O portal

O portal Eliane Raye

Resenhas - O portal

Laaismayara 27/09/2020

Tive dificuldade com as primeiras páginas, pensei até em abandonar a leitura mas, felizmente fui surpreendida ao longo da narrativa, leitura leve, misteriosa e instigante.

Liliane.Valentim 14/08/2020

O portal
Muito criativa! Uma história muito legal e a escrita também, pena que a autora ficou muito em detalhes que fugiam da história principal, o que tornou o livro um pouco chato e a leitura arrastada! A personagem principal não tem personalidade, é chata e irritante. Também não sei qual a necessidade de fazer todos se apaixonarem pela mocinha. Se deixasse as relações apenas no nível de amizade o livro seria muito mais interessante. Leonardo parece ser um rapaz muito legal, queria que a autora tivesse aproveitado mais ele.

Mi 05/05/2017

Legal
Com a traição da mãe, e consequentemente a separação dos pais, Elisabeth aceita a proposta de largar sua bela vida em Nova York, para vir morar com o seu pai no Rio de Janeiro - Brasil.
Ao contrário de muitos, ela não desgosta dessa nova realidade. Pelo contrário, ela está até animada em viver em um país desconhecido, com uma cultura completamente diferente, da qual está habituada.

Depois de uma aula nada animadora, seu primeiro dia de aula na faculdade
continua não tao perfeito assim.
Algo estranho lhe acontecera.
Na hora do intervalo, sua amiga percebe sangue em suas costas, e quando elas vão verificar, há um símbolo desenhado nas costas dela.
Qual sua origem?
Elizabeth não se recorda de nada. Nada.
Simplesmente nada.
Nem o que fizera no dia anterior, que poderia acabar lhe
lhe dando uma certa ajuda , para saber a origem dessa marca, ela consegue lembrar.

Até que ela descobre, que na noite de domingo estava na companhia de Marcelo. Só que o mesmo não revela nada muito, a não ser a parte que ele lhe conta, sobre uma mulher que lhe entregara uma chave.
E no meio disso tudo, seu namorado Steve não tem dado notícias há um bom tempo. Ninguém sabe sobre o seu paradeiro.
Depois se descobre a existência de um bilhete, só que está desaparecido.
Nesse mar de dúvidas, Flávia e Leonardo se tornarão essenciais nessa busca de Elizabeth por respostas.

Pela resenha minúscula percebe-se que o livro não me entusiasmou muito..
O livro não é ruim, a grande questão é que não era o momento de eu le-lo.
Eu estava a procura de um livro arrebatador sabe? Aquele que você le, e diz: " o mundo precisa conhecer esse livro ".
Ele é só mais um livro bom.
Ou talvez, eu simplesmente esteja de ressaca literária kkk
(Nem sei que nota dar kkkk)
Fabi129 05/05/2017minha estante
te desejo melhores leituras haha

Mi 05/05/2017minha estante
Kkkkkkkkkkkkkk
Obrigada kkkkk
Desejo o mesmo pra você kkk

Fabi129 05/05/2017minha estante
=) =) =)

