Demian Hermann Hesse

Resenhas - Demian

Renata 22/12/2023

Vale muito a pena!!
Demian - Hermann Hesse
? ?Demian? é um romance de formação do personagem Sinclair. Na história, vamos encontrar temas como a fé, bem x mal, certo x errado e o homem.

?? O livro é narrado em primeira pessoa e a história inicialmente me prendeu muito! O autor aborda diversos temas interessantes e nos faz refletir muito sobre a questão da infância e crescimento do personagem em meio a tantas questões internas como a disputa entre bem e o mal, o certo e o errado? além disso, a forma como o homem (em diferentes fases da vida) se enxerga nesse meio.

? Sinclair é totalmente influenciado por seu amigo Demian, responsável pelo título do livro, e eu considerei um dos pontos fortes da história, pois apesar de eu não concordar com algumas coisas que Demian traz (ao pé da letra), a realidade é muito clara: muitas pessoas se deixam influenciar muito facilmente pelos outros mesmo que seja o ?certo?. O poder de persuasão do Demian é fantástico!

?? Porém, não foi um livro que me cativou no final. Achei o final um pouco confuso, precisarei até reler pra tentar entender melhor? Senti que fiquei perdida com relação ao que o autor queria transmitir no final, então não considero, para mim, um livro fácil. Ele precisa ser lido com cautela e com bastante atenção.

? Recomendo muito o livro, é excelente para discutir com amigos (e estou bem ansiosa pela discussão, pois foi a proposta de um clube de leitura). Vale a pena a experiência!

Rickey de Souza 18/12/2023

Não entregou muito, mas não prometeu nada.
Achei os primeiros 70% do livro bem entendiantes e, quando a coisa começa a engrenar, acaba. Para mim, faltou uma veracidade na descrição e desenvolvimento dos personagens, coisa que senti com muita intensidade ao ler Thomas Mann, por exemplo. As angústias do protagonista também me cansam bastante - faltou alguém dar um boleto pro Sinclair pagar, uma fatura de cartão bem recheadinha. Entendo que, em parte, é expressão da formação rígida e puritana e opressiva de Hesse, mas não simpatizo nada com o senso de superioridade espiritual/intelectual expressado por ele - acho, inclusive, que é sintoma de uma grande cegueira acerca da própria condição. Ele enxerga a sim mesmo como fora do rebanho sem notar, contudo, que continua lá, e não faz, logicamente, esforço algum para sair.
Provavelmente acordei ranzinza e essa resenha está muita severa. Se for o caso, depois eu edito hehe.
mfnpr 22/12/2023minha estante
cruel ?

lilikoeur 16/12/2023

Hermann hesse gênio!
Nem tenho palavras pra difundir o quanto este livrou marcou a minha vida, toda o enredo e significados são de especialidade única e não há nada igual a isso!

Herman foi genial no que fez, retratou de forma única oque se passava na própria cabeça e tocou a mente de todos nós com suas palavras.

O melhor livro do mundo!

Tati Bertoldo 14/12/2023

Demian
Livro potente, com muitas boas reflexões necessárias. Reflexões sobre o indivíduo que muitas vezes deixamos de fazer por achar ser normal. Sem prestar atenção que esse normal foi nos imposto, não é natural. "Não creio que se possam considerar homens todos esses bípedes que caminham pelas ruas, simplesmente porque andam eretos ou levam nove meses para vir à luz. Sabe muito bem que muitos deles não passam de peixes ou de ovelhas, vermes ou sanguessugas, formigas ou vespas. Todos eles revelam possibilidades de chegar a ser homens, mas só quando vislumbram e aprendem a levá-las em parte à sua consciência é que se pode dizer que possuem uma..."

Rony 10/12/2023

"Quem quiser nascer tem de destruir um mundo"
Que leitura fenomenal! Eu não esperava ser tão tomado por um livro a essa altura do ano, quase no final e com o cansaço do semestre acumulado. Mas este livro me fisgou muito bem. Eu ouvi falar dele quando fiz um trabalho sobre a música Lie de BTS, mas só comecei a ler de fato quando uma amiga insistiu muito comigo e me mostrou umas passagens que eu fiquei pensando muito de que precisaria ler o livro. Comecei e li nos momentos que cabiam no dia, ainda mais nesse período de trabalhos. É um livro que aborda dualidades e questões que muito me interessam: a dualidade entre um mundo interior e exterior, entre luz e escuridão. Uma necessidade de busca de si mesmo ao mesmo tempo que um desejo de aceitação coletiva. É um livro que me marcou bastante e que estaria na categoria de livros a (re)ler sempre.

