De Frente com a Verdade

De Frente com a Verdade Mônica de Castro

Resenhas - De Frente com a Verdade

EstantedaMarru 30/08/2016

my book favorit
Eu adorei como a historia se desenrola, ela nos mostra que nao conseguimos esconder a verdade por muito tempo, Uma hora ou outra temos que encarar a verdade e seguir em frente, esse livro e magnifico, so gostaria de uma continuacao.

agnusday 13/05/2016

de frente com a verdade
nos mostra lado diferente da homossexualidade ,os espiritismo e também amor sincero independe da classe social nos assuntos importantes como amizade verdadeira e mudamos nosso interior de alguma forma...

Priscilla.Campos 23/04/2016

Sobre De Frente com a Verdade
Acho esse livros incrível. Ele trás ensinamentos riquíssimos, demonstra que o amor pode nos elevar como também m nos destruir, mas isso depende da pessoa e de como ela enxerga a vida. Nos dando a oportunidade do conhecimento espiritual e percepção de que muitas coisas que nos ocorrem são consequências de nossa vida anterior.

Particularmente adoro esse livro.

Nena 05/02/2016

Realmente e de frente com a verdade.... Chega uma hora nas nossas vidas que não da pra fugir ou fingir nada

ManoelNeto 27/09/2015

Segundo livro de Mônica de Castro.
Não consigo notar erros/ ou algumas confusões na obra em sua parte estética. Sempre me emociono com as Histórias narradas pelos Espíritos com finalidade de aprendizado, sejam-as para confortar a perca de um ente, ou para quebrar o preconceitos como essa Obra magnifica. Este é o segundo livro de Mônica de Castro que chega as minhas mãos e o devorei em largos dias, decorrentes de contratempos, e atividades corriqueiras, mas admito em suas últimas páginas pensei em não dormir(srs).
O enredo é claro e deixa o leitor a par de todos os personagens e seus respectivos gênios, características. Sem plágio algum a sinopse que descreve em perfeitas palavras a história, começo finalmente algumas descrições do que foi ler essa obra magnífica.
A história trata em seu inicio o relacionamento homossexual entre duas mulher, que começam em Campos, uma cidade do interior, dentro desse espaço nos é exposto o preconceito que ambas sofrem no interior até a migração para a cidade grande, onde continua-se a história, primeiro viaja Luciana após atingir a maior idade, forte, esperta e dona de suas vontades sai de casa em busca de uma vida melhor e de novos horizontes, consegue estudar e logo depois, é a vez de Marcela ir. As duas constroem uma vida em cerca de oito anos, Luciana agora Dentista com próprio consultório ao qual consegue montar junto com uma amiga chamada Maisa com muito esforço, e Marcela professora concursada em uma escola regular. Com a monotonia dos dias e a falta de vontade de crescer e sua tola insegurança em relação a tudo Marcela é deixada para traz, por Luciana que sempre a impulsionou em todas as escolhas e já estava cansada de tanto "paradismo". Marcela pensa que não sobrevive sem até então seu Grande amor, Luciana, e tenta o suicido, por sorte foi socorrida e no hospital conhece Flávio, medico que fez o pronto atendimento, e surge uma nova ponta, faísca de vida. Marcela e Flávio se apaixonam perdidamente a contra gosto de sua Mãe, Dolores, um a ricaça ligada a valores da sociedade e aos seus níveis. Dolores declara guerra ao saber que um escolhida para seria "MULHER IDEAL" para o seu filho a pede ajuda para reconquistar Flávio, Dolores não perde tempo e com ajuda de sua cúmplice Ariane encontra uma aliada para destilar seu veneno. Por outro lado Luciana muda-se para a casa de Maisa, e não pensa no momento em se relacionar com mais ninguém, ela soube do ocorrido com Marcela, mas não teve coragem de ir visita-la. Maisa estava em seus ultimos preparativos para o casamento e