Lua 20/05/2014

Meu comentário sobre O Portal
Elizabeth se muda para o Brasil e a vida começa a mudar e tomar rumos completamente inimagináveis. Aos 19 anos ela resolve acompanhar o pai, um importante empresário Americano, para morar no Brasil. Depois de uma balada com um amigo, Lizzie, como é chamada, acorda com as costas cheias de marcas, na verdade são símbolos que foram gravados em sua pele deixando um ferimento e um mistério que ela terá que desvendar.
O namorado de Lizzie está "desaparecido" desde antes dela viajar para o Brasil e assim permanece. Ao tentar saber o que significa as marcas (símbolos) que foram colocados em sua pele, ela só consegue descobrir que se trata de um escrita fenícia. No decorrer dos acontecimentos, ela descobre que tudo isso tem muito mais a ver com Steve do que ela imagina.
A história em sim tem uma carga enorme de adrenalina, uma pitada de fantasia e realidade que deixa tudo bem equilibrado. Tem a relação de Lizzie com o seu pai que é muito legal e existem também os dois amigos, Flávia e Leonardo (humm...) que tentam ajudá-la de todas as formas.
A autora conseguiu fazer da história um suspense bem empolgante, justamente pro causa dos enigmas e mistérios que vão aparecendo no decorrer da história, fora a curiosidade que permeia toda a leitura e faz com que você nem queira parar de ler para saber o final!
Uma das coisas positivas na história foi a inclusão da Pedra da Gávea, um importante ponto turístico carioca. Existe uma lenda que envolve tal pedra (que possui o formato de um rosto na parte norte da montanha) que atiça a curiosidade de muita gente... E é sempre bom ter um pouco de folclore envolvido numa trama de ficção não é? Dá aquele toque de: SERÁ? A personagem vai provar um pouquinho do que diz a lenda.
Lizzie passa por poucas e boas e precisa ter um senhor sangue frio para enfrentar todas coisas... A típica coragem literária, se é que vocês me entendem... Eliane Raye escreveu um livro ótimo, até para quem não curte nada um pouco fantástico, eu não curto tanto, mas não sou preconceituosa, e por ler tudo já tive agradáveis surpresas nessa doce vida*.
Os diálogos são bem construídos, a capa tem tudo a ver com história, a diagramação é boa e o livro possui poucos erros ortográficos, que não prejudicam em nada a leitura. Preciso dizer que mesmo tendo um pouco desse toque mais fantasioso dos sonhos, viagens no tempo e tudo o mais, a história estruturada pela autora é muito boa de ler. Terminei rapidinho e foi um lapso meu não ter resenhado logo (mil desculpas Raye!).
Enfim, sem mais delongas eu recomendo o livro e espero que amem pois é mais uma pérola da literatura nacional!

site: http://luahmelo.blogspot.com.br/2014/05/eu-li-37-o-portal-eliane-raye.html

Livretando 31/01/2014

Resenha: O Portal
Elisabeth MacWood, ou Lizzie, é uma jovem de 19 anos que mora com sua mãe em Nova York desde a separação de seus pais, mas ao saber que seu pai mudaria para o Brasil, resolveu partir com ele, afinal de contas, não perderia a oportunidade de aventurar-se em uma cultura diferente.

Em seu primeiro dia de aula, ela acorda com uma dor de cabeça enorme e sem lembrar-se de nada do que acontecera na noite anterior, mas ela não tem tempo para questionar sua repentina amnésia, pois já está atrasada e precisa correr para não perder a aula, Lizzie resolve então vestir-se depressa e seguir para a faculdade, não poderia deixar que seu pai desconfiasse que havia algo de errado com ela. Segue então para a PUC, onde cursará História, e lá conhece Flávia, uma jovem e gentil bibliotecária que passara a ser sua melhor amiga. Ao apresentar a faculdade, Flávia percebe que a roupa de sua amiga está manchada de sangue, o que as assusta, pois esse sangramento estaria sendo causado por símbolos que foram, aparentemente, desenhados com gilete nas costas de Lizzie. Mas quem poderia ter feitos uma atrocidade dessas com a garota e, por quê? Elisabeth nem ao menos se lembrava de onde estivera na noite anterior...

Em meio ao seu desespero, Lizzie sai correndo e esbarra em um garoto, Leonardo, que posteriormente passaria a ser seu amigo. Sentindo-se confusa com os últimos acontecimentos, Elisabeth se abre com seus mais novos amigos e conta com suas ajudas para descobrir a origem daquelas marcas misteriosas que inexplicavelmente apareceram em suas costas. Seguem em busca de pistas e, quanto mais próximos chegam da verdade, mais perigosa essa busca se torna. Existem pessoas perigosas envolvidas e Lizzie terá que descobrir o porquê, para que possa dar-se um fim a todo esse sofrimento. Muitas surpresas e reviravoltas se dão, e os mistérios tomam conta de toda a trama.

Em um clima de romance, mistérios e descobertas, somos conduzidos por uma narrativa envolvente, que me deixou ávido para descobrir o que me aguardava nas páginas seguintes. Gostei da forma como Eliane foi alternando entre personagens e momentos da vida deles a cada capítulo que se passava. Desta forma ela nos possibilitou conhecer mais a fundo a história de vida de cada um dos personagens principais. Não gostei do fato de o personagem Marcello ser apresentado quase que como um ser sobre-humano, uma pessoa surreal, me pareceu algo forçado, fora da realidade. Também me senti um pouco incomodado em algumas trocas de cena, senti falta daqueles espaços, mas acredito que tenha sido um descuido, afinal, foram em poucos momentos que pude perceber esse inconveniente. Ah, vale salientar também o cuidado que a autora e a editora teveram com a ortografia, foi tudo escrito de forma primorosa, não encontrei um errinho sequer. Se tem, passou despercebido por mim. O final não poderia ter sido diferente, escrito de forma contida, na dose certa. Adorei!

Bom amigos, espero que tenham gostado da resenha. Continuem acompanhando as postagens aqui do blog e não esqueçam de participar das promoções que estão rolando por aqui.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2011/07/resenha-o-portal.html

Felipe Miranda 10/01/2014

O portal - Eliane Raye por Oh My Dog estol com Bigods
Eu não consigo classificar “O portal” em um único gênero literário,me desculpem.

Quando vi a capa e sinopse,pensei que fosse ficção,algo bem fantasioso,etc.Quando comecei a ler tive a impressão de estar lendo um leve suspense policial,em outras partes do livro me pareceu um romance.E pelo final do livro,que me fez derramar muitas lágrimas,eu tirei a conclusão que não posso classifica-lo.Vocês tem que ler e descobrir o quanto “O portal” é incrível.

O livro é dividido assim: em um capítulo acompanhamos a vida de Lizzie desde pequena quando decidiu que cresceria na vida.Já em outro acompanhamos as vidas de Richard e Rachel,que mais tarde se casariam e teriam uma filha,Lizzie.Em outro já acompanhamos o despertar do amor entre Lizzie e Steve.

A estória do livro é a seguinte,após sair para jantar com Marcello um italiano misterioso que está deixando-a louca e cada vez mais a conquistando,marcas estranhas aparecem nas costas de Lizzie,o problema é que ela não se lembra de como conseguiu aqueles símbolos fenícios enormes cravados em seu corpo. Apartir disso uma sucessão de acontecimentos levam Lizzie a descobrir que tudo aquilo representa um grande perigo,não só para ela,mas para todos que a ajudam a desvendar esse mistério.
Steve seu namorado,ou seria ex-namorado?,estaria preso em um portal que somente Lizzie conseguiria abrir.

Papéis importantes são enviados a Lizzie,papéis que levariam a localização do portal.Portal esse procurado por pessoas importantes e perigosas que se descoberto causaria grandes problemas. No meio dessa busca Lizzie contará com a ajuda de Flávia e Leonardo,amigos de faculdade,que ajudarão a encontrar Steve seu grande amor.Não diria que Leonardo queira apenas a amizade de Lizzie,se é que me entendem.Os dois desenvolvem uma preocupação recíproca muito grande,e Leo vai salvar Lizzie de muitos perigos.
Mas Steve amaria mesmo Lizzie? Por que a faria sofrer tanto,correndo tanto perigo?

Querem saber porquê eu chorei no final? Não vou contar,HAHAHA
Acho provável que ninguém chore,mas eu chorei.Fiquei triste quando percebi que o final seria diferente do que eu torcia para ser,mas quando menos esperei,acabou tudo do jeito que esperava e chorei tanto :’) Não me julguem,achei muito lindo mesmo. Em fim,Eliane Raye me conquistou com “O portal”.Um abraço pra ela por ter me enviado um exemplar,obrigado! E vocês curiosos com o livro?

