De Frente com a Verdade

De Frente com a Verdade Mônica de Castro

Resenhas - De Frente com a Verdade

Cida Zientarski 19/03/2024

De Frente com a Verdade (+16)
- Mentiras
- Conflitos
- Ilusões
- Espiritualidade
- Amizade
- Relacionamentos

Neste intricado enredo de mentiras, paixões e aprendizados, o amor verdadeiro está acima de qualquer preconceito. Ao questionar os limiares do moralismo, da liberdade e da sexualidade, este belo romance nos leva a refletir profundamente sobre as crenças limitantes e os preconceitos arraigados em cada um de nós.

Convido vocês a se emocionarem com a história de Marcela, uma jovem que em desespero tenta se matar após ser abandonada por Luciana, sua namorada. Socorrida a tempo, ela é levada ao hospital e conhece Flávio, um jovem médico que se apaixona perdidamente por ela. Marcela tenta esconder seu passado e o real motivo pelo qual teve ímpetos de romper com a vida. No entanto, a verdade encoberta não lhe dá tréguas.

Quatro dias de leitura, história maravilhosa, coisas de um cotidiano tão atual, relatos para refletir, o quão pequenos somos diante da sabedoria divina, o quão temos para trilhar o caminho da evolução e expansão da consciência, onde dinheiro e status social são importantes sim, mas não é TUDO.

O amor sim é essencial e fundamental, dele germina, brota, cresce floresce, multiplica e dá frutos para tudo o que se faz necessário para uma vida equilibrada. Conheçam a história de Luciana e Marcela e aprendam que a vida não compactua com a mentira e, no final, a verdade sempre prevalece.

Temos que acreditar no poder da fé, do autoconhecimento e do amor, pois são caminhos seguros para a transformação do Ser. Eu e a autora acreditamos que nós podemos trabalhar pelo aperfeiçoamento moral da humanidade para construir um mundo melhor.

"Ninguém apaga o passado. Precisamos aceitá-lo como ele foi, porque não podemos mais modificá-lo. É com as experiências do passado que precisamos viver no presente e construir o futuro."

"Amor é algo que vem do coração, não do corpo. Se a aparência física é tudo o que importa, então, não há amor."

"Precisava tomar uma atitude. Não pelo marido nem pelos filhos, mas por ela mesma. O único problema é que ainda não se resolvera. Faltavam-lhe ânimo e coragem. Na mente, a ideia era excelente, mas colocá-la em prática exigiria um pouco mais de esforço. Precisava de um estímulo, um incentivo, mas não tinha nada."

"Não se case sem amor, Ariane."

"Não force um casamento sem amor, Ariane. Vai estragar a sua vida."

"De que valia tanta beleza exterior, se por dentro só o que se via era uma alma turva?"

"Se ele a ama de verdade, vai aceitar. Afinal, você não fez nada de sujo nem de errado."

"Ela sempre achara que a vida ou a morte eram estados de poder, e esse poder estava nas mãos de Deus. E estava. Deus era soberano em todas as coisas, mas deixava a seus filhos o livre-arbítrio para direcionar as suas vidas."

"Não perca o amor da sua vida por preconceito ou insegurança."

"O mundo, infelizmente, é cheio de preconceitos e falsidades, mas isso ainda há de mudar um dia. Esse dia ainda não chegou, e acho que não cabe a você fazer o papel de transformadora. Não sozinha nem nesse momento. Vai se expor sem necessidade, atrair a atenção das pessoas que podem atirar sobre você energias ruins. Para que isso? O importante é que você sabe quem é e conhece o seu valor. Deixe que os outros fiquem com o seu preconceito e a sua hipocrisia, porque nós, que já ultrapassamos esse estágio, podemos nos preocupar com coisas mais úteis."

"Não se constrói um relacionamento em cima de uma mentira."

Michele206 25/02/2024

De frente com a verdade
Uma história espírita que nos traz a visão da espiritualidade sobre a homossexualidade. Uma história muito intensa e cativante.

Veridiana.Goncalve 02/02/2024

Boa leitura
No início parece que será uma leitura sem emoção, porém no decorrer a história surpreende com os entrelaçamentos das vidas dos personagens. Vale a leitura!

Giulia4 08/09/2023

Mentira tem perna curta
Essa frase resume o livro todo kkkkk mas enfim, traz muitos ensinamentos interessantes e explicações por trás de temas que são considerados tabu como a homosexualidade. Um livro que traz muitas reflexões. Adorei a Ariane achei interessante ver a evolução dela durante a narrativa. A Marcela não me cativou muito parecia meio irreal uma pessoa assim. A história é meio arrastada mas no final vários acontecimentos tomam parte na narrativa e tornam tudo mais interessante. Por fim, um bom romance espírita.

Helena201 07/02/2023

Um livro com muitos ensinamentos...
Eu nunca fiz a resenha de um livro espírita, então não sei bem como começar..

Bem, já havia lido outro livro da autora (Jurema das matas) que foi um divisor de águas em minha vida, sendo assim, estava muito curiosa em conhecer mais obras.

Achei uma pena que o tema de espiritualidade só aparecesse por volta de 50% da história. Quando isso aconteceu, o enredo cresceu p/ mim e tudo foi ficando mais interessante e fazendo mais sentido.

Gostei muito das "explicações" sobre homossexualidade e de entender as relações espirituais de outras vidas dos personagens.

Esse é mais um livro que me faz entender mais conceitos sobre a religião. Já ansiosa para conhecer mais obras da autora. Amei!!!

GiihZagatto 13/01/2023

De Frente com a Verdade
O título chama a atenção e a história é voltada a verdades sobre si que não podem ser evitas, pois "a mentira tem perna curta".

É um romance espírita que aborda a bissexualidade e muito do preconceito da sociedade e, não só, mas o preconceito é culpa que se firma dentro das pessoas que simplesmente são. Sobre a crítica a isso eu diria que é boa, mas ler repetidas vezes a homofobia foi um pouco cansativo para mim (apesar de ver no dia a dia).

Traz muitas reflexões interessantes sobre amor, perdão e amizade. Nem tudo me agradou e nem com tudo eu concordo, mas conforme a leitura vai sendo desenvolvida, alguns desconfortos podem trazer à tona a dúvida sobre ser algo que ressoa e, portanto, uma reflexão.

É um livro bom. Parece uma novela às vezes, mas é bom. Ficaram algumas pontas soltas e eu não direi que é excelente, mas é um bom contato.

Bren 17/09/2021

Romance bissexual?? Temos!!
Marcela e Luciana, amigas de adolescência que em 1966 revelaram estarem juntas. O que na época era considerado um escândalo, pra elas significava o verdadeiro significado de amor. Mas logo após 8 anos juntas, Luciana decidiu terminar porque sentia que não havia mais aquele amor que sentiram 8 anos atrás, o amor que deu forças à elas pra superarem todos os preconceitos que a época poderia trazer. Luciana sempre foi decidia e até mesmo um pouco fria quando se trata de amor. Já Marcela, é sensível e preocupada com os outros. Quando Luciana diz que já não quer mais, Marcela perde o chão e sem saber como lidar com a rejeição de Luciana, tenta se matar. Mas a história realmente começa quando Marcela conhece Flávio, aquele que vem a se tornar seu parceiro. A mãe de Flávio não aceitando o relacionamento, tenta fazer de tudo pra que Flávio descubra a verdade sobre o passado de Marcela. Não posso dizer nada além disso, porque toda essa história já foi um baita de um spoiler KKKKKKKKKK

Jessica.Sousa 14/07/2021

De frente com a verdade
Uma linda história de superação, Marcela vence o medo e as provas impostas pela vida e se aceita do jeito que é, Flávio acaba com o preconceito de sua vida e consegue aceitar o grande amor da sua vida. Tantos outros personagens com ensinamentos tão bonitos, muitas vezes de superação ou de almas que ainda não estão tão evoluídas para aceitar certos acontecimentos e precisam caminhar um pouco mais para o caminho da evolução.

Bruna.Mariani 12/02/2021

O livro conta a história de duas mulheres, Luciana e Marcela que se conheceram na adolescência, e que logo desenvolveram um relacionamento que causou escândalo no ano de 1966. Foram morar juntas, vencendo todos os desafios e preconceitos. Mas após 8 anos juntas, Luciana sente que o amor não existe mais e decide por fim ao relacionamento.

Luciana é uma mulher decidida, e com o coração fechado para o amor, enquanto Marcela é frágil, e preocupada com que os outros vão pensar de suas escolhas. Depois que sua parceira vai embora, Marcela não vê mais sentido na vida e por isso tenta se suicidar.

Com o passar do tempo, Marcela acaba reencontrando o amor ao lado de Flávio e iniciando uma relação feliz e duradoura. Tirando o fato de sua sogra querer a qualquer custo encontrar um jeito de revelar seu passado e acabar de vez com seu casamento.

A história gira em torno do medo que Marcela sente ao imaginar que Flávio possa descobrir que no passado foi homossexual, pois teme ser julgada por ele. No início fez até algumas tentativas de contar a verdade, mas como não conseguiu, deixou Flávio acreditar que sua atitude foi por causa de um namorado insensível.

Amante de livros 05/04/2020

A VERDADE SEMPRE TEM PERNA CURTA
... Mais cedo ou mais tarde, o universo desvenda segredos e ilusões, porque a verdade é o estado natural de todas as coisas. DE FRENTE COM A VERDADE.

Foi a primeira vez que li um livro, como posso dizer, espírita! Sinceramente, gostei do livro! No começo achei estranho, porque pra mim, ficava repetindo várias vezes as coisas do passado (as mentiras) . Mas entendi o motivo, era pra mostrar que não conseguimos viver com a mentira, tentando ou não esconder, a mentira sempre estaria ali.

Super recomendo!

Lilian 22/12/2019

"DE FRENTE COM A VERDADE" Mônica de Castro por Leonel

Luciana e Marcela vivem um relacionamento homossexual numa cidadezinha do interior.

Luciana é de uma personalidade mais forte e decidida, parte para a cidade grande em busca de seus sonhos após o romance ser exposto à todos.
Com muita dificuldade, Luciana estuda e consegue um emprego, e então é a vez de Marcela ir ao seu encontro.
Num período de 8 anos às duas constroem uma vida na capital esquecendo do preconceito dos familiares e vizinhos onde moravam. Agora, Luciana é dentista e dona de um consultório, Marcela é professora concursada numa escola de ensino regular. Com a sensação de vazio e a falta de vontade de Marcela de ir mais além na vida e sua insegurança fazem com que Luciana termine a relação e vá embora.
Perdida e sem saber o que fazer sem Luciana ao qual acredita amar com todas as forças, Marcela tenta o suicídio tomando várias medicações, mas a vida interpôs a seu favor e Marcela é socorrida junto a carta de despedida a seu grande amor sem revelar o nome de uma mulher.
Marcela é salva pelo médico Flávio e o destino lhe prega uma bela peça.
Flávio se encanta por Marcela e os dois acabam se envolvendo e agora o medo de Marcela é que Flávio descubra seu passado homossexual e a abandone.
E ainda tem a mãe de Flávio armando ciladas sordidas contra Marcela, ela pensa que pode controlar a vida e escolhas do filho, sem entender que cada um é responsável por escrever a própria história.

A dependência com que Marcela tem pelo outro é tão forte que para encobrir seu passado se joga num emaranhado de rede de mentiras sem fim, mas mentiras não nos levam a lugar nenhum e a vida sempre nos posiciona a ficar DE FRENTE COM A VERDADE !

JuBarbosa 17/06/2019

Sabe aquele livro que você simplesmente não consegue parar de ler? Que te prende de tal forma que você não consegue esperar para saber mais, conhecer mais, aprender mais? Então... Esse é O livro.
É um romance, espírita, com uns toques sutis de suspense. Os personagens são cativantes, a história individual de cada um é super interessante, a literatura é tranquila e fácil, simplesmente o livro flui e aguça sua curiosidade de tal forma que é impossível parar de ler... Mas o que mais me conquistou foi o aprendizado. Foi tanto que me sinto uma pessoa diferente... Parece até um romance de auto ajuda espiritual de tanto que me tocou.
Eu simplesmente amei e mais do que indico, acho que todos deveriam Lê-lo.

LeonardoGS89 12/03/2019

Muito bom, amei!
Um romance espírita com ritmo dinâmico e uma leitura rápida, a história é envolvente, repleta de ação, com alguns conceitos doutrinários e temática comportamental, trata de diversos assuntos como homossexualidade no final dos anos 60, estupro, vontade de viver, superação, amor, traição, medo, reencarnação, amizade verdadeira e preconceito.

Trecho:
-Você gosta de mulheres porque sempre gostou, isso está impregnado em sua alma. Continua com essa preferência porque isso não influi nos seus projetos de crescimento. Tanto faz que você goste de fazer sexo com homens ou mulheres. Sua necessidade é de valorização dos ensinamentos morais, de amor e respeito ao seu semelhante.
-E eu não poderia conseguir isso reencarnando como homem?
-Se você tivesse vindo homem, estaria usando as mulheres, talvez não da mesma
forma, porque os tempos hoje são outros, mas continuaria não tendo respeito por elas, julgando-as seres inferiores e servis. Talvez você se casasse, e sua esposa seria praticamente uma escrava, sem vontade ou direitos. Se tivesse filhas, não permitiria que elas estudassem nem que vivessem suas próprias vidas, mas as criaria para o lar e para servir a seus maridos. Se possuísse empregadas a seu serviço, iria discriminá-las e tratá-las como subalternas, pagando-lhes salários menores e dando-lhes cargos inferiores aos dos homens. Foi para isso que você veio mulher: para ter essa compreensão de que homens e mulheres são iguais em importância no mundo, e o papel que cabe à mulher na sociedade não a torna incapaz de exercer as suas próprias escolhas nem de dar vazão à inteligência e à liberdade de seguir o destino que eleger. Uma mulher pode ser carinhosa e mãe, ao mesmo tempo em que está apta a estudar e seguir a carreira que quiser.

Mimi9 27/11/2018

Mais um livro de Mônica de Castro que aborda o preconceito e as consequências para a vida fisica e espiritual. Traz como sempre belas mensagens e valiosas lições.