Ryoki

Resenhas - Momentos dos Delírios

Melissa Art 27/12/2010

Com as palavras da autora
Em qual momento da vida agimos feito um louco? Fazemos besteiras, corremos riscos e não estamos nem aí? Como se estivéssemos delirando? Isso é o que eu chamo de adolescência!
Para escrever a maneira como os jovens pensam e agem e se aprofundar em seu pormenores é essencial usar a sua ousadia na hora de reder. Este livro surpreende o leitor com os delírios da juventude: Sexo, balada, virgindade, drogas, homossexualidade, bebidas, traição, vaidade, carros, estudos, independência, gravidez, religião e a descoberta do amor!
Tudo atingindo a adolescência através de três pontos de vista: A do narrador, e a dos personagens principais, que vivem em mundos distantes mas que se ligam sentimentalmente.
Sabrina 13/01/2011minha estante
To louca pra ler!

Vanessa Meiser 19/04/2011

Fiquei surpresa com este livros, de verdade eu não esperava gostar tanto dele, pelo simples fato de a história retratar o mundo dos adolescentes e eu, digamos assim, já estar "um pouco" distante da minha adolescência, maaaasss, eu lí de um fôlego só!!!! É bom mesmo, não tem como não se envolver na trama, você acaba se apegando aos personagens, sentindo tudo aquilo o que eles sentem e é claro, lembrando de uma maneira ou de outra, da sua própria fase de adolescência. Tá bom pessoal, eu não sou nenhuma idosa, rsrsrs, mas já passei dos 20 e poucos anos..........Melissa escreve muito bem e soube juntar em uma única história vários conflitos comuns entre os jovens de todas as épocas, sim, porque as coisas não mudaram tanto assim nos dias de hoje, apenas se acentuaram um pouco mais.
Enfim, um livro muito bem construído e elaborado e muito fácil de ler, agradável mesmo. Eu recomendo para jovens e não jovens e, dou os parabéns à Melissa e desejo a ela todo o sucesso do mundo pois, ela tem talento e merece.
LEIAM!!!!!

Ryoki 17/02/2011

Um livro para jovens, pais e educadores
Melissa Souza tem apenas 16 anos de idade e, no entanto, escreve como adulta.
Momento dos Delírios, seu primeiro romance, é prova disso. Talvez um adulto já entrado em anos, como eu, que editei e publiquei esta obra, venha a se assustar com alguns trechos de seu conteúdo, porém, imagino que ele reflita com crueza e realidade o que acontece com os nossos adolescentes.
Procuramos respeitar ao máximo as terminologias e o linguajar utilizado, pelo mesmo motivo: ele representa o linguajar dos nossos adolescentes.
A autora aborda com bastante frieza os problemas que afligem os nossos jovens, tais como gravidez na adolescência, drogas, AIDS, os rachas de automóvel, a bebida, a indolência quanto aos estudos e, ao mesmo tempo, enaltece aqueles que buscam exatamente o contrário, ou seja, a seriedade na escola, o trabalho, a vida em família.
Momentos dos Delírios é um romance que tem de ser lido especialmente por pais e educadores.

Bárbara 27/07/2011

Momentos dos Delírios - Melissa Souza
Melissa, em seu livro de estreia, aborda todos os problemas pelos quais os adolescentes passam em apenas um grupo de pessoas. A vontade de sair, de ser livre, de beber, dirigir sem carteira, transar… Acredito eu que a maioria das pessoas teve uma fase assim na vida. Algumas souberam se controlar e outras se entregaram aos perigos que correm soltos por aí.

Enquanto lia o livro da Melissa, percebi que passei por algumas coisas sobre as quais ela escreveu e que, graças a Deus, consegui me livrar de tudo o que não me fazia bem (não, eu nunca usei drogas!). Por isso, vi que realmente ela tratou sobre o tema (na verdade os temas) com bastante realidade. É visivel compararmos o livro com o dia a dia, com a vida dos jovens de hoje, com o que enxergamos ao nosso redor, ou vemos na televisão, ou lemos nos jornais.

Verônica é uma adolescente com problemas em casa. Seu hobby é sair, beijar na boca e, vez ou outra, transar. Duda é virgem, mas não é totalmente correto. Gosta de participar de raxas e sabe muito bem como beber. Além desses dois personagens, que são os principais e que também entram como narradores, temos vários outros que fazem parte de sua roda de amigos. Cada um com um problema, cada um tendo que aprender a viver com isso. E é num ambiente escolar e entre várias festas que acompanhamos o desenrolar da história.

Entrei em contato com a Melissa depois de ler uma entrevista com ela e um post no seu blog pessoal. Ela foi super simpática e me enviou o livro em pdf no mesmo dia. Comecei a ler e fui me envolvendo, me adaptando aos personagens e conhecendo a turma e, quando vi, havia terminado. Acho que me envolvi com o livro por causa de todos os temas. Sei que ela poderia muito bem ter melhorado muito o livro, já que ela prova que tem essa capacidade de ir fundo no que quer falar.
Explicando as 3 estrelinhas, posso dizer que a ideia é muito boa, mas que muitas vezes eu me via perdida por causa da constante mudança de narrador e também encontrei muitos errinhos gramaticais que poderiam ter sido corrigidos com uma leitura mais minunciosa da obra. Mas, mesmo assim, não posso deixar de parabenizar a Melissa, mais uma autora brasileira, pela força de vontade que teve ao lançar seu primeiro livro. Espero que venham mais, pois, pelo que vi em seu blog, ela ainda nos reserva muitas histórias.

