Histórias Extraordinárias

Histórias Extraordinárias Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Marinus0 29/01/2024

Essa coletânea de contos do Poe é realmente bem completa e abrangente, mostrando uma complexidade do autor em suas obras. Uma pena que não consegui vivenciar essa obra, de forma que sua leitura se tornou cansativa.

Tem contos maravilhosos como O gato preto, O barril de Amontillado, A queda da Cada de Usher, A máscara da morte rubra, O sistema do Dr. Alcatrão e do Prof. Pena e outros. Mas a sua maioria não me foi de agrado. Percebi certas semelhanças entre as obras, não de forma que elas fossem idêntica, era mais como padrões do autor que ao serem vistos pela milésima vez já cansam o leitor. Alguns achei meio entediante e relativamente longos. Outros achei sem graça, não impactavam muito.

Infelizmente, chegou ao ponto que continuar estava sendo difícil e até certo grau desagradável. E destaco o "Infelizmente", pois reconheço sua qualidade literária e como ele é aclamado na literatura mundial. Mas não me pegou como foi para seus diversos fãs.

Apesar dessas palavras eu digo para darem uma chance, porque vejo toda essa minha experiência como leitor errado para a obra, e as vezes acontece sabe. Espero que realmente seja isso, para que eu não defina Poe como superestimado.

lepetitpevensie 11/11/2022

Clássico
Algumas coisas são bem ultrapassadas que hoje em dia são muito clichês do terror, mas com certeza abriu portas para que os outros grandes escritores do horror nascessem.

candicinha 17/04/2022

é um pouco difícil de ler pra mim q não sou tao acustumada com esta escrita, mas é mto bom juro. Em alguns contos eu sentia mta agonia (é uma agonia bom nao sei explicar)e so conseguia parar de ler na ultima página.
zzz 18/04/2022minha estante

Andréia 30/12/2021

Tive muita vontade de ler esse livro, porém me decepcionei um pouco. Gostei da boa linguagem, no entanto as histórias não fluem, ficando algumas vezes leitura enfadonha. O clima de suspense da maioria das histórias não criava a vontade de continuar, continuar.

Guga 14/10/2020

Decepcionante
Não sei se escolhi livro errado, mas apenas 02 contos valeram a pena nesse livro (aliás, esses 02 contos fizeram valer o investimento). Todos os outros contos foram extremamente chatos e arrastados.

Mas foi bom para eu ver o quanto o autor é bom e merece o posto de ícone do gênero. Deu pra ver claramente como influenciou Lovecraft e outro autores.

Espero ler mais dele tenho, certeza que deve ter muita coisa boa pra ler dele.

Duda 27/04/2020

É um ótimo Livro de contos de Edgar Allan Poe , recomendo muito esse livro

kk3thess 02/12/2017

Não direi que foi uma leitura exatamente agradável, porque a linguagem rebuscada chegou a arrastar o ritmo por um bom tempo, mas a criação de atmosfera nestes contos é tão extraordinária que não reconhecer isso seria desonesto de minha parte. Admito que não sei se teria vontade de ler outros dele, porém é uma recomendação necessária para quem gosta do gênero.

Lidiane123 15/09/2017

Bom e Cansativo
Nota-se o estilo de Poe logo nas primeiras páginas.

Adepta do gênero de terror, sempre tive curiosidade sobre nomes como Poe e Lovecraft, já sendo completamente seduzida pelo estilo de Rice e King. Quando tive a oportunidade de ler este livro emprestado, fiquei muito empolgada. Qual não foi minha decepção tão logo no primeiro conto. Me precipitei. Deveria ter levado em consideração a época em que o escritor escrevera, e mesmo com as atualizações pelas quais os contos passaram, ainda assim o estilo do escritor, extremamente detalhista, torna a leitura massante e tediosa em vários pontos.

Precisei voltar a ler várias vezes as páginas pra conseguir compreender a continuação de algumas histórias. Salvo alguns contos que mantiveram ritmo excelente, outros foram extremamente massantes e, ao meu ver, sem "graça" alguma. Mas devo salientar, as ideias distintas para cada conto passam a impressão da geniosidade do escritor, disso não há dúvidas.

wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

Edgar Allan Poe é um daqueles escritores difíceis de classificar. Poeta, crítico literário, contista. Todas estas funções exercidas por ele de forma brilhante. Os contos de Histórias extraordinárias surpreendem pela originalidade dos temas e o estranhamento das personagens que refletem as mesmas obsessões que o escritor americano teve em vida. Obras-primas como O gato preto e O coração delator (o peso da culpa de um crime manifestando-se por meios pouco ortodoxos), O poço e o pêndulo (o requinte da crueldade pela tortura e a proximidade da morte), A carta roubada (trama pioneira de investigação que fez de Poe o pai da literatura policial), A máscara da morte rubra (o inevitável destino que atinge a todos, independente da posição social, que nem o encerrar-se num castelo impede que se conclua), A queda da casa de Usher (um conto que flerta com aquilo que Fernando Pessoa, através do heterônimo Álvaro de Campos, definiu como o "horror pelo desconhecido"), William Wilson (o duplo como uma sombra a ameaçar as maquinações do protagonista, mas não serão os dois lados de uma mesma moeda?), O homem na multidão (a solidão das grandes metrópoles, Poe captando como poucos o espírito da modernidade urbana) possuem, em sua estrutura, o mórbido, o obscuro, o sobrenatural, o mistério, o terror como elementos constantes. Além disso, há uma investigação psicológica das personagens que flertam com o insano e o doentio, lança o leitor para dentro dos seus delírios e a tentativa de racionalização que eles passam diante do inominável. Por isso Poe ainda consegue ser tão relevante nos dias de hoje, sombrios tempos em que o absurdo da realidade nos deixam tão estupefatos quanto à ficção, onde pessoas revelam o que possuem de pior. Era com este pior do ser humano que Poe trabalhava e fazia questão de ressaltar nos seus escritos, o caráter abjeto do indivíduo, que apenas espera o momento certo de vir à tona. Desta forma Poe, um artista cuja obra se entrelaça à sua biografia, inscreveu o próprio nome na história da literatura mundial gozando, na posteridade, de um prestígio que infelizmente não conseguiu quando vivo.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2016/10/na-estante-64-historias-extraordinarias.html

Regina 18/12/2015

Vale a leitura
Como Poe é considerado o pai dos livros de suspense e terror, comecei a ler Histórias Extraordinárias com essa expectativa. Por isso, fiquei um tanto frustrada com o livro em si - esperava mais! Nada de sentimentos de pavor ou frio na espinha. Apesar disso, o livro diverte e, em algumas histórias, como "O sistema do Doutor Alcatrão e do professor Pena', dá até para rir.
Nesse volume, estão reunidos 18 contos. Os que mais gostei foram: 'O escaravelho de ouro', 'A queda da casa de Usher', 'A carta roubada' e 'William Wilson'.
Para mim, Poe era, acima de tudo, um poeta. Detalhava bem os sentimentos de cada personagem, os descritivos de ambientes e pessoas (às vezes em excesso e o que tornava a leitura um pouco cansativa). Era um observador nato e retratou bem os costumes da época em sua obra.

Juliana 25/10/2015

Mais ou menos.
Poe monta um ambiente de suspense com uma excelente riqueza de detalhes, cada luz, sombra, objeto e olhar é bem colocada em suas narrativas, de forma a deixar o suspense se espalhar por todo o ambiente. Mas eu só vi isso em dois contos ou três talvez, o resto é bem chatinho. Não vale le todo o livro não, até doei. Enjoa rapidinho.

Yasmin 18/08/2015

Edgar Allan Poe
O livro é composto por 10 ótimas histórias e como sempre Poe consegue prender nossa atenção em cada uma delas com seu suspense. Como são diferentes uns dos outros contarei um pouco de cada um.

O POÇO E O PÊNDULO: O conto relata a história de um prisioneiro durante o período da Inquisição na Espanha, o mesmo foi condenado a sofrer um método de tortura medieval conhecido como ''O poço e o pêndulo''. Acontece que na cela que o prisioneiro se encontra existe um poço e sobre ele um pêndulo com uma lâmina na ponta para que sofra antes da morte.
O conto é muito famoso, e como a maioria de suas obras, é contado em primeira pessoa.
O toque de suspense que o autor nos passa em suas obras é o que me faz ser tão apaixonada por suas obras.

O GATO PRETO: Trata-se de um homem apaixonado por animais, em especial seu gato preto (Plutão). Devido ao excesso de bebidas, o indivíduo tem sua paixão por animais transformada em ira, o que acaba resultando em diversas maldades feitas ao pobre animal.

O Gato Preto é, sem sombra de dúvidas, um dos mais famosos e interessantes contos de Edgar, pois apesar de ser pequeno é cheio de mistério, o que nos faz mergulhar intensamente em seu mundo sombrio e insano.

(CONTINUE LENDO NO LINK ABAIXO).

site: http://beijosbluesepoesiayasmin.blogspot.com.br/

Victor 04/02/2015

Bom, porém decepcionante.
Quando comecei a ler o livro, tinha a intenção de tê-lo como uma porta pro trabalho de Edgar Allan Poe, já que tantos elogiavam tanto e diziam que é um dos melhores escritores que já existiram. Ao me deparar com estes contos e com essa alta expectativa em mente, não pude evitar me decepcionar.
O ritmo da maior parte dos contos é prejudicado pelo excesso de descrições de coisas desimportantes, o que faz com que se tornem cansativos e arrastados. Ainda tem o problema da repetição de fatos frequentemente, o que apesar de serem contos longos, não existe a menor necessidade de acontecer. Apesar disso as histórias e conclusões são muito interessantes, e de certa forma bem descritivas e acabam te absorvendo até mais que o necessário ao seu mundo.
Pra quem não tem problema com linguagem levemente rebuscada (devido a data de sua escrita), leitura monótona e desenvolvimentos lentos, mas priva muito uma boa história, e devido a todos os traços anteriores, uma história bem contada vai provavelmente gostar desse livro.

site: vitcor.blogspot.com
Edson Lopes 29/05/2015minha estante
Por conta disso, eu não consegui acompanhar o livro, e abandonei, pretendo ler um conto por mês, por que para pegar e ler de uma vez só acho que fica muito cansativo. Como você disse a linguagem é rebuscada então algumas palavras são difíceis de entender (por conta da tradução também, o inglês muda bastante como qualquer língua) mas é sempre bom aprender algumas coisas novas, e saber como era os livros que nossos antepassados liam. Gostei

Igor.Kensuke 21/08/2017minha estante
A linguagem cheia de arcaísmos do Poe é justamente para evocar o senso de terror e os estados psicológicos intensamente dramáticos descritos nos contos. Para apreciar Poe, é preciso buscar entender e se deixar absorver nesses elementos, em vez de se ater à trama em si. Isso vale para outros grandes autores do terror clássico.