Os Magos

Os Magos Lev Grossman

Resenhas - Os Magos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Diio 01/03/2013

Uma boa (mas nem tanto) estória. Um (com toda a certeza) péssimo protagonista.
[Não vou marcar como spoiler, pois as possíveis revelações que faço são fracas e estão contidas na sinopse]

Lev Grossman escreve bem, isso ninguém pode negar, mas talvez devesse repensar a estória de quem ele quer contar.

Eu gostei do livro, realmente. Mas o protagonista imediatamente entrou na minha listinha de piores protagonistas existentes! Quentin Coldwater é muito muito chato, cara. Nunca tá contente com nada e, o pior, é que acaba passando essa tristeza para a gente no decorrer da estória. Encontrou uma escola de magia? Que lindo! Bom, não para um Quentin. Uma semana depois ele não quer mais estar lá. Ah, vai se ferrar!

Tem uma diferença básica entre ser alguém com conflitos e ser um panaca total.

Também não me agradou muito a agilidade na passagem do tempo. Nas 100 primeiras páginas já se passam três anos letivos. É muito rápido! E mesmo com todo esse tempo, fomos apresentados a só um pingo de personagens. Pouquíssimas interações. Parece que o cara se escondeu no quarto durante todo esse tempo.

No mais, o livro vale ser lido pelas referencias e a descrição realística de como seriam adolescentes indo parar em um mundo como Nárnia. É um bom livro. É só aturar o Quentin xD

George R. R. Martin diz que Os Magos está para Harry Potter como uma dose de uísque está para chá. Bom, acho que ele está correto. Eu, pessoalmente, nunca gostei muito de uísque.

Ademar Jr 04/02/2013

Os Magos
Esta resenha era para ter sido escrita há mais de um ano atrás, quando concluí a leitura desse livro, por motivos que não consigo lembrar (e até cheguei a achar que já tinha escrito e postado) eu não o fiz. Como nunca é tarde, ainda que eu ache que essa demora tão longa possa prejudicar minhas impressões, eis que corrijo a falha. Os Magos, de Lev Grossman, é o tipo de livro que poderia passar anos esperando por uma resenha, mas que jamais poderia deixar de ser resenhado aqui. Não só por ser um livro excelente, mas por vários outros motivos que me prenderam e que tentarei expor adiante.

Leia a resenha completa: http://wp.me/pCGut-Gg

Gabriela 24/01/2013

“Os Magos está para Harry Potter como uma dose de uísque puro malte está para uma xícara de chá”

Ledo engano.

"Os Magos" não é uma versão madura de Harry Potter como eu já li em algumas resenhas. "Harry Potter" não deveria ter sido citado na capa pelo simples motivo de que sem isso ninguém compraria esse livro. É uma história chata, sem nada de interessante até o meio do livro quando desisti de achar algo bom.

Alverus 25/09/2012

Literatura Fantástica Adulta
Este livro é indescritível. Lev Grossman consegue misturar com esplendorosa habilidade as literaturas fantástica e adulta. Com referências a grandes livros de fantasia, como Harry Potter, Nárnia (leia-se Fillory) e Senhor dos Anéis, Os Magos é atraente por ser realista ao extremo, mostrando todos os lados da transição adolescente-adulto, mostrando que não é um mar de rosas como a maior parte da literatura fantástica aparenta.

Isa Gama 29/08/2012

Uma imitação de Harry Potter misturado com Crônicas de Nárnia, porém com Sexo, Drogas, Álcool e Jovens Adultos (em vez de Crianças)
Nisso, reside a sua ruína e o seu ápice.

Explicando: Não é um livro original, é um livro que faz um apinhado de várias histórias conhecidas e juntando com outros aspectos da cultura atual, como jogos de RPG.

Só que ao mesmo tempo não é mais uma história previsível infanto-juvenil como as que têm aparecido aos montes (Percy Jackson; Os Legados de Lorien; Eragon; As Crônicas do Mundo Emerso...)

DETALHE: EU ADORO TODAS ELAS e isso talvez seja uma das razões por eu não ter gostado TANTO desse livro.

Voltando: Ao longo do livro, você vai se irritando com as semelhanças com outras histórias, o tempo todo não saía da minha cabeça o pensamento: "Isso é muito Nárnia!". Mas os personagens brincam com as histórias que eles conhecem, Quentin pensa repetidas vezes: "É assim que aconteceria nos livros". Seria como se nós que estamos muito acostumados com esse tipo de ficção estivéssemos lá tendo os mesmos pensamentos críticos e tentando adivinhar quais seriam os próximos acontecimentos. O fato de ter sexo e álcool, dá um realismo que não está presente nos outros livros citados, apesar de eu achar esses momentos exagerados.

