Os Magos

Os Magos Lev Grossman

Resenhas - Os Magos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Naiara 02/03/2013

Essa é a primeira resenha que eu faço aqui e é por puro inconformismo com o persogem pricipal desse livro!
Tive a impressão de que o autor tentou juntar todas as histórias de fantasia que exite e fizeram sucesso num livro que deveria ser " adulto" e com isso eu quero dizer num livro que tenha sexo, drogas e MUITA bebida. Eu vi referência a tudo quanto é livro, de hp a nárnia, onde o Aslan é transformado em 2 ovelhas ¬¬" Mas esse não é o problema.
Seria, sim, um bom livro... se ele não tivesse feito o personagem principal o cara mais chato e covarde que já exitiu! Sério! O Quentin não tem conteúdo nenhum, não tem iniciativa e tem medo quando chega a hora de lutar.
Na minha opinião a tentativa de fazer um personagem "adulto" levou o cara a fazer um heroi insuportável que em suma tem medo de viver.
Decepção completa.... pra falar bem a verdade, eu fiquei procurando por um 2 livro pra ver se o cara tomava tento depois.
Consegui ler até o final pq a história em si prende e porque eu queria descobrir o momento que tchamm onde o Quentim faz .. bem, alguma coisa, qualquer coisa, hehe, mas na minha opinião não existiu isso. Apenas um cara depressivo e só.

Lavinia 14/02/2019

"Os Magos", Lev Grossman
O que me fez querer ler "Os Magos", de Lev Grossman, foi a promessa de que este seria o "Harry Potter adulto", o que já é suficiente para quem como eu é órfã das histórias do bruxo. "Os Magos" acompanha Quentin Coldwater, um jovem que é aceito na exclusiva e secreta universidade de magia, Brakebills. Lá, Quentin encontra o refúgio que tanto sonhava para sua
vida tediosa e enfrenta os rigorosos estudos para se tornar um mago. Porém, após se formar, Quentin não deixa de sentir o vazio que ele achou que a magia poderia preencher. Mas uma nova aventura aguarda ele e seus amigos, uma aventura regada de mistério e perigo.

Diferente dos livros de J.K. Rowling, a magia aqui é muito mais sombria e perigosa, além de ser muito difícil de dominar e exigir muito estudo. O livro também tem um ar mais realista, apresentando aspectos da experiência universitária, como amizades, amores, sexo, álcool e drogas.

Outra questão legal do livro é que nele há várias menções a uma série de livros que se passa na terra fictícia de Fillory, que no livro de Lev Grossman é uma série, tipo as Crônicas de Nárnia, bastante popular entre os personagens. Acompanhar a relação das histórias de Fillory com as histórias de Quentin foi muito divertido e traz uma camada a mais à obra. Além disso, o livro faz referência a várias obras de fantasia, inclusive Harry Potter.

Para mim, o defeito da obra é que os personagens não são muito cativantes e foi difícil me importar com eles. Mas um lado positivo é que o personagem de Quentin não segue os clichês de outros protagonistas dos livros de fantasia, ele não é "o herói" ou "o escolhido", ele é só um menino normal que se viu no meio de uma bagunça para resolver.

No final das contas, "Os Magos" é uma obra divertida que traz aquela nostalgia dos livros de fantasia, mas de uma forma mais moderna. Há uma grande probabilidade de eu me animar para ler as continuações...

site: @sobrepaginas (instagram)

