El Coronel no Tiene Quien le Escriba

El Coronel no Tiene Quien le Escriba Gabriel García Márquez

Resenhas - El coronel no tiene quien le escriba

Fausto 01/04/2024

A integridade e o fracasso absoluto
Ainda meio perplexo, vou precisar voltar a esse texto, mesmo que não o releia. Preciso deixá-lo assentar dentro de mim. Não esperava que um conto tão triste e desesperançado, sobre um homem que acredita em honra e bondadde sendo injustiçado e desprezado até o limite, fosse terminar sem tragédia nem redenção. Apenas a resignação e um estranho senso de completude ao assumir e reconhecer o próprio fracasso. E como é simples e bem escrito.

Gabriel1994 21/06/2023

Esperanza o Tozudez?
Mi primero libro de Gabriel García Márquez y fuera una lectura muy buena!

Yo soy un enamorado por contos y novelas y me ha gustado mucho de la lectura de este libro. Una obra llena de drama y melancolía de una familia que tiene poco y deposita case todas las esperanzas al menos posible.

El coronel tiene un gallo que apuesta todo rendirá plata para ellos, pero la mujer no tiene la misma interpretación de la situación. Racionalmente para la mujer el mejor es vender el gallo.

La historia ya empeza con una vibe funebre y todo el clima con la lluvia, entierros y tiempo de cólera contribuye más con la melancolía.

Teniendo el duelo de un hijo muerto, teniendo que convivir con la hambre y escasez. Vamos acompañar la ambición y drama del coronel, en medio a la consternación y preocupación de su esposa en relación a su apuesta vigorosa por el ring cock y la larga espera de una carta...

La esperanza y obstinación son los marcos de este libro!
Nicolas388 20/08/2023minha estante
¡Estoy de acuerdo con todo lo que ha expuesto en su reseña! Pienso cómo es posible que un libro tan corto pueda ser tan impactante, ya no puedo olvidarlo desde que lo tomé. Me gustó mucho su análisis. ^^

Gabriel1994 20/09/2023minha estante
Gracias ??. Fue una experiencia literaria muy positiva.

Gabriel.AraAjo 13/02/2023

Gabo es increíble
Fue mi primer vez con alguna obra de Gabo (perdón por cualquier error en mi escrita), y que espetáculo. Nos trajo la sensación de lo que és vivir en Latinoamérica, algo repleto de inseguridad, de extrema pobreza, pero sin dejar un solo instante nuestra esperanza en algo mejor que tendrá que vir, ni que esperemos quince años o más. Creo que se usted quiere empezar con una de las obras de Gabo la recomiendo sin miedo, es muy buena, y excelente para entrenar el español.
Nicolas388 20/08/2023minha estante
¡Este libro es maravilloso! Me dio ganas de leerlo nuevamente.

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

La dignidad no se come
Que alegria poder degustar da escrita de um laureado com Nobel de Literatura (1982). Orgulho sulamericano!

Neste pequeno livro, Gabo conta a história de um coronel à espera de sua aposentadoria. Um cidadão à espera de seu direito. Com toda sua dignidade, o coronel espera... espera... espera.
Enquanto isso, coloca sua esperança em um galo de rinha, ?herança? de seu filho morto. O contexto histórico do livro está relacionado com o estado de sítio na Colômbia após a Guerra dos Mil Dias.

?Enquanto os homens exercem
Gestos naturais?
(Caetano)

#gabrielgarciamarquez #literatura #livro #leitura

Nicolas388 27/10/2022

«Octubre era una de las pocas cosas que llegaban»
No puedo mentir, parte de la curiosidad que tenía por esta historia viene de las palabras de Gabo, cuando afirmó que "El coronel no tiene quien le escriba" fue su obra maestra. Yo pensé «¿qué puede ser mejor que Cien años de soledad?». Al terminarlo, no sé si puedo elegir uno u otro como su obra maestra, pero es una historia formidable.

Gabo era un escritor de la soledad. Este libro presenta este sentimiento de la manera profunda y sensible que solo él lograría hacer. El coronel prefiere alimentar al gallo que a sí mismo o su mujer, pues el gallo es la esperanza y sabe que si la pierde, no le resta nada.

Es una historia tan corta y tan simple, pero tan maravillosa y tan mágica.

Maiza 23/03/2022

I love Garcia Marquez and magic realism is without doubt my favorite genre. This book hooked me from the beginning, I love all the things Macondo related, and getting an overview of what happened to some of the people involved in the Civil War is always interesting and sad.

Fernanda 16/07/2021

Gabo tem uma escrita única, a maneira como a história se desenrola entre o luto, a miséria e a injustiça retratados nos prende e acabamos torcendo por um final feliz para o coronel e o final proposto é totalmente inesperado.

Peselin 14/04/2021

Uma história só
O coronel, veterano da guerra civil, espera toda sexta-feira no correio, por uma carta em que receberá dinheiro pelos anos que serviu o exército, mas a carta nunca chega.
É um livro sobre a solidão das personagens, mas também fala da pobreza, do luto e do esquecimento. O coronel e a sua esposa sofrem durante todo o livro.
Apesar da tratar sobre temas tristes, a escrita do Gabriel García Márquez é sensível e bela, o que nós faz não largar o livro.
Nota 10/10

Nathan Oak 02/03/2021

Otro viernes sin carta.
Cómo es encantadora la escritura de García Márquez! El escenario creado por el autor es lleno de detalles, pero ni tanto pa que no sea cansada la lectura; no es vacía de detalles a punto de poner la historia sin nexo. El pequeño pueblo del interior, la vida tranquila, de ritmo lento, rotinero, sin grandes acontecimientos en la ciudad (y por eso lastimosa para algunos personajes), crea el hábitat perfecto, para lo desarrollar del microcosmos de su vida diaria, para los casos e descansos de su rutina en la espera de su carta de jubilación.

camila 09/12/2020

Decidi ler Gabo por duas razões, a primeira é que ele é, de longe, uma das maiores referências literárias latino-americanas e minha vertente de estudos em Letras puxa para esse lado; a segunda é que me descreviam ele como o mestre da fusão entre fantasia e realidade e confesso que isso me despertou muita curiosidade.
Em "El coronel no tiene quien le escriba" não existe esse realismo mágico tão característico do autor, e tampouco é o romance que mais o torna popular. Entretanto ele próprio afirma que essa é sua melhor obra e declara ter tido que escrever "Cien años de soledad" para que esta obra se lesse e ganhasse a importância que merecia.
Eu consideraria essa obra tão rasa quanto profunda. A esperança, a preocupação, a injustiça e a violência que tanto denunciava o colombiano, fazem parte do esqueleto que forma a parte reflexiva e moral desta história que não necessita de um grande elenco de personagens para ser grandiosa, nem de ter muitos cenários para ser ímpar. Todo esse romance e seus personagens estão salpicados de duplas intenções: o galo, a carta, o mês de outubro, o médico, don Sabas... tudo é de uma carga literária tão profunda quanto acolhedora.
Um tanto quanto entediante à primeira leitura, porém, um tédio que abriga.

Andressa 12/08/2020

A atemporalidade do desamparo
Impressiona no livro publicado em 61 a atualidade das demandas: a negação de direitos sociais, a penúria, a violência de uma vida de esperas.
O coronel que dá título à obra vai checar a correspondência todas as sextas-feiras, esperançoso de que chegue a carta anunciando sua aposentadoria. Enquanto isso, vive como pode, ou sobrevive, ao lado da esposa e de um galo, lembrança do filho assassinado. Pequenas rebeldias como ler notícias da resistência à ditadura e recusar-se a vender o galo humanizam o personagem.
A narrativa que vai construindo sutilmente a trama e o desespero crescente - e ao mesmo tempo, a resignação - nos prende, e o final é simples e inesperado.

Li 06/08/2020

Estilo único
O escritor tem une arilo próprio de escrita, e vc vai se compadecendo do personagem aos poucos e começa a torcer pelo seu sucesso, vc vive a sua agonia e se envolve na sua luta. Eu amo esse estilo leitura.