Resumindo, o ápice do livro é a forma como os personagens encaram a vida com criticismo, comparando com as suas histórias preferidas, sempre querendo mais e mostrando sentimentos de inconformismo. Porém, a ruína do livro é o fato de que há semelhanças indisfarçáveis com outras histórias.

Pedro 28/08/2012

... Mal aproveitado
É uma proposta interessante, mas com uma trama mal aproveitada. Seguiu o caminho das crônicas de Narnia, mas faltou muito conteúdo.

Lucas 15/08/2012

Um livro Meio ruin de engolir.
Esse livro é bom em sua proposta inicial. Ser um livro com uma pegada mais adulta e crua que fala de magos e magia fazendo referencia aos classicos e sucessos do genero fantasia como Senhor dos Aneis, Narnia e Harry Potter. Agora... O modo como o autor leva a trama parece um pouco com o modo de escrever de Stephen King. Altamente descritivo e minucioso em detalhes que muitas vezes nao tem funcao alguma no livro alem de te manter envolvido pela historia (no meu caso acontece o contrario. Me aborreço e pulo essas partes.). O livro e dividido em partes a fim de estabelecer fases para a vida do personagem principal que, a proposito, é um genuíno anti- heroi. Consegui sentir 100% de raiva e antipatia por ele (e por praticamente todos os outros personagens) do começo ao fim do livro. Em suma é um livro que tem seu diferencial, te envolve um pouco, mas você nao vê a hora de acabar logo e ir ler outra coisa.

Ps: dou destaque para as descrições do autor de como seriam as sensações dos animais. Adorei essas partes.

AndyinhA 12/08/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Em “Os MAGOS” o autor fez isso se tornar possível. Quentin é um rapaz que leu a vida inteira sobre um lugar mágico chamado Fillory (meio que a Nárnia para nós) e cresceu achando que não se encaixava no nosso mundo, então as véspera de ir para faculdade ele descobre Brakebills, uma faculdade mágica, onde ele conhece outros jovens que tem certas habilidades. E lá além de aprender a dominar a magia, vai descobrir a vida universitária, inclua aí: amizades, sexo, bebidas, o que há por trás da magia e outras coisas.

O autor misturou as ideias de Harry Potter e As Crônicas de Nárnia, e não falo isso dizendo que foi uma copia e sim porque é a base da interessante e meio louca história que ele conta, o foco não é a magia ou o mundo que eles podem ir. Mas sim nos personagens, as mudanças, os momentos de escolhas, os amores, as raivas e a magia só amplia tudo isso.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/cULeJ

Ticy 28/06/2012

Gostei.
Uma mistura de Harry Potter e Nárnia, mas com toques mais picantes e bem menos infantis.

Julia 11/06/2012

O livro que tinha tudo pra dar certo...
Os Magos conta a história de Quentin Coldwater, um gênio precoce que vê a sua vida mudar ao ser admitido para a Faculdade Brakebills de Ensino Mágico, localizada em algum lugar no norte de Nova York. Assim como todas as pessoas, Quentin não acreditava em magia até descobrir que ela não apenas existia, mas estava dentro dele, como, para a sua surpresa, provou nos exames de admissão para Brakebills.

Quentin sentia um vazio dentro de si que a magia conseguiu preencher por um tempo, mas não foi o suficiente. Tentou fechar essa lacuna com amizades, amores, sexo e álcool, no entanto nada tinha sucesso de verdade. A resposta era simples: Quentin era um ser humano infeliz. Lev Grossman criou um protagonista altamente complexo e diferente de todos os herois (começando por ele não ser exatamente um).

É absolutamente impossível ler Os Magos e não relacionar com Harry Potter. Relações existem e são inegáveis, como a presença de uma escola de magia e o fato da melhor amiga do protagonista ser nerd. No entanto, não se pode cometer o erro de achar que Os Magos pode ser lido por uma criança. Diferenças no conteúdo dos dois livros devem ser consideradas. Em momento algum nas histórias de Potter são vistos orgias e linguajar vulgar, o que ocorre na criada por Grossman. Essa diferença é exatamente o que torna Os Magos único e gostoso de ler.

Me decepcionei muito no meio para o final do livro (por isso dei apenas 3 estrelas). Os personagens embarcam em uma aventura, que não vou contar para não soltar um spoiler, e o livro que até então era maravilhoso, torna-se sem graça e infantil.

Os Magos é um bom livro para se passar o tempo. É divertido, intrigante e gostoso de ler. Mas não espere um novo Harry Potter, pois Lev Grossman, apesar de ter criado um universo mágico com aspectos diferentes e únicos, ainda precisa evoluir muito para chegar a J.K.Rowling.