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2011/12/resenha-o-portal-eliane-raye.html

Samara 29/07/2013

O Portal
Meus mais sinceros parabéns para a Eliane Raye, que tem uma escrita diferente, mas que continua a nos prender até o final. Gente, não conhecia a editora Vermelho Marinho, mas já fiquei encantada após ler essa obra publicada por eles. O Portal é excelente e muito distinto da maioria de histórias clichês que encontramos por ai. Amei, amei e amei! rs
Vamos lá, Elizabeth é uma menina (ela está na faculdade, mas isso não quer dizer que não seja uma menina, não é?) que cursa História na PUC, é super inteligente (deu para notar né? rs) e tinha uma vida normal quando morava em Nova York com seus pais, porém devido a alguns desafios da vida a dois, eles tiveram que se separar e Lizzie decidiu vir morar no Brasil com o pai, mas mal chegou aqui e já se viu em um problema enorme.
Foi para seu primeiro dia na faculdade, já chegando atrasada (haha ela é a minha cara rs), conheceu a bibliotecária Flávia, uma menina totalmente doida, mas que serve para deixar a vida da Lizzie mais fácil. Nunca diz nada com nada, e acho que é justamente isso que faz sentido. Apesar de adorar a companhia da nova amiga teve que ir para a sala e já enfrentar um professor bastante chato, daqueles que pega no pé e faz você passar vergonha, pois é, esse tipo de professor mesmo, mas depois de algumas páginas percebemos que não é tão mal quanto parece e pode ajudar em alguma coisa mais para frente... rs
Quando retorna, no intervalo, para conversar com Flávia, a menina percebe que a roupa de Elizabeth está suja e vai olhar o que é, e quando levanta a blusa, imaginem a surpresa dela ao ver cortes na pele da amiga formando símbolos estranhos? Nesse momento ela começa a passar mal e sai correndo da faculdade, porém quase cai e um rapaz a segura, mas logo ela se recupera e volta a correr, em direção a algum táxi, tudo o que ela precisa agora é chegar em casa e descobrir o que aconteceu.
A vida de Elizabeth vai virar de cabeça para baixo, primeiro porque ela não se lembra de como conseguiu as cicatrizes, muito menos onde esteve em seu primeiro dia no Rio de Janeiro, ela começa a forçar a mente, porém um grande branco lhe vem a cabeça. Lizzie vai perguntar para seu pai, Robert Macwood, se ele sabe onde ela esteve no dia em que chegaram ao Rio, ele, apesar de estranhar o comportamento da filha, avisa que ela saiu com um amigo, que ela chamou de Marcello.
O Marcello, um italiano de tirar qualquer menina do seu juízo perfeito, se mostra super disposto a ajudar no que ela precisar, desde as maluquices que acontecem em sua vida, até problemas com a autoestima, perto dele não tem como ela se sentir feia de forma alguma, o cara é demais rs, Lizzie apesar de ficar brava com ele de vez em quando, não consegue resistir ao seu charme e por isso sempre acaba saindo com ele.. *-*
Eu comecei a desconfiar de tudo e de todos nesse momento, é terrível achar que o cara que mais parece se preocupar com ela, pode estar por trás de um possível assassinato, na verdade dois caras (olhos brilhando rs). Mas ela precisa estar com alguém para conseguir se manter de pé diante de tantos acontecimentos, primeiro o sumiço do seu namorado (posso contar que eu o odeio? ele nem aparece na história direito, mas acho que me encantei demais com o Leonardo (depois explico quem ele é) e por isso já odeio o Steve)...
Leonardo é um médico que está está cursando pós-graduação em dermatologia na mesma faculdade que Lizzie, foi ele quem a segurou no dia em que mostraram as marcas nas suas costas e ela passou mal... Sim, eu o amo, o cara é perfeito, inteligente, bonito, educado, engraçado, ciumento, ah... (boba kk) Mas como todo bom homem ele também tem alguns problemas, por exemplo mulheres rs (chamada Francine para ser mais exata kk), coisas que eu não imaginava, fiquei muito muito brava, mas está tudo bem, se a Lizzie superou eu também superarei... rs
O livro é engraçado e triste, tem algumas cenas que eu não me aguentava e ria, a Flávia ajudou bastante nessa parte. Mas também é triste eu chorei porque não imaginava que fosse perder uma pessoa na história, só de escrever sobre isso meus olhos já enchem de lágrimas, apesar de não ser quem mostrava ser, uma perda é sempre uma perda, ainda mais se a pessoa pediu perdão e mostrou que realmente estava arrependida. Fiquei curiosa para saber se o acidente foi proposital para manter a Lizzie livre e viva, ou se foi um erro fatal mesmo.
É um livro que recomendo para todas as pessoas de todas as idades, porque mostra até onde o amor pode nos levar, o que pode mudar esse sentimento e como as pessoas reagem diante dessa reação, poucas pessoas são capazes de assumir que aquele sentimento bom e bonito chegou ao fim, talvez fosse apenas o conforto de ter alguém para chamar de seu, ou qualquer outra teoria maluca, como as que Steve criava.
Mas acredito que o mais importante é ser quem você é, independentemente de amar ou não, ser verdadeiro com as pessoas que te cercam, claro que não precisa contar tudo para todo mundo, mas ter em quem confiar é maravilhoso demais. Prestar atenção aos detalhes, às vezes seu(ua) melhor amigo(a) é louco(a) por você e você nem sabia, já pensou? rs

site: http://www.darealidadeaosonhos.com/2013/06/resenha-o-portal.html

Vanessa Vieira 21/06/2013

O Portal_Eliane Raye
O livro O Portal, de Eliane Raye, nos conta a história da jovem Elizabeth Macwood, de 19 anos. Filha de um grande empresário americano, Robert Macwood, Lizzie foi criada em Nova York, mas decidiu acompanhar o pai em um de seus compromissos no Rio de Janeiro. Após uma noite na balada, em companhia do seu amigo italiano Marcello, ela acorda com alguns sinais incrustados em suas costas, e não tem recordação alguma sobre os últimos acontecimentos. Tentando desvendar como tal símbolo foi parar em sua pele, ela acaba embarcando em uma grande aventura, repleta de perigos, lendas e paixões.

Lizzie conta com a companhia dos seus amigos brasileiros, Flávia e Leonardo, para tentar desvendar este mistério que cerca a sua vida. Tudo o que ela sabe a respeito é que tais símbolos são da escrita fenícia e estão relacionados ao seu namorado americano, Steve, que está desaparecido há um bom tempo. As descobertas se mostram cada vez mais intrigantes, e podem, até mesmo, mudar o rumo da História...

O Portal é um romance intrigante, repleto de mistérios e enigmas até a última página. A autora soube incrementar o suspense a trama de uma forma magistral, mexendo até mesmo com a história da humanidade. Narrado em terceira pessoa, acompanhamos as descobertas de Lizzie e seus amigos, e também vivenciamos junto com ela uma grande e intensa paixão. Apesar de toda a magnitude do enredo, a personagem principal deixou um pouco a desejar.

"(...) Certa vez, leu em um livro onde Edward Lorenz afirmava que o simples bater de asas de uma borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e talvez provocar um tufão do outro lado do planeta. Sendo assim, com relação à história do mundo, percebeu que todos estávamos ligados num elo mágico e invisível, e que tudo que acontecia em qualquer lugar do mundo afetaria de alguma maneira todas as pessoas na terra. Éramos tripulantes da mesma nave."

A trama foi muito bem construída, e conta com momentos eletrizantes. Acompanhamos não só as aventuras de Lizzie como também, um pouco da história de seu pai, que me sensibilizou bastante. O pano de fundo é magnífico, nos detalhando belos cenários e cartões-postais do Rio de Janeiro e de Nova York. A autora trabalhou em cima das lendas que cercam a Pedra da Gávea, um dos pontos turísticos carioca, e construiu uma história inteligente e bem alicerçada, de prender o fôlego.

Lizzie do dia para a noite tem a sua vida transformada. Aparece com uma marca de origem estranha arraigada em suas costas, e não se recorda nem ao menos de onde estava quando tudo aconteceu. Buscando pistas que a levem a descobrir o ocorrido, acaba se deparando com Flávia e Leonardo, que se mostram dois companheiros fiéis e muito solícitos. Leo, por sua vez, adquire uma extrema importância em sua vida. Entendo que Lizzie é bombardeada de emoções e mistérios numa dose cavalar em menos de 24 horas, porém, achei algumas de suas atitudes irritantes. Ela fica se sentindo vulnerável a maior parte do tempo e chorando constantemente, e confesso que isso não me agradou. Esperava que ela tivesse mais compostura e firmeza ao longo da história, que por si só é eletrizante.

