Um grito de amor do centro do mundo Kyoichi Katayama

Resenhas - Um grito de amor do centro do mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila.Gonda 21/04/2024

Esse livro é bem curtinho, mas te deixa com sentimentos à flor da pele. acho bonito ver histórias de amor tão puras e que perduram.

K.P.G 17/03/2024

"É estranho admitir que a vida é finita, não é?"
Ultimamente tenho gostado cada vez mais das obras que tratam o cotidiano, e aqui, nessas poucas páginas, acompanhamos o dia a dia de um casal de adolescentes com um final trágico.

É leve, é lindo, é engraçado e, no fim, arrasadoramente triste.
.GABI. 17/03/2024minha estante
Que bonitinho

Thay Rosa 10/01/2024

É como um grande e triste poema
"Às vezes há casos em que, certa manhã, sem querer, encontramos algo que havíamos perdido havia muito tempo, no mesmo lugar em que o deixamos. Eis que reaparece do mesmo jeito: bonito. Aos nossos olhos, é muito mais bonito do que quando o perdemos. É como se alguém o tivesse guardado com muito carinho. Será que o coração dela retornaria para cá dessa mesma forma?"

Meu coração até balançou com a sensibilidade desse livro. Você já sabe o que acontece, mas você fica esperando, como um espectador, os próximos passos do personagem. Como aconteceu? Como ele lida? Ele consegue ou não lidar? Você só mergulha em seus pensamentos... É bonito e triste. E doce e cruelmente real. Recomendo.

nanizsx 06/01/2024

Virou meu favorito!!!
eu me senti dentro da leitura, eu chorei bastante lendo, me senti tocada e como se eu fosse uma personagem com terceira visão vendo tudo lá dentro, chorei muito, muito mesmo .. eu sou fria para chorar, e isso realmente me deixou comovida. virou meu livro favorito.. aprendi lições com esse livro

Okayalaniss 18/12/2023

Lembranças erguidas em muros de vidro
"Um grito de amor do centro do mundo", de Kyoichi Katayama, é uma obra que descreve sentimentos complexos com palavras bonitas.
Uma história dolorosa, inevitável e linda, que já começa no fim e mesmo assim você aguarda ansiosamente as páginas seguintes. Uma dessas histórias que fica com a gente mesmo depois que acaba.

Destaques da leitura:

"De manhã, acordei chorando. Ultimamente, tem sido sempre assim. Já nem sei se meu pranto é de tristeza. Acho que meus sentimentos se foram com as lágrimas. Ainda sob as cobertas, estava absorto em pensamentos quando minha mãe se aproximou dizendo: ?Vamos! Está na hora de acordar." p.7

"Ao me virar para trás, vi, para além da cerca de segurança, o mar de inverno. Um mar calmo e sereno, extremamente azul. Isso tudo suscitava em mim lembranças que ameaçavam me tragar. Tratei de confiná-las, lacrando firmemente meu coração. Dei as costas ao mar." p.8

"Gostaria que este sonho se tornasse realidade, e a realidade, um sonho. Sei que é impossível. E é por isso que sempre acordo chorando. Não de tristeza. Choro porque, ao deixar o sonho agradável e retornar para a realidade triste, existe uma fenda pela qual não há como passar sem derramar lágrimas. Já tentei inúmeras vezes; nunca consegui." p.8-9

"De repente, tive uma horrível certeza. Por mais que minha vida fosse longa, eu nunca seria tão feliz quanto agora. A única coisa que eu poderia fazer era preservar essa felicidade com cuidado. Senti medo de estar tão feliz. Se a quantidade de felicidade era determinada para cada pessoa, naquele momento eu talvez estivesse esbanjando a felicidade de uma vida inteira." p.25

""Nossa vida também deve ser assim", pensei tempos depois. A nossa vida se torna longa e entediante quando estamos a sós. Mas, quando a compartilhamos com alguém, num piscar de olhos estamos na bifurcação entre a vida e a morte." p.26

"?Por mais que as pessoas digam coisas bonitas da boca pra fora, a maioria só vive pensando em si mesma, não é? ?continuei a argumentar. ?Para elas, o que importa é poderem comer coisas gostosas; poderem comprar o que quiserem; mas, quando uma pessoa passa a gostar de outra, essa outra se torna mais importante do que ela. Se tivéssemos pouca comida, eu daria a minha parte para você, Aki. Se tivéssemos pouco dinheiro, eu deixaria de comprar o que queria para poder comprar o que você queria. Se você dissesse que a comida estava gostosa, eu me sentiria igualmente satisfeito e, se você fosse feliz, eu também seria igualmente feliz. Isso é gostar de alguém. Você acha que existe alguma coisa mais importante do que isso? Eu acho que não. Uma pessoa que descobriu a capacidade de gostar de alguém com certeza descobriu algo muito mais importante do que as descobertas premiadas com o Nobel." p.57

"?Acabei de me lembrar de uma coisa importante.
?O que foi agora? ?Aki, que até então olhava pela janela, voltou-se para mim, meio aborrecida.
?O seu aniversário é em 17 de dezembro, certo?
?E o seu é no dia 24.
?Isso quer dizer que, desde que nasci, não fiquei nem um segundo sem você neste mundo.
?É. Acho que sim.
?O que estou querendo dizer é que no mundo em que nasci você já existia nele.
Ela franziu a sobrancelha, intrigada.
?Desconheço um mundo sem você e tenho dúvidas se ele realmente existe.
[...]
?Eu estava esperando você nascer, sabia? ?a voz de Aki estava serena. ?Eu estava aqui, sozinha, num mundo em que você ainda não existia.
?Mas foi apenas uma semana. Quanto tempo você acha que vou ter de viver neste mundo sem você?
?Será que a duração do tempo tem tanta importância assim? ?disse Aki, tomando ares de um adulto. ?Ficamos pouco tempo juntos, mas fui muito, muito feliz. Tão feliz que não creio existir felicidade maior que a minha. Com certeza, fui a pessoa mais feliz do mundo. Mesmo agora, neste instante, sinto-me assim. Por isso, para mim, já é o suficiente. Lembra aquela conversa que tivemos? O que existe aqui, agora, continuará a existir para sempre, mesmo após a minha morte?
Suspirei fundo e disse:
?Você se contenta com muito pouco.
?Está enganado ?respondeu Aki. ?Não estou nem um pouco a fim de largar essa felicidade. A minha intenção é levá-la comigo para todo o sempre." p.116-117

"Tinha a impressão de que todas as lembranças que havíamos construído juntos e que nos eram importantes iam sendo deixadas para trás. Avançávamos em direção ao futuro, mas eu não conseguia ter nenhuma esperança nele." p.118

"Ela começou a falar alguma coisa, mas eu já não conseguia escutar o que dizia. "Ela está partindo", pensei. Ela partia, deixando as lembranças erguidas em muros de vidro." p.121

"Minha mente se preencheu com o intenso azul do mar de verão. Lá existia tudo; Não faltava nada. Preenchia tudo." p.121

"Viver era como repetir, dia após dia, um ciclo de suicídio e ressurreição da alma. p.129

"Um novo semestre se iniciou e eu continuava sentindo um imenso vazio. Os colegas de classe não conseguiam me distrair, muito menos me consolar. Digamos que eu até conseguia fingir que me distraía, mas, no fundo, não conseguia me alegrar com a companhia deles. Minhas palavras eram carentes de emoção. E o fato de conversar com meus amigos, sempre manipulando as palavras, tornava-me uma pessoa fingida. Minha voz parecia de outra pessoa. Com o tempo, comecei a me aborrecer com meus amigos. Comecei a evitar os locais em que havia gente e passei a gostar de ficar sozinho. Eu não sabia mais apreciar o convívio com outras pessoas. Era como se eu estivesse completamente sozinho no mundo." p.130

"Cada dia parecia separado do anterior. Para mim, o tempo não transcorria linearmente. O sentimento de que algo tinha continuidade, de que algo se desenvolvia e se transformava, não existia mais para mim. Minha existência se limitava a viver cada segundo, um após outro. Não havia futuro, nem perspectivas de que houvesse algum." p.131

"A tristeza não ocorre porque nos separamos da pessoa amada, ou por sua ausência. Ela ocorre porque é muito difícil nos distanciarmos de quem amamos. Passamos, então, a perseguir as lembranças com saudade. Essa dor nunca tem fim. Será que a tristeza e a dor não seriam apenas uma parte desse sentimento maior, que é o de tê-la amado?" p.133

"?A vida da gente seria muito insípida se acreditássemos apenas no que se pode ver ou no que tem forma, você não acha?" p.134

"O "pensar" é isso, é assim mesmo. A melhor coisa é aceitar que não existe um pensamento definitivo. Mesmo que a princípio pareça existir algo assim, com o tempo isso muda. E aí, basta aceitar a mudança. Aos poucos, os nossos sentimentos vão se adequando ao que realmente estamos sentindo. E é assim que funciona..." p137

Sabrinyo 02/12/2023

Amor e Luto
Sutil e simples ao mostrar o luto, acredito que isso que o torna bom. Não foi necessário nenhum grande evento, muito menos algo desesperador, a forma como eu-lírico lida da negação até a aceitação é facil de acompanhar e compreender.
A forma que ele fala de sua amada é lindo, não existia nada além de um amor genuíno. É até fácil de se apaixonar também com a visão delicada que ele entrega sobre ela do momento que a conheceu até o momento que compreendeu a paixão e depois o amor e a perda...

Pra quem procura algo triste porém leve, é uma ótima opção!

deniferreira 14/11/2023

Um livro tocante sobre o amor e sobre o luto. Sobre viver a adolescência e juventude ao lado de um grande a mor e precisar se despedir dele.

naomi 28/10/2023

Um grito de amor do centro do mundo
Um livro sobre um amor interrompido :(

Fiquei parcialmente chateada com o fato da situação da Aki ja ter seu fim explícito literalmente na primeira página. Gostaria de ter acompanhado e ter torcido pro casal sem ter certeza da fatalidade. Mas acho que, no final das contas, foi justamente essa a proposta, me fazer querer mudar o impossível.

O amor é um tema central nesse livro, e como boa obcecada pela temática que eu sou, foi uma leitura boa. Tão boa que, mesmo já sabendo do final trágico, torcia para que a história magicamente mudasse e a trajetória fosse completamente alterada.

É sobre paixão, urgência, vontade de viver, mas também dor (MUITA dor), resistência e luto.

Um bom livro, rápido mas bem tristinho rs

jakelbelmont 29/09/2023

Um grito de amor do centro do mundo
Não chegando a ser um título extremamente instigante ou muito aprofundado, sendo um romance pra se ler rapidamente. Ainda que ofereça algumas reflexões e pensamentos a respeito do luto, vida após a morte, amor sobre uma pessoa que já não está mais viva, não chega a ser um livro pesado, apenas melancólico.

isss 20/09/2023

"Sua franja cobria parte de seu bem-delineado nariz. Vi, por entre os cabelos, uma parte de sua orelha e, também, seus lábios ligeiramente pressionados fazendo um biquinho. Todos os traços, extremamente delicados, jamais poderiam ter sido desenhados por mãos humanas, e, quanto mais atentamente eu a observava, mais profunda se tornava minha admiração em constatar que todos aqueles detalhes convergiam para formar uma única garota chamada Aki. E essa garota linda estava apaixonada por mim."

Lena 11/08/2023

Dor
Esse livro veio num momento que tbm estava lidando com uma pessoa doente, a beira da morte. Sem saber como esse livro me deu un conforto e me propôs a refleti como lido com a morte e o que é a vida de uma pessoa

alinetiemi 08/08/2023

Aquele livro rapidinho de ser lido, pra ler em poucas horas. Um romance rápido e levinho, que fala muito sobre amor e a separação.
Fiquei pistola que ele conta o que rolou logo no começo, mas a história flui muito bem.
Um romance adolescente muito bem escrito.

@wesleisalgado 03/08/2023

A sinopse me lembrou bastante BRANCA COMO LEITE, VERMELHA COMO SANGUE, um livro que gosto bastante.

Mesmo a ambientação em terras nipônicas não me pegou. Por ser um livro bem curto, hora nenhuma o fascínio dos adolescentes principais um pelo outro conseguiu me convencer.

A visitação a Austrália no final não fez o livro ser de todo ruim.

Esther 01/08/2023

È um típico livro clichê, mas realmente um livro q faz chorar. N vou mentir, tinha mais expectativas pra esse livro, mas nn me arrependo de ler

1 | 2 | 3 | 4 | 5