Relato de un naufrago

Relato de un naufrago Gabriel García Márquez...

Resenhas - Relato de un Náufrago

Jader 23/05/2020

Gabo jornalista!
História deliciosa de se ler, uma reportagem ?novelada? do Gabo jovem. Quando o assunto é escrita, este senhor nunca decepciona!
Gabriela Silva 23/05/2020minha estante
Muito legal. E bem rápida de ler

Jader 23/05/2020minha estante
Siiim! Você atiçou minha vontade de furar a fila hahaha

Gabriela Silva 23/05/2020minha estante
Ahahaha. Que bom que fui útil, e já é livro pro desafio.

Cristiana 30/03/2020

Primeiro da quarentena
Comecei a ler esse livro sem grandes expectativas, na verdade não me lembro se eu mesma o comprei ou se ganhei de presente. Na contra capa está o preço $4000. Não sei em qual moeda..
A leitura não me ganhou de primeira, já fui com o ranço de pensar no que poderia ser o relato de um naufrago 10 dias no mar. O que poderia acontecer em 10 dias no mar? Realmente, não são muitas as coisas que efetivamente acontecem. Entretanto, acho que por eu mesma me encontrar em quarentena por conta do COVID-19 me fez ter novos sentimentos sobre a solidão e ler o relato de uma solidão ainda mais profunda. A solidão do mar. E a solidão do céu.
Aos poucos a narrativa vai criando um burrado no peito e pouco a pouco começa-se a sofrer junto com o personagem. Os tubarões pontuais, a fome, o sol e a falta de esperança. O assassinato da gaivota -aquele animal amigo-, a incapacidade de comê-lo e depois o sentimento de culpa pelo ato.
Visceral.

Bela 08/10/2020

O livro em si é muito bom com uma escrita maravilhosa, mesmo a historia sendo bem triste e as vezes perturbadora, é um livro fácil e fluido de ler. Recomendo muito.

Isabelle 30/11/2021

Mais um do Gabo em sua língua original e mais um excelente livro! Fui meio às cegas, pois a edição que eu emprestei não tinha nenhum comentário sobre de que se tratava a história e foi muito interessante perceber que é um relato do Gabo jornalista; me surpreendi bastante com tudo, tanto a escrita franca e fácil de ler quanto a história do jovem náufrago. Como estou aprendendo espanhol, foi um livro simples de se ler e que te prende rapidamente. Um dos preferidos do ano!

Gabriela 18/02/2011

Ler a experiência de um náufrago já é um pouco perturbadora, pior ainda é ler tudo o q aconteceu após o resgate dele. Bizarro! O livreiro disse pro meu irmão q esse é o livro mais vendido do Gabriel Garcia Marquez na Argentina então resolvi provar (tinha pedido O amor nos tempos de cólera, mas na hora meu irmão não conseguia lembrar o nome nem em português nem em espanhol!) e valeu muito a pena. Recomendo para quem gosta de livros na primeira pessoa e histórias reais!

gilson.r.santos 10/09/2020

Muy Bueno
Ótima leitura, nos transporta para dentro da balsa com o naufrago

Cla 14/04/2022

Resenha
A leitura de Garcia Márquez sempre viciante e surpreendentemente fluida. Nos leva ao dia a dia do náufrago e nos deixa imaginando como ficaríamos nessa situação, as experiências humanas no caminho da sobrevivência, em que a fantasia e a realidade se misturam como uma só... Excelente!

Marlete 07/12/2012

Estou ficando meio viciada em Gabriel García Marquez ... Leitura fácil, suave em termos de vocabulário, muito absorvente, um relato sofrido e emocionante. Minha última leitura em Espanhol deste ano. Trata-se de um trabalho jornalístico do Marquez. Recomendado !

Amarildo 09/10/2013

¿Qué hice durante mis diez días en el mar?
Este foi um livro escrito à quatro mãos. García Márquez confirma isso quando transcreve em primeira pessoa a História - assim mesmo, com agá maiúsculo - de Luis Alejandro Velasco e seus dez dias à deriva no mar, ou também poderia ser dito a História de Dez Dias À Deriva no Mar e seu Luis Alejandro Velasco. Gabo confirma mais ainda isso quando diz que "há livros que não são escritos por quem os escreve, mas por quem os sofre", reafirmando o direito de autoria de Velasco.
Se há livros que são de quem os sofre, talvez possamos nos dizer donos não somente desse Relato, mas de toda a bibliografia de Gabo. Aqui há outra novela total e realidade total, a exemplo do que Vargas Llosa ressaltou sobre Cién Años de Soledad, e, quando a Academia Sueca concedeu o Nobel a Márquez por sua literatura que combina o fantástico e o real em um tranquilo mundo de imaginação, refletindo a vida e os costumes de um continente, não soube que estava lhe concedendo o prêmio por refletir a vida e os costumes de um mar, o Caribe, personagem central nas principais obras de Gabo e onde se pode encontrar tudo o que é e pode ser a América Latina. O Caribe é, portanto, mais uma invenção fantástica de García Márquez. Mas também é real, afinal, assim como na América Latina, no Caribe tudo também é possível.

setantarpgs 01/04/2019

Narrativa incrível!
Rapidamente tornou-se um dos meus favoritos!

Érica 23/07/2020

Leitura rápida
Com intenção de imergir en um livro totalmente espanhol, escolhi esse por ser ?pequeno? e de um autor vizinho rsrsrs.
Gostei muito da leitura pois consegui viajar na balsa junto com o protagonista sentindo aflição, angústia, e principalmente esperança! Fico pensando em como foram as edições da revista no período das publicações. Há, além de todo o enredo do protagonistas, um contexto histórico que te leva a imaginar sobre como era a Colômbia naquela época.

Vitu 11/01/2021

Uma boa história!!
Minha primeira experiência lendo em espanhol e posso dizer que foi muito satisfatória ;). A escrita do livro é rápida, fácil e de uma fluidez enorme.
Além do mais, a história é bem interessante e contada em primeira pessoa o que deixa tudo muito mais emocionante e tenso. Não diria que é uma história original ou que seja totalmente surpreendente, mas vale a pena e diverte bastante.
Recomendo para você que queira ter uma primeira experiência lendo em espanhol e ainda desfrutar de uma boa história. Vale a pena!!

Vitória 13/01/2023

Gabo
Mesmo sendo o primeiro livro dele, é muito bom e gostoso de ler. As vezes é bizarro porque você se envolve tanto no livro que sente a fome e a sede do marinheiro.

Cristiano 21/11/2023

Viaje en una balsa
En ese cuento, Márquez nos encanta con su forma magnífica de escribir el relato de un náufrago y como trata de sobrevivir a los días y a las noches en el mar del Caribe. ¿Qué pensó hacer de su vida mientras estuvo diez días a la deriva en una balsa?