Prolegômenos para uma ontologia do ser social

Prolegômenos para uma ontologia do ser social György Lukács




Resenhas - Prolegômenos para uma ontologia do ser social


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Adalberto 03/02/2011

Extratos do texto
Segue abaixo alguns extratos e comentarios do texto.

Teoria do conhecimento -> Culminou em Kant, consistia (finalidade principal) fundamentar o direito á hegemonia científica das ciências naturais, preservando a ontologia religiosa. (pag 33)

Neopositivismo - Qualificou toda indagação sobre o ser(ate´se algo é ou não é), como um absurdo anacrônico e anti-científico.(pag 34)

Questão do ser relacionada com a vida e a práxis./surgem filosofias com pretensões ontológicas, tais como em: Husserl, Scheler, Heidegger, existencialismo francês(Sartre).(pag 34)

Caráter ineludível da abordagem ontológica os problemas do mundo, não pode ser negligenciável també n pensamento de nossa época.(pag 34)

"Realidade"(entre aspas) - possibilitar visão da essêci- tem intenção ontológica, mas permanece na teoria do conhecimento(pag.35)

Determinar principalmente a essência e a especificidade do ser social - de forma aproximativa. Não se deve ignorar os problemas gerais do ser; conexão e diferenciação dos três tipos do ser (inorgânico, orgânico, social).(pag 35)

Sem isso, não se pode formular questões autenticamente ontológicas do ser, nem conduzí-las a solução que corresponda a constituição desse ser.(pag 36)

Ser humano pertence 'direta' e 'irrevogavelmente' à espera do ser biológico; sua exist~encia ; funda-se nesse tipo de ser. Modos de ser determinados pela biologia coexiste com natureza inorgãnic. Sem interação com essa esfera seria impossível desenvolver-se (interna e externamente) como ser social. (pag 36)

Coexistência dos três grandes tipos do ser é fundamento invariável de todo ser social. Esta condição do ser fundamenta toda práxis humana e dev constituir ponto de partida weliminável para todo pensamento.(pag 36)

O papel da ontologia na história presente do pensamento humano é 'concretamente' determinado pela constituição ontológica do próprio ser do homem, por isso eliminável de nenhum sistema, domínio do pensamento.(pag 36)
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR