Um grito de amor do centro do mundo

Um grito de amor do centro do mundo Kyoichi Katayama

Resenhas - Um grito de amor do centro do mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sayuri 17/01/2022

Gracinha
Fico sem graça por dar cinco estrelas para um livro clichê, mas não aguentei. A história é triste, delicada e extremamente carinhosa. Um romance que revela os contrastes entre a vida e a morte, a relação entre gerações e a delicadeza de um amor inocente.

Maiara.Alves 12/01/2022

Doce e trágico
Pensei que seria apenas uma história romântica, mas me surpreendi.
Logo na primeira página sabemos que Aki está morta e que Sakutarô acorda todas as manhãs chorando. Já no início levamos esse soco no estômago.

Aki e Sakaturo se conhecem no colegial acabam se tornando amigos e se apaixonando... e o que parece ser um típico romance adolescente, se torna uma história de vida, de morte, de amor, de perda.

Com uma escrita poética e doce, "Um Grito de Amor no Centro do Mundo" é uma leitura excelente que nos faz perceber o quão frágeis somos. É uma discussão sobre o amor e sobre a vida após a morte. O livro é ainda repleto de mitos, histórias, alusões e descrições do Japão.

Jean 06/01/2022

O livro narra a vida de Sakutaro, um jovem que namorou uma colega de classe chamada Aki.
Infelizmente Aki morre na luta contra a leucemia, o livro narra momentos que os dois passaram juntos antes da doença de Aki e ao mesmo tempo como Sakutaro fica ao se despedir da amada.
É um livro belíssimo que nos faz chorar, ele evoca muitas lembranças e sentimentos de pessoas queridas que nos deixaram no plano material.

Taki 05/08/2021

Eu tinha lido o mangá Socrates in Love, e fiquei com muita vontade de ler o livro que inspirou-o. Nos faz pensar "até onde consigo fazer as coisas pela pessoa que amo?"
Apesar de ter uns clichês de romancinho adolescente, é uma boa leitura para descontrair.

Franco 29/06/2021

Singelo e belo, mas também um tanto meloso
enredo:

eles se conhecem ainda crianças, se apaixonam, constroem juntos o mais singelo amor (sabe, aquele, o da adolescência), e aí vem a morte bagunçar tudo. Depois da morte, resta ao protagonista, o jovem Sakutarô, construir um sentido para o luto e para o vazio.

(possíveis) pontos positivos:

- ambientação num Japão interiorano da década de 1990, com direito a montanhas, mares, cerejeiras e vaga-lumes;
- narrativa chamando atenção para os pequenos detalhes do mundo e das coisas;
- entra com mérito na categoria das histórias sobre o primeiro amor;
- discussões metafísicas (mas acessíveis) sobre o luto;
- estrutura narrativa encaixando bem as idas e vindas temporais (as lembranças do protagonista).

(possíveis) pontos negativos:

- tom romântico meio que exagerado, do tipo que 'meloso' se aplica sem muita injustiça;
- personagens, inclusive a dupla principal, pouco desenvolvidos;
- se você já leu/assistiu coisas tipo 'A Culpa é das Estrelas' e 'Um Amor para Recordar', a sensação de repeteco é grande;
- o livro não funciona quase nada se você não acredita em amores sinceros, puros e arrebatadores.

o que mais impressionou:

é uma narrativa que entrega seu ápice dramático, a morte da mocinha, logo de cara. Já na segunda página a morte dela é escancarada, deixando para as 150 e tantas outras páginas a tarefa de dar a dimensão dessa morte. E apesar do mel vertendo de algumas juras de amor, o livro consegue sim manter esse dimensionamento atrativo, mesmo sem outro grande clímax à vista.

Catia.Belasco 14/03/2021

Não faço idéia de quanto tempo tenho esse livro. Anos, mais de uma década , talvez.
Foi a primeira vez que o li.
Relata um amor puro, genuíno e a tristeza da perda.
O que mais me comoveu , nem foi o relacionamento dos protagonistas, mas sim a relação do Sakutarô e o avô dele. Me fez lembrar do meu pai.
Bom livro.

Leeh 15/04/2020

O amor pode ser simples e puro, se não acredita leia esse livro.

Raquel 15/08/2018

Simples e bom
Não espere uma grande obra de literatura com ricos ambientes e personagens complexos. É uma história comum de amor (bem clichê na verdade), mas escrita de forma delicada, simples e capaz de tocar os leitores. Recomendo.

Kymhy 08/03/2018

Um Grito de Amor do Centro do Mundo - Kyoichi Katayama
Um casal jovem que acaba descobrindo que o tempo é o maior inimigo do seu amor. Será que o relógio contando é justificativa para cometer loucuras pelo amado?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-um-grito-de-amor-do-centro-do-mundo-kyoichi-katayama/

Ed 04/11/2016

A literatura Japonesa é muito melhor que isso, acredite!
Comecei a ler esse livro por saudades do estilo literário japonês, tão sensível e envolvente que conheci através de Haruki Murakami. Kyoichi Katayama tem uma boa narrativa e seu estilo se assemelha ao de Murakami, contudo o autor de "Um grito de amor do centro do mundo" é muito mais pé no chão, e a semelhança de sua narrativa com a de Murakami termina aí.

A história é muito simples, não há nada demais: apenas dois adolescentes que se apaixonam, iniciam um relacionamento e têm a relação interrompida por uma doença mortal, e só. Esse fato me frustrou bastante, pois leio sempre pressupondo que serei surpreendido, que lerei reviravoltas, ainda que o livro tenha 155 páginas (o caso deste), eu sempre espero grandes eventos, surpresas, como costuma acontecer em certos romances ou até em contos. Mas nada além disso ocorreu.

Certos fatores pesaram na minha avaliação final. O casal não me convenceu e o protagonista, Sakuratô, em minha opinião, é muito sem noção, insensível e imprudente. Algumas atitudes dele, e algumas coisas que falava, me deixava irritado, xingando ele por dentro. Já Aki me pareceu mais verossímil e carismática, dela eu gostei. A história alterna entre passado e presente, pra que o leitor conheça como começou o relacionamento do casal até a morte de Aki. então não é nenhum spoiler dizer que a moça morreu, isso é algo dito nas primeiras páginas. No geral o livro é focado no luto interminável que Sakuratô enfrenta devido a ausência de Aki, isso deixa a leitura meio enfadonha, mas como a obra é curta, não é nada que aborreça por muito tempo. Por outro lado o avô de Sakuratô foi um destaque muito positivo no livro, com suas histórias passadas e virtudes.

No geral, para mim foi uma leitura agradável, no entanto nada que me surpreendesse. Não me emocionou, mas também não me aborreceu. Minha admiração pela literatura japonesa e por Murakami continuam intactas.

Esther.Katayama 03/09/2016

Sekai no Chuushin de Ai wo Sakebu <3
Esse foi o primeiro (e único, acho) livro japonês que eu li, confesso que quis ler por conta do sobrenome, porque é um tanto difícil achar algo relacionado à família Katayama.
A história conta a vida de Sakutarou, um adolescente que se apaixona por sua melhor amiga, Aki. Achei muito bom, por mais que eu sentisse uma facada no peito quando colocaram o sobrenome depois do nome (de tanto assistir animes e doramas acabei pegando o costume japonês e fico agoniada) tranquilo o desenrolar da história, o relacionamento do Saku-chan com seu jii-chan, é incrível o quanto os dois se entendem. E, confesso que chorei no final.
Além de ser um dos livros mais lidos no Japão (mais de 3,5 milhões de cópias), fizeram o dorama baseado no livro (Sekai no Chuushin de Ai wo Sakebu) que também é muito bom. Gostaria muito de ler e resenhar outros livros do Katayama Kyoichi.

Jean 30/06/2015

Desafio Literário 2015 - Junho
Considerei este livro como uma versão mais sensível e "in your face" de A Culpa é das Estrelas. Foi uma leitura razoavelmente pesada e bastante rápida e agradável. O que mais gosto é como uma história simples como essa nos envolve completamente durante a leitura. Entretanto, não é um livro marcante. Os mais sensíveis devem preparar os lencinhos.

Melo 25/06/2014

O belo e o singelo
Após um breve diálogo com meu amigo e companheiro de profissão, o geógrafo Giliade, aceitei o convite de ir à casa dele pegar o absoluto A Montanha Mágica de Thomas Mann. Então, após tocar aquele calhamaço, Gil depositou em minhas mãos o livro de Kyoichi Katayama, alegando-me que presenteava aquele que lhe visitasse pela primeira vez.

Num dia de noite varada percebendo que eu não conseguiria dormir, puxei do meu criado-mudo com espelho o livro que estava a tiracolo: Um Grito de Amor do Centro do Mundo.

Comecei a ler sem qualquer propósito e, quando percebi, já tinha Aki e Saku-chan vivos em mim. Fui tocado pela história bonita de seu avô e já sabia o caminhar do livro do começo ao fim, todavia mantive a leitura porque o autor faz questão de deixar cestas brechas que vão guiando-o (ainda mais se for curioso como sou) através da história bela, cheia de descrições românticas, pitorescas, e muito passíveis de acontecer.

Diria que Saku-chan me ensinou a observar poeticamente o ambiente -- ato que eu já fazia, mas ele me inspirou para tal.

E Aki é uma incógnita: como pode ser tão bela?

O singelo e o belo se liquidificam e fica uma obra em sua mente, daquelas que você dirá: leia, jamais vai se arrepender de lê-la.

Luana_Corazza 02/04/2014

Leve e tocante!
É um livro que faz pensar sobre a vida! Muito bom, leve, com uma história muito tocante e linda! Recomendadíssimo.

Fofo e triste, achei melhor que A Culpa é das Estrelas, logo na primeira página já da para perceber que a história que vem em seguida é ótima.

Junto com todo o enredo, além do desafio a parte do câncer terminal, também existem as complicações típicas da adolescência.
O livro, mostra o presente e o passado dos personagens. 5 estrelas!

San... 25/02/2014

Uma história simples, onde um adolescente nos conta da perda de sua namorada, seu primeiro grande amor. Enquanto nos fala do dia a dia vivido pelos dois, de suas experiências e pensamentos, vai descortinando a gama de sentimentos, de dúvidas, de tristezas advindas de sua perda. Embora sem grandes pretensões, o livro não é piegas, nem melodramático, o que poderia ser esperado por conta do assunto tratado. Gostei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5