Em suma, O Portal é um romance bem construído, cheio de mistérios e enigmas, e que com certeza será bem-visto pelos leitores mais curiosos, assim como eu. Apesar da protagonista não ter me agradado tanto ao longo da trama, tal fato não chega a tirar o brilho da história, por sua vez, muito bem elaborada. Gostei da capa, que tem tudo a ver com o tema abordado, e a diagramação está favorável, com pouquíssimos erros de digitação, fonte em bom tamanho e a gravura de borboletas no começo de cada capítulo. Recomendo.

Literatura 06/10/2012

Pra você eu digo sim
Já disse que não compro pela capa? Pois é... fiz justamente o contrário com O Portal de Eliane Raye (202 páginas, Editora Usina das Letras). E não me envergonho disso. Ora, o trabalho do capista está simplesmente magnífico. Como não iria chamar minha atenção?

Também devo tirar o chapéu para a editora. O material é digno de eu tirar o chapéu.
Parabéns!

Agora vocês me perguntam: e você não vai parabenizar a autora? Calma, meu povo... Bom, vocês já perceberam que o título da resenha é uma música da minha adorável Rita Lee. E o sim, vem justamente dessa harmonia literária que me deixou sedenta de desejo pelo livro. Logo, precisei dar o braço a torcer e escolher o livro pela capa! (rsrsrs)

O que não significa que só de capa vive um livro ou o livro. Quer dizer que acertaram em tudo. Simplesmente tudinho! Eliane Raye consegue me deixar mais que curiosa nos três primeiros capítulos. O livro é iniciado com Elizabeth Macwood, a querida Lizzie. Uma jovem estudante de história que reside em Nova York, até seus pais se separarem e o pai dela resolver ir morar no Brasil. Elizabeth arruma as malas e vem com o pai, pede transferência para a PUC.

No Brasil, Elizabeth faz amizade com Flávia, a bibliotecária da PUC, e com Leonardo de Luca, médico que faz pós na PUC. E será com os novos amigos que Lizzie contará para descobrir o mistério da marca feita nas suas costas. Pois é... aparece uma marca super esquisita nas costas dela, ela está sangrando, mas não sabe como aquilo foi parar ali. Toda pista que ela tem é uma chave que não sabe o que pode abrir e nem quem entregou... Bom e essa história vai rodar o mundo... e o segredinho está no buraco da minhoca.

O termo ‘buraco da minhoca’ foi criado pelo físico teórico estadunidense John Wheeler em 1957. Apesar de ‘não haver’ evidencias concretas sobre a materialidade desta teoria, ela fala de uma viagem no espaço para o passado ou futuro. E ai topa? Sei não, viu! Se o presente já bem complicado será que eu tenho estomago pra encarar o futuro antes do tempo?

Quer saber mais sobre o livro? Acesse o Literatura:

Daniele Nhasser 14/08/2012

O portal - Eliane Raye
Sabe aquele livro que comeca prendendo sua atencao a cada frase ? E uma desatenção pode ser fatal ? O portal é um livro cheio de misterios que te faz viajar por um mundo incrivel super diferente que normalmente os livros constumam narrar ...

Eliane alem de nos prender com a aventura magnifica de Elizabeth Macwood dá uma aula de Historia ... Voce viaja no tempo sem sair do lugar !!
Steve seu namorado sumiu no momento que Elizabeth se mudou com o pai para o Brasil depois da separacão com sua mae Rachel !! Steve é um cara que estuda muito e acaba descobrindo algo muito importante dispertando interesses de pessoas do mal ... Sua mãe é assassinada e Lizzie como Elizabeth gosta de ser chamada por ser segunda mais proxima de Steve , esta tambem na mira dos malfiosos !
Leonardo e Flavia sao os novos amigos de Lizzie depois que ela se mudou para Ipanema no Rio , e estao entrando numa furada para desvendar os misterios com a Lizzie sobre as marcas (uns desenhos que a principio sem significado nenhum) deixada em sua pele numa noite em que bebeu muito com Marcelo um sedutor da historia !

