The Grand Design

The Grand Design Stephen Hawking
Leonard Mlodinow

Resenhas - The Grand Design

Ana 17/03/2011

O livro no geral é bom. Dá para aprender bastante com ele. A linguagem é simples e possui várias piadinhas pelo texto, o que dá uma quebrada na tensão de ler sobre física quântica.

Daniel Vieira 13/06/2011

Vale muito a pena
Hawking vai além nesse livro. Ele apresenta um resumo excelente de física moderna que vai desde o básico até a física de fronteira. Minha opinião é que um leigo no assunto consegue entender com clareza o autor, mas posso estar enganado, já que sou da área (sou doutorando em física teórica).

Depois da revisão, ele parte para tentar mostrar como algumas idéias e resultados recentes de física (dos últimos 10 anos) podem trazer uma nova luz aos problemas que nos perseguem a milênios, "por que estamos aqui".

Eu pessoalmente detesto livros de física em que o autor não separa bem o que é fato e o que é só especulação (um exemplo disso é o Michio Kaku). Não é o caso desse livro. Hawking consegue deixar de maneira bem clara as limitações da ciência. Mostra o quanto a buscas por respostas pode ser fascinante, sem ser desonesto nisso.

A leitura também é excelente, divertida e clara. O livro é curto, mas não peca por isso. Pelo contrário, evita que torne a leitura enfadonha e desnecessária.

Eu recomendo.

Paulo 28/05/2013

Uma grande jornada pela história de como o homem evoluiu ao explicar a sua realidade aparente
Fantástica viagem pela construção da ciência, e pela busca de respostas, do porque existe algo em lugar de nada!
Desde os primórdios dos primeiros experimentos de físicos/matemáticos gregos, até as últimas descobertas da física quântica/teórica de Feynman.
Figuras que de forma simples ajudam a entender as complexas teorias físicas que tentam explicar o universo como o percebemos.

Acho que li esse livro em menos de 3 semanas, não preciso dizer que foi excelente! =)

Valdo.Alencar 12/12/2018

Em busca de teoria de Tudo
Em mais um de seus best-sellers, Hawking nos convida para refletir sobre as questões fundamentais acerca do universo e da existência humana. Escrito juntamente com o físico Leonard Mlodinow, a obra apresenta questões e tópicos de física moderna de uma forma simples e acessível, com diversas analogias e representações pictóricas. O diferencial deste deste livro, em comparação as demais obras de Hawking, é que o mesmo é essencialmente um livro sobre filosofia, em especial a metafísica, já que muitas questões concernentes a realidade e a existência são levantadas ao longo da obra. Isso é irônico, pois já de início Hawking afirma categoricamente que " a filosofia está morta", e o conteúdo presente no livro, embora de grande teor filósofico, segue pressupostos físico-matematicos em busca de uma teoria unificada que descreva o universo em toda a sua completude.