Um grito de amor do centro do mundo

Um grito de amor do centro do mundo Kyoichi Katayama

Resenhas - Um grito de amor do centro do mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcella 27/12/2011

Drama.
Esse livro com toda a certeza mexe com nossas emoções e nos faz refletir sobre os problemas da vida. Desse livro eu aprendi que as pessoas deviam reclamar menos dos obstáculos em que nos deparamos, porque existem problemas bem maiores que os nossos, e temos que viver cada dia como se fosse o último, porque nunca se sabe o que acontecerá no dia de amanhã. É impossível não derramar uma lágrima lendo esse livro.

Thami 25/04/2011

Sim, é um bom livro.
A leitura é fácil e desde o inicio já se sabe o final tragico. É tipicamente um romance/drama japonês onde o final comove.
Pois é, oriental sabe fazer drama.

Mas confesso que sofri decepções. Tinha grandes expectativas para esse livro. Vi, já há algum tempo, o dorama que foi baseado nele e cheguei na conclusão que o dorama enfatiza mais os detalhas. E geralmente é o contrario, não?
Embora a história seja a mesma acho que o que me fez ficar comovida com o livro acabou sendo a lembrança da série.

Mesmo assim eu recomendo. Claro, não agrada todos os gostos, mas acho que vale a pena tentar.
Rodrigo 25/03/2014minha estante
Concordo, oriental sabe fazer drama. A diferença é que são dramas de extrema qualidade. Esse livro será minha próxima leitura. Estou tentando ler o máximo de livros da Ásia oriental traduzidos para PT-BR. Ótima resenha ;)

SalmaC 06/02/2022

primeiro amor, adolescência e perda.
É um bom livro, é uma história de amor triste clichê, mas continua sendo um bom livro, ele é o que é... gostei das reflexões, escrita, ambientação, mensagens sobre a perda/luto e tudo mais, por mais que algumas coisas não foram tãooo aprofundadas eu gosto da quantidade de páginas que esse livro tem, uma quantidade ideal para a história.
Se você gosta de romances mais tristinhos e livros "curtos" recomendo esse! É uma boa aposta de livro para ler em um dia de descanso.

(eu sou uma pessoa que odeia livro romance clichê, mas esse é diferente, vale a leitura!)

Raquel 15/08/2018

Simples e bom
Não espere uma grande obra de literatura com ricos ambientes e personagens complexos. É uma história comum de amor (bem clichê na verdade), mas escrita de forma delicada, simples e capaz de tocar os leitores. Recomendo.

Micaela Borges 28/03/2011

É a história de um amor puro, singelo e marcado pela dor da perda.

Lendo ele senti a dor do sakuchan por perder seu grande amor e anos depois ele volta para a cidade natal é muito triste mesmo.

Por isso que nunca podemos deixar de fazer ou dizer alguma coisa para a pessoa que você ama pois talvez amanhã você pode não estar com ela.

Flávia 11/01/2014

As pequenas lições
Como falar de um livro tão simples? Tão direto, com uma história já conhecida por muitos e mesmo assim, terminá-lo com certa surpresa?

Trata-se do primeiro amor, aquele lá da infância. E o desenrolar desse amor. Ok, você vai pensar: já vi isso diversas vezes. E, principalmente, já vi esse desenrolar também. No entanto, o encanto está na forma de apresentar os problemas, de mostrar a reação dos personagens. Nada de dramalhões, nada de choros incansáveis. Sakutarô é o menino tímido, estudioso. Aki é a bela garota de sorriso largo, meiga.

“Se a quantidade de felicidade era determinada para cada pessoa, naquele momento talvez eu estivesse esbanjando a felicidade de uma vida inteira.” Pág 25

Comecei a leitura bastante empolgada. E fui me deparando com “o mesmo do mesmo” e quase me frustrei. Até notar como o autor me levaria para perceber o que era importante. E então passei a observar os detalhes. Pouco dramático, mas inspirador. Isso permitiu que eu, como leitora, sofresse menos e enxergasse melhor as lições.

Ah! Preciso mencionar o avô de Sakutarô. Em parte do livro, parece ser o grande salvador. Se tudo desse errado, ele salvaria o enredo. Se você não gostar de nada, vai gostar ao menos do avô.

O texto é narrado em primeira pessoa pelo Sakutarô, e divido em cronologias alternadas, ora passado, ora presente. A escrita é simples, mas com grandes mensagens. A capa é linda, mesmo não tendo nada excepcional, adorei as cores.

E quando você não espera pelo final, o livro termina. Lindo!
LUA 01/02/2014minha estante
Flávia,
Livro orientais sempre me trazem boas lições. Gostei muito da resenha, deve ser muito interessante.

Flávia 18/02/2014minha estante
Lua, foi meu primeiro, mas do pouco que conheço da cultura oriental, eles sempre têm excelentes mensagens

Carina 01/10/2013

Para ler com a caixa de lenços de papel ao lado
O livro tem um enredo típico - um romance adolescente interrompido com a doença e a morte. No entanto, por mais que o mesmo tema tenha sido abordado em inúmeros doramas, mangás e filmes, ainda assim ele é trabalhado de maneira original nesta obra.

O que mais merece destaque é a linguagem do protagonista, que consegue retratar seu aspecto juvenil sem cair na superficialidade. A alternância de tempos narrativos aproxima ainda mais o leitor do narrador da história, levando-o a compreender melhor a sua dor.

Não é um livro fenomenal, mas é bem escrito. Vale a leitura e as lágrimas.

Trechos:

(...). Senti medo de estar tão feliz. Se a quantidade de felicidade era determinada para cada pessoa, naquele momento eu talvez estivesse esbanjando a felicidade de uma vida inteira. (...).

"A nossa vida se torna longa e entediante quando estamos sós. Mas, quando compartilhamos com alguém, num piscar de olhos estamos na bifurcação entre a vida e a morte."

- Eles acreditam que existe uma razão para que todas as coisas do mundo existam - disse ela, em outra ocasião. - Para todas as coisas do universo há um motivo, e não existem mudanças repentinas e casualidades. Se pensamos que essas mudanças existem, é porque não compreendemos o universo. Deve ser porque o ser humano ainda não tem sabedoria suficiente para entender.

(...). Por um instante, senti-me tragado por um redemoinho de deslumbrante felicidade. Era como se cada sulco que compõe um pequenino coração, vibrasse com doçura, repleto de alegria. Era como reviver a alegria do primeiro beijo; reviver a alegria do primeiro abraço. Mas, no instante seguinte, o reluzente redemoinho foi silenciosamente tragado pelo abismo escuro e, quando me dei conta, estava atordoado (...).

Lena 11/08/2023

Dor
Esse livro veio num momento que tbm estava lidando com uma pessoa doente, a beira da morte. Sem saber como esse livro me deu un conforto e me propôs a refleti como lido com a morte e o que é a vida de uma pessoa

Ana 12/03/2013

Uma história que merece ser conhecida

Os japoneses tem um jeito muito diferente de contar uma história. Um ritmo mais lento, cheio de pequenos detalhes. Quase sempre me dão uma sensação de conforto, de estar enrolada em um cobertor deitada no sofá olhando a chuva cair.

E assim me senti enquanto ia descobrindo a história de Aki e Sakutorô, que se conheceram ainda crianças, na escola em que estudavam e foram crescendo juntos. Eles vão descobrindo o amor, a inocência do primeiro amor, bonito nos pequenos gestos, nos olhares, nas incertezas, na insegurança e timidez de cada um. O amor dos dois é lúdico e puro. Eles planejam um futuro com casamento, filhos e muita felicidade.

Até que Aki fica doente e o futuro deles fica incerto. A forma como ele trata a menina, suas dúvidas, seus momentos de tristeza e de esperança, o desespero e o carinho: tudo é comovente e delicado. É intenso sem ser arrebatador. Às vezes dá vontade de gritar por eles, mas só podemos chorar com eles.

É uma história de amor emocionante e das mais lindas.

i2ayla 01/02/2023

um grito de amor do centro do mundo
?? ????? ?? ???? ?? ?????? ?? ?????
- um livro simples, mas que eu amei mt, esse livro me fez pensar mais sobre a vida, teve momentos em que eu fechei o livro, e fiquei parada pensando! e mt fofinho e tocante a história, me apeguei aos personagens, gostei bastante de como e escrito... por fim amei! recomedadissimo S2

Maria.Eduarda 07/07/2023

Honestamente se eu pudesse dar 10 estrelas eu dava que livro sensacional
Achava que amêndoas tinha sido o meu livro favorito do ano mas percebi que um grito de amor do centro do mundo na verdade é o meu livro do ano!
Da metade do livro ao final eu já estava me desabando em lágrimas

Tati 26/07/2012

Uma linda história de amor
Uma história simples de amor cujo final ja sabemos desde o começo, mas é contada de uma maneira sensível e bela. Os japoneses tem uma sensibilidade peculiar para contar histórias e acredito que mesmo a tradução sendo boa perdemos um pouco dessa sensibilidade. A leitura desse livro é rápida, pois é muito gostoso de ler. Principalmente por ja saber o final achei que não ia chorar com o livro, mas em alguns momentos chorei viajando na história, muito boa, sensível e triste leitura.
sonia 25/04/2013minha estante
sick lit - maravilhoso! a perda faz parte da vida, e quando mais cedo aprendermos a lidar com ela, melhor.

sonia 23/07/2012

ah, duras perdas!
Eu pensava que Pöe era o mestre das perdas, bem, Kyoichi é melhor.
Dá para se acabar de chorar lendo o livro, e achar que valeu a pena tanta dor, pois o amor vale a pena, sempre, pelas boas memórias e pelo aprendizado com a pessoa amada. (o que não se deduz da leitura de Pöe, que nos põe em um estado de lamento interminável de pura dor, sem nada de bom)
Recomendo, desde que lembre de pegar um caixa enorme de lenços e deixar ao lado da poltrona....

1 | 2 | 3 | 4 | 5