The Grand Design

The Grand Design Stephen Hawking
Leonard Mlodinow

Resenhas - The Grand Design

Douglas Brilhante 08/03/2024

Por que nós existimos? Por que existe tudo em vez de nada? Por que são estas específicas leis que em conjunto que regem o universo e não outras?

Stephen Hawking, físico teórico [mais que] renomado, cosmólogo, vai discutir sobre essas questões centrais da filosofia e da ciência de uma forma absolutamente racional, inteligente, coerente e didática.

Hawking recorre à física moderna para responder a essas perguntas fundamentais.
Por exemplo, por que nós existimos? A Terra ocupa uma posição privilegiada no espaço, a uma distância “ideal” de uma estrela não muito quente conjugada aos elementos propícios para a evolução da vida.
Como escapar das armadilhas do princípio antrópico? A consideração filosófica de que as observações do universo devem ser exatamente compatíveis com a vida consciente que o observa.

Embora não haja uma teoria única que possa explicar todos os fenômenos do universo, os cientistas vêm se acercando desse objetivo com a chamada “teoria-M”, uma fantástica teoria do quase tudo. Trata-se de uma aproximação que pode finalmente explicar o mistério da criação do universo, sem precisar da intervenção de uma figura divina.

É dificílimo até discutir o tema com qualquer pessoa que eu conheço sem uma conotação herética. Ainda mais quando poucas pessoas são versadas em ciências. Faz parecer que a discussão é mera afronta, quase que um posicionamento político dualista.

Avalie então romper com uma realidade [concreta] a qual você e eu fomos construídos desde o nosso nascimento, enregelados pela gaiola do medo dessa realidade imaginada coletiva.

Gente, mais um livro que expande a gaiola [tal hora ela quebra]...

10/10.

Blue pill or red pill?

“You take the red pill, you stay in Wonderland.. and i show you how deep the rabbit hole goes”

Valdo.Alencar 12/12/2018

Em busca de teoria de Tudo
Em mais um de seus best-sellers, Hawking nos convida para refletir sobre as questões fundamentais acerca do universo e da existência humana. Escrito juntamente com o físico Leonard Mlodinow, a obra apresenta questões e tópicos de física moderna de uma forma simples e acessível, com diversas analogias e representações pictóricas. O diferencial deste deste livro, em comparação as demais obras de Hawking, é que o mesmo é essencialmente um livro sobre filosofia, em especial a metafísica, já que muitas questões concernentes a realidade e a existência são levantadas ao longo da obra. Isso é irônico, pois já de início Hawking afirma categoricamente que " a filosofia está morta", e o conteúdo presente no livro, embora de grande teor filósofico, segue pressupostos físico-matematicos em busca de uma teoria unificada que descreva o universo em toda a sua completude.

Paulo 28/05/2013

Uma grande jornada pela história de como o homem evoluiu ao explicar a sua realidade aparente
Fantástica viagem pela construção da ciência, e pela busca de respostas, do porque existe algo em lugar de nada!
Desde os primórdios dos primeiros experimentos de físicos/matemáticos gregos, até as últimas descobertas da física quântica/teórica de Feynman.
Figuras que de forma simples ajudam a entender as complexas teorias físicas que tentam explicar o universo como o percebemos.

Acho que li esse livro em menos de 3 semanas, não preciso dizer que foi excelente! =)

Daniel Vieira 13/06/2011

Vale muito a pena
Hawking vai além nesse livro. Ele apresenta um resumo excelente de física moderna que vai desde o básico até a física de fronteira. Minha opinião é que um leigo no assunto consegue entender com clareza o autor, mas posso estar enganado, já que sou da área (sou doutorando em física teórica).

Depois da revisão, ele parte para tentar mostrar como algumas idéias e resultados recentes de física (dos últimos 10 anos) podem trazer uma nova luz aos problemas que nos perseguem a milênios, "por que estamos aqui".

Eu pessoalmente detesto livros de física em que o autor não separa bem o que é fato e o que é só especulação (um exemplo disso é o Michio Kaku). Não é o caso desse livro. Hawking consegue deixar de maneira bem clara as limitações da ciência. Mostra o quanto a buscas por respostas pode ser fascinante, sem ser desonesto nisso.

A leitura também é excelente, divertida e clara. O livro é curto, mas não peca por isso. Pelo contrário, evita que torne a leitura enfadonha e desnecessária.

Eu recomendo.

Ana 17/03/2011

O livro no geral é bom. Dá para aprender bastante com ele. A linguagem é simples e possui várias piadinhas pelo texto, o que dá uma quebrada na tensão de ler sobre física quântica.