10 anos com Mafalda

10 anos com Mafalda Quino

Resenhas - 10 Anos com Mafalda

Dre 25/01/2024

Como o próprio título já diz, 10 Anos com Mafalda reúne tiras desenhadas por Quino durante os 10 anos em que produziu Mafalda. Organizado em 13 temas possui tirinhas de Mafalda, Felipe, Manolito, Susanita, dentre outros personagens e temas. Devido a época em que foi escrito algumas tirinhas envelheceram mal. Porém, é um bom livro de modo geral.

Yvan 09/09/2023

Bom pra conhecer Mafalda e todos os personagens da sua turma. Com humor ácido consegue atingir vários aspectos da nossa sociedade.

VitAria67 12/08/2023

Um livro com todas as tirinhas da Mafalda, será que todo professor tem um desse em casa? Pelo menos uma professora de gramática que eu tive ou era tirinha dela ou do garotinho e o tigre.
Foi um livro gostoso, com crítica e humor misturados.
Dividido de acordo com tópicos, cada capítulo rodava em tirinhas sobre um tema.
Acho que o amigo da Mafalda que eu mais gostei foi o Miguelito.
Pra quem gosta da Mafalda ou de tirinhas ou dos dois, com certeza vai gostar.
Eu recomendo.

Sophia.Black 10/12/2022

???????
Eu gosto das histórias da Mafalda, mas ultimamente estou tendendo a achar os personagens um tanto irritantes por serem tão pessimistas com absolutamente TUDO.

Pedro4041 27/11/2022

menina curiosa é pouco!
mesmo achando algumas histórias sem sal,é muito divertida a leitura além de ajudar a entender mais sobre ambiguidade e duplo sentido.

rwbeccama 11/10/2022

my love
AFF, esse livro me deixa pensar que a Mafalda é uma criança muito filósofa, eu em, quando eu tinha a idade dela eu não sabia de tanta coisa assim Jesus amado!!! eu amooooo a Mafalda demais, sempre fico repitindo a leitura desse livro VÁRIASSSS vezes, nunca canso de ler os quadrinhos. leiam!!!

bruna3810 25/09/2022

só li porque eu tinha que fazer um trabalho da escola sobre. achei um livro ruim, não é meu estilo mas é rápido de ler porque é um quadrinho

Geovana 24/09/2022

10 ANOS COM MAFALDA
Achei muito chato! A leitura não rende de maneira nenhuma, o humor piora a dada tirinhas em minha opinião! Achei que poderia ter sido um livro bem mais organizado. Outra coisa que não gostei são os comentários machistas nos quadrinhos! Não recomendo a leitura.

Anita 29/08/2022

As tirinhas são ótimas, tive que ler pra escola, mas não leria se não fosse obrigada. Se fosse em questão de ter uma leitura fluida, prazerosa e relaxante, não indicaria, pois pelo fato de serem diversas tiras individuais, a leitura se torna cansativa e repetitiva

Gabi 23/08/2022

Foi bem legalzinho, tive que ler para a escola e foi bem rápido. O "humor" de algumas tirinhas me deixava de quiexo caído porque era algo muito absurdo para mim, mas eu entendo que é por conta da época que as tirinhas foram feitas.

Sofi 18/08/2022

Não é meu tipo de livro, muito chato pra ler. Mas faz algumas reflexões de maneira leve e até engraçada as vezes. (esse li para a escola)

gustavo244 12/05/2022

O que dizer da Mafalda?
Me enxergo na Mafalda pela visão de mundo bastante moderna, livre e progressista e pela forma que ela reage as situações de forma leve e sarcástica. O único defeito da maldade é não gostar de SOPA, nisso ela está completamente ERRADA!!! Porém mesmo assim amo ela ????

SAVieira 03/01/2022

Como meta de ano novo eu falei que iria resenhar o máximo possível de livros então vamos lá... sim, sim, eu sei que é uma coletânea de tirinhas e não um livro em si mas deu para entender né? kkkk
Bom como eu disse acima, nesse livro vamos encontrar reunidas as mais diversas tirinhas da Mafalda lançadas no intervalo de 10 anos. Particularmente foi muito interessante saber mais dessa personagem que eu até então apenas via nas apostila de português e na prova de espanhol. Inclusive tenho uma interessante história sobre uma prova de espanhol, a Mafalda, sopa e uma abaixo assinado...porém fica pra outra hora não é mesmo, caso ao contrário isso deixaria de ser uma resenha para ser mais uma das minhas histórias.
Bom, voltando ao que estávamos falando, algo que eu achei muito interessante é que antes de lermos realmente as tirinhas havia uma entrevista com o autor/ilustrador da Mafalda. E eu como até então uma leiga no assunto, não fazia ideia sobre o autor, a criação da personagem e entre outras coisas que foram esclarecidas com esse "prefácio".
Sobre as tirinhas propriamente ditas, é inegável dizer que através delas é possível tirar altas gargalhadas, e ao mesmo tempo reflexões. Tudo isso por causa da nossa protagonista, que com apenas algumas palavras e seu humor ácido (e até mesmo inocente) traz a cada tirinha situações realmente inteligentes e pertinentes , algo que vale ressaltar que os quadrinhos eram escritos a umas boas décadas atrás, então é possível ver como ocorreram mudanças na sociedade porém as críticas e os erros cometidos são os mesmos.
Até agora falei bem porém, como nem tudo são flores… houve uma tirinha que eu fiquei um tanto quanto “revoltada” e que em minha opinião foi bem machista no qual a Mafalda se questiona “Por que será que uma mulher não pode ser presidente da república por exemplo?” Logo em seguida ela imagina uma presidente lendo algo intitulado “segredos de estado”, nos próximos quadrinhos a mulher começa a ficar inquieta e pega o telefone dando a entender que irá “fofocar”, nisso a Mafalda simplesmente fica tipo “ah eu achei a resposta”.
E esta foi minha primeira (e espero que não seja a única) resenha de 2022!

Wallace.Randal 17/09/2021

Um quadrinho para cada momento
Há um video antiquíssimo da Patrícia Pirota onde ela fala que há quadrinhos da Mafalda para cada situação da vida. É justamente como me sinto: as circunstâncias e sentimentos manifestados pelos personagens são TÃO atuais que é impossível não se conectar com pelo menos alguém ao longo da leitura.

Mas não se engane: embora haja a sensação de que esses 10 anos de Mafalda tenham sido escritos em 2021, para cada página de quadrinho genial há pelo menos uma tirinha "bola fora". Seja com ideias tortas sobre feminismo, o medo do comunismo ou apenas uma piada que não é de bom tom, o livro mostra que tem sim como ser atemporal e brega ao mesmo tempo.

Por fim, não deixo de recomendar e não é atoa que meus gatos se chamam Mafalda e Manolito. Os demais personagens de destaque são Felipe e Liberdade, cujas tirinhas eu registrei em tantas fotos que já posso montar um Instagram dedicado à obra do Quino.

csjt 15/08/2021

Ela é demais!!!! Daniela Travassos - 7º B
Achei muito bom o livro, minhas expectativas foram superadas. Eu adoro a Mafalda desde sempre, gosto muito das tiras também, o livro tem um ótimo conteúdo e é muito divertido.