Júlia Karine 01/12/2013

Impossível descrever
Os Magos é um daqueles livros que te deixa em dúvida, você não sabe se ama ou odeia, se gosta ou desgosta, se fica feliz ao terminá-lo ou triste.
É bem claro que, no enredo, há partes excitantes, curiosas, e outras extremamente chatas. O protagonista não ajuda muito, Quentin está na minha lista de piores protagonistas, sempre o via como o cara menos empolgante, na história.
Já que mencionei o Quentin, a história se passa ao redor dele e sua paixão por magia. É um livro maduro, apresenta um tema mais "científico" para a magia, é como um vestibular para magos.
Achei interessante a leitura desse livro, provei sensações nunca provadas, e como eu disse anteriormente, ainda não sei dizer se aprovei esse livro ou não. Já faz um tempo em que o li, e ainda sim não consigo me recuperar do final que me deixou com uma sensação de: "sério? acabou assim?!"
Uma coisa que não me agradou foi a passagem de tempo no livro, há coisas que acontecem muito rápido, e outras muito devagar. Apesar de que, só nesse livro, se passam quatro anos do começo da história até o final.
Enfim, apesar de seus defeitos, é um bom livro que merece ser lido. Um pouco de paciência, qualquer um consegue desfrutar da leitra.
Nessa 27/12/2015minha estante
Eu tive a mesma opinião que você. Não consegui sentir nada além de ódio pelo Quentin. A história poderia ter deixado toda a parte de "terra mágica" pra um segundo livro e eu realmente iria gostar muito mais dele. Até as mortes no fim do livro foram rápidas e jogadas de uma forma que não conseguiram emocionar e eu achei que o fato do personagem principal passar por tudo isso sem nenhum arranhão é mais frustante ainda. Mas terminei ele pensando que o segundo iria salvar a colheita.

Lorran 06/09/2013

Os Magos
"Os Magos está para Harry Potter como uma dose de uísque puro malte está para uma xícara de chá."

George R. R. Martin, autor de A Guerra dos Tronos

Como fica um fã de Harry Potter depois de uma afirmação dessas? Não posso falar por todo mundo, mas eu fiquei muito, muito curioso. Esperava, depois dessa, algo mais forte, com uma carga emotiva maior… mas nada comparado ao que encontrei nas páginas desse livro. Se eu bem entendi a descrição da Liz sobre o que são YA Books, esse é um clássico.

"Estava claro que ele era uma daquelas pessoas que se sentem em casa no mundo – alguém que nadava com tranquilidade pela vida, enquanto Quentin se sentia forçado a se debater o tempo inteiro em um esforço exaustivo e humilhante só para conseguir respirar um pouco."

O primeiro ponto vem logo na capa: mais significativa impossível. Mas vamos ao livro. Os Magos conta a história de Quentin Coldwater, um adolescente extremamente inteligente que encontra-se às vésperas de sua entrada na universidade. Fã da série fantástica chamada Fillory, Quentin, apesar do fascínio pela terra mágica dos livros, não acreditava que a magia fosse algo, de fato, real. Até ser chamado para um teste de admissão um tanto esquisito numa universidade de estudos mágicos ao norte de Nova York.

À partir daqui, não esperem nada, nada mesmo, comparado com a história do bruxinho de Hogwarts. Harry consegue parecer ainda mais inocente perto das desventuras que são parte da vida de Quentin e seus amigos. Lev Grossman tece uma trama com passagens fortes e bastante deprimentes. Mostra um crescimento – já que o livro evolui até bem depois da formação de Quentin – bastante duro e com muitos percalços. Impossível não se ver em algumas das passagens do livro. Lev escancara os medos e vicissitudes de um grupo de adolescentes atormentados pela entrada brusca no mundo adulto em busca de um sentido na vida.

Acreditando que tudo se acerta no próximo passo, Quentin leva sempre consigo um vazio praticamente impossível de preencher. E é essa busca que levará o grupo de amigos a aventuras cada vez mais incríveis… e perigosas.

"Engraçado, irônico e deliciosamente inventivo, Os Magos, além de um verdadeiro romance de formação, é um épico de magia e exploração de outros mundos que expande os limites da ficção fantástica" - Texto de orelha não assinado

Luca 01/05/2012

Acho que dá pra começar dividindo a história em vários períodos.
O livro em si, é dividido em quatro partes.

E com todos os fatos, acho que dá pra eu dividir em muito mais.

Tem a estadia de Quentin em Brakebills, desde que entrou até a formatura, sua vida no Brooklin antes disso, quando ele passa o último ano em Brakebills da Antartida, após ele se formar, tem sua vida em New York. Depois quando ele vai para a Terra Nula, Fillory e enfim, termina voltando para New York, tendo sua vida normal de adulto, e ... o final inesperado.

Por muitos motivos eu odiei e adorei o livro.