CooltureNews 11/06/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Sim, sou fã de livros que contam histórias sobre magia, afinal cresci lendo Harry Potter (e continuo lendo sempre que dá tempo). Ao ler a sinopse desta história foi impossível nao fazer comparações entre suas histórias, e realmente existe muitas similaridades entre elas, assim como é possível encontrar traços de Senhor dos Anéis e Crônicas de Narnia, e sabe o que foi mais legal durante toda a leitura? O autor não tentou esconder nada disso, inclusive houve algumas passagens onde chegou a brincar com essa questão. Como fã dessas outras obras citadas, geralmente quando encontro algo parecido chego a ficar irritado, desta vez, pude sentir que o autor não se valeu destas obras para atingir o mesmo publico, me senti homenageado.

De repente, ele deu meia volta.

- Espera aí - disse ele - Tenho que buscar minha roupa de quadribol. Digo, meu uniforme. Digo, de balbúrdia.

A história se passa em uma faculdade de magia. Nosso protagonista não passa de um nerd tentando entrar em uma das grandes faculdades do país, apaixonado pela namorada de seu melhor amigo e que passa o tempo fazendo truques de mágica, sem ter noção de que a magia realmente existe. Após um evento traumático, onde encontra o corpo da pessoa responsável por entrevistá-lo para uma faculdade, encontra um envelope com seu nome, ao abri-lo seu conteúdo voa ao vento e ao tentar pega-lo acaba entrando em um terreno baldio que se mostra uma passagem para um local estranho, a faculdade para magos Brakebills, onde após uma estranha sessão de provas acaba sendo aprovado.

Como disse, escola mágica, protagonista vivendo uma vida, digamos mediocre que até o momento em que vai para lá não tinha noção de que magia existia, alguns fenômenos que levam a crer que ele pode ser um grande mago, lembraram de alguma história? Entretanto, deixando as comparações de lado, o que Harry Potter tem de digamos, pureza, Os Magos tem de cenas picantes. Os personagens estão em uma faculdade e tudos os ingredientes que sempre vemos em filmes americanos sobre faculdade se encontram ali, brigas, esportes, drogas e sexo, muito sexo.

A trama a princípio me pareceu complicada, os 5 anos que Quentin passa na faculdade é contado em aproximadamente metade do livro, ou seja, o autor não se ateve a contar sobre a magia e como ela esta relacionada ao mundo real, muito menos em feitiços, durante esse tempo tivemos a oportunidade de conhecer os personagens e a magia é simplesmente um pano de fundo. Alguns mistérios são simplesmente deixados de lado, e durante um bom tempo não voltam a tona dando a impressão que não passa de uma ponta solta que o autor esqueceu de atrelar, entretanto tudo isso tem um significado que, apesar de demorar, nos é apresentado durante a trama em momentos certos.

Os personagens não foram em nenhum momento romantizados, seus defeitos ficam claros logo no princípio e em determinados momentos voce odeia alguém com toda sua força para em outro momento esse alguém se tornar seu personagem favorito. Os dialogos travados, principalmente aqueles mais acalorados, são excepcionais, é falado justamente aquilo que você, leitor, está pensando e gostaria de falar, tive a impressão que fazia parte da história e pude dar um chacoalhões nos personagens.

Definitivamente Os Magos é o tipo de livro que você fã de sobrenatural, fantástico e romance deve ler, a narrativa é fluída e deliciosa. A trama te prende do início ao fim e quando você percebe, o livro chegou ao fim. Por sorte já estou com a continuação em mãos e logo estarei lendo.

Sarah 28/05/2012

Surpreendente
Simplesmente fantástico. Minha primeira impressão foi de que esse livro seria mais uma versão de Harry Potter ou de alguma das sagas que temos atualmente.
Completo engano meu. Harry Potter é o que tem de menos nesse livro. Brakebills não tem nem um pouco haver com Hogwarts. Pode chegar a se assemelhar com As Crônicas de Nárnia bem levemente. A história é completamente surpreendente, cheia de altos e baixos. Eu sinceramente quase desisti nos primeiros capítulos, mas persista, persista porque a história começa a ficar boa, a ficar extremamente boa. Eu achei que alguns capítulos são meio chatos de ler, mas como eu disse é esse livro é uma verdadeira montanha-russa, do nada o chato vira emocionante e você devora o livro com uma voracidade impressionante. Os últimos capítulos são eletrizantes e após ler a última página, agradeci de joelhos por já ter em casa a continuação que se chama O Rei Mago, porque acho que eu morreria de ansiedade até comprar a continuação. Lev Grossman está de parabéns, num mundo em que hoje em dia basear-se no mundo da magia para criar uma história é facilmente considerado plágio do mundo fantástico de J.K.Rowling, ele conseguiu criar uma história séria, adulta, divertida e fantástica de uma forma única.