questionou a Luciana se poderia convidar Marcela e seu namorado, para o casamento. Luciana não se impôs, e assim Maisa o fez. O trabalho estava aumentando e Maisa e Luciana não estavam conseguindo realizar todo o trabalho com os pacientes, ligações, pagamentos, e decidiram contratar uma secretaria. No primeiro momento tiveram dificuldade porque não podiam pagar muito caro pelos serviços, e o país estava passando por uma crise o que dificultou, apos alguns dias de busca encontram uma moça chamda Cecilia, na verdade Luciana, se encantou desde o primeiro momento, Maisa a alertou sobre a ganancia e o interesse que Cecilia demostrara, mas Luciana argumentou até que ambas ligaram e fecharam com Cecilia. O dia do casamento chegou e Marcela estava esperando Flávio chegar para irem a Recepção, ela precisava encontrar Luciana para entender o que sentiria ao vê-la e o que sentia realmente por Flávio. Marcela encontrou Luciana que fez questão de se apresentar ao namorado da ex amante, e foi convida a sentar-se na mesa, em outro momento Marcela disse que iria ao toalete e chamou Luciana, alertando-a que não amava mais ela, o que acalmou Luciana, as duas se abraçaram e viram que podiam ser amigas, o relacionamento tivera acabado, mas o que as duas tinham passado não. Eram almas a fim, Irmãs. Marcela pediu que Luciana não contasse a ninguém sobre seu envolvimento com ela, Luciana concordou com contra gosto, desde o dia que conhecerá Flávio não tivera coragem de lhe contar sobre o motivo real de sua tentativa de suicídio, ele também não cobrara, aparentemente era um homem moderno sem preconceitos e atribuirá aquele ato infeliz a algum ex namorado. Marcela agora vivia a intensidade de guardar e ser refém de um próprio segredo. Luciana carente envolve-se com Cecilia a recepcionista, uma oportunista que nos primórdios do envolvimento jurou não querer relacionamento sério. Dolores, trama com sua aliada Ariane a aproximação da mesma com Marcela, orientou Ariane a descobrir alo que a incriminasse a nora, para isso Ariane precisava inventar um história e mudar de nome. Luciana envolvida com Cecilia lhe enchendo de presentes não imaginava que a mesma tinha um namorado chamado Gilberto, e que para Cecilia Luciana era apenas uma máquina de dinheiro, de arrancar dinheiro. Ariane se aproxima de Marcela com um nome falso de Adriana, mas não consegue sondar nada para sogra apenas um nome: Luciana que era uma amiga que vivera com Marcela durante oito anos, desde que chegaram do interior. Dolores intuída por inimigos do passado de Marcela acredita que Luciana e Marcela tenham se prostituído, ou usado drogas. Adriana tem problemas em casa com a separação dos pais Nelson e Anita, e encontra em Marcela uma amiga, e afeiçoa-se a sua pessoa. Encontra nela uma irmã/amiga que nunca tivera encontrado em sua sociedade, e finalmente se Afeiçoa a Marcela. Para o terror de Dolores. Luciana cansada de tantas cobranças de Cecilia esta cada vez ,mais defasada com esse quase relacionamento. Cecilia descobre o relacionamento de Marcela com Luciana e atribuí a mudança da amante e sua oscilação de humor a uma visita de Marcela a Luciana, o que irrita Luciana. Em outro momento em uma ligação a Luciana, Cecilia esculta luciana falando sobre a importância de Marcela em sua vida e de a mesma dizer que a Cecilia não é tão importante quanto ela. Cecilia se enfurece e com medo de perder as regalias e os luxos que Luciana inconscientemente dava a ela e seu namorado Gilberto. Luciana finalmente cansada acaba seu envolvimento com Cecilia. Cecilia rasteja em um momento de puro fingimento a Luciana na clinica, o que causa repulsa segunda, e demite. Não satisfeita Cecilia pretende-se vingar de Luciana e arma uma emboscada e chama seu namorado. Batem a porta de Luciana, que esta ao telefone prestes a contar a novidade a Maisa sobre o fim do relacionamento e a demissão, ao atender a porta Luciana sofre alguns golpes e é estuprada, ao final Cecilia a esfaqueia. Maisa esculta alguns gritos e vai a casa de Marcela com seu esposo, Breno e levam a amiga entre a vida e morte ao hospital, Maisa suspeita de Cecilia após saber dos fatos pelo telefone e ter escultado sua voz enquanto o fone ficou ao lado do sofá da casa de Luciana enquanto ela atendia a porta. Mas nada foi constatado até o momento para que fizesse Cecilia presa. Luciana em coma entende através da elucidação de um espirito chamado Rani, que muito se afeiçoava a Luciane desde vidas passadas, que tudo o que se passava era reflexo de vidas passadas, e que Luciana precisava ter força para melhorar. Maisa avisa a Marcela sobre a crueldade com sua amiga, o que a deixa apreensiva e faz ir ao hospital de imediato, com a ajuda e influencia de flavio luciana entra na uti e sente a situação da amiga. Exausta de mentiras em um momento Marcela desabafa com sua amiga Adriana(ariane), e conta sobre seu envolvimento com Luciana no passado, o que a chocou, mas ela entendeu e até foi fazer uma visita a Luciana com Marcela. Finalmente Ariane estava decida a não contar nada do que ouvira a Dolores, e torcia pela felicidade de Marcela e Flávio. Dolores descobre que a amiga de Marcela Luciana esta no hospital porque fora vitima de uma violência, e precisava descobrir porque ela estava nessa situação, buscou a ajuda de Nelson pai de Ariane e seu ex-amante que estava na bera da miséria e logo atendeu a seu pedido descobrindo o nome e suposta causa da violência. Não foi difícil e Dolores já estava na cadeia prometendo defesa a Cecilia para que ela contasse algo sobre Luciana, Cecilia contou tudo a Dolores, o que a deixou estarrecida. Procurou Marcela e a ofereceu dinheiro para que ela saísse da vida do filho, ou contaria a ele sobre seu relacionamento com Luciana no passado. Marcela temerosa de perder Flávio, tenta suicídio novamente. Após a conversa Dolores conta a Ariane o que aconteceu, e Ariane diz que não se interessa mas por Flávio e sai em disparate a casa de Marcela, após não obter resultados com a campainha e os gritos, Ariane liga para o consultório de Flávio e pede para que ele va para casa de Marcela com urgência, o médico reluta, por achar que é alguma trama de Ariane com sua mãe, mas decide ir. Ariane encontra a porta meio aberta e entra e ver marcela com os pulsos cortados e com a tentativa de um curativo, Ariane aconselha a Marcela a contar a verdade a Flávio, que esculta essa conversa, entra e desmascara Ariane dizendo seu nome e acusando-a de estar ali a mando de Dolores, o que deixou Marcela triste e decepcionada com a amiga Adriana. Flávio pressiona e Marcela conta-lhe a verdade, o que o faz recuar e sentir-se traido, dentro de seu coração estava mentira e o preconceito. Luciana retorna do coma. Ariane fica sabendo através de dolores que Flávio tivera acabado o relacionamento, tenta ligar para marcela que recusa sua ligação e encontra em Luciana a oportunidade de Salvar Marcela de outra tentativa de suicídio. Luciana consegue que Marela não se mate,l e mostra-lhe pontos bons da vida. Flávio perdoa Marcela os dois se casam. No casamento Dolores é desmascara por seu ex marido, e entra em profunda depressão. Depois de juntar os fatos Marcela e Flávio perdoam Ariane. Cecilia tem um filho e morre no parto deixando a Luciana a guarda de seu filho, e a oportunidade de evoir com os erros do passado e aprendizado do futuro.
História Magnificaaaaaaaaaaaaaaa!
Tainã Almeida 18/04/2016minha estante
ahahah mto bom , nem vou ler o livro ja que vc descreveu a historia toda !! pareçe legal

Rachel 03/09/2014

Decepção
O tema é ótimo e a trama também, mas o desenrolar não foi bem executado. Fiquei com a impressão de que foi escrito às pressas. Já li Greta e O preço de ser diferente de Monica e Lionel e são bem melhores que este.

Dayane 15/03/2014

trecho marcante do livro
Quando Luciana decide partir, depois de oito anos de união com sua companheira, Marcela se desespera e sente-se incapaz de seguir adiante sem sua amada; sem rumo, ela opta tragicamente pelo suicídio, mas neste contexto conhece Flávio e acaba se apaixonando por ele.

Gisely 27/09/2013

Resenha do livro: De frente com a verdade.
Recomendo este livro a todas as pessoas que apreciam a leitura de um bom livro. O livro de frente com a verdade além de ser um romance emocionante também é uma lição de vida a qual mostra que não devemos ter preconceito com ninguém seja por cor, raça, sexualidade e etc. Afinal somos todos iguais e não devemos excluir as pessoas porque são diferentes. Enfim, vocês leitores tem a minha palavra que este livro é um livro excelente.

Leandro | @obibliofilo_ 18/05/2013

"De Frente com a Verdade" foi o terceiro livro da autora Mônica de Castro que eu tive a oportunidade de ler. Inicialmente, o que mais me deixou interessado e até curioso foi a sinopse, que prometia uma história interessante e até diferente. Como esperado, eu concluí a leitura satisfeito, apesar de a história ter sido um pouco previsível.

[SINOPSE] Quando Luciana se foi, Marcela pensou que seria o fim de sua vida. O desequilíbrio a levou a adotar medidas extremas. Frustrado o suicídio, encontrou no médico que a salvou uma nova razão para viver. Temendo o preconceito, Marcela esconde do jovem namorado a avassaladora paixão do passado. A partir daí, intrinca-se no livro De Frente com a Verdade uma rede de omissões e subterfúgios para tentar conter a verdade, vendo em Luciana a arma com que o inimigo tramará sua derrota. O passado, contudo, não pode ser apagado, e as experiências nele vividas ficam arraigadas na alma. Mais cedo ou mais tarde o universo desvenda segredos e ilusões, porque a verdade é o estado natural de todas as coisas. Presa ainda aos desenganos do mundo, Marcela não compreende a obra da natureza, que incessantemente trabalha para restabelecer o seu curso. Por mais que tente fugir ou se esconder, os rumos que a vida percorre chegam sempre ao mesmo ponto, onde ela se encontrará, inevitavelmente, de frente com a verdade, fazendo da leitura do livro De Frente com a Verdade uma incitante aventura.

Inesperadamente, Luciana deixa Marcela. Ambas eram namoradas e viviam bem há muitos anos. Marcela não sabe como viverá sem a presença da sua amada, ao seu lado, todos os dias, como sempre foi. Sem saber o que fazer ou até mesmo, sem saber como prosseguir, ela toma a atitude mais desesperadora: tenta se matar.

Ao acordar — ainda triste pelo o último acontecimento — em um hospital, Marcela conhece o médico encarregado de cuidar dela. O tal médico chama-se Flávio. Imediatamente, ao vê-la, Flávio se apaixona por ela. Sim, o tal amor à primeira vista.

Aos poucos, ambos vão se conhecendo melhor e um relacionamento mais intenso começa a surgir entre eles. No entanto, Marcela teme que não só ele, mas como toda a sua família descubra sobre seu passado e envolvimento com Luciana.

Quando se trata de Luciana, tudo é muito diferente. Bem resolvida sobre a sua sexualidade, é independente e sabe o que quer. Após um tempo, ela começa a se envolver com outra mulher e sua vida muda totalmente, pois grandes problemas surgem inesperadamente e grandes surpresas a aguardam.

"— É por isso que temos consciência: para que ela nos alerte sobre o que fizemos de bom ou mau, de certo ou errado, mas para que possamos consertar e evoluir. Não é para nos castigar nem para nos infligir punições.
— Mas e o remorso?
— O remorso é muito bom, porque é através dele que reconhecemos o mal que fizemos. Mas não encare o mal como essa coisa terrível e condenável. O mal é parte do crescimento humano, porque é através dele que aprendemos o valor do bem. E, mais cedo ou mais tarde, todo mundo aprende."

Pág.: 205

Esse romance espírita foi o mais diferente que li, até então. Não pelo fato de aborda o homossexualismo como foco principal. Não. O que o diferencia entre outros livros do gênero, é que a forma como a espiritualidade é abordada na história é mais leve, objetiva e até coerente. Alguns conceitos explicados na história, ao compreendê-los, percebi que fazem sentido.

Geralmente, as personagens dos livros espíritas transmitem para mim uma sensação palpável. São pessoas comuns, como eu, você e tantos outros, com qualidades e defeitos, que erram e acertam. Neste livro não foi diferente, apesar de que alguns acontecimentos e atitudes das mesmas me pareceram muito surreais dadas às circunstâncias do momento em que aconteceram.

O enredo foi bem construído, entretanto previsível. Em determinados livros, se a história se tornar previsível, a previsibilidade pode atrapalhar a leitura e até o envolvimento com a mesma. Esse foi um dos pontos negativos que me incomodou. Acredito que poderia ter sido evitado, sem distorcer ou prejudicar a história.

Concluindo, é um bom livro. Apesar de haver alguns pontos negativos, no geral, é uma boa história e que poderá agradar muitos leitores. Com uma narrativa agradável, a leitura fluiu de forma satisfatória. Gostei como a história foi concluída e do rumo de algumas personagens. Enfim, se a sinopse já convenceu você, isso já é suficiente para saber que provavelmente você gostará.

Recomendo!

Luquinhas 30/04/2013

Espetacular
Conta a historia de Marcela e Luciana um casal de lésbicas que vivem no rio de janeiro.Após ter sido abandonada pela namorada tenta se matar;depois de um suicidio frustrado Marcela conhece Flávio um jovem médico rico de família rica que se apaixona perdidamente por ela e ela também por ele.Más a mãe do rapaz Dolores uma mulher de alta sociedade faz de tudo para acabar com a felicidade do casal junto com a ex namorada de Flávio a futil Ariane.
Um livro muito bom fala que o amor pode romper qualquer preconceito

Ely Varella - terapias que iluminam 27/03/2013

Eu sempre digo que esses romances espíritas são a minha sessão da tarde. Mas esse deixou a desejar. Um enredo muito fraco e pouco ensinamento sobre o plano espiritual - aliás esses romances estão deixando muito de lado o fundamental: passar um conhecimento espírita.
A pp autora tem melhores.

Ana 11/06/2012

Marcela não se conforma. Como ela vai viver agora sem Luciana? Luciana é o amor de sua vida e agora ela foi embora, deixou Marcela para trás depois de tantos anos vivendo juntas. Não, Marcela não sabe viver sem seu amor e então tenta se matar. Acorda, triste, no hospital. Quem cuida dela é o Dr. Flávio, que se apaixona por ela, assim, à primeira vista.

Marcela, aos poucos, vai se envolvendo com Flávio e fica cada vez mais apavorada que ele e sua família rica descubram sobre seu passado e sobre seu relacionamento com Luciana.

Luciana, por sua vez, é bem resolvida sobre sua sexualidade, e não deve nada a ninguém.

continua em: http://migre.me/9rEKa

Brilho 18/04/2012

De Frente com a verdade
Um romance espírita que trata de assuntos muito polêmicos como homossexualismo, estupro, vontade de viver, superação, amor, traição, medo, reencarnação, amizade verdadeira e preconceito.
O livro tem ritmo dinâmico e de rápida leitura, realmente um livro que retrata assuntos do cotidiano atual.
Como protagonistas duas mulheres que viveram juntas por 8 anos, enquanto Luciana é uma mulher forte, decidida mas de coração fechado para o amor e Flávia uma mulher frágil, delicada, submissa e que enfrentará diversos obstáculos sempre tendo somente a preocupação com o que os outros vão pensar de suas escolhas e do que faz de sua vida.
Uma história forte que ainda mostra o quanto ainda em pleno século XXI existe ainda grande preconceito entre os seres humanos.
O livro conta com boa diagramação, capa caprichada, páginas amarelas o que facilita a leitura.
A autora consegue tocar os leitores a pensarem e também se colacarem em muitas situações que trata no livro.

dilelina 08/01/2012

Regular...
Pouco se falou sobre espiritismo, visto que é um livro espirita.
Mas interessante, pois aborda vários assuntos, como o homossexualismo, o preconceito da sociedade, estupro....
Achei muito repetitiva a frase: "Olha não tenho nada a ver com a sua vida, mas...."
O tempo inteiro ninguém tinha nada a ver com a vida dos outros mas mesmo assim tinha um pitaco hehehehe