Nadja Maria 09/12/2023

Demian
Primeiro livro que li do autor, e gostei muito da história, não foi nada do que eu pensava que era, mas gostei do rumo que tomou! Achei a linguagem um pouco formal, mas como é um livro clássico com toque filosófico, dá pra entender!
Eva Brandac 09/12/2023minha estante
Um dos meus preferidos do ano passado

sorace 05/12/2023

Não foi o que eu esperava
O início do livro é interessantíssimo, as reflexões que ele tem durante a história são ótimas e são realmente palpáveis, pois são prováveis em nosso dia a dia. As críticas a religião e ao mundo em si são pertinentes mas a partir de um ponto ele se perde totalmente. Vira uma viagem muito maluca, e mesmo que eu tenha entendido o que o autor queria dizer com isso, não me agradou nem um pouco. O livro perdeu seu foco.

João 04/12/2023

Demian
Um dos melhores livros que já li. História muito fluida que acompanha o protagonista em seu desenvolvimento como pessoa e leva o leitor a uma constante reflexão. O livro me levou a ter um olhar mais cético sobre diversos aspectos sociais, incluindo a religião.

deardean 30/11/2023

Marcou minha vida!
Um livro que marcou a minha adolescência e o meu jeito de pensar.

Conforme o protagonista crescia e via outras formas de enxergar o mundo, eu sentia que me descobria e que meus pensamentos conflitantes da época não eram somente meus. Demian é um livro que a cada capítulo te faz refletir, e que, se lido numa época de desequilíbrio na vida, te faz pensar na natureza humana e em suas relações entre si, faz duvidar sobre tudo o que acreditamos e, ainda assim, trazer paz no final.

Tem também uma forte relação com religião, visto que acompanhamos alguém vindo de uma família muito religiosa e que, com essa bagagem, vem também com diversos conflitos internos sobre a moralidade e sobre dualidade, o que é bom ou mau dentro de nós e no mundo?

Demian é uma leitura virtuosa e desastrosa, assim como nós.

¨Cain¨ 30/11/2023

"Não sabia que o mundo podia ser ainda assim tão belo"
Esse livro é sensacional.
Seguimos a história de Emil Sinclair. Desde a infância, a vida adulta (uns 18 anos). Emil é um rapaz perdido a princípio. Tentando entender a vida e o mundo. Assim como nós. Conhecendo seu melhor amigo, Max Damian, ele recebe percepções diferentes do mundo e dos acontecimentos que o rodeia.

O livro passa muitas reflexões. É um ótimo livro de filosofia talvez.
Vi que muitas pessoas dizem o final ser meio viajado. Mas é só pensar no que se passa e no que Emil viveu, que você entende o que está acontecendo na cabeça do rapaz.
Estou tentando florear pra não dar spoiler nenhum.

Não é um livro leve, pelo amor de Deus.
Leia sabendo que é uma leitura densa. Com um fluxo de pensamentos profundos.

Na metade do livro eu, pensava que o contexto histórico da época não era muito relevante. Ledo engano.

Não me arrependo de ter abandonado o livro antes, pois ele foi muito mais aproveitado com a mente que tenho hoje.

É o primeiro livro que eu quase choro no final. Foi por pouco.

Thaís 28/11/2023

De leitura fácil, porém longe de ser simples. Herman Hesse consegue provocar os sentimentos no leitor através da angústia de Sinclair ao narrar a busca por sua identidade. É um desenvolvimento angustiante e que, a depender da fase da vida em que o leitor se encontra, pode desencadear uma identificação com a personagem principal.

#bibliotecadoinatel

Agatha.Judy 28/11/2023

Reflexivo
O que dizer? É uma história figurada, se você levar no sentido literal vai ficar confuso, mas se partir de uma perspectiva psicológica, do seu próprio interior figuramente nos demais ao seu redor, tudo pode ser interpretado e explorado. É um bom livro, só não gostei muito dos aspectos religiosos, porque eu não sou religiosa 8/10

Jéssica ^-^ 26/11/2023

Depois de 1 ano terminei
Gostei de muitas partes desse livro, mas sinto que como um TODO ele não me cativou, entende? mas foi uma ótima experiência e tem várias partes que marquei, pensei bastante e também me diverti lendo.

só demorei pra terminar por questões pessoais mesmo, mas to muito feliz de conseguir terminar um livro depois de tanto tempo só começando vários sem terminar nenhum, espero voltar com tudo agora

Danielayoshida 24/11/2023

?O que hoje existe não é comunidade: é simplesmente o rebanho. Os homens se unem porque têm medo uns dos outros e cada um se refugia entre seus iguais: rebanho de patrões, rebanho de operários, rebanho de intelectuais? E por que têm medo? Só se tem medo quando não se está de acordo consigo mesmo. Têm medo porque jamais se atreveram a perseguir seus próprios impulsos interiores. Uma comunidade formada por indivíduos atemorizados com o desconhecido que levam dentro de si.?
(p.255)