De Frente com a Verdade

De Frente com a Verdade Mônica de Castro

Resenhas - De Frente com a Verdade

Cida Zientarski 19/03/2024

De Frente com a Verdade (+16)
- Mentiras
- Conflitos
- Ilusões
- Espiritualidade
- Amizade
- Relacionamentos

Neste intricado enredo de mentiras, paixões e aprendizados, o amor verdadeiro está acima de qualquer preconceito. Ao questionar os limiares do moralismo, da liberdade e da sexualidade, este belo romance nos leva a refletir profundamente sobre as crenças limitantes e os preconceitos arraigados em cada um de nós.

Convido vocês a se emocionarem com a história de Marcela, uma jovem que em desespero tenta se matar após ser abandonada por Luciana, sua namorada. Socorrida a tempo, ela é levada ao hospital e conhece Flávio, um jovem médico que se apaixona perdidamente por ela. Marcela tenta esconder seu passado e o real motivo pelo qual teve ímpetos de romper com a vida. No entanto, a verdade encoberta não lhe dá tréguas.

Quatro dias de leitura, história maravilhosa, coisas de um cotidiano tão atual, relatos para refletir, o quão pequenos somos diante da sabedoria divina, o quão temos para trilhar o caminho da evolução e expansão da consciência, onde dinheiro e status social são importantes sim, mas não é TUDO.

O amor sim é essencial e fundamental, dele germina, brota, cresce floresce, multiplica e dá frutos para tudo o que se faz necessário para uma vida equilibrada. Conheçam a história de Luciana e Marcela e aprendam que a vida não compactua com a mentira e, no final, a verdade sempre prevalece.

Temos que acreditar no poder da fé, do autoconhecimento e do amor, pois são caminhos seguros para a transformação do Ser. Eu e a autora acreditamos que nós podemos trabalhar pelo aperfeiçoamento moral da humanidade para construir um mundo melhor.

"Ninguém apaga o passado. Precisamos aceitá-lo como ele foi, porque não podemos mais modificá-lo. É com as experiências do passado que precisamos viver no presente e construir o futuro."

"Amor é algo que vem do coração, não do corpo. Se a aparência física é tudo o que importa, então, não há amor."

"Precisava tomar uma atitude. Não pelo marido nem pelos filhos, mas por ela mesma. O único problema é que ainda não se resolvera. Faltavam-lhe ânimo e coragem. Na mente, a ideia era excelente, mas colocá-la em prática exigiria um pouco mais de esforço. Precisava de um estímulo, um incentivo, mas não tinha nada."

"Não se case sem amor, Ariane."

"Não force um casamento sem amor, Ariane. Vai estragar a sua vida."

"De que valia tanta beleza exterior, se por dentro só o que se via era uma alma turva?"

"Se ele a ama de verdade, vai aceitar. Afinal, você não fez nada de sujo nem de errado."

"Ela sempre achara que a vida ou a morte eram estados de poder, e esse poder estava nas mãos de Deus. E estava. Deus era soberano em todas as coisas, mas deixava a seus filhos o livre-arbítrio para direcionar as suas vidas."

"Não perca o amor da sua vida por preconceito ou insegurança."

"O mundo, infelizmente, é cheio de preconceitos e falsidades, mas isso ainda há de mudar um dia. Esse dia ainda não chegou, e acho que não cabe a você fazer o papel de transformadora. Não sozinha nem nesse momento. Vai se expor sem necessidade, atrair a atenção das pessoas que podem atirar sobre você energias ruins. Para que isso? O importante é que você sabe quem é e conhece o seu valor. Deixe que os outros fiquem com o seu preconceito e a sua hipocrisia, porque nós, que já ultrapassamos esse estágio, podemos nos preocupar com coisas mais úteis."

"Não se constrói um relacionamento em cima de uma mentira."

