João Crisóstomo, vida e martírio

João Crisóstomo, vida e martírio Félix Arrarás

Resenhas - João Crisóstomo, vida e martírio

Claire Scorzi 31/05/2021

Os Socialistas Autênticos Adorariam Crisóstomo
João Crisóstomo, presbítero da Igreja de Antióquia, e mais tarde bispo de Constantinopla, foi um pregador sui generis: praticava o que pregava, vejam que incrível!
Ao ser nomeado - à força - como bispo de Constantinopla, uma de suas primeiras medidas foi ir 'desnudando' sua residência sofisticadíssima de bispo, retirando as joias, os ouros, as pedras preciosas que enfeitavam tudo - e transformando em donativos para os pobres da cidade!
Sua cama era simples, pois até os cobertores caros ele eliminou - com o mesmo propósito dito acima. Quando mais tarde uma alta autoridade da igreja oriental veio visitá-lo, julgou-se insultada pela ausência de luxo. Pois é.
Além: pregava sermóes impressionantes, a ponto de ter recebido o apelido: "crisóstomo" = boca de ouro. Para nós, da igreja contemporânea, o que chama a atenção é a centralidade das Escrituras em tantos dos seus sermóes. Escreveu dezenas de homilias para os Evangelhos de Mateus e de Marcos, e mais de 200 - estima-se - dedicadas às epístolas do Apóstolo Paulo - de quem João foi, toda a vida, um grande admirador. Citava Paulo e os Evangelhos constantemente no que escrevia, incluindo suas Cartas.
Arruinou sua saúde ainda jovem, quando viveu como eremita no Deserto; mesmo assim, arriscou a vida várias vezes, defendendo irmãos em Cristo acusados de heresia - infâmia que o próprio João iria enfrentar nos seus últimos anos - e defendendo a cidade quando ameaçada pelos bárbaros.
Um homem que gastou-se por seu rebanho, que foi muito amado e, como não podia deixar de ser, já que a santidade incomoda - muito odiado.
O livro é lindo, e só não levou 5 estrelas por algumas passagens escritas de forma empolada, e por ser tão curto. Eu queria mais. Eu queria saber tudo sobre João!
Thiago275 01/06/2021minha estante
Nossa, Claire, me lembrou demais Dom Bienvenu, o bispo de Digne de Os Miseráveis! Mas o melhor de tudo é que esse não é um personagem de ficção, ou seja, podemos realmente nos espelhar nele!

Claire Scorzi 01/06/2021minha estante
Sim, o bacana - e o comovente - é isto. Ele de fato fez! E quem sabe Victor Hugo não o usou como inspiração...

Svartzorn 19/03/2016

Maravilhosamente escrita a vida de São João Crisóstomo em ricos detalhes históricos. Há trechos das famosas homilias do santo e uma pequena antologia ao fim.
Creio que não haveria mal em aprofundar as contendas teológicas da época, mas o foco do livro não é esse. Portanto, admito que a a abordagem en passant não tirou o brilho do livro.
Essencial àqueles que desejam a inspiração hagiográfica em suas vidas.