Jung Angel 01/07/2012

Minha Opinião sobre "Momentos dos Delírios"
Um romance em que narra os encontros e desencontros de Eduardo e Verônica, cercados por conflitos e desafios típicos da fase da adolescência.

Duda, tem 18 anos, é um garoto disciplinado, voltado aos estudos e à família. Já Verônica, é uma menina que gosta de baladas e não tem muito compromisso com os estudos. A história foca na vida de ambos, dois adolescentes completamente diferentes um do outro e que acabam inevitavelmente se apaixonando um pelo outro.

O Livro retrata de forma clara e realista a vida e as dificuldades enfrentadas pelos adolescentes. A gravidez na adolecencia, homosexualidade, entre outros como a transmição de DST's que foi muito bem colocada na história.

A ação e reação dos pais com relação aos filhos e suas atitudes. Personagens que se interligam se apaixonam, que vêem no outro a si próprio. A adolescência contada pelo ponto de vista de nada mais, nada menos que uma adolescente.

P.S: É um bom livro, bom mesmo, não tem como não se envolver na trama, você acaba se apegando aos personagens, sentindo tudo aquilo o que eles sentem, faz com que você volte para sua "Adolescencia" e isso me deixou com grandes saudades!

Um livro muito fácil, agradável, com uma leitura rápida e interessant.Várias partes me fizeram rir e me sentir no lugar de vários dos personagens enfrentando suas dificuldades.

Foi com muito prazer que troxe hoje para vocês a resenha do livro da Melissa, autora brasileira e uma das parceiras aqui do blog.Eu recomendo juntamente dou os parabéns à Melissa e desejo a ela todo o sucesso do mundo pois, ela merece.

Unica coisa ruim que achei na leitura é por ser e-book, e isso não me animou muito, mas um bom livro merece ser lido mesmo assim.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Alícia 10/01/2012

Duda é um garoto esperto, que gosta de sair com os amigos para curtir e adora um racha. Mas ao contrario de seus colegas, não curte muito ficar por ficar com uma menina qualquer, para ele é preciso encontrar a menina perfeita.

Veronica está longe de ser perfeita. Ela não anda muito bem no colégio, tem poucas amigas, é vista por muitas meninas como “piriguete” e vai para festas escondida dos pais, onde faz o que mais gosta de fazer: dançar e beijar na boca. Não mede suas palavras e não liga para o que fama que fizeram dela.

Os dois tem muito pouco em comum, o que dá pra perceber melhor é os amigos de Duda que já ficaram/ficam com a Veronica. Para o Eduardo, ele nunca iria namorar/se apaixonar por uma garota como esta e Veronica pensa a mesma coisa. Mas a gente nunca manda no coração, não é mesmo?

O que eu mais gostei em Momentos dos Delirios foi minha identificação com cada um dos personagens. Por que eu já vivi algo parecido com a historia que a Melissa Souza trouxe para nós; não diretamente, mas eu já fui expectadora de primeira fila de algum amigo/colega meu que viveu algo parecido com a situação do Marcelo, do Felipe, da Mirela e até da Marilene. Então eu realmente entendi tudo o que os personagens passaram.

Bom, aí é que tá. Mesmo se eu não tivesse vivido algo parecido, a narrativa da Melissa nos deixa por dentro de tudo. O livro tem três tipos de narrativa: a da Veronica, do Duda e o narrador em terceira pessoa. É ótimo. A Melissa escreve de uma forma bem peculiar, apesar de eu ter achado alguns acontecimentos rapidos demais, isso não interferiu em nada na historia. Acho até que foi melhor assim, não alongar muito.

Também achei divino o modo como a Melissa retratou os problemas que geralmente aparecem na adolescencia e como são as mais variadas reações dos proprios adolescentes. Desde prisão até AIDS e da sexualidade da pessoa até disturbios alimentares. Concordo totalmente no comentario que tem na contracapa: “(…) é um romance que tem de ser lido especialmente por pais e educadores.”

Claudinho 28/05/2012

Momentos dos Delírios
Primeiramente tenho que dizer que fiquei tão surpreso com esse livro. Não esperava que fosse me chamar tanta atenção como aconteceu.

Momentos Dos Delírios relata a vida de diversos adolescente envolvidos em sexo, gravidez, drogas, AIDS e outras coisas que realmente existem na vida dos jovens de hoje.

Com um foco maior, é contada a historia de Duda e Verônica. Duda é um adolescente virgem e não totalmente correto, pois o mesmo se envolve com rachas. Já Verônica, podemos dizer que é uma garota um tanto problemática para os pais. Longe de ser uma garota perfeita, tem poucas amigas por ter uma fama de ‘’piriguete’’. Ela esta sempre indo pra festas e fazendo o seu melhor: dançar e beijar.

Mas ao longo da historia, Duda e Verônica começam a ter algo em comum, um desejo maior entre os dois. E a historia não para por ai, diversos momentos dos delírios acontecem seja na vida deles, ou de outros jovens.

A narrativa da Melissa é ótima, e nos deixa por dentro de tudo. Sabe uma historia que te faz presente? Pronto, essa é uma. Com uma ótima escrita e imaginação a Melissa não podia ter feito melhor.

É um livro que merece ser aproveitado e lido por todos.