Brilho 18/04/2012

De Frente com a verdade
Um romance espírita que trata de assuntos muito polêmicos como homossexualismo, estupro, vontade de viver, superação, amor, traição, medo, reencarnação, amizade verdadeira e preconceito.
O livro tem ritmo dinâmico e de rápida leitura, realmente um livro que retrata assuntos do cotidiano atual.
Como protagonistas duas mulheres que viveram juntas por 8 anos, enquanto Luciana é uma mulher forte, decidida mas de coração fechado para o amor e Flávia uma mulher frágil, delicada, submissa e que enfrentará diversos obstáculos sempre tendo somente a preocupação com o que os outros vão pensar de suas escolhas e do que faz de sua vida.
Uma história forte que ainda mostra o quanto ainda em pleno século XXI existe ainda grande preconceito entre os seres humanos.
O livro conta com boa diagramação, capa caprichada, páginas amarelas o que facilita a leitura.
A autora consegue tocar os leitores a pensarem e também se colacarem em muitas situações que trata no livro.

Helena201 07/02/2023

Um livro com muitos ensinamentos...
Eu nunca fiz a resenha de um livro espírita, então não sei bem como começar..

Bem, já havia lido outro livro da autora (Jurema das matas) que foi um divisor de águas em minha vida, sendo assim, estava muito curiosa em conhecer mais obras.

Achei uma pena que o tema de espiritualidade só aparecesse por volta de 50% da história. Quando isso aconteceu, o enredo cresceu p/ mim e tudo foi ficando mais interessante e fazendo mais sentido.

Gostei muito das "explicações" sobre homossexualidade e de entender as relações espirituais de outras vidas dos personagens.

Esse é mais um livro que me faz entender mais conceitos sobre a religião. Já ansiosa para conhecer mais obras da autora. Amei!!!

ManoelNeto 27/09/2015

Segundo livro de Mônica de Castro.
Não consigo notar erros/ ou algumas confusões na obra em sua parte estética. Sempre me emociono com as Histórias narradas pelos Espíritos com finalidade de aprendizado, sejam-as para confortar a perca de um ente, ou para quebrar o preconceitos como essa Obra magnifica. Este é o segundo livro de Mônica de Castro que chega as minhas mãos e o devorei em largos dias, decorrentes de contratempos, e atividades corriqueiras, mas admito em suas últimas páginas pensei em não dormir(srs).
O enredo é claro e deixa o leitor a par de todos os personagens e seus respectivos gênios, características. Sem plágio algum a sinopse que descreve em perfeitas palavras a história, começo finalmente algumas descrições do que foi ler essa obra magnífica.
A história trata em seu inicio o relacionamento homossexual entre duas mulher, que começam em Campos, uma cidade do interior, dentro desse espaço nos é exposto o preconceito que ambas sofrem no interior até a migração para a cidade grande, onde continua-se a história, primeiro viaja Luciana após atingir a maior idade, forte, esperta e dona de suas vontades sai de casa em busca de uma vida melhor e de novos horizontes, consegue estudar e logo depois, é a vez de Marcela ir. As duas constroem uma vida em cerca de oito anos, Luciana agora Dentista com próprio consultório ao qual consegue montar junto com uma amiga chamada Maisa com muito esforço, e Marcela professora concursada em uma escola regular. Com a monotonia dos dias e a falta de vontade de crescer e sua tola insegurança em relação a tudo Marcela é deixada para traz, por Luciana que sempre a impulsionou em todas as escolhas e já estava cansada de tanto "paradismo". Marcela pensa que não sobrevive sem até então seu Grande amor, Luciana, e tenta o suicido, por sorte foi socorrida e no hospital conhece Flávio, medico que fez o pronto atendimento, e surge uma nova ponta, faísca de vida. Marcela e Flávio se apaixonam perdidamente a contra gosto de sua Mãe, Dolores, um a ricaça ligada a valores da sociedade e aos seus níveis. Dolores declara guerra ao saber que um escolhida para seria "MULHER IDEAL" para o seu filho a pede ajuda para reconquistar Flávio, Dolores não perde tempo e com ajuda de sua cúmplice Ariane encontra uma aliada para destilar seu veneno. Por outro lado Luciana muda-se para a casa de Maisa, e não pensa no momento em se relacionar com mais ninguém, ela soube do ocorrido com Marcela, mas não teve coragem de ir visita-la. Maisa estava em seus ultimos preparativos para o casamento e questionou a Luciana se poderia convidar Marcela e seu namorado, para o casamento. Luciana não se impôs, e assim Maisa o fez. O trabalho estava aumentando e Maisa e Luciana não estavam conseguindo realizar todo o trabalho com os pacientes, ligações, pagamentos, e decidiram contratar uma secretaria. No primeiro momento tiveram dificuldade porque não podiam pagar muito caro pelos serviços, e o país estava passando por uma crise o que dificultou, apos alguns dias de busca encontram uma moça chamda Cecilia, na verdade Luciana, se encantou desde o primeiro momento, Maisa a alertou sobre a ganancia e o interesse que Cecilia demostrara, mas Luciana argumentou até que ambas ligaram e fecharam com Cecilia. O dia do casamento chegou e Marcela estava esperando Flávio chegar para irem a Recepção, ela precisava encontrar Luciana para entender o que sentiria ao vê-la e o que sentia realmente por Flávio. Marcela encontrou Luciana que fez questão de se apresentar ao namorado da ex amante, e foi convida a sentar-se na mesa, em outro momento Marcela disse que iria ao toalete e chamou Luciana, alertando-a que não amava mais ela, o que acalmou Luciana, as duas se abraçaram e viram que podiam ser amigas, o relacionamento tivera acabado, mas o que as duas tinham passado não. Eram almas a fim, Irmãs. Marcela pediu que Luciana não contasse a ninguém sobre seu envolvimento com ela, Luciana concordou com contra gosto, desde o dia que conhecerá Flávio não tivera coragem de lhe contar sobre o motivo real de sua tentativa de suicídio, ele também não cobrara, aparentemente era um homem moderno sem preconceitos e atribuirá aquele ato infeliz a algum ex namorado. Marcela agora vivia a intensidade de guardar e ser refém de um próprio segredo. Luciana carente envolve-se com Cecilia a recepcionista, uma oportunista que nos primórdios do envolvimento jurou não querer relacionamento sério. Dolores, trama com sua aliada Ariane a aproximação da mesma com Marcela, orientou Ariane a descobrir alo que a incriminasse a nora, para isso Ariane precisava inventar um história e mudar de nome. Luciana envolvida com Cecilia lhe enchendo de presentes não imaginava que a mesma tinha um namorado chamado Gilberto, e que para Cecilia Luciana era apenas uma máquina de dinheiro, de arrancar dinheiro. Ariane se aproxima de Marcela com um nome falso de Adriana, mas não consegue sondar nada para sogra apenas um nome: Luciana que era uma amiga que vivera com Marcela durante oito anos, desde que chegaram do interior. Dolores intuída por inimigos do passado de Marcela acredita que Luciana e Marcela tenham se prostituído, ou usado drogas. Adriana tem problemas em casa com a separação dos pais Nelson e Anita, e encontra em Marcela uma amiga, e afeiçoa-se a sua pessoa. Encontra nela uma irmã/amiga que nunca tivera encontrado em sua sociedade, e finalmente se Afeiçoa a Marcela. Para o terror de Dolores. Luciana cansada de tantas cobranças de Cecilia esta cada vez ,mais defasada com esse quase relacionamento. Cecilia descobre o relacionamento de Marcela com Luciana e atribuí a mudança da amante e sua oscilação de humor a uma visita de Marcela a Luciana, o que irrita Luciana. Em outro momento em uma ligação a Luciana, Cecilia esculta luciana falando sobre a importância de Marcela em sua vida e de a mesma dizer que a Cecilia não é tão importante quanto ela. Cecilia se enfurece e com medo de perder as regalias e os luxos que Luciana inconscientemente dava a ela e seu namorado Gilberto. Luciana finalmente cansada acaba seu envolvimento com Cecilia. Cecilia rasteja em um momento de puro fingimento a Luciana na clinica, o que causa repulsa segunda, e demite. Não satisfeita Cecilia pretende-se vingar de Luciana e arma uma emboscada e chama seu namorado. Batem a porta de Luciana, que esta ao telefone prestes a contar a novidade a Maisa sobre o fim do relacionamento e a demissão, ao atender a porta Luciana sofre alguns golpes e é estuprada, ao final Cecilia a esfaqueia. Maisa esculta alguns gritos e vai a casa de Marcela com seu esposo, Breno e levam a amiga entre a vida e morte ao hospital, Maisa suspeita de Cecilia após saber dos fatos pelo telefone e ter escultado sua voz enquanto o fone ficou ao lado do sofá da casa de Luciana enquanto ela atendia a porta. Mas nada foi constatado até o momento para que fizesse Cecilia presa. Luciana em coma entende através da elucidação de um espirito chamado Rani, que muito se afeiçoava a Luciane desde vidas passadas, que tudo o que se passava era reflexo de vidas passadas, e que Luciana precisava ter força para melhorar. Maisa avisa a Marcela sobre a crueldade com sua amiga, o que a deixa apreensiva e faz ir ao hospital de imediato, com a ajuda e influencia de flavio luciana entra na uti e sente a situação da amiga. Exausta de mentiras em um momento Marcela desabafa com sua amiga Adriana(ariane), e conta sobre seu envolvimento com Luciana no passado, o que a chocou, mas ela entendeu e até foi fazer uma visita a Luciana com Marcela. Finalmente Ariane estava decida a não contar nada do que ouvira a Dolores, e torcia pela felicidade de Marcela e Flávio. Dolores descobre que a amiga de Marcela Luciana esta no hospital porque fora vitima de uma violência, e precisava descobrir porque ela estava nessa situação, buscou a ajuda de Nelson pai de Ariane e seu ex-amante que estava na bera da miséria e logo atendeu a seu pedido descobrindo o nome e suposta causa da violência. Não foi difícil e Dolores já estava na cadeia prometendo defesa a Cecilia para que ela contasse algo sobre Luciana, Cecilia contou tudo a Dolores, o que a deixou estarrecida. Procurou Marcela e a ofereceu dinheiro para que ela saísse da vida do filho, ou contaria a ele sobre seu relacionamento com Luciana no passado. Marcela temerosa de perder Flávio, tenta suicídio novamente. Após a conversa Dolores conta a Ariane o que aconteceu, e Ariane diz que não se interessa mas por Flávio e sai em disparate a casa de Marcela, após não obter resultados com a campainha e os gritos, Ariane liga para o consultório de Flávio e pede para que ele va para casa de Marcela com urgência, o médico reluta, por achar que é alguma trama de Ariane com sua mãe, mas decide ir. Ariane encontra a porta meio aberta e entra e ver marcela com os pulsos cortados e com a tentativa de um curativo, Ariane aconselha a Marcela a contar a verdade a Flávio, que esculta essa conversa, entra e desmascara Ariane dizendo seu nome e acusando-a de estar ali a mando de Dolores, o que deixou Marcela triste e decepcionada com a amiga Adriana. Flávio pressiona e Marcela conta-lhe a verdade, o que o faz recuar e sentir-se traido, dentro de seu coração estava mentira e o preconceito. Luciana retorna do coma. Ariane fica sabendo através de dolores que Flávio tivera acabado o relacionamento, tenta ligar para marcela que recusa sua ligação e encontra em Luciana a oportunidade de Salvar Marcela de outra tentativa de suicídio. Luciana consegue que Marela não se mate,l e mostra-lhe pontos bons da vida. Flávio perdoa Marcela os dois se casam. No casamento Dolores é desmascara por seu ex marido, e entra em profunda depressão. Depois de juntar os fatos Marcela e Flávio perdoam Ariane. Cecilia tem um filho e morre no parto deixando a Luciana a guarda de seu filho, e a oportunidade de evoir com os erros do passado e aprendizado do futuro.
História Magnificaaaaaaaaaaaaaaa!
Tainã Almeida 18/04/2016minha estante
ahahah mto bom , nem vou ler o livro ja que vc descreveu a historia toda !! pareçe legal

Luzinete 18/04/2011

Muito bom!
Livro muito bom! Traz assuntos intrigantes como o homossexualimo e o preconceito de uma forma geral sempre enfocando o lado espiritual da situação. Muito bom!!! Como todos da Monica!
Marlende 18/01/2013minha estante
Muito bom...recomendo, pois além do assunto ser tratado sobre uma outra ótica, tem um belo romance, muito envolvendo, pra mim me ajudou e muito...

May 29/09/2014minha estante
Uma história forte, que vale a pena conhecer, superação, que faz com as pessoas pensem e reflitam sobre tais atitudes e que todos tem direitos a serem felizes. Recomendo

Amante de livros 05/04/2020

A VERDADE SEMPRE TEM PERNA CURTA
... Mais cedo ou mais tarde, o universo desvenda segredos e ilusões, porque a verdade é o estado natural de todas as coisas. DE FRENTE COM A VERDADE.

Foi a primeira vez que li um livro, como posso dizer, espírita! Sinceramente, gostei do livro! No começo achei estranho, porque pra mim, ficava repetindo várias vezes as coisas do passado (as mentiras) . Mas entendi o motivo, era pra mostrar que não conseguimos viver com a mentira, tentando ou não esconder, a mentira sempre estaria ali.

Super recomendo!

dilelina 08/01/2012

Regular...
Pouco se falou sobre espiritismo, visto que é um livro espirita.
Mas interessante, pois aborda vários assuntos, como o homossexualismo, o preconceito da sociedade, estupro....
Achei muito repetitiva a frase: "Olha não tenho nada a ver com a sua vida, mas...."
O tempo inteiro ninguém tinha nada a ver com a vida dos outros mas mesmo assim tinha um pitaco hehehehe

Giulia4 08/09/2023

Mentira tem perna curta
Essa frase resume o livro todo kkkkk mas enfim, traz muitos ensinamentos interessantes e explicações por trás de temas que são considerados tabu como a homosexualidade. Um livro que traz muitas reflexões. Adorei a Ariane achei interessante ver a evolução dela durante a narrativa. A Marcela não me cativou muito parecia meio irreal uma pessoa assim. A história é meio arrastada mas no final vários acontecimentos tomam parte na narrativa e tornam tudo mais interessante. Por fim, um bom romance espírita.

Gisely 27/09/2013

Resenha do livro: De frente com a verdade.
Recomendo este livro a todas as pessoas que apreciam a leitura de um bom livro. O livro de frente com a verdade além de ser um romance emocionante também é uma lição de vida a qual mostra que não devemos ter preconceito com ninguém seja por cor, raça, sexualidade e etc. Afinal somos todos iguais e não devemos excluir as pessoas porque são diferentes. Enfim, vocês leitores tem a minha palavra que este livro é um livro excelente.

Rachel 03/09/2014

Decepção
O tema é ótimo e a trama também, mas o desenrolar não foi bem executado. Fiquei com a impressão de que foi escrito às pressas. Já li Greta e O preço de ser diferente de Monica e Lionel e são bem melhores que este.

Milena Cecília 17/05/2011

O livro traz assuntos verdadeiramente polemicos como homossexualidade e bissexualidade além de violência,estupro,etc;
Tem um ritmo dinâmico,uma linguagem muito boa também.
O que mais me agradou no livro foi mostrar como muitas pessoas têm medo e vergonha de si mesmas e de seus passados "sombrios" e no entanto embora se preocupem no que os outros vão pensar a respeito esquecem que o outro também possui uma tragetoria de vida com seus proprios medos e indecisões.
Sem duvidas vale a pena fazer essa leitura
Elziane 09/11/2012minha estante
O conteúdo do livro é bem esclarecedor, mas, nenhum romance espírita tem por objetivo instruir os leitores quanto às ?bases? da doutrina espírita, para isso, existem outros livros como: o evangelho segundo o espiritismo, o livro dos espíritos e o livro dos médiuns. O leitor que não tenha conhecimentos dos ensinamentos desses dois primeiros livros, dificilmente entenderá com facilidade um romance espírita.

Milena Cecília 09/11/2012minha estante
Não tive dificuldade em compreender o romance e nunca li nenhum livro de Kardec porém também acredito que romances mostram o espiritismo de uma forma lúdica,para compreender a doutrina é necessário de fato buscar suas bases.

Gabriel 26/09/2011

Romance
Romance espírita clássico.
História interessante, leitura fácil, conflitos cotidianos, porém com um tema foco sobre sexualidade.
Livro rápido.
Para quem gosta de romance espírita é uma ótima opção.

Ana 11/06/2012

Marcela não se conforma. Como ela vai viver agora sem Luciana? Luciana é o amor de sua vida e agora ela foi embora, deixou Marcela para trás depois de tantos anos vivendo juntas. Não, Marcela não sabe viver sem seu amor e então tenta se matar. Acorda, triste, no hospital. Quem cuida dela é o Dr. Flávio, que se apaixona por ela, assim, à primeira vista.

Marcela, aos poucos, vai se envolvendo com Flávio e fica cada vez mais apavorada que ele e sua família rica descubram sobre seu passado e sobre seu relacionamento com Luciana.

Luciana, por sua vez, é bem resolvida sobre sua sexualidade, e não deve nada a ninguém.

continua em: http://migre.me/9rEKa