Leonardo alem de amigo se torna um louco apaixonado pela sua amiga , e mesmo sabendo que ajudando - a desvendar os segredos e o sumico de Steve esta colocando em risco a chance de um dia te-la como sua mulher !

Lizzie chega ate o portal depois de muitas pesquisas e quase morte , chegando la encontra Steve ... e acaba descobrindo que Leonardo não é simples amigo ...
Uma historia cheia de misterios , amor , e reviravoltas
Voce vai delirar , suspirar , ficar com medo pelas armadilhas , vai sonhar com Leonardo , vai rir com as besteiras de Flavia , vai se encantar pelo paizao Robert !!
Não tem um personagem que vai passar despercebido e não despertar um sentimento em voce !!

Pollyanna Reis 02/04/2012

O Portal
Elizabeth MacWood é uma jovem de 19 anos, muito curiosa e apaixonada pela vida ela resolve vim para o Brasil com seu pai Robert, pois o mesmo foi transferido de Nova York para o Rio de Janeiro. Em seu primeiro dia de aula, Lizzie acorda com uma tremenda dor de cabeça e não se lembra de nada que aconteceu na noite anterior. Sem muito tempo para ficar pensando pois está atrasada, ela se arruma rapidamente e vai para a PUC, onde cursará História.
Chegando a faculdade, Lizzie fica deslocada e cheia de dúvidas, como não tem opção no momento, prefere ler algum livro na biblioteca, e lá conhece Flávia, uma jovem bibliotecária que ajudará ela a encontrar sua sala e se tornará uma grande amiga. Ao apresentar a universidade a Lizzie, Flávia percebe manchas de sangue na roupa da moça e logo elas percebem que se trata de símbolos que foram desenhado em suas costas.
Desesperada e confusa Lizzie não sabe quem fez isso, e não se lembra de absolutamente nada que possa ter acontecido com ela na noite anterior, e sem pensar sai correndo e esbarra em Leonardo. Ela ainda não sabe mais este garoto se tornará seu melhor amigo!
Sem saber em quem confiar, Elizabeth resolve se abrir com seus novos amigos Flávia e Leonardo e juntos eles terão que descobrir quem fez os símbolos e por que. Eles seguem em busca de pistas e respostas, e quanto mais perto eles chegam da verdade, mas perigosa essa busca se torna. Existem várias pessoas envolvidas neste mistério e Lizzie não sabe mais em quem confiar. E nesse emaranhado de fatos, Marcello um amigo de Nova York aparece do nada e seu namorado Steve desaparece deixando-a preocupada.
Steve é meio estranho e muito inteligente, deixando Lizzie muitas vezes sem entender o que ele diz sobre umas tais teorias, que para ela é loucura. Eles se conheceram na faculdade de Nova York, estudavam juntos, isso até se tornarem inseparáveis. Ele chamava Lizzie de borboleta e sempre falava sobre "Buraco de minhoca." Com seu desaparecimento, Lizzie terá vários problemas e terá que resolvê-los logo, pois o tempo está passando e todos estão correndo risco de vida.

Um livro cheio de mistérios, supresas, reviravoltas, com clima de romance e descobertas reveladoras. Narrado em terceira pessoa, o livro nos apresenta personagens cheios de vida, cativantes e marcantes. Lizzie a garota de olhos verdes, cabelos longos e ruivos, apaixonada pela vida e muito curiosa. Robert seu pai, um homem atencioso e apaixonado pela ex- mulher. Flávia, a garota engraçada e sem noção, mas de um coração enorme e muito amiga. Leonardo o médico apaixonado, romantico e estourado as vezes. Marcello o sedutor, também Cíntia a mulher misteriosa e Rachel mãe de Lizzie.
O livro é um emaranhado de fatos que a autora consegue interligar de uma maneira inesperada e fascinante, alternando entre personagens e momentos da vida de cada um, em cada capítulo. É impossível parar a leitura antes de termina-lo, tem história, conteúdo, é uma trama que te prende o tempo todo. Sem dúvida, é uma excelente leitura, que nos envolve involuntariamente.
A diagramação do livro é perfeita, a capa tem um mistério que chama á atenção do leitor, cada capítulo tem um desenho de borboleta, as folhas são amareladas facilitando a leitura e não encontrei um erro sequer. Uma história contagiante, na dose certa e com um final fantástico com gostinho de quero mais. Com certeza recomendo.