Kellyguimma 12/05/2012

Denso
Confesso que demorou pra me prender. É um começo meio lento, um meio trupicante e um final com vários pontos de interrogação.
Vários capítulos terminavam do nada, e quando eu achava que ia começar algo bem interessante, nada. Sem falar que é impossível não sentir um cheirinho de Harry Potter, Nárnia e até mesmo O Senhor dos Anéis durante todo o livro. Até mesmo porque o próprio autor cita personagens e situações destes livros.
Não consegui uma ligação com nenhum personagem. Nem mesmo com o protagonista (Que é um tanto quanto depressivo). Fiquei mais interessada nos locais. E pela "balbúrdia", o jogo deles.
Não achei tuuuuudo isso, mas em geral eu gostei.
Anciosa pra ler a continuação "O Rei Mago" ^.^
Julia 11/06/2012minha estante
Tive exatamente a msm impressão do livro!

Luca 01/05/2012

Acho que dá pra começar dividindo a história em vários períodos.
O livro em si, é dividido em quatro partes.

E com todos os fatos, acho que dá pra eu dividir em muito mais.

Tem a estadia de Quentin em Brakebills, desde que entrou até a formatura, sua vida no Brooklin antes disso, quando ele passa o último ano em Brakebills da Antartida, após ele se formar, tem sua vida em New York. Depois quando ele vai para a Terra Nula, Fillory e enfim, termina voltando para New York, tendo sua vida normal de adulto, e ... o final inesperado.

Por muitos motivos eu odiei e adorei o livro.

Por ele ser muito grande, quando eu já estava na página 300 e pouco, eu não via hora de largar ele. Não por que o livro era chato, mas simplesmente por que eu tinha me cansado, sabe? Tipo. Já deu! Queria partir para uma próxima história... Só que em Os Magos, uma coisa que acho que pode até ter sido mesmo planejada por Lev, o escritor, é que ele gosta de te deixar com essa sensação, e depois do nada, acontece algo grande.

E tipo. Não é que esse é o ápice do livro. Que só acontece uma coisa grande.
Ou se não, o livro todo tem vários ápices, por que várias vezes isso acontece, vários estouros.

Como eu citei lá em cima, todo o percurso de Quentin.

E por mais que eu tava achando que quando terminasse de ler, não iria querer comprar a continuação, agora eu quero (risos).

Foi o livro mais adulto que eu já li. Não pela putaria em si, e olha, que tem bastante.
Mas se fosse por isso então, eu já leio os livros da Charlaine Harris.

Mas sim pela escrita complexa, e que é bastante densa também.
Às vezes, me irrita por ser muito descritivo, mas é bom.

Agora, em seguida que terminei, já comecei a ler A Mediadora Vol 5 - Assombrado e eu fiquei reparando assim, na escrita da Meg Cabot, e me perguntei: Nossa, o que eu to lendo?

Te juro, me senti como se tivesse trocado um jornal, por um livro de colorir do primário.

Mas não vou parar, também, e nem subestimar a Meg.
Afinal A Mediadora sempre me empolgou bastante.

E também, não subestimem o livro, para quem for ler Os Magos.
Lendo, eu percebi também que o Lev Grossman é um escritor muito foda.
É um cara muito inteligente, sabe? Por que o que ele escreve é genial.

Você percebe que ele não é um amador. E gostei dele ter misturado a fantasia de criança, como Narnia, com um livro adulto.

Vale a pena, ler.

Não sei se todos vão gostar, também por que não sei se é um livro pra todos.
Não estou subestimando ninguém. Mas é por que, como eu disse.
Certa hora quis largar o livro, mas não fiz.

Nunca faço, sempre termino de ler.
Afinal, quem sabe a chance que perdemos de nos surpreender?

E que com certeza, seria a que eu teria perdido, se tivesse largado na metade.

Ahh, sim. Estava quase esquecendo de falar.
Para quem gostou, mais uma boa notícia! O canal FOX comprou os direitos para transformar os livros em série! Aposto que só o primeiro livro já rende várias temporadas rs.

Cachamorra 23/03/2012

Porcaria!
O livro é muito ruim. Baixo desenvolvimento dos personagens. O protagonista, Quentim ColdWater, é uma espécie de Harry Potter fracassado. E, basicamente, não acompanha os demais personagens da aventura que, de maneira horrível, não fazem sentido em muitos momentos.

O mundo narrado pelo autor é uma cópia fraca e frágil de um amontoado bizarro de Nárnia. Sinceramente? Passei o livro todo tentando descobrir o que levou Lev Grossman a escrever. Ao mesmo tempo em que pensava o que me fazia lê-lo.

Péssima escolha para as férias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6