Por ele ser muito grande, quando eu já estava na página 300 e pouco, eu não via hora de largar ele. Não por que o livro era chato, mas simplesmente por que eu tinha me cansado, sabe? Tipo. Já deu! Queria partir para uma próxima história... Só que em Os Magos, uma coisa que acho que pode até ter sido mesmo planejada por Lev, o escritor, é que ele gosta de te deixar com essa sensação, e depois do nada, acontece algo grande.

E tipo. Não é que esse é o ápice do livro. Que só acontece uma coisa grande.
Ou se não, o livro todo tem vários ápices, por que várias vezes isso acontece, vários estouros.

Como eu citei lá em cima, todo o percurso de Quentin.

E por mais que eu tava achando que quando terminasse de ler, não iria querer comprar a continuação, agora eu quero (risos).

Foi o livro mais adulto que eu já li. Não pela putaria em si, e olha, que tem bastante.
Mas se fosse por isso então, eu já leio os livros da Charlaine Harris.

Mas sim pela escrita complexa, e que é bastante densa também.
Às vezes, me irrita por ser muito descritivo, mas é bom.

Agora, em seguida que terminei, já comecei a ler A Mediadora Vol 5 - Assombrado e eu fiquei reparando assim, na escrita da Meg Cabot, e me perguntei: Nossa, o que eu to lendo?

Te juro, me senti como se tivesse trocado um jornal, por um livro de colorir do primário.

Mas não vou parar, também, e nem subestimar a Meg.
Afinal A Mediadora sempre me empolgou bastante.

E também, não subestimem o livro, para quem for ler Os Magos.
Lendo, eu percebi também que o Lev Grossman é um escritor muito foda.
É um cara muito inteligente, sabe? Por que o que ele escreve é genial.

Você percebe que ele não é um amador. E gostei dele ter misturado a fantasia de criança, como Narnia, com um livro adulto.

Vale a pena, ler.

Não sei se todos vão gostar, também por que não sei se é um livro pra todos.
Não estou subestimando ninguém. Mas é por que, como eu disse.
Certa hora quis largar o livro, mas não fiz.

Nunca faço, sempre termino de ler.
Afinal, quem sabe a chance que perdemos de nos surpreender?

E que com certeza, seria a que eu teria perdido, se tivesse largado na metade.

Ahh, sim. Estava quase esquecendo de falar.
Para quem gostou, mais uma boa notícia! O canal FOX comprou os direitos para transformar os livros em série! Aposto que só o primeiro livro já rende várias temporadas rs.

CooltureNews 11/06/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Sim, sou fã de livros que contam histórias sobre magia, afinal cresci lendo Harry Potter (e continuo lendo sempre que dá tempo). Ao ler a sinopse desta história foi impossível nao fazer comparações entre suas histórias, e realmente existe muitas similaridades entre elas, assim como é possível encontrar traços de Senhor dos Anéis e Crônicas de Narnia, e sabe o que foi mais legal durante toda a leitura? O autor não tentou esconder nada disso, inclusive houve algumas passagens onde chegou a brincar com essa questão. Como fã dessas outras obras citadas, geralmente quando encontro algo parecido chego a ficar irritado, desta vez, pude sentir que o autor não se valeu destas obras para atingir o mesmo publico, me senti homenageado.

De repente, ele deu meia volta.

- Espera aí - disse ele - Tenho que buscar minha roupa de quadribol. Digo, meu uniforme. Digo, de balbúrdia.

A história se passa em uma faculdade de magia. Nosso protagonista não passa de um nerd tentando entrar em uma das grandes faculdades do país, apaixonado pela namorada de seu melhor amigo e que passa o tempo fazendo truques de mágica, sem ter noção de que a magia realmente existe. Após um evento traumático, onde encontra o corpo da pessoa responsável por entrevistá-lo para uma faculdade, encontra um envelope com seu nome, ao abri-lo seu conteúdo voa ao vento e ao tentar pega-lo acaba entrando em um terreno baldio que se mostra uma passagem para um local estranho, a faculdade para magos Brakebills, onde após uma estranha sessão de provas acaba sendo aprovado.

