Perácio

Perácio Braulio Mantovani

Resenhas - Perácio

Seccon 12/11/2012

Noia
É interessante a forma com que foram narrados os depoimentos dos pacientes do manicômio, cheio de repetições e noia. Mas a leitura é leve. Bráulio Mantovani escreveu este episódio antes de gravar Cidade de Deus pelo que entendi. A narrativa do livro tem uma semelhança perturbadora com o filme.

Literatura 23/03/2012

Medidas sinuosas
Quando vi o nome do Bráulio Mantovani na capa do livro, imaginei que seria uma ramificação de Tropa de elite. Mas que engano estúpido esse meu! Perácio – Um relato psicótico, é um livro para quem gosta de Lacan, para quem gosta de significado e significante etc.

Os universitários da área de humanas irão adorar. É um estímulo ao pensamento. Para quem quer trabalhar com o inconsciente e para quem gosta de decifrar a magia da mente humana, digo que essa é uma leitura instigante.

O prefácio é o soco no estômago. Uma espécie de carta ao editor que revela uma mescla do consciente ao inconsciente, sonho e realidade. O narrador deixa-se levar pelos devaneios de CFD e Perácio, que na verdade nem sabemos se são pessoas distintas ou as mesmas pessoas. Permeado por confusões neuróticas, o autor explica a demora de o livro não estar pronto e os anseios que perseguem a materialização da escrita.

“Você já deve estar adivinhando as razões que me fazem hesitar em ouvir as fitas para transcrevê-las e começando a pensar que eu sou mesmo um idiota. Mas coloque-se me meu lugar, Pascoal: somente três pessoas ouviram a fita. Eu, aparentemente, fui o único que não sofreu nenhum tipo de perturbação.”

O espaço é uma instituição psiquiátrica, para ex-agentes da ditadura militar que capturavam e torturavam militantes e guerrilheiros. A ideia inicial era de fazer uma pesquisa para um futuro filme, que não deu certo! As gravações foram arquivadas e anos depois transformada em livro. Os capitulo são destrinchados da seguinte forma: anotações de Bráulio e transcrições da fala de CFD sobre Perácio.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça: