De Frente com a Verdade

De Frente com a Verdade Mônica de Castro

Resenhas - De Frente com a Verdade

Jessica.Sousa 14/07/2021

De frente com a verdade
Uma linda história de superação, Marcela vence o medo e as provas impostas pela vida e se aceita do jeito que é, Flávio acaba com o preconceito de sua vida e consegue aceitar o grande amor da sua vida. Tantos outros personagens com ensinamentos tão bonitos, muitas vezes de superação ou de almas que ainda não estão tão evoluídas para aceitar certos acontecimentos e precisam caminhar um pouco mais para o caminho da evolução.

Bren 17/09/2021

Romance bissexual?? Temos!!
Marcela e Luciana, amigas de adolescência que em 1966 revelaram estarem juntas. O que na época era considerado um escândalo, pra elas significava o verdadeiro significado de amor. Mas logo após 8 anos juntas, Luciana decidiu terminar porque sentia que não havia mais aquele amor que sentiram 8 anos atrás, o amor que deu forças à elas pra superarem todos os preconceitos que a época poderia trazer. Luciana sempre foi decidia e até mesmo um pouco fria quando se trata de amor. Já Marcela, é sensível e preocupada com os outros. Quando Luciana diz que já não quer mais, Marcela perde o chão e sem saber como lidar com a rejeição de Luciana, tenta se matar. Mas a história realmente começa quando Marcela conhece Flávio, aquele que vem a se tornar seu parceiro. A mãe de Flávio não aceitando o relacionamento, tenta fazer de tudo pra que Flávio descubra a verdade sobre o passado de Marcela. Não posso dizer nada além disso, porque toda essa história já foi um baita de um spoiler KKKKKKKKKK

GiihZagatto 13/01/2023

De Frente com a Verdade
O título chama a atenção e a história é voltada a verdades sobre si que não podem ser evitas, pois "a mentira tem perna curta".

É um romance espírita que aborda a bissexualidade e muito do preconceito da sociedade e, não só, mas o preconceito é culpa que se firma dentro das pessoas que simplesmente são. Sobre a crítica a isso eu diria que é boa, mas ler repetidas vezes a homofobia foi um pouco cansativo para mim (apesar de ver no dia a dia).

Traz muitas reflexões interessantes sobre amor, perdão e amizade. Nem tudo me agradou e nem com tudo eu concordo, mas conforme a leitura vai sendo desenvolvida, alguns desconfortos podem trazer à tona a dúvida sobre ser algo que ressoa e, portanto, uma reflexão.

É um livro bom. Parece uma novela às vezes, mas é bom. Ficaram algumas pontas soltas e eu não direi que é excelente, mas é um bom contato.

Veridiana.Goncalve 02/02/2024

Boa leitura
No início parece que será uma leitura sem emoção, porém no decorrer a história surpreende com os entrelaçamentos das vidas dos personagens. Vale a leitura!

LeonardoGS89 12/03/2019

Muito bom, amei!
Um romance espírita com ritmo dinâmico e uma leitura rápida, a história é envolvente, repleta de ação, com alguns conceitos doutrinários e temática comportamental, trata de diversos assuntos como homossexualidade no final dos anos 60, estupro, vontade de viver, superação, amor, traição, medo, reencarnação, amizade verdadeira e preconceito.

Trecho:
-Você gosta de mulheres porque sempre gostou, isso está impregnado em sua alma. Continua com essa preferência porque isso não influi nos seus projetos de crescimento. Tanto faz que você goste de fazer sexo com homens ou mulheres. Sua necessidade é de valorização dos ensinamentos morais, de amor e respeito ao seu semelhante.
-E eu não poderia conseguir isso reencarnando como homem?
-Se você tivesse vindo homem, estaria usando as mulheres, talvez não da mesma
forma, porque os tempos hoje são outros, mas continuaria não tendo respeito por elas, julgando-as seres inferiores e servis. Talvez você se casasse, e sua esposa seria praticamente uma escrava, sem vontade ou direitos. Se tivesse filhas, não permitiria que elas estudassem nem que vivessem suas próprias vidas, mas as criaria para o lar e para servir a seus maridos. Se possuísse empregadas a seu serviço, iria discriminá-las e tratá-las como subalternas, pagando-lhes salários menores e dando-lhes cargos inferiores aos dos homens. Foi para isso que você veio mulher: para ter essa compreensão de que homens e mulheres são iguais em importância no mundo, e o papel que cabe à mulher na sociedade não a torna incapaz de exercer as suas próprias escolhas nem de dar vazão à inteligência e à liberdade de seguir o destino que eleger. Uma mulher pode ser carinhosa e mãe, ao mesmo tempo em que está apta a estudar e seguir a carreira que quiser.

Mimi9 27/11/2018

Mais um livro de Mônica de Castro que aborda o preconceito e as consequências para a vida fisica e espiritual. Traz como sempre belas mensagens e valiosas lições.

EstantedaMarru 30/08/2016

my book favorit
Eu adorei como a historia se desenrola, ela nos mostra que nao conseguimos esconder a verdade por muito tempo, Uma hora ou outra temos que encarar a verdade e seguir em frente, esse livro e magnifico, so gostaria de uma continuacao.

agnusday 13/05/2016

de frente com a verdade
nos mostra lado diferente da homossexualidade ,os espiritismo e também amor sincero independe da classe social nos assuntos importantes como amizade verdadeira e mudamos nosso interior de alguma forma...

Nena 05/02/2016

Realmente e de frente com a verdade.... Chega uma hora nas nossas vidas que não da pra fugir ou fingir nada

Dayane 15/03/2014

trecho marcante do livro
Quando Luciana decide partir, depois de oito anos de união com sua companheira, Marcela se desespera e sente-se incapaz de seguir adiante sem sua amada; sem rumo, ela opta tragicamente pelo suicídio, mas neste contexto conhece Flávio e acaba se apaixonando por ele.

Leandro | @obibliofilo_ 18/05/2013

"De Frente com a Verdade" foi o terceiro livro da autora Mônica de Castro que eu tive a oportunidade de ler. Inicialmente, o que mais me deixou interessado e até curioso foi a sinopse, que prometia uma história interessante e até diferente. Como esperado, eu concluí a leitura satisfeito, apesar de a história ter sido um pouco previsível.

[SINOPSE] Quando Luciana se foi, Marcela pensou que seria o fim de sua vida. O desequilíbrio a levou a adotar medidas extremas. Frustrado o suicídio, encontrou no médico que a salvou uma nova razão para viver. Temendo o preconceito, Marcela esconde do jovem namorado a avassaladora paixão do passado. A partir daí, intrinca-se no livro De Frente com a Verdade uma rede de omissões e subterfúgios para tentar conter a verdade, vendo em Luciana a arma com que o inimigo tramará sua derrota. O passado, contudo, não pode ser apagado, e as experiências nele vividas ficam arraigadas na alma. Mais cedo ou mais tarde o universo desvenda segredos e ilusões, porque a verdade é o estado natural de todas as coisas. Presa ainda aos desenganos do mundo, Marcela não compreende a obra da natureza, que incessantemente trabalha para restabelecer o seu curso. Por mais que tente fugir ou se esconder, os rumos que a vida percorre chegam sempre ao mesmo ponto, onde ela se encontrará, inevitavelmente, de frente com a verdade, fazendo da leitura do livro De Frente com a Verdade uma incitante aventura.

Inesperadamente, Luciana deixa Marcela. Ambas eram namoradas e viviam bem há muitos anos. Marcela não sabe como viverá sem a presença da sua amada, ao seu lado, todos os dias, como sempre foi. Sem saber o que fazer ou até mesmo, sem saber como prosseguir, ela toma a atitude mais desesperadora: tenta se matar.

Ao acordar — ainda triste pelo o último acontecimento — em um hospital, Marcela conhece o médico encarregado de cuidar dela. O tal médico chama-se Flávio. Imediatamente, ao vê-la, Flávio se apaixona por ela. Sim, o tal amor à primeira vista.

Aos poucos, ambos vão se conhecendo melhor e um relacionamento mais intenso começa a surgir entre eles. No entanto, Marcela teme que não só ele, mas como toda a sua família descubra sobre seu passado e envolvimento com Luciana.

Quando se trata de Luciana, tudo é muito diferente. Bem resolvida sobre a sua sexualidade, é independente e sabe o que quer. Após um tempo, ela começa a se envolver com outra mulher e sua vida muda totalmente, pois grandes problemas surgem inesperadamente e grandes surpresas a aguardam.

"— É por isso que temos consciência: para que ela nos alerte sobre o que fizemos de bom ou mau, de certo ou errado, mas para que possamos consertar e evoluir. Não é para nos castigar nem para nos infligir punições.
— Mas e o remorso?
— O remorso é muito bom, porque é através dele que reconhecemos o mal que fizemos. Mas não encare o mal como essa coisa terrível e condenável. O mal é parte do crescimento humano, porque é através dele que aprendemos o valor do bem. E, mais cedo ou mais tarde, todo mundo aprende."

Pág.: 205

Esse romance espírita foi o mais diferente que li, até então. Não pelo fato de aborda o homossexualismo como foco principal. Não. O que o diferencia entre outros livros do gênero, é que a forma como a espiritualidade é abordada na história é mais leve, objetiva e até coerente. Alguns conceitos explicados na história, ao compreendê-los, percebi que fazem sentido.

Geralmente, as personagens dos livros espíritas transmitem para mim uma sensação palpável. São pessoas comuns, como eu, você e tantos outros, com qualidades e defeitos, que erram e acertam. Neste livro não foi diferente, apesar de que alguns acontecimentos e atitudes das mesmas me pareceram muito surreais dadas às circunstâncias do momento em que aconteceram.

O enredo foi bem construído, entretanto previsível. Em determinados livros, se a história se tornar previsível, a previsibilidade pode atrapalhar a leitura e até o envolvimento com a mesma. Esse foi um dos pontos negativos que me incomodou. Acredito que poderia ter sido evitado, sem distorcer ou prejudicar a história.

Concluindo, é um bom livro. Apesar de haver alguns pontos negativos, no geral, é uma boa história e que poderá agradar muitos leitores. Com uma narrativa agradável, a leitura fluiu de forma satisfatória. Gostei como a história foi concluída e do rumo de algumas personagens. Enfim, se a sinopse já convenceu você, isso já é suficiente para saber que provavelmente você gostará.

Recomendo!

Ely Varella - terapias que iluminam 27/03/2013

Eu sempre digo que esses romances espíritas são a minha sessão da tarde. Mas esse deixou a desejar. Um enredo muito fraco e pouco ensinamento sobre o plano espiritual - aliás esses romances estão deixando muito de lado o fundamental: passar um conhecimento espírita.
A pp autora tem melhores.

Ana 11/06/2012

Marcela não se conforma. Como ela vai viver agora sem Luciana? Luciana é o amor de sua vida e agora ela foi embora, deixou Marcela para trás depois de tantos anos vivendo juntas. Não, Marcela não sabe viver sem seu amor e então tenta se matar. Acorda, triste, no hospital. Quem cuida dela é o Dr. Flávio, que se apaixona por ela, assim, à primeira vista.

Marcela, aos poucos, vai se envolvendo com Flávio e fica cada vez mais apavorada que ele e sua família rica descubram sobre seu passado e sobre seu relacionamento com Luciana.

Luciana, por sua vez, é bem resolvida sobre sua sexualidade, e não deve nada a ninguém.

continua em: http://migre.me/9rEKa

Gabriel 26/09/2011

Romance
Romance espírita clássico.
História interessante, leitura fácil, conflitos cotidianos, porém com um tema foco sobre sexualidade.
Livro rápido.
Para quem gosta de romance espírita é uma ótima opção.