Como disse, escola mágica, protagonista vivendo uma vida, digamos mediocre que até o momento em que vai para lá não tinha noção de que magia existia, alguns fenômenos que levam a crer que ele pode ser um grande mago, lembraram de alguma história? Entretanto, deixando as comparações de lado, o que Harry Potter tem de digamos, pureza, Os Magos tem de cenas picantes. Os personagens estão em uma faculdade e tudos os ingredientes que sempre vemos em filmes americanos sobre faculdade se encontram ali, brigas, esportes, drogas e sexo, muito sexo.

A trama a princípio me pareceu complicada, os 5 anos que Quentin passa na faculdade é contado em aproximadamente metade do livro, ou seja, o autor não se ateve a contar sobre a magia e como ela esta relacionada ao mundo real, muito menos em feitiços, durante esse tempo tivemos a oportunidade de conhecer os personagens e a magia é simplesmente um pano de fundo. Alguns mistérios são simplesmente deixados de lado, e durante um bom tempo não voltam a tona dando a impressão que não passa de uma ponta solta que o autor esqueceu de atrelar, entretanto tudo isso tem um significado que, apesar de demorar, nos é apresentado durante a trama em momentos certos.

Os personagens não foram em nenhum momento romantizados, seus defeitos ficam claros logo no princípio e em determinados momentos voce odeia alguém com toda sua força para em outro momento esse alguém se tornar seu personagem favorito. Os dialogos travados, principalmente aqueles mais acalorados, são excepcionais, é falado justamente aquilo que você, leitor, está pensando e gostaria de falar, tive a impressão que fazia parte da história e pude dar um chacoalhões nos personagens.

Definitivamente Os Magos é o tipo de livro que você fã de sobrenatural, fantástico e romance deve ler, a narrativa é fluída e deliciosa. A trama te prende do início ao fim e quando você percebe, o livro chegou ao fim. Por sorte já estou com a continuação em mãos e logo estarei lendo.

Eduarda 28/07/2021

Acho que eu poderia ter gostado mais do livro se não tivesse assistido a serie antes. A narrativa é boa e eu amei as metáforas que o narrador usa para descrever os sentimentos do Quentin. Algumas reflexões fugiram muito do convencional. Adorei que a vida de ninguém se resolve automaticamente com magia, ninguém está irremediavelmente feliz.

Adryan Copello 17/12/2017

SIMPLESMENTE NATURAL E PESADO....
Esta obra simplesmente nos presenteia com uma visão totalmente humana dos grandes clássicos de fantasia da literatura moderna.
Quantas idiotices você já cometeu na sua vida? Quantos erros baseados em ganância ou egoísmo? Quantas vezes você se imaginou cometendo atos completamente idiotas e bestas, caso estivesse no lugar do protagonista de alguma obra? "Os Magos" nos traz exatamente isso.
Se nós fossemos o Harry Potter ou se uma pessoa qualquer tivesse descoberto Nárnia, os acontecimentos seriam parecidos com os relatados nesse livro.
Embora o livro use essa referência a grandes histórias de fantasias já conhecidas, para explorar seu núcleo, o comportamento humano(principalmente o juvenil), "Os Magos" possui uma forte originalidade na maneira com tudo se desenvolve. Possuindo sua própria mitologia e seu universo, que também são explorados com força no segundo livro.
Não tenho em que discordar de George R.R Martin, que afirmou: "Os Magos está para Harry Potter como uma dose de uísque puro malte está para uma xícara de chá".
Eu não descreveria "Os Magos" como um livro forte ou agressivo, como "As Crônicas de Gelo e Fogo" são na minha opinião, mas sim como uma obra natural e direta. Viver não é a coisa mais fácil do mundo, a vida adulta não é como brincar no jardim, nossos problemas não se resolvem sozinhos, muitos nem tem solução, nossas escolhas sempre terão consequências, e todos nós já sabemos muito bem disso. A vida é algo pesado, é natural isso para a gente. O que Lev Grossman faz, é simplesmente nos lembrar de todos esses aspectos, e muitos outros, num universo repleto de magia que, aparentemente, está repleto de muita esperança também. Porém a esperança é só o desejo de que uma mentira se torne verdade, e ele faz questão de nos lembrar disso.
E a naturalidade dos personagens do livro me fez lembrar de uma frase: "Nós não somos os heróis de nossas próprias histórias. Muitas vezes, não somos nem sequer o protagonista."
P.S: Não recomendo a série de televisão para ninguém, pois, na minha opinião, passa uma mensagem totalmente oposta a do livro. Porém, para aqueles que já a assistiram, gostaram, e vieram atras do livro, só lhes digo uma coisa: Preparem-se para uma experiencia incrível...

Rafa 17/02/2012

Esse é um dos daqueles livros em que não há meio termo: ou ama, ou odeia.
O livro chama muita atençao pela comparação que faz com Harry potter na capa, e muitas pessoas esperam encontrar outra versão de Hogwarts no livro. E por isso, ocorre a decepcao. Porque "Os Magos" NÃO é uma copia de HP. Sou super fã de HP, mas nao posso negar que os magos o supera em muitos aspectos, sendo um livro mais trabalhado e atá msm mais maduro.
Confesso que assim que terminei de lê-lo, a primeira coisa que fiz foi correr a procurar na net o e-mail do Lev Grossman para xingá-lo de todas as formas possiveis. Pois não havia gostado do final.(Não se preocupem, não farei spoilers!)...
Mas algum tempo depois, quando fui analisar o livro (e tive maturidade o suficiente) como um todo, percebi, que o final escolhido pelo autor, de fato se encaixava mais com a realidade imposta pelo mundo criado no livro.
É um livro completo por si só, que não exige continuação.E uma leitura fantástica espera aqueles que o lerem.

Alex.Lessa 09/09/2015

Ler Os Magos é somente ter uma mera lembrança de Harry Potter
Os Magos de Lev Grossman me fez ter uma imersão tão grande quanto meu querido Harry Potter, bom falando um pouco do protagonista Quentim, ele é um adolescente comum, porem achei ele extremamente depressivo, nada estava bom até depois que ele encontra o seu "amor?" e se ve dominando a magia, ele continua em dúvida da sua própria existência... isso chega a ser um pouco incomodo, porem o jeito que nos foi apresentado tanto a faculdade como a própria magia, "sem limites", com mais dificuldades e com seus riscos extremos...
Outra coisa que eu até confundi um pouco foi a passagem de tempo ela é tão rápida que as vezes me via lendo parágrafos novamente, porem você acaba se acostumando com o tempo.

As aventuras a partir da parte III do livro são sensacionais sinceramente de perder o folego na transição do 3º para o 4º livro acabei ficando acordado ate as 3:00 da manha por pelo menos 2 dias pois a história estava excelente, e foram nessas partes que eu vi que Grossman mostra seu mundo com suas REFERENCIAS a HP e NARNIA, porem ele mostra SEU MUNDO não 100% original claro porem muito rico e muito bom!

O final do livro bom somente uma coisa a dizer QUE FINAL MARAVILHOSO, esse final foi incrível, foi a redenção de Q! por tudo o que ele indiretamente causou e tentou ser uma pessoa "normal", porem ele vê que uma vez Mago sempre Mago.

Bom com todos os "problemas" pra mim isso foi irrelevante, afinal de contas este livro merece uma chance muito grande sempre se esquecendo de que ele vai ser um harry potter para adultos e sim uma nova e belíssima história de fantasia.

Ana B' 17/07/2011

Descente
Os magos é um bom livro pra ser lido apenas uma vez, tem a sua parte de magia, mas é composto principalmente pelas circunstâncias da vida do personagem principal.
Muitas pessoas pensam que esse será mais um Harry Potter da vida, cheio de magias e criaturas míticas, mas não. Claro que o livro apresentou a sua cota de feitiço e novos mundos á la Nárnia e Harry Potter, porém foi uma minoria.
Esse livro é mais sobre a evolução de um garoto e as suas experiências, não é ruim, mas também não é lá essas coisas. Tem partes em que você mergulha e aproveita e outras que você simplesmente quer terminar logo. Tem horas em que o autor não respeita muito a idéia de tempo e espaço e joga um pouco os fatos. Achei o final meio decepcionante, mas que se encaixou bem no perfil do livro.
Que quiser encarar, boa leitura, quem não quiser, não perde muito coisa!
Crika 04/10/2013minha estante
Oi Ana!!!
Achei esse livro muito, muito CHATO!!!
O enredo é bom. Principalmente a ideia de abordar personagens com seus defeitos e qualidades e a busca para um "sentido" pra vida. Mas o autor conseguiu deixar tudo muito devagar e chato.
Porem, como sou teimosa, estou lendo o 2º livro. Estou na metade da leitura. Não vou dizer que é maravilhoso, mas está sendo muito melhor que o primeiro. Estou gostando um pouco mais.
Um abraço.

