todas circunstâncias que a fizeram ser quem ela era, o choque de uma nova realidade, todas as dificuldades e rejeição que sofrera desde sua família até das colegas de faculdade. A autora descreveu tão bem todos sentimentos dela. Alguém que se sente invisível e indesejada mas que ao mesmo tempo ainda tem desejo ardente de ser vista e amada. Uma curiosidade que notei, e achei interessante, é que o nome dela é evitado ser pronunciado em até pelo menos metade do livro, o que reforça esse sentimento de invisibilidade e insignificância dela na vida das pessoas.

Na segunda parte é explorada a sexualidade de Anellia e sua adoração por Vernor Matheius. De fato, se isso pode ser chamado de romance, foi o mais bruto e repleto de dependência emocional que já li. Quando finalizei essa parte, até me deu um alívio.

A terceira e última parte, girou em torno do passado da Anellia e sua relação com sua família, especialmente seu pai. Foi interessante retomar o passado dela e algumas coisas não resolvidas, mas senti que faltou algo para finalizar a história, um desfecho mais significativo emocionalmente.

No fim da leitura percebemos que tudo que ela mais queria era simplesmente se sentir amada. Gostei da Anellia do seu jeitinho excêntrico e de seu amor pela filosofia, e finalizo esse livro com o sentimento de que ela merecia mais.

Uma ótima leitura, escrita cativante do início ao fim e protagonista bem desenvolvida, pretendo ler mais livros da autora futuramente. ??

"Se as coisas andarem bem entre nós, algum dia, levo você até lá."

Mari Pereira 16/06/2022

Desde que conheci a prosa de Joyce Carol Oates ela exerce o mesmo poder sobre mim. Chega a ser quase hipnótica! Sua escrita é tão envolvente e tão única que nos coloca no lugar dos personagens, sentindo a fundo suas emoções e dilemas.
Não foi diferente com "Levo você até lá". Neste livro acompanhamos a jornada de uma jovem estudante, branca e pobre, em sua vida universitária. Se o mote principal da protagonista é a busca de sua própria identidade, ela não o faz sem questionar questões que são caras para a autora como as desigualdades de gênero, classe e raça. As diferenças entre o contexto urbano/rural, interior/cidade grande também são trabalhados; bem como a violência urbana, temas recorrentes na obra de JCO.
Ainda que olhando de longe o enredo não pareça tão instigante, JCO tem um jeito tão próprio e tão fascinante de contar histórias, que faz com que valha a pena ler o que ela escreve. Ao fim do livro eu só consigo dizer: fantástico!

Pablo Paz 14/09/2021

Adorei ir até lá com Dona Oates
Não morro de amores por ficção autobiográfica, autoficção e coisas do gênero porque em geral é muito narcisismo para pouca literatura. Essa autora porém, nesta obra, se sobressai. Se os seus livros forem todos com a qualidade deste, é uma injustiça ainda não ter ganhado o Nobel de Literatura. (Na verdade é só uma afirmação retórica de minha parte, alfim, das 3 ou 4 obras que dela eu li, todos são biscoitos-finos, rsrs.) É uma autora que pretendo ler tudo o que tiver traduzido para a nossa língua e resenhar por aqui. Adorei ir 'até lá' com a autora: aos sofrimentos de rejeição da infância, ao primeiro amor da juventude, à descoberta do sexo, às humilhações por ser uma estudante pobre e se sentir/estar 'no lugar errado', aos seus anos de aprendizado, às discussões típicas dos anos 1960, à publicação de suas primeiras estórias... Livro lindo!
Maria 14/09/2021minha estante
JCO é maravilhosa!

Pablo Paz 14/09/2021minha estante
Maria, concordo 101%...

Túlio 07/10/2022minha estante
"biscoitos finos" adorei! Hahaha!

Ellen 30/01/2021

Levo você até lá
Eu demorei muito para me prender a esse livro, o começo eu achei muito monótono e só de torna interessante mais da metade do livro. O final do livro no geral eu até gostei. Ele também tem muitas questões filosóficas que nos fazem refletir. Além disso, o contexto histórico que tem no livro é muito bom.

Maristela 23/10/2020

Prepare-se
Trata - se de um livro pungente, forte , por vezes até , agressivo . Porém , estranhamente, achei também sutil e delicado . Ele aborda o sentimento de orfandade e rejeição de uma forma muito realista . A própria autora diz se tratar de uma " ficção autobiográfica ". Foi minha primeira leitura da J. C. Oates . Ainda bem que tenho mais um ou dois dela , pois já sinto vontade de ler mais .
Recomendo fortemente