- Borboleta, você já ouviu falar no "buraco de minhoca"?

-" Buraco de minhoca" em sua essência é um atalho através do tempo. Assim como uma minhoca pode passar de um lado para o outro da casca da fruta abrindo caminho aravés do miolo, um viajante que passar por um buraco de minhoca no espaço, fará um atalho para o outro lado do universo." Pág. 54

Link: http://pollymomentos.blogspot.com/2012/04/resenha-o-portal.html

sentilivros 30/03/2012

resenha de O Portal
Outro livro que não sei bem por onde começar. Não gostei nem desgostei do livro, apenas esperava mais.
Acho que ando me prendendo aos títulos e esperando muito das tramas baseado nisso.
O Portal é um livro com romance, suspense, mistério e ação. Começa com a mudança de Elizabeth, ou Lissie, de Nova York para o Rio de janeiro.
E, é no Rio, onde ela se envolverá numa confusão com símbolos misteriosos, sumiço de namorado novaiorquino e ainda, para complicar, um ou dois amigos que acabam por "mexer" com ela.
Marcelo, um desses amigos, é um italiano "tudo de bom" que vive a rodar o mundo fotografando-o. Leonardo, o outro amigo, um médico brasileiro recém-formado que está fazendo pós-graduação em dermatologia. Ambos carregam seus mistérios e compartilham o interesse por Lissie.
A história é boa, mas eu não consegui me apaixonar, acho que faltou descobrir mais coisas sobre O Portal, conhecer mais sobre Steve (namorado de Lissie), "aprofundar" mais a "teoria".
O final, também ficou meio em aberto e sei que a autora lançará neste ano a continuação do livro. Tenho minhas teorias, principalmente quanto ao Leo e a Lissie, mas isso vou deixar para discutir com quem já leu o livro...rsrsrs.... E, se você leu e tem algumas hipótese, me diga, eu adoraria saber.
Eu recomendo, pois é um livro intrigante afinal de contas e quero sim descobrir um pouco mais dessa história no próximo volume.
"Esquecer é uma necessidade,. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito." pg. 186

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/03/o-portal-eliane-raye.html

Janaina Vieira - Escritora 14/03/2012

O que esconde a Pedra da Gávea?
O mais interessante na história contada no livro é o mistério que envolve viagens no tempo e a busca por um portal místico que se encontra na cidade do Rio de Janeiro, ou melhor, na Pedra da Gávea. Tais tipo de trama têm sido cada vez mais exploradas pelos autores nacionais, o que não acontecia até bem pouco tempo atrás, como se falar de fantasia e mistério fosse algo "menor", quando na verdade não é.

A trama de "O portal" é muito instigante: Lizzie, uma jovem americana que vem morar no Rio com o pai, tem sua vida posta de cabeça para baixo quando descobre três sinais em sua nuca, que ela simplesmente não sabe como foram feitos, quando ou por quem. Um dia, ela simplesmente acorda com esses sinais marcados em sua pele. É a partir daí que toda a aventura se inicia, envolvendo fatos misteriosos, enigmas a serem decifrados, organizações perigosas, viagem no tempo, o antigo povo fenício, perigo, muita ação e amor.

Lizzie é jovem e justamente por isso acaba embarcando em uma avetura perigosa quase sem se dar conta disso, o que, evidentemente, a leva a ir de encontro a mais e mais perigos. O final desse volume é absolutamente surpreendente e eu duvido que alguém realmente consiga descobrir certos fatos antes das páginas finais! A autora foi muito feliz, porque consegue ludibriar o leitor o tempo todo, dando pistas falsas que parecem certeiras a ponto de quase parecerem óbvias, quando na verdade não é nada disso.

Esse é o primeiro volume de uma trilogia e já estou ansiosa para ler a continuação. Muito bom!