Ana B' 08/10/2013minha estante
Então, vou ler o segundo também hahahahaha o livro é muito lento aí fica meio cansativo, mas quem sabe os egundo não traz algo melhor?

Pefico 14/06/2011

The Magicians
“Os magos” de Lev Grossman conta a estória de Quentin Coldwater um garoto considerado gênio para os padrões das escolas e que tinha um futuro brilhante pela frente, provavelmente em alguma universidade da Ivy League. Quentin tinha apenas dois amigos, igualmente inteligentes, uma família estável e todas as razões para ser feliz. No entanto, o garoto tinha uma visão bastante depressiva da vida, onde a única satisfação que tinha eram os truques de cartas que havia aprendido e os livros de Fillory, uma versão de As crônicas de Nárnia. Um belo dia, Quentin é “convidado” a entrar para uma escola diferente, uma escola de magia chamada Brakebills. Então, tudo o que ele imaginava para seu futuro subitamente muda.

Quando li um resumo de enredo, parecido com o que escrevi acima, e vi que este livro havia sido um dos livros mais vendidos de 2009, fiquei excitado em lê-lo. Entretanto, me decepcionei profundamente com o desenrolar da estória. “Os Magos” lembra vagamente algo como “Harry Potter vai à faculdade”, mas os elementos mais fortes foram claramente inspirados em As Crônicas de Nárnia. No entanto, ao contrário destes dois clássicos, “Os Magos” falha miseravelmente em sua única função: entreter o leitor.

Quentin é um menino extremamente deprimido, incapaz de ver o quão afortunado é. Sua visão derrotista da vida, sua incapacidade de agir e sua inabilidade de “levantar e reagir” tornar o enredo insuportável e tornam o final da estória algo digno de ir para o lixo. Mais de uma vez eu precisei me forçar a continuar lendo. Mesmo as conquistas do garoto sempre são marcadas pela visão depressiva de Quentin. Nada nunca está bom, nada nunca o deixa satisfeito, nada nunca o faz feliz, o amanhã vai ser a mesma m*#$ que o hoje.

Pra não dizer que essa estória não tem um ponto positivo, gostei do conceito “adolescentes drogados encontram Nárnia/Fillory”. Mas se você estiver esperando algo bem escrito e rico como Nárnia ou Harry Potter, tire seu cavalo da chuva. Se você se amarra em Goethe e outros autores que nunca viram um raio de sol na vida, você vai adorar “Os Magos”.

Adeval 17/05/2011

Pretensão?
Esse livro engana com o título. Quem ver/ler a capa espera um Harry Potter melhorado, com um antagonista que vai ser derrotado no final.
Mas qndo começamos a ler vemos um livro diferente, em que a "magia" é mera coadjuvante, e o personagem principal é descobrir uma forma de viver menos deprimente.
Livro Fantástico.

Laura 02/06/2020

Chato!
Chato, sem sentido e como mencionou um outro colega leitor, "A junção de nada com coisa nenhuma". A história é dividida em partes, até a 2 parte é razoável e parece que vai chagar a algum lugar, porém é mera ilusão. Foi uma perda de tempo, só terminei porque era para um desafio literário. E sinceramente não gostei nem mesmo da série, só consegui assistir os dois primeiros episódios. Não recomendo.
Lizzy 02/06/2020minha estante
Se vc diz que é chato eu acredito rs

Mel 28/03/2021

Carambaa
Fui tapeada!!
Que livro incrível, tanto a série como o livro são bons.
Em 76% do livro eu achei que não ia conseguir continuar a leitura, por causa de todo o alchool, os palavrões exagerados, a depressão infinita... mas então do nada tudo isso desaparece e só resta Filory para explorar e nossos jovens tão sedentos por uma missão. O final foi fantástico, mas posso esperar para ler a continuação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6